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Ações de Inbound Marketing: venda mais com a estratégia + 5 exemplos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 14 junho 2022
Última atualização em 14 junho 2022

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? Caso sua resposta seja não, já está mais do que na hora de conhecer essa estratégia.

Conhecida também como o “Marketing da atração”, uma estratégia de Inbound bem feita consegue reter esse poder. O motivo é que com ela, clientes e consumidores no geral se sentem mais à vontade para se conectar com a sua empresa.

Ao invés de anúncios estrondosos e apelativos, o Inbound conquista como uma boa conversa. Esse é um dos motivos que muitas empresas no Brasil e no mundo estão utilizando cada vez mais a técnica para converter leads em clientes. 

Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto e ainda com exemplos de Inbound Marketing para te ajudar a implementá-la na sua empresa. Continue por aqui para não perder nada.

Boa leitura!

O que é a estratégia de Inbound Marketing? 

Como falamos acima, o Inbound tem o poder de conquistar como uma boa conversa. Portanto, o primeiro passo para entender o que é e como funciona a estratégia de Inbound Marketing é ter em mente alguns aspectos. São eles:

  • conhecer bem o seu público-alvo;
  • entender onde eles mais estão no ambiente digital;
  • investir em um atendimento ao cliente eficiente e humanizado.

Esses fatores são essenciais para aplicar de maneira eficiente as várias ações de Inbound Marketing. Afinal, em uma técnica que o primordial é criar relações com os clientes o “assunto” principal deve ser eles. 

Continue a leitura para compreender melhor como essa estratégia funciona e a importância de fazê-la em sua empresa. 

Como funciona?

A estratégia de Inbound Marketing pode ser facilmente compreendida quando a separamos em fases. São elas: 

A atração é a primeira etapa do Inbound. Nessa fase o objetivo é fazer com que consumidores e clientes em potencial sejam envolvidos com assuntos que sejam de seus interesses. 

Com clientes atraídos pelas ações de Inbound Marketing escolhidas pela sua empresa, avançamos para a segunda fase: o engajamento. Nesta etapa a pessoa estará mais interessada em conhecer mais do seu produto ou empresa.

Passada essa etapa, chegamos na terceira. Nela é importante que a equipe de vendas esteja bem treinada para fornecer todas as informações necessárias com o intuito de conversão. Lembre-se de nunca esquecer que o foco é o cliente, então entenda as “dores” dele para oferecer algo que seja realmente válido. 

A última etapa é a de encantamento. Ela acontece quando o cliente já comprou seu produto e serviço, mas pode precisar de mais alguma ajuda. 

O atendimento ao cliente precisa estar muito bem alinhado além de ser humanizado. Assim, o cliente se sentirá satisfeito em todo o processo de Inbound realizado. 

Vale citar também que dentro da estratégia podem surgir atritos quando há transferências de um cliente entre equipes diversas. Eles geralmente acontecem nas três últimas etapas, quando há uma interação maior. 

Uma boa opção para evitar isso é investir em uma comunicação omnichannel. Assim, todos os canais estarão integrados e o atendimento acontecerá de maneira mais fluida. 

Leia também: Cliente omnichannel: 5 dicas para integrar canais de compra e conquistá-lo.

Por que fazer?

Todos os pontos que citamos acima, se bem feitos, podem levar muitos benefícios para o seu negócio. Por meio de ações de Inbound Marketing focadas no cliente e em um relacionamento com ele mais humanizado, é possível:

Vale lembrar: ao realizar a estratégia de Inbound Marketing é preciso ter bem claro que as equipes de vendas e atendimento ao cliente precisam ser bem treinadas. Portanto, invista em treinamentos e cursos para seus profissionais, no fim todos irão agradecer. 

Também pode te interessar: Estratégias para aumentar vendas: 4 ideias para alavancar sua empresa.

Ações de Inbound Marketing: 5 melhores para aplicar 

Agora que já entendeu um pouco mais sobre o que é o Inbound, chegou a hora de saber quais ações desse tipo de estratégia são as melhores para o caso da sua empresa. Confira a seguir os cinco principais exemplos de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio. 

1. Blog

A primeira das cinco principais ações de Inbound Marketing já é bem conhecida. Os blogs costumam ser o principal meio que as empresas utilizam para produção de conteúdos. 

Nas fases de funcionamento do Inbound ele atua na primeira. Muitos consumidores e potenciais clientes podem passar a conhecer sua empresa ou serviço por meio de conteúdos feitos no blog.

2. SEO

Como seu futuro cliente irá te encontrar por meio de um blog post se ele não aparecer nos resultados de busca do Google? É aí que uma boa estratégia de SEO vai ajudar a alavancar seu blog nas posições dos buscadores

No vídeo abaixo você entenderá melhor como funciona a otimização do seu site, blog e textos para os principais buscadores da internet. Aperte o play!



3. E-mail marketing

A terceira das principais ações de Inbound Marketing acontece pelo e-mail. Com o e-mail marketing é possível estreitar os laços entre empresa e cliente, fidelizando-os ainda mais a sua marca.

4. Landing pages

As Landing pages são páginas feitas com um único objetivo: converter leads. Nesse tipo de conteúdo o foco é o produto ou serviço que a empresa quer vender ou fazer com que a pessoa interessada tenha acesso. 

Um bom exemplo acontece quando começa o período de matrículas ou vestibulares em universidades. Ao pesquisar no Google o nome de alguma instituição de ensino, logo aparece um link que irá mandar a pessoa interessada diretamente para uma página de inscrição e que não é o mesmo do site principal. 

Essa é uma Landing Page!

5. Call to action

A call to action (CTA) ou chamada de ação é a última das principais ações de Inbound Marketing da nossa lista. O que não significa que ela seja menos importante. 

Como o próprio nome já diz, as CTAs são criadas dentro de conteúdos sejam eles blog posts, landing pages ou e-mail marketing, com o intuito de chamar o leitor ou cliente para realizar uma ação. Utilizando do exemplo das universidades, uma possível CTA dentro dessa landing page seria: “inscreva-se agora”. 

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