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Como fazer networking? 9 etapas para melhores resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 outubro 2021
Última atualização em 18 outubro 2021

É provável que você saiba o poder que conhecer as pessoas certas pode oferecer à sua empresa, inclusive na conquista de novos clientes. Por isso, aprender como fazer networking é um conhecimento estratégico.

Sem dúvida criar uma rede de pessoas que conhecem seu trabalho e a qualidade do que a sua empresa oferece, é algo que vai te ajudar a ir mais longe, conhecendo novos parceiros, consumidores e ganhando em reputação e alcance. 

Mas, como criar essa rede? É possível sim montar uma estratégia de networking empresarial para que mais pessoas passem a conhecer seu negócio e a se interessar por ele. 

Os resultados do networking são muitos e entre eles estão:

  • geração de mais negócios, 
  • aprendizado e desenvolvimento profissional, 
  • conhecimento sobre o mercado, 
  • contato com potenciais parceiros, 
  • acesso a informações relevantes e mais. 

Entenda a seguir o que é networking empresarial, porque e como fazer um bom networking. 

O que é networking empresarial?

Networking significa rede de contatos ou rede de negócios, na prática, é um processo contínuo em que o objetivo é conectar a sua empresa a outras pessoas e outras organizações, a fim de gerar um auxílio mútuo entre as partes. 

Esse auxílio depende do objetivo do networking que podem ser ser muitos, entre eles conquistar mais clientes e ampliar a rede de suporte da organização. 

De qualquer forma, em uma realidade como a atual, em que há muita concorrência, muitas mudanças de o tempo todo, tecnologias variadas, oportunidades diferentes em cada canto, criar uma rede de relacionamentos te ajuda a se manter atualizado e competitivo.  Em muitos casos, o networking te ajuda a diminuir a sua curva de aprendizado sobre algum conceito, ferramenta ou tendência do setor. 

No networking empresarial o foco é interagir com pessoas com quem tenham interesses em comum com a finalidade de expandir o negócio, ampliar seu alcance, acessar informações privilegiadas e conquistar novos parceiros e clientes.

Como fazer networking? 9 estratégias para melhores resultados

Diante do conceito de networking empresarial, seguimos para compreender como podemos colocar ele em prática de maneira contínua e estratégica na sua empresa. 

A seguir, respondemos como fazer networking em 9 etapas:

  1. Defina quem você deseja conhecer
  2. Não inicie o contato pedindo ajuda  
  3. Busque relações de longo prazo
  4. Ouça o que o outro tem a dizer
  5. Participe de eventos
  6. Atualize suas redes sociais
  7. Peça para um cliente te apresentar um contato importante
  8. Ofereça conteúdo valioso
  9. Mantenha a comunicação contínua

Entenda!

1. Defina quem você deseja conhecer

É claro que quanto mais pessoas você conhecer em nome da sua empresa, melhor. Entretanto, mais do que quantidade, no processo de como fazer networking, é fundamental se preocupar com a qualidade. E a qualidade varia de acordo com os seus objetivos, com o nicho de mercado, com a sua experiência e com vários outros fatores. 

Por isso, faça uma lista de pessoas que você gostaria de conhecer e busque formas de tornar isso real. 

É provável que você tenha vontade de conhecer pessoas influentes da sua cidade, do seu mercado ou nicho. 

Não é necessário se limitar geograficamente, a não ser que isso faça sentido para sua estratégia. 

Caso ainda não faça ideia de quem buscar, o LinkedIn pode te ajudar a ampliar seu conhecimento sobre pessoas influentes que sejam estratégicas para sua empresa. 

Comece com uma lista com 10 pessoas e vá atualizando-a conforme for se conectando com os nomes inicialmente apresentados.  

2. Não inicie o contato pedindo ajuda  

A prática de networking deve ser constante e não apenas quando você precisa de ajuda. Na verdade, se você puder oferecer ajuda antes de pedir, esse será o melhor dos cenários. 

