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Artigo 11 min read

Atendimento exclusivo: conheça 6 técnicas e personalize seu atendimento

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Atendimento exclusivo pode ser o ponto forte que diferencia sua empresa das demais concorrentes do mercado. Mas, afinal, como atender com exclusividade? É possível utilizar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo?

Se você deseja manter recorrência na compra de seus produtos e serviços precisa entender o que é atendimento exclusivo e como ele pode ajudar o seu negócio. 

Como o cartão de visitas da sua empresa, prezar por um bom atendimento também é uma forma de marketing a longo prazo. Afinal, ele funciona para trazer novos olhares, dar boas vindas a novos clientes e manter aqueles que já estão em sua carteira. 

Ou seja, é importante estar atento à qualidade no atendimento como diferencial competitivo, pois ela impacta diretamente na imagem da sua empresa, na fidelização e por consequência no aumento das faturamento e em suas vendas.

Acompanhe a seguir tudo sobre atendimento exclusivo, quais são as melhores técnicas e tipos de atendimento personalizados, como aplicá-las de acordo com a necessidade de seu nicho e todas as suas vantagens.

Neste conteúdo, você vai ver:

  • O que é atendimento exclusivo
  • Dicas de atendimento personalizado
  • Vantagens de um atendimento exclusivo
  • Como atender com exclusividade

Boa leitura!

O que é atendimento exclusivo?

Para compreender melhor o que é atendimento exclusivo e como fornecê-lo aos seus clientes, é necessário entender o motivo deles recorrerem ao canal de contato da sua empresa.

Por exemplo, sua organização pode atender vários tipos de clientes e cada um deles com uma finalidade: ter o setor de sucesso do cliente, televendas, suporte técnico, financeiro, administrativo ou até mesmo outros setores ligados ao seu produto ou serviço.

Apesar de diferentes, todos eles devem possuir um desejo em comum que é fazer a experiência ser únic e especial, proporcionando assim o atendimento exclusivo.

Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo, tornando-se um dever para se destacar proporcionar experiências únicas para seus clientes. Assim, seu negócio se evidencia ganhando mais força.

Então, o que é atendimento exclusivo? Nada mais é do que focar em oferecer um atendimento personalizado, adaptando a comunicação de acordo com as necessidades do cliente.

Vale ressaltar que uma das dicas de como atender com exclusividade é identificar o tratamento adequado e quais ações da empresa podem entregar os melhores resultados dentro do que aquele cliente procura. 

Neste sentido, pode ficar a dúvida: o atendimento personalizado é realidade ou tendência? Separamos algumas técnicas para que você entenda, na prática, a importância para os resultados da organização.

Dica de leitura: Tudo sobre atendimento ao cliente: importância + dicas + estratégias

6 técnicas e tipos de atendimento personalizado

Para garantir aos seus clientes um bom atendimento é necessário ficar atento às técnicas que realmente são úteis ao seu nicho e que podem ser aplicadas a sua necessidade.

Portanto, separamos sete dicas de atendimento que podem ajudar você a gerir melhor o time que presta serviços específicos ao cliente. Confira.

1. Ofereça diferentes canais de atendimento

Garantir um bom atendimento personalizado também é disponibilizar mais de um canal de atendimento. Afinal, o cliente nem sempre possui a disponibilidade de entrar em contato por telefone ou via chat. 

Então, é fundamental oferecer mais de uma opção para que ele escolha a melhor.

Muitas empresas focam apenas em um atendimento, seja ele telefônico, chatbot, whatsapp, email, portal da própria empresa, messenger ou SAC. Agora, imagine a comodidade do cliente poder contar com todas essas soluções?

O consumidor está realizando uma tarefa em seu computador, logo não pode perder tempo em outra aba e prefere realizar uma ligação. Ou o contrário, está em uma ligação e tem que resolver o problema pelo computador por meio de um canal de mensagens.

Se você possui mais de um canal de mensagens ele fica mais seguro, já que pode utilizar o tempo de uma tarefa para execução de outra, otimizando o seu tempo e confiando na eficiência de sua equipe para resolução dele.

2. Tenha um bom banco de dados para seus clientes

Não existe nada mais desagradável do que repetir dados e problemas já repassados anteriormente, ou realizar a mesma solicitação para uma determinada situação mais de uma vez.

