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Campanha de incentivo de vendas: qual a sua importância e como criar uma?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 15 Setembro 2020
Última atualização em 15 Setembro 2020

A importância de criar campanhas de incentivo de vendas em uma empresa é inegável. Afinal, manter um time motivado é essencial para que ele se sinta confiante e mais preparado para bater metas. 

Ela também é fundamental para as companhias com foco em resultados. Isso porque caso os gestores desejam melhorar a performance de seus times, só cobrá-los irá gerar desmotivação, o que, como consequência direta, aumenta a rotatividade de profissionais no departamento, prejudicando o desempenho do negócio.

Não ficou convencido sobre a relevância das campanhas de vendas para vendedores? Pois, então, preste atenção nos dados a seguir:

  • De acordo com pesquisa feita pela Incentive Research Foundation, 90% das principais empresas de alto desempenho utilizam programas de reconhecimento e recompensas para inspirar seus funcionários;
  • Outro levantamento da mesma instituição revelou que campanhas de incentivos de vendas bem estruturadas podem aumentar a performance de seus funcionários em 44%;
  • Já um estudo feito pela DCF Strategies mostrou que organizações que aplicam campanhas de incentivo de vendas apresentam uma taxa de sucesso de 79% para atingir suas metas. 

Contra números nao há argumentos, não é mesmo?

Para saber como criar uma campanha de incentivo de vendas e conhecer exemplos sobre o tema, basta seguir com sua leitura! 

Como criar uma campanha de incentivo de vendas?

Confira, agora, o que é preciso para criar campanhas de vendas para vendedores de sucesso. 

1. Estabeleça uma meta 

Para alguns empreendedores de primeira viagem a meta de qualquer time de vendas é vender mais. No entanto, há outros objetivos mais complexos e específicos, como:

  • Aumentar o upselling;
  • Aumentar as taxas de conversão;
  • Aumentar o número de vendas em determinados canais;
  • Aumentar o ticket médio;
  • Promover a marca.

2. Defina como avaliar os participantes 

Depois de estabelecer a meta, chega a hora de definir como avaliar os participantes que irão participar de campanha de incentivo de vendas. 

Aqui, é crucial estabelecer padrões que façam sentido e que sejam coerentes com a função de cada profissional. Isso porque é injusto medir o desempenho de um pré-vendedor da mesma forma que de um vendedor. 

Dito isso, você pode optar em recompensar cada profissional individualmente ou por time. 

3. Escolha quais serão as recompensas 

Você pode recompensar os seus vendedores de diversas maneiras, como com:

Prêmios físicos

Que podem variar desde perfumes, até televisores, tablets, notebooks, celulares, videogames, bicicletas e brinquedos. 

Viagens

Este tipo de prêmio costuma ser bastante apreciado. Você pode oferecer uma viagem tanto para um vendedor que supere as expectativas como para uma equipe que consiga bater a meta. 

Experiências

Uma campanha motivacional de vendas também pode contar com novas experiências. 

Para isso, uma ótima forma de recompensar é oferecer um dia em um SPA de luxo ou então a possibilidade de que seu funcionário dê um salto de paraquedas. Para tanto, é essencial conhecer o perfil de seus membros, é claro. 

Evite oferecer dinheiro como prêmio. Isso porque a lei determina algumas questões sobre isso, o que pode resultar em custos a mais. Além disso, trata-se de uma ação pouco criativa, não é mesmo?

4. Divulgue sua campanha e determine uma data

Um programa de incentivo de vendas não deixa de ser uma campanha publicitária, certo? Logo, como tal, é imprescindível que você utilize seus canais de comunicação para promovê-la e, assim, incentivar seus funcionários com frequência por e-mails e cartazes, por exemplo. 

Nesse sentido, é interessante também anunciar os resultados parciais das vendas e divulgar os profissionais que mais se destacaram em cada período. 

Também é importante definir uma data de encerramento que, no geral, varia de 30 a 45 dias. Essa ação é relevante porque contribui para melhorar a organização e o desempenho de seus funcionários. 

5. Dê uma atenção especial ao encerramento 

Para fechar a campanha com chave de ouro, que tal dar uma grande festa de encerramento para seu time de vendas? 

No caso de premiação individual, cabe fazer uma pequena cerimônia para a entrega do prêmio e também um discurso de reconhecimento. 

6. Avalie os resultados da campanha 

Para saber se uma campanha deu certo de verdade, é imprescindível avaliar seus resultados, certo? Para tanto, você deve conversar com os funcionários e perguntá-los:

  • Se o programa os inspirou;
  • Se eles estão de sentido mais motivados;
  • O que eles descartariam;
  • Se eles se sentiram desafiados. 

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Campanha de incentivo de vendas: exemplos

Como dito acima, além de vender, há outros conceitos que merecem destaque e que também ajudam a motivar equipes de vendas. Confira agora alguns exemplos de campanha de incentivo de vendas criativas para se inspirar. 

1. Campanha para promover a criatividade e engajar

Como disse Einstein, “a criatividade é a inteligência se divertindo”. Logo, estimulá-la pode ajudar seus funcionários a encontrarem soluções fora da caixa para problemas do dia a dia, assim como terem melhores argumentos no momento de fechar um negócio. 

Para isso, é válido fazer um programa que promova uma espécie de competição, como “quem tem o melhor discurso baseado em um filme”. Isso mesmo, a ideia, aqui, é deixar a imaginação tomar conta. 

Depois de selecionado o profissional por meio de votação, chega a hora de premiá-lo. A recompensa pode variar desde um jantar em um restaurante da moda até um celular de última geração.

2. Campanha para celebrar o objetivo conquistado

Esse tipo de campanha é importante para reconhecer a atuação do profissional que mais se destacou em todas as fases da realização de seu trabalho, desde o começo, na prospecção, até o fechamento do negócio. 

Nesse programa, é essencial medir o desempenho do funcionário em cada etapa e presenteá-lo com uma boa recompensa.

3. Campanha para diminuir o absenteísmo

Algumas empresas têm que lidar, constantemente, com falta e alta rotatividade de funcionários. Sendo assim, um programa que vise reduzir o absentismo pode ser bastante inteligente. 

Para tanto, é preciso ir além das recompensas corriqueiras, é fundamental, também reforçar a qualidade do ambiente de trabalho. 

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