Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

8 dicas de como atrair alunos para escola particular

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2023

Você tem dúvidas sobre como atrair alunos para escola particular? Pois é, esse é um tema que pode assombrar muitos gestores ou representantes de vendas que tentam atrair mais estudantes para uma instituição.

Saiba que não é preciso entrar em desespero porque isso não precisa ser “um bicho de sete cabeças”. 

Com as oito dicas matadoras que trouxemos neste artigo, você aprenderá como fazer uma propaganda de escola particular efetiva e conquistará cada vez mais alunos. Não perca tempo e confira!

Como atrair alunos para escolar particular: 8 dicas para sair na frente e bater suas metas

Veja as oito dicas de ouro de como conquistar alunos novos para pôr em prática hoje mesmo!

1. Não deixe nada para fazer “em cima da hora”

A primeira dica da lista de como captar alunos para escola particular é nunca deixar tudo para ser feito de última hora. Em outras palavras, sua campanha para preencher as vagas, deve começar meses antes da data de abertura das matrículas.

Isso é necessário porque os responsáveis pelos estudantes provavelmente não deixarão a decisão de onde os filhos irão estudar para a última hora. 

Eles pesquisaram as opções disponíveis meses antes e você deve estar preparado para dar as respostas que eles buscam.

>>>> Aproveite e leia: campanha de incentivo de vendas – qual a sua importância e como criar uma?

2. Esteja presente nas redes sociais 

Você provavelmente já ouviu que “quem não é visto, não é lembrado”. Pois é, essa frase traz muita verdade e influencia diretamente a estratégia de captação de alunos para escolas particulares. 

Afinal, como chamar a atenção dos potenciais clientes – os responsáveis pelos estudantes – se eles não souberem que você existe? Por esse motivo, mantenha uma presença ativa nas redes sociais.

Uma dica é investir em um bom site, que os pais podem acessar caso queiram informações que seu perfil no Instagram, por exemplo, não fornece. No mais, tenha um cronograma de postagens para evitar “sumir” por muito tempo. 

3. Saiba quem é seu público 

Antes de pensar em como conquistar alunos novos é fundamental definir quem quer atrair. Melhor dizendo, qual perfil de estudante você deseja ter na sua escola. 

Porque, no fim das contas, não saber qual é seu público impede a realização de ações de marketing direcionadas para ele. Com isso, as chances da sua propaganda ou postagem nas redes sociais se perderem no meio de tantas outras é enorme. 

>>> Confira o artigo: como identificar o perfil do cliente? Guia completo

4. Mostre seu diferencial 

A quarta dica de como atrair alunos para escola particular é focar no diferencial competitivo. Em outros termos, no que distingue sua empresa das outras que oferecem serviços semelhantes.

Aqui, vale a pena divulgar os resultados em provas de vestibular e competições – de conhecimento e esportivas –, se possui disciplinas diferentes na grade curricular ou ensino em regime integral, se usa alguma metodologia inovadora e etc. 

>>>> Não deixe de ver: a experiência do funcionário como diferencial competitivo

5. Defina bem os objetivos  

Quer saber como captar alunos para escola e preencher as vagas disponíveis? Então defina bem os objetivos da instituição. 

Pense bem, será que os responsáveis pelos estudantes confiarão a educação deles a um lugar que não deixa seus objetivos e metas bem claros? Provavelmente não. 

Essas informações costumam ser divulgadas através das redes sociais ou pelo site, de maneira mais completa. Com isso, os pais verificam e avaliam se a instituição está alinhada com o que eles desejam para seus filhos. 

6. Invista em eventos 

Sabe qual é um dos melhores tipos de propaganda de escola particular? Eventos abertos ao público. 

Eles podem ser feitos em datas especiais, como um feriado municipal ou nacional, e envolver a participação de toda comunidade. O importante é que os potenciais clientes entrem em contato com a instituição e com seus funcionários. 

7. Personalize o atendimento 

O relatório de tendências da Zendesk mostrou que 68% dos clientes desejam que toda e qualquer experiência deles com uma marca seja personalizada. Esse dado continua sendo válido quando pensamos em alunos de escola particular.

Por isso, invista em um atendimento personalizado sempre que alguém entrar em contato, seja presencialmente ou pelas mídias sociais. O ideal é que seus clientes sintam-se ouvidos e acolhidos. 

>>>> Veja também: 5 dicas de como fazer um atendimento personalizado e conquistar mais clientes 

8. Incentive o marketing de referência 

A última dica de como conquistar alunos novos é incentivar o marketing de referência. O famoso “boca a boca”. Isso é, fazer com que seus clientes se tornem agentes divulgadores da sua marca. 

O primeiro passo para fazer isso é entregar um atendimento de excelência. Porque ninguém vai falar bem de um serviço que não satisfaz suas necessidades, não é mesmo? 

Outra opção é oferecer descontos para cada aluno que se matricular por indicação. Assim, você consegue atrair mais estudantes ao mesmo tempo, em que fideliza os que já estão em sua instituição.

Não esqueça de usar a tecnologia ao seu favor para vender mais

Está preparado para colocar todas as dicas de como atrair alunos para escola particular em prática? Então aproveite e invista em um sistema de CRM para vendas para potencializar seu alcance. 

O Zendesk Sell é um software completo, que permite que você faça venda mais inteligentes. Com ele, você ainda tem:

  • aumento da produtividade; 
  • melhora da experiência do cliente; 
  • visibilidade completa do pipeline; 
  • plataforma unificada; 
  • e muito mais!

Teste o Zendesk Sell grátis e veja na prática tudo o que ele pode fazer pela sua empresa!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.