Inclusive, esse é um dos maiores motivos que os consumidores classificam como uma boa experiência no atendimento, segundo o Relatório da Zendesk: quando não precisam repetir as informações.

Ter um bom banco de dados para seus clientes evita desgastes, já que todas as solicitações, protocolos e históricos do cliente ficam guardados ali.

Portanto, se o atendente precisar de alguma informação para dar continuidade no atendimento basta ele utilizar o banco de dados e descobrir o que o cliente precisa para seguir com a solicitação.

Afinal, como atender com exclusividade se você não sabe o problema que seu cliente reportou anteriormente? Por isso deve-se atentar aos pequenos detalhes, esse é o fator crucial para um atendimento de excelência.

3. Treine a sua equipe

Uma equipe bem treinada possivelmente trará resultados positivos, já que a experiência traz excelentes profissionais para área de atendimento. Mas a reciclagem de conhecimento e a capacitação pode ajudar a sua empresa a fidelizar clientes.

Sabemos que com o advento da internet e o avanço da transformação digital, todos estão mais tecnológicos e urgentes. Com isso, ficamos mais exigentes e com nosso público não seria diferente.

Portanto, é válido que seus atendentes, funcionários e vendedores conheçam a linguagem certa para se comunicar aos clientes, entendam como quebrar objeções e principalmente como controlar uma situação quando as coisas saírem de controle.

Treine sua equipe com frequência, sugira a troca de experiência entre os colaboradores e estimule que eles exporem suas dificuldades durante as capacitações. Isso pode ajudar a enxergar os pontos para se trabalhar e priorizar durante os próximos treinamentos.

4. Invista em um bom relacionamento com o cliente

É claro que utilizar qualidade no atendimento como diferencial competitivo é uma excelente ideia, porém é preciso investir mais se deseja conquistar seu cliente. Faz parte de um bom relacionamento com o cliente o encantamento e a sua fidelização.

Partindo deste pressuposto, há uma série de técnicas que podem ajudar você a estreitar seu relacionamento com a clientela e garantir que eles fiquem mais próximos da sua marca.

Você pode optar em investir em algumas técnicas de marketing, como por exemplo, brindes exclusivos, produtos com descontos especiais, benefícios de fidelidade e até mesmo ofertar lançamentos e experiências únicas para que eles se sintam valorizados.

Desta forma sua empresa se destaca demonstrando preocupação com ele em sua carteira, com seu bem-estar e promove indiretamente Customer Centric, que é uma estratégia que coloca o consumidor como o foco de todas as decisões da empresa.

Afinal, se você está focado em atendimento exclusivo, quer fazer com que o cliente fidelize essa é técnica certa para o seu negócio, pois pensando nele em todos os processos da sua empresa isso  garante sucesso na certa!

Essa leitura também pode te ajudar: Guia Completo para atingir a Satisfação e encantamento do cliente, com dicas para colocar em prática

5. Dê voz ao seu cliente

Dentre as técnicas e tipos de atendimento personalizados, dar voz ao seu cliente é uma das mais importante delas. Afinal, é a partir desta que você irá reconhecer alguns pontos fracos da marca para melhorar ou fortalecer a imagem diante da concorrência.

Seu cliente é o porta-voz da empresa, mesmo que de forma indireta. Portanto, se ele estiver insatisfeito com algo é preciso ouvi-lo, pois é ele que lida com seu produto ou serviço diariamente.

Esteja alinhado com sua equipe de atendimento e estipule um protocolo para reclamações e demais apontamentos que são relevantes. A equipe de pós-vendas também deve se posicionar e atualizar caso algo precise ser reestruturado ou alterado.

Portanto, para prestar um atendimento exclusivo o cliente precisa sentir que está sendo ouvido, seja por um elogio ou uma crítica. 

6. Atente-se ao pós-vendas

Você sabia que a fidelização gera mais lucros para as empresas? Um artigo publicado na Harvard Business Review, mostrou que aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode resultar em lucros entre 25% e 95%.

Portanto, investir em pós-vendas é certificar-se que seu cliente terá um atendimento exclusivo e personalizado do início ao fim, preservando toda a experiência do consumidor e reduzindo as chances de uma futura desistência.

