Artigo

O que é Social Selling e como usar essa estratégia de vendas online

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 fevereiro 2021
Última atualização em 15 março 2021

Você sabe o que é Social Selling? Trata-se de um método de realizar vendas utilizando as redes sociais, através do fortalecimento da relação com potenciais clientes. 

As redes sociais se tornaram grandes aliadas de muitas empresas, e 78% dos vendedores que apostam nessas redes vendem mais que os colegas que não usam mídias sociais, foi o que comprovou uma pesquisa realizada pelo LinkedIn.

Abusar de boas estratégias simboliza um aumento expressivo nas vendas, principalmente utilizando a internet como aliada, afinal, só no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 47% nas vendas online no Brasil, isso prova o grande potencial do e-commerce.  

Por isso, preparamos um conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o Social Selling. Aqui você aprenderá:

  • O que é o Social Selling?
  • Qual a importância do Social Selling nos negócios? 
  • Quais os benefícios do Social Selling? 
  • Como o Social Selling pode melhorar o relacionamento entre vendedores e clientes? 

Leia também: Monte uma estratégia de vendas online efetiva em 6 passos.

O que é Social Selling? 

Social Selling, ou, venda social, é um processo em que vendedores utilizam as redes sociais da empresa a qual fazem parte, para criar um relacionamento com potenciais clientes. 

Esse método de conquista se baseia na confiança. Os prospects são atraídos e se conectam a marca, a marca por sua tem a chance de tornar esse contato significativo, gerando conteúdos relevantes para esse potencial cliente. 

No Social Selling, todo o contato é pensado para gerar valor, e como consequência disso, no final do processo consolidar alguma venda. Mas, em momento nenhum a marca precisa deixar evidente que seu maior interesse é vender, isso deve estar intrínseco, sendo a venda um reflexo natural do bom relacionamento criado entre a empresa e o prospect. 

Duas questões são consideradas no processo do Social Selling: o conteúdo de qualidade e os seres humanos. Toda a atração deve se basear em bons conteúdos e uma abordagem de interação humana, isso gerará muitos resultados positivos nas vendas. 

Qual a importância do Social Selling nos negócios?

A importância do Social Selling nos negócios está diretamente ligada ao uso contínuo das redes sociais. Hoje em dia, uma empresa precisa estar bem posicionada nessas redes, pois só no Brasil, 140 milhões de pessoas estão nelas. 

O número expressivo de pessoas usando as redes sociais, faz qualquer bom vendedor querer estar ativo online. Além disso, os vendedores precisam se relacionar bem com seus potenciais consumidores, pois o bom relacionamento é a chave do sucesso do e-commerce. 

O grande papel do Social Selling está no relacionamento estratégico que um vendedor cria com seus prospects através das redes sociais. Uma marca ativa digitalmente soluciona melhor os problemas, se posiciona, oferece informações e em virtude de tudo isso, vende mais. 

Os consumidores estão mais exigentes, e só conhecê-los não é mais o suficiente, portanto, abusar de estratégias que melhorem o relacionamento da marca com seus potenciais clientes é fundamental para o sucesso dos negócios. 

Pensando nisso, confira também 7 dicas para um bom atendimento ao cliente.

Quais os benefícios do Social Selling? 

Que o Social Selling é uma excelente estratégia de relacionamento de valor entre uma marca e seus prospects, ficou evidente. Agora veremos mais alguns benefícios que esse método pode oferecer à empresa. 

Redução no ciclo de vendas

Quando se cria interação nas redes sociais, se gera conteúdo, dúvidas são respondidas, opiniões são compartilhadas. Tudo isso reduz o ciclo de vendas, pois muitas preferências são captadas, dessa forma, a marca chega até suas personas mais rápido, assim como um potencial cliente também identifica a marca através de suas preferências. 

A redução do tempo de pesquisa (39%) e  o encurtamento do ciclo de vendas (14%) estão entre os principais benefícios do Social Selling para os vendedores B2B, segundo dados de uma pesquisa da eMarketer

Aumento nas vendas online e offline

Uma pesquisa da Sales for Life mostrou que o orçamento das pessoas que se relacionam com marcas através de redes sociais é 84% mais alto, isso reforça a importância do Social Selling. 

Além disso, mesmo que a empresa não venda online, o simples fato de divulgar seus produtos em uma página de Instagram ou Facebook, já estimula o contato futuro de potenciais clientes que encontraram a marca através de uma dessas redes sociais. 

Aumento de reputação 

É melhor estar presente em uma rede social, e ser lembrado por isso, do que simplesmente não se fazer presente e ninguém falar da sua marca. 

Um empresa que se movimenta online e offline, sempre oferece a possibilidade de ser lembrada, isso potencializa as vendas, e melhora a reputação da marca e também dos vendedores, afinal, bons vendedores rendem muitos elogios online. 

Como o Social Selling pode melhorar o relacionamento entre vendedores e clientes? 

Construir credibilidade é um trabalho diário, em que a empresa deve estar preparada para dar todo o suporte necessário aos seus vendedores, a fim de que eles realizem suas prospecções como especialistas. 

Os consumidores precisam confiar no conteúdo compartilhado pela empresa, e mais do que isso, cada potencial cliente deve ser tratado como único, e isso precisa ser garantido por um atendimento especializado e individualizado. 

Todas as conexões com a empresa por meio de redes sociais devem ser aproveitadas, criando uma rede de contatos potente e que gere resultados positivos para a marca. 

O Social Selling pode ser uma estratégia muito positiva, principalmente quando alinhada com vendedores qualificados, que por meio das redes sociais conseguem atrair personas, gerar engajamento positivo e principalmente construir bons relacionamentos entre empresa, vendedores e clientes. 

E para impulsionar suas vendas online, conheças as estratégias de prospecção de clientes online que farão seus vendedores terem resultados ainda melhores.

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