Crie um relacionamento com os contatos antes de sair pedindo indicações de clientes, parceiros ou mesmo informações quentes sobre o mercado. 

Ninguém gosta de gente que só aparece para pedir favores, isso é uma verdade ainda maior dentro do ambiente empresarial. 

3. Busque relações de longo prazo

Se você deseja ter acesso a benefícios realmente consistentes para sua empresa, será necessário criar relações de longo prazo, alimentando esses contatos assim como você faz com alguma amizade que preze de verdade. 

Você se lembra que falamos acima que quantidade não é qualidade? Pois então, o networking demanda atenção aos contatos que a sua empresa tem. Por isso, nem sempre ter centenas de contatos vai realmente ajudar sua empresa a alcançar o que ela deseja com essa rede. 

É melhor ter poucos, mas bons relacionamentos, que sejam nutridos com constância.

Relações, tanto pessoais como profissionais, tendem a ser mais verdadeiras e benéficas com o passar do tempo. 

Esse tempo gera confiança e indica que a relação é pra valer, o que pode trazer aspectos ainda mais positivos para sua rede. 

4. Ouça o que o outro tem a dizer

É muito comum que empreendedores comecem a construir uma rede de contatos a fim de se tornarem autoridades sobre determinados assuntos, mostrando que dominam determinados conteúdos.

Esse, entretanto, é apenas parte do trabalho do networking empresarial. A outra metade é ouvir o que os outros têm a dizer, mostrar interesse fazer perguntas e mostrar que também admira o que o outro diz.

Veja bem, não confunda nada disso com “puxar o saco”. Esse é um outro perfil de profissional que ninguém gosta de ter por perto. 

Entretanto, saber ouvir e estabelecer um diálogo (e não um monólogo) é uma habilidade a qual você deve se dedicar. 

Aproveite esses momentos para realmente aprender, trocar experiências, pescar informações que podem ser importantes para sua empresa construir um diferencial competitivo ou aprimorar a gestão de processos, por exemplo. 

5. Participe de eventos

Participar de eventos da sua área ou de setores associados aos quais você tem interesse ou que sabe que pessoas da sua rede estarão, é importante para manter sua visibilidade.

“Quem não é visto não é lembrado”, já ouviu essa frase? Então organize sua agenda para comparecer a encontros e eventos importantes para fazer um bom networking.

6. Atualize suas redes sociais

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, usar as redes sociais para compartilhar conteúdos e interagir com contatos da sua rede (ou com pessoas que você gostaria de ter em sua rede) é uma forma de se manter lembrado.

Além de ser benéfico para a sua visibilidade, também ajuda a ampliar a sua autoridade nos assuntos de seu interesse, afinal, você pode usar o canal para compartilhar informações e gerar conteúdo valioso para sua rede. 

7. Peça para um cliente te apresentar um contato importante

Uma estratégia muito eficiente para quem deseja aprender como fazer networking para fazer novos negócios é solicitar a indicação de um contato específico para quem já é seu cliente

É claro que para isso é preciso garantir que o cliente em questão realmente está satisfeito com a solução contratada e que há uma boa relação entre esse consumidor e a empresa

Alguns clientes são mais estratégicos que outros no sentido de oportunidades de indicação dos seus serviços para outras organizações. 

Saiba aproveitar isso, afinal, quando um cliente da sua empresa indica a sua marca para outro consumidor em potencial, junto com essa indicação há uma prova social forte e evidente da qualidade do seu trabalho. 

Além disso, a abertura para comunicação com o novo prospect indicado por um cliente seu é muito maior, permitindo que sua empresa pule várias etapas do fluxo de cadência de prospecção, quando você ainda tenta o primeiro contato com um lead. 

Sem dúvida, essa é uma das respostas mais evidentes de porque fazer networking. 

