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Artigo 19 min read

Ações de Inbound Marketing: quais as melhores? 5 exemplos!

Por Zendesk

Última atualização em 27 julho 2023

As ações de Inbound Marketing são estratégias utilizadas para atrair clientes a partir do encantamento, o qual é obtido por meio da criação de conteúdos especificamente voltados para ajudar na resolução dos problemas do público-alvo da marca.

Também chamada de “marketing da atração”, quando essa abordagem é executada corretamente, ela tem o poder de não apenas atrair os consumidores, mas também de retê-los, fidelizá-los e, com isso, fomentar novas aquisições e elevar a receita da companhia.

Um dos principais motivos desse resultado é que, nas ações de Inbound Marketing, clientes e consumidores acabam se sentindo “mais à vontade” para se conectarem com a marca.

Na prática, ao invés de anúncios estrondosos e apelativos, que somente falam sobre as funcionalidades dos produtos e/ou serviços, a estratégia de Inbound Marketing conquista o público-alvo como uma boa conversa e interações fluidas. 

Essa também é uma das razões pelas quais muitas empresas no Brasil e no mundo estão utilizando cada vez mais essa técnica para converter leads em clientes. 

Para ajudar seu negócio a entrar para esse grupo, preparamos este conteúdo completo sobre ações de Inbound Marketing, estratégias, etapas desse processo e muito mais.

Portanto, siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo! 

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm por base a criação e compartilhamento de um conteúdo voltado para atrair um público-alvo de maneira indireta.

Essa é uma forma de fazer os clientes chegarem até sua empresa atraídos por um conteúdo que pode ser um artigo para blog, um post em redes sociais ou até mesmo um e-book.

Digamos que essa estratégia funciona como uma espécie de imã, que tem o poder de atrair as pessoas em suas mais variadas etapas do funil de vendas, que veremos mais adiante.

De onde surgiu esse conceito?

O conceito de Inbound Marketing, apesar de parecer algo novo, já existe há um bom tempo. O termo começou a ser usado por Brian Halligan, que é cofundador da empresa Hubspot.

Entretanto, os princípios do Inbound Marketing já se desenvolviam há mais de duas décadas, sendo que ele está presente no livro “Marketing de Permissão” escrito por Seth Godin no ano de 1999.

É nessa obra que estão as principais diretrizes do Marketing de Atração, e pode ser considerada uma leitura muito interessante para quem deseja se aprofundar no assunto.

Como o termo Inbound Marketing foi cunhado após a chegada da internet, seu desenvolvimento ocorreu de modo paralelo ao marketing digital e, por isso, os dois costumam “andar de mãos dadas”.

Isso porque, com o avanço da tecnologia, foram surgindo inúmeras formas de implantar o Marketing de Atração pelas empresas.

Entendendo o funil de vendas e a relação com o Inbound Marketing

Falamos até aqui sobre o conceito de Inbound Marketing, certo? Vimos que ele tem o poder de atrair o cliente para o negócio de maneira não invasiva.

Porém, por que fazer esse tipo de marketing? Simples! Porque nem todos os clientes sabem que têm uma determinada necessidade ou problema — muito menos que isso pode ser resolvido por sua empresa!

Basicamente, os consumidores passam por três etapas antes de concluírem uma compra:

  • topo do funil;
  • meio do funil;
  • fundo do funil.

Na prática, significa que uma pessoa que está no topo do funil não é atraída para a empresa da mesma forma que uma que já está no fundo do funil. Por isso, é tão importante entender cada uma dessas etapas para, assim, saber como chegar nesses potenciais clientes e vender seus produtos/serviços para eles.

Topo do funil

No topo do funil o cliente em potencial tem uma determinada necessidade, mas ainda não se deu conta disso. Para entender melhor, imagine que uma pessoa tem um carro com 10 anos de uso.

Até então, esse veículo atende bem suas necessidades, apesar de, às vezes, ser necessário levá-lo à oficina para eventuais reparos e ajustes.

Neste momento, a pessoa do nosso exemplo não pensa em trocar o automóvel. Portanto, ao oferecer diretamente um novo veículo para ela, essa propaganda será imediatamente descartada.

