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Artigo 13 min read

Tendência de mercado para 2023: exemplos para se preparar

Por Zendesk

Última atualização em 20 Abril 2023

Definir quais são as tendências de mercado para 2023 em diante não é uma tarefa simples, em especial diante do cenário econômico, político e social que estamos vivendo, que já estava em acelerada transformação por conta da pandemia. 

É fato que vários comportamentos de consumo e oportunidades para empreendimentos foram impulsionados justamente por conta dessas mudanças. Mas o que se pode esperar quanto às tendências para negócios nesse e nos próximos anos?

Para responder essa pergunta extremamente relevante, é essencial observar o valor agregado da experiência do usuário, novas regulamentações e as ferramentas de monitoramento utilizadas para acompanhar esse ecossistema.

Aqui vamos te explicar o que são tendências de mercado, explicaremos qual a sua relação com as tendências de consumo e, claro, mostraremos quais as tendências de negócios para os próximos anos. Continue com a gente! 

O que são tendências de mercado?

De modo geral, tendências de mercado são as oportunidades com maior potencial de crescimento e exploração para um futuro próximo, que normalmente é ditado pelo lançamento de novas tecnologias, adoção de hábitos de consumo e inovações relevantes para a experiência do usuário.

Isso quer dizer que elas abrangem desde o surgimento de nichos do zero, com base no avanço do setor tecnológico, assim como mudanças no comportamento do consumidor e a evolução da forma como cada empresa atende seu público.

De acordo com Philip Kotler, acadêmico e referência em Marketing, “tendência é uma direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade”. 

Assim, quando falamos de tendências de mercado, estamos nos referindo a movimentos e transformações no mundo dos negócios que podem ser previstos de acordo com comportamentos de consumo atuais. Além disso, tais eventos possuem consistência e acontecem em um período maior de tempo. 

A relação entre tendências de consumo e tendências de mercado

Antes de olhar para o futuro, é importante reconhecer o que aconteceu num passado recente, especialmente para estabelecer uma relação clara entre as mudanças na forma de se consumir produtos e serviços, e o que virou tendência de negócios para os próximos anos.

Lá atrás, em 2020, vimos o mundo se transformar por conta da pandemia do coronavírus, quando algumas tendências foram aceleradas por ela, como o trabalho remoto, atendimento personalizado e domiciliar, entre outros. 

Para dizer a verdade, o comportamento do consumidor está em constante mudança, por isso é fundamental acompanhar quais são os novos movimentos que estão surgindo e quais tendências que já existiam estão se fortalecendo.

O “Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2022”, por exemplo, aponta algumas tendências relevantes. Confira:

  • conexão direta entre o desempenho alcançado e a qualidade do atendimento ao cliente;
  • o time de suporte é essencial para solucionar problemas, impulsionar vendas e transformar a customer experience;
  • o padrão de qualidade no atendimento ao cliente cresceu, impulsionando também o nível de exigência dos consumidores nesse quesito.

Como amostra do que está por vir, podemos ligar esses pontos com as “10 Tendências Globais de Consumo 2020” apresentadas pela Euromonitor:

  • a força da Inteligência Artificial, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas;
  • comunicação omnichannel;
  • mobile (mesmo sem sair de casa);
  • valorização de empresas que prezam pela diversidade;
  • bem-estar físico e mental;
  • casas multifuncionais e inteligentes;
  • experiência personalizada com base em dados;
  • fortalecimento da identidade local e nacional;
  • valorização da sustentabilidade;
  • conscientização e preocupação com o meio ambiente.

Tanto o relatório da Zendesk quanto a pesquisa da Euromonitor são focadas em tendências de consumo, as quais estão diretamente relacionadas aos movimentos que ditarão os próximos passos do mercado.

Assim, considerando o cenário de pós-pandemia, foi possível perceber que muitas delas se comprovaram e tiveram impacto permanente no comportamento e nas expectativas gerais do público consumidor e, consequentemente, do mercado.

Tendências de mercado previstas (e que se comprovaram!)

Ainda nesse processo de relembrar o que foi tendência e hoje faz parte do nosso dia a dia, aqui vão algumas das novidades previstas no decorrer da última década e que estão cada vez mais difundidas.

Trabalho remoto

É fato que o home office, que antes já estava surgindo nas empresas, agora é uma tendência que veio para ficar. De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), 70% dos entrevistados afirmaram que desejam continuar trabalhando remotamente após a pandemia. 

