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Artigo 11 min read

O que é Social Selling e como usar essa estratégia de vendas online

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 28 julho 2022

O relacionamento em vendas já não é mais o mesmo. O Social Selling, por exemplo,  é um método que permite fazer novos negócios  por meio das redes sociais. 

Já não é mais necessário concentrar todos os esforços em estratégias presenciais, batendo de porta em porta ou ligando para conversar com os potenciais clientes. Claro, essas práticas não foram excluídas do mercado. No entanto, os números comprovam que o trabalho dos vendedores pode ir muito além do método tradicional. 

As redes sociais se tornaram grandes aliadas de muitas empresas. Para se ter uma ideia, 78% dos vendedores que apostam nessas ferramentas  vendem mais que os colegas que não utilizam as mídias sociais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn.

Só no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 47% nas vendas online no Brasil, o que  prova o grande potencial do comércio eletrônico.

O Social Selling é uma ótima ferramenta para aproveitar o mercado online que está em ascensão. No entanto, antes de colocar a mão na massa, é importante redobrar a atenção com alguns conceitos e estratégias de relacionamentos com clientes. Caso contrário, perderá um diferencial competitivo no mercado.  

Por isso, preparamos um conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o Social Selling. Aqui você aprenderá:

  • O que é  Social Selling?

  • Como funciona o Social Selling? Quais são os quatro pilares?

  • Qual a importância do Social Selling nas estratégias de relacionamento com os clientes 

  • Quais os benefícios do Social Selling? 

  • Como o Social Selling pode melhorar o relacionamento entre vendedores e clientes? 

Leia também: Monte uma estratégia de vendas online efetiva em 6 passos.

O que é Social Selling? 

Social Selling, ou, venda social, é um processo em que vendedores utilizam as redes sociais para criar um relacionamento com potenciais clientes. 

Esse método de conquista se baseia na confiança. Os prospects são atraídos e se conectam com a marca. 

Já a marca tem a chance de tornar esse contato significativo, gerando conteúdos relevantes para o potencial cliente. 

No Social Selling, todo o contato é pensado para gerar valor e, como consequência, garantir vendas no final do processo. 

Mas, em momento nenhum, a marca precisa deixar evidente que seu maior interesse é vender. Isso deve estar intrínseco, sendo a venda um reflexo natural do bom relacionamento construído entre a empresa e o prospect. 

No Social Selling, duas questões são consideradas importantes: o conteúdo de qualidade e os seres humanos.

Toda a atração deve se basear em bons conteúdos e uma abordagem de interação humana, que pode gerar resultados positivos nas vendas. 

Como funciona o Social Selling? Quais são os quatro pilares? 

As vendas nas redes sociais podem ser feitas em plataformas corporativas como o Linkedin. A própria ferramenta lista para os vendedores e empresas quais são os quatro pilares fundamentais para conseguir ter sucesso no ambiente online. 

Marca pessoal 

Para atrair mais clientes no ambiente online, é importante definir a sua marca pessoal. 

A marca de uma organização nada mais é que a forma como os consumidores enxergam a empresa. 

Sendo assim, a partir do momento que você já descobriu como pretende ser visualizado pelo mercado, é mais fácil compartilhar as mensagens com os seus clientes em potencial.

Existem alguns questionamentos que podem ajudá-lo a entender melhor qual é o papel da sua marca no segmento em que pretende atuar. 

  • O que os consumidores valorizam em sua empresa? 

  • O que os consumidores lembram quando se referem ao seu empreendimento? 

  • Quais são os diferenciais competitivos da sua empresa? 

Se você consegue responder a esses questionamentos, eles precisam ser compartilhados com as outras pessoas. 

Para fazer isso, preencha o seu perfil no Linkedin de forma completa, use recursos multimídias ao seu favor, solicite recomendações para os seus amigos, atualize a foto de capa, publique artigos para os seus seguidores. 

Geração de leads 

Na fase de geração de leads, é que o conceito de social selling é colocado em prática. Aqui, você deve encontrar e entrar em contato com os seus potenciais compradores. 

Nas redes sociais, milhões de pessoas interagem entre si e com empresas, e não há como implementar o social selling sem participar ativamente dessas comunicações.

O seu foco é alcançar os consumidores em potencial e ajudá-los da melhor forma possível, mostrando quais são os gargalos que o seu produto ou serviço ajuda a solucionar. 