Contudo, a empresa que comercializa carros pode modificar isso, mostrando a essa pessoa novidades, como novas tecnologias que estão sendo introduzidas nos veículos mais modernos, as quais ajudam a deixar a vida dos usuários mais confortáveis. Isso pode ser feito por meio de um artigo para blog, por exemplo, de forma descomprometida.

No caso, essa pessoa lerá o conteúdo publicado, o que fomentará seu interesse por essa nova tecnologia, levando-a a se interessar mais pelo assunto.

Quando isso acontece: bingo! A empresa de automóveis conseguiu direcionar esse lead para a próxima fase do funil.

Meio do funil

No meio do funil o cliente já está considerando que tem uma necessidade a ser atendida. Porém, ainda não está pronto para decidir se realmente deseja ou não realizar a compra do produto que resolveria seu problema.

Para esse momento ficar mais claro, continuaremos usando o mesmo exemplo. Ou seja, no topo do funil a pessoa ficou interessada nas novas tecnologias disponíveis nos carros modernos, só que ainda não pensa em trocar de veículo, certo?

Para realmente tomar a decisão, esse cliente em potencial quer saber mais a respeito do assunto. O que pode ser feito para ajudá-lo? 

Bem, conteúdos um pouco mais aprofundados falando sobre a tecnologia, fazendo comparativos com outros modelos de carro, mostrando como o desempenho pode ser melhor na cidade, e como ele fará economia são ótimos exemplos de estratégias de Inbound Marketing.

Esses conteúdos mais aprofundados podem ser um vídeo mais longo no Youtube, um e-book disponibilizado gratuitamente, ou até mesmo uma newsletter, alimentada com novidades periodicamente.

À medida que essa pessoa ler os conteúdos, a tendência é ficar com isso na mente, e até mesmo se sentir incomodada toda vez que entra no carro antigo e não possui essas novidades. 

Por conta disso, ela começará a notar os novos carros na rua, e passará a considerar a possibilidade de trocar o veículo que tem por um mais moderno.

Pronto! Novamente a empresa de carros conseguiu “pegar esse cliente pela mão” e levá-lo para outra fase do funil de vendas, que é o fundo.

Fundo do funil

No fundo do funil esse quase cliente já sabe que tem uma necessidade e já considera fazer a compra de um novo produto. Porém, ele ainda não decidiu o modelo que comprará, nem de quem realizará a compra.

Ainda considerando nosso exemplo, essa pessoa já decidiu que precisa trocar de carro, mas ainda não escolheu o modelo e nem se comprará da concessionária que ofereceu os artigos e informações, ou de outra.

É justamente nessa etapa que o negócio deve apresentar todas as vantagens do produto, oferecido, a exemplo de preço, condições de pagamento e outras características próprias da loja que mostrará a ele que vale a pena desse local, e não de um concorrente.

Perceba que o negócio do nosso exemplo conseguiu conduzir com maestria o lead pelo funil de vendas e, ao fechar a venda, o transformar em um real consumidor do produto comercializado. Esse é o funil de vendas!

Tenha em mente que esse funil difere do funil inbound marketing. Entretanto, eles andam de mãos dadas. Afinal, o Inbound Marketing tem etapas similares, e consiste na maneira como uma empresa pode atrair o consumidor para si.

O que é o funil Inbound Marketing?

Como você pôde ver, o Inbound Marketing é o marketing de atração, e ele é usado durante a jornada do consumidor, também chamada como funil de vendas.

Agora, é necessário que você entenda quais são as etapas do Inbound Marketing. Conhecidas como funil de Inbound Marketing, elas consistem na relação da marca com o cliente. E são:

  • atração do lead;
  • conversão do lead em consumidor;
  • venda do produto ou serviço;
  • monitoramento do cliente.

Se você notar bem, perceberá que as etapas do funil Inbound são muito parecidas com o funil de vendas. Até porque, elas seguem o mesmo caminho. Porém, ainda assim, têm suas particularidades.

Confira agora detalhes sobre cada uma dessas fases.

As 4 etapas do Inbound Marketing 

1. Atração do lead

A primeira etapa do funil Inbound Marketing é marcada pelo contato inicial que o potencial consumidor tem com a empresa que, até então, é totalmente desconhecida para ele.

Todavia, essa pessoa não é alguém aleatória. Lembra do cliente com o carro de dez anos de uso? Pois então, ele já tinha um carro, diferentemente de alguém que anda de bicicleta ou que trocou o veículo recentemente.