É a equipe de pós-vendas que fará o controle de como está a adaptação de seu cliente com a empresa, as principais facilidades dele com o serviço/produto ofertado, eventuais dificuldades e se há algum plano superior que pode ser ofertado mais a frente.

Assim, além de garantir uma venda de sucesso, poderá promover upgrades de planos e até mesmo uma fidelização desse cliente, já que sua equipe sabe exatamente o que ele precisa e o acompanhou durante todo processo de imersão dele na empresa.

Neste vídeo, você pode conferir mais dicas de como transformar o atendimento ao cliente em uma experiência completa. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=B62KBvhKnDw&ab_channel=ZendeskBrasil

Quais as vantagens de um atendimento exclusivo?

Agora que você acompanhou as principais técnicas e tipos de atendimento personalizado é hora de entender as vantagens de atender com exclusividade.

Fortalecimento da marca

Ter um diferencial como atendimento personalizado fortalece sua marca. Com a expansão do mercado no mundo digital, há diversas empresas do mesmo setor, mas há sempre algo que as destaca.

Ou seja, é exatamente a qualidade no atendimento como diferencial competitivo que pesa na hora de um cliente escolher onde irá comprar. 

Um estudo da PwC mostra que, para 73% dos entrevistados, ter uma boa experiência é determinante em suas decisões de compra, ficando atrás apenas do preço e da qualidade do produto. 

Portanto, investindo em um atendimento exclusivo e de qualidade você acaba saindo à frente da concorrência.

O fortalecimento da marca pelo bom atendimento acontece de forma orgânica, por exemplo em sites como o Reclame Aqui, que mostra se o atendimento prestado é positivo.

Considerando que a maioria dos consumidores pesquisa o produto ou serviço na internet antes de fechar negócio, isso pode fazer toda a diferença.

Contribui para o bom marketing

O marketing boca a boca ainda é muito eficaz. Se você prestar um bom atendimento, seu cliente pode indicar para amigos e familiares. Esse é um dos principais benefícios da fidelização, que veremos a seguir. 

Logo, se você apostar no atendimento personalizado, pode atrair mais clientes e conquistar mais vendas, sem precisar investir diretamente nisso.

Fidelização dos clientes

Por fim, como vantagem do atendimento exclusivo e personalizado temos a fidelização dos clientes. 

É bastante comum os agentes terem um script de atendimento pré-definido a ser seguido. No entanto, quando se procura personalizar essa atividade, é fundamental adequá-la ao cliente com o qual estamos nos relacionando.

São nessas pequenas ações que se conquista o cliente, proporcionando uma boa experiência. Então, ao treinar a equipe, dar voz ao consumidor e realizar um pós-vendas com eficiência, as chances de mantê-lo em sua carteira são maiores.

Isso porque os clientes não se fidelizam apenas pela qualidade do produto, mas sim pela maneira que os processos são conduzidos dentro de uma empresa. Se suas solicitações são atendidas com humanização, se suas queixas são ouvidas e se no final sua “dor” é resolvida.

Como atender com exclusividade?

O primeiro passo é procurar uma plataforma que unifique os canais e tenha um bom banco de dados. Além disso, como vimos, investir em treinamentos pode proporcionar boas experiências, sendo o diferencial em um bom relacionamento com o cliente.

Mas lembre-se de que para oferecer um atendimento exclusivo e personalizado, é necessário conhecer a fundo as necessidades do seu cliente. Por isso, uma boa ferramenta pode fazer a diferença.

As soluções da Zendesk foram criadas em uma plataforma aberta e flexível, que permite que sua empresa ofereça a mesma excelente experiência, de forma omnichannel, por meio de todos seus canais. 

Uma dessas soluções é o software de suporte ao cliente, que permite que você personalize a experiência de cada cliente, mesmo em larga escala, uma vez que conta com inteligência artificial dos bots para obter todo o histórico e contexto de cada um de seus consumidores. 

Além disso, simplifica o trabalho de seus agentes, uma vez que facilita o monitoramento e a priorização das respostas aos clientes, com um atendimento exclusivo. 

Para entender como esse software de atendimento pode ajudar sua empresa, convidamos você a fazer uma avaliação gratuita.

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