8. Ofereça conteúdo valioso

Oferecer conteúdo relevante é uma etapa importante de como fazer networking. Seja nas primeiras interações, em publicações em redes sociais, em contatos por e-mail ou por outros canais. 

Ao oferecer conteúdo relevante para sua rede você se torna alguém importante para seus contatos, alguém que é uma boa fonte de informações. 

Com isso, é comum que algumas pessoas busquem retribuir essas informações com outros dados e conteúdos, ampliando o seu repertório e contribuindo para o seu desenvolvimento. 

A produção de conteúdo relevante também contribui para agregar autoridade ao seu nome e torná-lo mais presente na mente de quem está na sua rede de relacionamento, mais uma vez, contribuindo para indicações de novos clientes.  

9. Mantenha a comunicação contínua

Infelizmente, alguns empreendedores, após serem apresentados a algum contato, param de se relacionar com essas pessoas. Exceto quando estamos falando de potenciais clientes. 

Esse é um erro fatal! Lembre-se que o networking é sobre confiança e relacionamento, logo, para realmente considerar que alguém faz parte da sua rede é preciso que haja contato, compartilhamento de informação, conversas e encontros. 

Por isso, mantenha a comunicação com as pessoas que são importantes para a sua rede, mesmo que você não precise delas , diretamente, naquele momento. 

Por que fazer networking?

Ao longo deste artigo, além de falar sobre como fazer networking e sobre o que é esse conceito, também compartilhamos alguns benefícios dessa prática empresarial que não é recente, mas que se mantém muito importante.

De fato, o networking empresarial pode colocar você e a empresa que você representa em destaque em um mercado amplamente competitivo. 

Como empreendedor é fundamental dedicar tempo para as relações que a sua empresa cria ao longo do tempo. 

Não se sinta interesseiro, ou nada parecido com isso, quando você estabelece uma comunicação oferecendo valor para quem se relaciona com você, a consequência será maior reputação para sua empresa e pessoas felizes em contribuir para o seu sucesso.

Então, para que você tenha um resumo dos principais benefícios dessa estratégia, entenda porque fazer networking: 

  • abre espaço para insights,
  • ajuda a dominar a ter acesso às tendências do mercado mais rapidamente,  
  • contribuir para a geração de ideias inovadoras,
  • contribui para uma visão mais ampla do mercado, afinal, você não fica concentrado apenas no seu nicho, 
  • reafirma a sua presença no mercado, 
  • contribui para sua autoridade no setor em que atua, 
  • conhece pessoas que vão ajudar no crescimento da sua empresa, 
  • abastecer seu funil de vendas,
  • contribui para alcançar leads qualificados de maneira mais fácil, 
  • facilitam o primeiro contato com potenciais prospects e parceiros e mais. 

E  agora, já está pronto para aproveitar melhor essa estratégia e colocar em prática nossas dicas de como fazer networking? Conheça uma ferramenta que pode te ajudar nisso. 

Ferramentas para melhorar a gestão de contatos

Tornar a comunicação mais eficaz e direta, contribuir para a automação da comunicação e auxiliar na priorização da manutenção do relacionamento com os contatos da sua base de contatos são alguns dos benefícios que ferramentas como a Zendesk podem oferecer dentro de uma estratégia de networking empresarial. 

O sistema de CRM ajuda você a manter o contato com seus leads e prospects, impedindo que o relacionamento criado esfrie. É possível criar e programar alertas para que o e-mail de agradecimento após o primeiro contato seja enviado, por exemplo. Além disso, também é possível otimizar o follow up, qualificar contatos com mais facilidade, gerenciar leads e criar fluxos de comunicação. 

O software de CRM contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias

Outra solução, o software de atendimento ao cliente, oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes e outros contatos da base, além de oferecer dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados estratégicos esperados pela empresa.

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de contatos e para aplicar o passo a passo de  como fazer networking. Além, claro, de contribuir diretamente para os resultados de vendas, fidelização e retenção de clientes.