E como chegar até esse lead? O ideal é traçar um perfil e desenhar um personagem semifictício de como seria o consumidor ideal da marca. Esse personagem, no caso, é chamado de persona.

Para definir uma persona é preciso levantar e entender os hábitos de consumo dos potenciais clientes da marca.

Considerando a estruturação de ações de Inbound Marketing, boas respostas seriam:

  • quais redes sociais essa persona acessa;
  • quais interesses tem;
  • quais tipo de conteúdo costuma assistir;
  • entre outros pontos semelhantes.  

A partir dessas informações é que o conteúdo pode ser criado e “chegar até ela como quem não quer nada”.

A intenção desta etapa é, justamente, transformar estranhos em visitantes para o blog, rede social, canal no Youtube, entre outras mídias utilizadas pela marca. 

A estratégia, portanto, consiste em gerar conteúdo de qualidade sobre assuntos relacionados ao ramo de atuação, alinhados às dúvidas da persona.

2. Conversão do lead em consumidor

A partir daqui, o funil Inbound Marketing tem por objetivo transformar o lead em um cliente, mensurando essa conversão por meio de uma taxa de conversão.

Porém, considerando que essa pessoa ainda está se encaminhando para o meio do funil, como é possível criar uma taxa de conversão? Simples, é só oferecer um e-book, uma newsletter mais aprofundada para ele dentro do blog ou rede social, ou ainda outro tipo de material digital rico.

Após, basta dividir o número de clientes que baixaram o e-book pelo número de leads que chegou até ele e multiplicar por 100. Pronto, você já terá um percentual!

É importante ressaltar que, para baixar o e-book ou a newsletter, a pessoa interessada precisa preencher um pequeno cadastro. Esse, no entanto, não deve ser longo, mas requer ter dados importantes para que você consiga iniciar um relacionamento comercial com ela.

O que se espera desta etapa é que o lead passe a considerar a compra do produto ou contratação do serviço que sua empresa oferece.

Quanto a isso, perceba que suas ações de Inbound Marketing estão caminhando paralelamente ao funil de vendas. Assim, a intenção agora deve ser fazer esse cliente em potencial se aprofundar para ir do meio para o fundo do funil.

3. Venda do produto ou serviço

A venda é, sem dúvida, uma das fases mais importantes para qualquer  empresa. Afinal, é a conclusão desse processo que fará o negócio ter lucro, crescer e se destacar no mercado.

Sobre isso, na etapa anterior do funil de Inbound Marketing, foi possível transformar o lead em propenso consumidor, certo? Agora, chegou o momento de fazê-lo realmente consumir o produto ou serviço comercializado.

Uma boa estratégia é integrar um CRM ao Inbound Marketing. Isso porque essa é a hora, de intensificar o contato com todos os potenciais clientes, seja através do WhatsApp, e-mail marketing ou outros canais de contato.

Aqui, lembre-se que o cliente já está nutrido, o que eleva ( e muito) as chances de ele consumir as ofertas. O problema é que ele pode escolher comprar de um concorrente e não da sua empresa.

Para evitar isso, é fundamental que o produto ou serviço tenha preço competitivo, diferenciais em relação aos concorrentes, qualidade e, principalmente, que agregue valor à vida de quem adquirir.

Se o futuro consumidor chegar à conclusão que precisa do item em questão, e que esse item é o que sua empresa está oferecendo, as chances de ele efetuar a compra com você são muito maiores!

4. Monitoramento do cliente

Por fim, todas as etapas foram cumpridas e a venda concretizada. A relação entre o, então, cliente e marca termina aí? Evidentemente que não! Afinal, você não quer vender somente uma vez para ele, certo?

Claro que, aqui, é preciso considerar pontos como tempo da recompra, e isso varia de produto para produto. Até porque, um cliente que comprou uma marmitex, poderá comprá-la novamente no dia seguinte, já um carro levará mais tempo, concorda?

Repare que o processo de fidelização precisa estar alinhado com a vida útil do produto/serviço que foi vendido. Pois, se logo após você vender um carro, por exemplo, começar a oferecer novos veículos para esse cliente, ele ignorará seu contato por completo. Pode acreditar!