O levantamento também mostra que o home office é associado a aumento de produtividade e qualidade, bem como permite mais convivência com a família. Além disso, esse modelo de trabalho permite que os colaboradores tenham horários mais flexíveis e façam suas atividades de qualquer lugar, o que também é visto como um benefício.

SaaS (Software as a Service)

O uso de softwares como serviços já era uma tendência antes e agora isso se tornou ainda mais forte. Segundo a Gartner, estima-se que o mercado de SaaS cresça US$ 104,7 bilhões em 2020 e continue em expansão até atingir US$ 140,6 bilhões em 2022.

O grande diferencial do SaaS é que as empresas precisam ter apenas acesso à internet para usar conseguir usar as ferramentas, sem a necessidade de grandes estruturas para tal. E mais: as empresas fornecem todo o suporte necessário, segurança de dados e manutenções para seus clientes, de modo que não é preciso se preocupar com mais nada além da utilização do software. 

A Netflix, o Google Drive e a Zendesk (sim!) são exemplos de SaaS. Além disso, muitas vezes esses serviços são cobrados pelo modelo de assinatura, o que também é uma tendência, como veremos a seguir.

Contratação de serviços por assinatura

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o modelo de negócio de serviços por assinatura cresceu 167% no Brasil nos últimos quatro anos. Além disso, segundo dados da fintech Vindi, em 2019 houve um aumento de 17,6% em transações de pagamentos recorrentes.

Para as empresas, esse formato de contratação permite que elas mantenham um fluxo de caixa constante e, para os clientes, há o benefício do conforto de não precisar se preocupar com faturas e vencimentos. 

Experiência do usuário

Segundo o “Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020”, metade dos clientes afirmam que mudariam para uma marca concorrente após apenas uma experiência ruim com a empresa. Esse número salta para 80% caso aconteça mais de uma vez. 

O fato é que hoje a experiência do usuário ao longo de toda a sua jornada de compra é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, entender exatamente o que é customer experience e como usar isso a favor do seu negócio é uma forte tendência de mercado.

Com o Zendesk Service Suite, por exemplo, é possível oferecer uma experiência de atendimento completa para seus clientes por meio de otimizações que facilitam o dia a dia de trabalho. Conheça!

Automações

De acordo com levantamento da Deloitte, a automação nas empresas têm crescido cerca de 20% ao ano, o que mostra como os processos automatizados realizados por diferentes tipos de inteligência artificial e via bots também se tornarão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. 

E, apesar do receio que as máquinas possam acabar com alguns empregos, o fato é que as automações otimizam o dia a dia de trabalho.  Além disso, elas estão fazendo surgir novas profissões cada vez mais especializadas em proporcionar uma experiência ágil e eficiente para seus clientes. 

Já conhece o software de chat em tempo real da Zendesk? A solução pode ser disponibilizada nos principais canais nos quais o seu cliente está. Além disso, o Zendesk Chat tem recursos de automação de mensagens que são disparadas de acordo com o comportamento do consumidor no site. 

Segurança de dados na internet

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostra que 94% dos entrevistados se preocupam com a proteção de seus dados e que para 57% a preocupação com suas informações pessoais e financeiras aumentou no último ano. 

Então, não dá mais para negar: com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a segurança de dados na internet passará a ser uns dos principais pontos de atenção das empresas. 

Em vigor no Brasil desde setembro de 2020, a LGPD prevê multas graves para empresas que não utilizarem as informações de seus clientes com prudência. 

Agora que você já conhece as principais tendências de mercado para os próximos anos e sabe quais são as ferramentas da Zendesk que podem te apoiar em cada uma delas, assista a uma demonstração e veja como sua empresa pode se antecipar ao que está por vir.

6 exemplos de tendências de mercado para os próximos anos

Enfim, podemos deixar o passado para trás e levar nosso foco para o futuro, com os principais exemplos do que é considerado como tendência de mercado para 2023, 2024 e por aí em diante, entre modismos de curta durabilidade e mudanças que têm tudo para serem permanentes.

1. Imersão para a experiência do usuário

O mundo digital promete ser mais imersivo e interativo, com novas formas de conversar com seus clientes, demonstrar seus produtos e desenvolver o relacionamento entre a marca e o mercado consumidor por meio dessas inovações.

A origem dessa tendência ficou evidenciada quando o grupo Facebook virou o Meta, apostando forte no Metaverso e em uma nova maneira de existir no meio digital.

2. Avanço da tecnologia e do omnichannel

O mercado globalizado diminui a distância entre consumidores e grandes marcas, aumentando o alcance dessas organizações. Porém, isso também amplia as variáveis do negócio, já que cada perfil de cliente tem seu interesse, comportamento e expectativa.