Entretanto, esse comprador pode se tornar um divulgador natural da sua empresa, indicando-a para amigos, familiares e conhecidos. É por esse motivo que o contato do pós-venda precisa ser muito bem elaborado.

Uma marca que tem uma estratégia de pós-venda devidamente estruturada consegue cativar os clientes que estão na base.  Para esse ponto de vista ficar mais claro, volte ao nosso exemplo anterior. 

Assim, considere que foi vendido o veículo para cliente. É certo que não se deve, poucos meses após a venda, oferecer um novo carro.

Todavia, é possível manter contato com ele, perguntando, por exemplo, se ele está satisfeito, pedindo para preencher uma pesquisa NPS (Net Promoter Score), criando um programa de indique e ganhe, entre diversas outras estratégias.

Passados um ou dois anos, aí, sim, é hora de mandar mensagens como: “Já está na hora de trocar o automóvel. Confira o que temos para você!”. Conseguir captar a ideia?

O que é a estratégia de Inbound Marketing? 

Uma estratégia de Inbound Marketing contempla um conjunto de ações direcionadas para um determinado público-alvo, que têm o poder de conquistá-los por meio da oferta de materiais e informações relevantes para suas jornadas de compra. 

Uma boa maneira de entender melhor as ações de Inbound Marketing e como elas funcionam é ter em mente alguns dos seus principais aspectos, que são:

  • conhecer bem o público-alvo da sua empresa;
  • entender onde eles mais estão no ambiente digital;
  • investir em um atendimento ao cliente eficiente e humanizado.

Esses fatores são essenciais para aplicar de maneira eficiente as várias estratégias de Inbound Marketing. Afinal, em uma técnica na qual o primordial é criar relações com os clientes, o “tema” principal deve ser eles. 

Como funcionam as ações de Inbound Marketing?

As ações de Inbound Marketing funcionam por fases. São elas: 

Atração

A atração é a primeira etapa do Inbound Marketing. Nessa fase o objetivo é fazer com que consumidores e potenciais clientes se envolvam com assuntos interesses para eles.

Engajamento

Com clientes atraídos pelas ações de Inbound Marketing escolhidas por sua empresa, avançamos para a segunda fase: o engajamento. Nessa etapa, a pessoa estará mais interessada em conhecer mais do seu produto ou empresa.

Venda

Passada essa fase, chegamos à terceira. Nela, é importante que a equipe de vendas esteja bem treinada para fornecer todas as informações necessárias com o intuito de conversão. 

Lembre-se de nunca esquecer que o foco é o cliente. Então, entenda as “dores” dele para oferecer algo que seja realmente válido. 

Encantamento

A última etapa é a de encantamento. Ela acontece quando o cliente já comprou seu produto e serviço, mas pode precisar de mais alguma ajuda. 

Para suprir essa necessidade, o atendimento ao cliente precisa estar muito bem alinhado, além de ser humanizado. Assim, o cliente se sentirá satisfeito em todo o processo de Inbound realizado. 

Vale citar também que dentro da estratégia podem surgir atritos quando há transferências de um cliente entre equipes diversas. Eles geralmente acontecem nas três últimas etapas, quando há uma interação maior. 

Uma boa opção para evitar isso é investir em uma comunicação omnichannel. Desse modo, todos os canais estarão integrados e o atendimento acontecerá de maneira muito mais fluida. 

Leia também: Cliente omnichannel: 5 dicas para integrar canais de compra e conquistá-lo.

Por que adotar as ações de Inbound Marketing para sua empresa?

Todos os pontos que citamos acima, se bem realizados, podem levar a muitos benefícios para o seu negócio. Por meio de estratégias de Inbound Marketing, devidamente focadas no cliente e em um relacionamento mais humanizado com eles, é possível:

Aqui, é bem importante lembrarmos: ao realizar ações de Inbound Marketing é fundamental treinar corretamente as equipes de vendas e de atendimento. Do contrário, quando os clientes chegarem à conversação com os agentes, podem surgir ruídos nas interações.

Portanto, invista em treinamentos e cursos para seus profissionais. Tenha certeza que, no final, clientes internos e externos ficarão muito mais satisfeitos, gerando mais resultados para o seu negócio.

Dica! Temos outro artigo que, certamente, interessará a você. Confira! “Estratégias para aumentar vendas: 4 ideias para alavancar sua empresa“.

Quais as melhores ações de Inbound Marketing? 5 melhores exemplos! 

Agora que já entendeu um pouco mais sobre essa estratégia, chegou a hora de conhecer quais ações desse tipo podem ser implementadas na sua empresa. 

Assim, em nossa lista de exemplos de Inbound Marketing, estão:

  • blog;
  • SEO;
  • e-mail marketing;
  • landing pages;
  • call to action.

Blog

A primeira das cinco principais ações de Inbound Marketing já é bem conhecida. Os blogs costumam ser o principal meio que as empresas utilizam para produção de conteúdos digitais escritos. 

Considerando as etapas do Inbound Marketing, o blog é uma ótima ferramenta para a primeira, visto que ajuda (e muito) a atrair pessoas por meio de artigos que respondem suas principais dúvidas. 

Somado a isso, muitos consumidores e potenciais clientes podem conhecer sua empresa ou serviço por meio de conteúdos feitos no seu blog corporativo.

SEO

Como seu futuro cliente encontrará o artigo publicado no seu blog se ele não aparecer nos resultados de busca do Google? 

É justamente neste ponto que entra uma boa estratégia de SEO, visto que essa abordagem é fundamental para ajudar a posicionar suas postagens nas primeiras posições das plataformas de busca.

No vídeo abaixo você entenderá melhor como funciona a otimização de um site, blog e textos para os principais buscadores da internet. Aproveite e confira agora mesmo!

E-mail marketing

Nossa terceira dica de ações de Inbound Marketing é o e-mail marketing, por meio do qual é possível estreitar os laços entre empresa e cliente, fidelizando-os ainda mais a sua marca.

Com essa solução você pode informar os interessados em seus conteúdos sobre novidades postadas em seu blog e, dependendo da fase do funil Inbound Marketing em que a pessoa está, é possível enviar descontos exclusivos na compra de produtos e/ou contratação de serviços, entre outras estratégias similares.

Aproveite e leia também: “O que é upsell e cross sell? Quais as diferenças e vantagens?

Landing pages

Porém, para enviar um e-mail marketing é preciso, primeiro, ter o endereço eletrônico do potencial cliente. E isso deve acontecer mediante autorização dele. Justamente para isso servem as landing pages.

As landing pages são páginas web criadas com um único objetivo: converter leads. Nesse tipo de conteúdo o foco é o produto ou serviço que a empresa quer vender ou permitir com que a pessoa interessada tenha acesso. 

Um bom exemplo acontece quando começa o período de matrículas ou vestibulares em universidades. Ao pesquisar no Google o nome de alguma instituição de ensino, logo aparece um link que direciona o interessado diretamente para uma página de inscrição, que não é a mesma do site principal. Ou seja, é uma Landing Page!

Call to action

A call to action (CTA), ou chamada de ação, é a última das mais importantes ações de Inbound Marketing que precisa ser adotada por sua empresa.

Como o próprio nome sugere, as CTAs são criadas dentro de conteúdos — tais como blog posts, landing pages ou e-mail marketing —, com o intuito de chamar o leitor ou cliente para realizar uma determinada ação. 

Ainda usando o exemplo das universidades, uma possível CTA dentro de uma landing page seria algo como: “inscreva-se agora”. 

Começando a aplicar o funil Inbound Marketing no seu negócio!

Agora chegou o momento de você começar a colocar em prática tudo o que comentamos até aqui, concorda?

Para isso, nossas dicas são:

  • determine quem é sua persona;
  • crie conteúdos relevantes para ela;
  • verifique os melhores canais para entregas essas demandas;
  • mantenha um bom fluxo de entrega.

Após, faça uma estratégia baseada no funil Inbound Marketing, atrelando formas de comunicação que podem ser materiais ricos e até mesmo contato via e-mail marketing.

Nem sempre a estratégia será acertada logo de cara. No entanto, é por meio da mensuração dessa abordagem, bem como acompanhamento pontualmente os resultados, que sua empresa será capaz de entregar o melhor conteúdo e, por fim, aumentar a taxa de conversão!

Gestão do relacionamento do cliente: etapa fundamental para o Inbound Marketing!

E lembra que falamos que adotar um CRM era uma ótima estratégia para potencializar o Inbound Marketing? Pois então, a Zendesk pode ajudar você com isso!

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