Nesse cenário, o que continua a crescer é a importância de uma atuação omnichannel, que usa todas as soluções aplicadas para o suporte ao público de maneira integrada, para que ele possa iniciar, continuar e concluir sua jornada de compra em mídias ou canais diferentes com total fluidez.

Isso se mostra essencial para garantir conforto e demonstrar empatia, pontos-chave para a experiência do usuário.

3. Investimento em sustentabilidade e responsabilidade social

O impacto corporativo no mundo real está cada vez mais relevante. O público demanda que empresas sejam mais responsáveis, mudando uma abordagem exploratória para algo mais sustentável, como investimentos em políticas de reciclagem, embalagens biodegradáveis e até mesmo para inclusão social.

E se engana quem pensa que apenas os consumidores dão valor a essas iniciativas. As organizações que investem no chamado ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa) obtêm destaque no mercado de investimentos e tendem a ser mais atraentes.

4. Integração entre saúde, bem-estar e o digital

Uma inovação que ganhou força com a pandemia e continuou avançando nos anos seguintes, provando ser um investimento necessário para 2023 em diante, é a integração de serviços de saúde com a tecnologia, principalmente no mercado de “wearables”, gestão de consultórios e similares.

Com a IoT, a Internet das Coisas, acessórios que ajudam no acompanhamento da saúde e bem-estar dos usuários estão cada vez mais eficientes e relevantes, desde relógios inteligentes para monitorar o sono e atividades físicas, até aparelhos integrados a smartphones para monitorar a glicose em pacientes com diabetes.

Além disso, a integração de aplicativos próprios e serviços de mensagem para marcar consultas, confirmar agendamentos e compartilhar resultados de exames também cresceram recentemente, se tornando pontos decisivos na hora de escolher os médicos.

5. Venda digital de materiais educativos

Desde a pandemia, vimos um aumento na busca por cursos online de todo o tipo. Teve quem queria aprender a tocar um instrumento, pintar com aquarela ou ficar fluente em um segundo idioma. 

Nesse momento, os infoprodutos ficaram em evidência e serviram principalmente para quem queria desenvolver novas habilidades, rapidamente e em níveis básicos. 

Agora, além desse mercado, também vemos o crescimento no ensino à distância, com a integração de novas tecnologias, otimização das ferramentas de ensino e avaliação, reconhecimento das certificações e entrada de grandes instituições.

6. Proteção de dados e segurança online

Com o contínuo crescimento no volume de dados processados e novas tecnologias para integrar diferentes áreas das nossas vidas em uma única plataforma, principalmente nos smartphones, a necessidade de garantir a segurança e proteção dos dados tende a se manter em destaque.

Desde a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, empresas se viram obrigadas a rever seus mecanismos de gestão de dados para atuar em conformidade com as novas diretrizes.

Nesse momento, o foco é expandir essas ações e atuar na prevenção de vazamentos que possam comprometer a integridade dos dados.

Como identificar tendências de mercado?

Não é possível compilar todas as tendências em um único post, portanto, além de destacar as principais apostas para o mundo dos negócios, também vamos explicar rapidamente como identificar as tendências de negócio em um cenário que muda diariamente. Confira:

Analise as tendências anteriores que tiveram sucesso e as que fracassaram

Conforme mencionado, fique atento ao que o futuro reserva, mas nunca se esqueça do passado. É comum o mercado viver ciclos, revisitar tendências que não alcançaram grande sucesso mas se mostraram positivas e até evoluir nos conceitos que deram certo há pouco tempo.

Pesquisas de mercado

Fique atento às movimentações do seu nicho, usando pesquisas de mercado como ferramenta de monitoramento dos usuários, fornecedores e concorrentes que interagem com a sua marca, para antecipar mudanças e tendências que possam impactar seu negócio.

Atualização constante

É crucial não se acomodar com inovações que deram certo, continuando na atualização das suas diretrizes, dos seus colaboradores e na experimentação de novas ferramentas que possam expandir sua atuação de forma positiva.

Prepare-se para o futuro com a Zendesk

Se você quer monitoramento, integração e tecnologia para sua empresa acompanhar as tendências do mercado, você não pode deixar de contar com o Zendesk Service.

Esse software é uma solução completa para o atendimento ao cliente, oferecendo recursos e inovações que melhoram o desempenho da sua equipe, unificam seus canais de suporte e estabelecem conversas mais significativas com o consumidor, proporcionando alto valor para a experiência do usuário.

Conheça todos os recursos da plataforma e veja como obter uma demonstração gratuita do serviço para sua empresa.

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