E as redes sociais não são utilizadas somente para criar contato com os consumidores em potencial. É importante construir e potencializar o seu networking. Ele é essencial para desenvolver uma rede de contatos, que pode ser utilizada para novas parcerias e até a participação em projetos incríveis. 

Com o Linkedin, você pode utilizar diversos tipos de recursos para encontrar as pessoas certas, como: pesquisas de clientes; lead builder/pesquisas avançadas; visualizações de perfil para prospecção; visualizações de perfil recebidas; leads salvos e dias de atividade. 

Engajamento positivo 

A estratégia mais indicada para ter sucesso nas redes sociais é não utilizar o seu perfil como uma vitrine virtual, isto é, comercializar o produto ou serviço de maneira direta. 

Quando a sua empresa compartilha dicas que podem resolver o problema de um cliente, a marca conquistará expansão com facilidade, uma vez que os usuários podem acreditar que o conteúdo pode auxiliar outras pessoas. Assim, você terá um engajamento positivo dos clientes

Construção de relacionamentos 

Esta é uma das etapas mais importantes quando falamos sobre as estratégias de social selling. Por meio dos relacionamentos online, você cria relações de negócios com os clientes e conquista cada vez mais a audiência. Para isso, utilize os recursos que estão disponíveis pela ferramenta.

  • Interações feitas e recebidas;

  • Interações recebidas em publicações longas;

  • Compartilhamentos;

  • Mensagens enviadas e média de respostas de InMails;

  • Inscrições em grupos;

  • Contas salvas;

  • Visualizações de pesquisa. 

A comunicação no ambiente online e offline não pode ser feita de qualquer forma. De acordo com o diretor de tecnologia da Zendesk, Adrian Mcdermott, é fundamental investir em qualidade, não em quantidade. 

“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, explica no relatório CX Trends 2022

Ao trabalhar com mensagens e interações de qualidade, você consegue lidar com clientes mais qualificados e que possam trazer resultados mais positivos no futuro, uma vez que eles saberão de que forma pode ajudá-la na resolução de problemas. 

Qual a importância do Social Selling nas estratégias de relacionamento com os clientes?

A importância do Social Selling nos negócios está diretamente ligada ao uso contínuo das redes sociais. Hoje em dia, uma empresa precisa estar bem posicionada nessas redes, pois só no Brasil, 140 milhões de pessoas estão presentes nelas. 

O grande papel do Social Selling está no relacionamento estratégico que um vendedor cria com seus prospects por meio das redes sociais. Uma marca ativa digitalmente soluciona melhor os problemas, se posiciona, oferece informações e, em virtude de tudo isso, vende mais. 

Os consumidores estão mais exigentes. Só conhecê-los não é mais o suficiente, portanto, abusar de estratégias que melhorem o relacionamento da marca com seus potenciais clientes é fundamental para o sucesso dos negócios. 

De acordo com o relatório CX Trends 2022, mais de 60% dos consumidores dizem que a crise do ano passado elevou o padrão de atendimento ao cliente, mas 54% sentem que as organizações ainda o tratam como algo secundário. 

Portanto, tenha um cuidado especial com o atendimento ao consumidor para potencializar os resultados do seu negócio. 

Pensando nisso, confira também 7 dicas para um bom atendimento ao cliente.

Quais os benefícios do Social Selling? 

Que o Social Selling é uma excelente estratégia de relacionamento de valor entre uma marca e seus prospects ficou evidente. Agora, veja outros benefícios que esse método pode oferecer à empresa. 

Redução no ciclo de vendas

Quando se cria interação nas redes sociais, gera conteúdo, as dúvidas são respondidas e opiniões são compartilhadas. 

Tudo isso reduz o ciclo de vendas, pois muitas preferências são captadas. Dessa forma, a marca chega até suas personas mais rápido, assim como um potencial cliente, também identifica a marca através de suas preferências. 

A redução do tempo de pesquisa (39%) e  o encurtamento do ciclo de vendas (14%) estão entre os principais benefícios do Social Selling para os vendedores B2B, segundo dados de uma pesquisa da eMarketer

Aumento nas vendas online e offline

Uma pesquisa da Sales for Life mostrou que o orçamento das pessoas que se relacionam com marcas por meio de redes sociais é 84% mais alto, reforçando a importância do Social Selling. 

Além disso, mesmo que a empresa não venda online, o simples fato de divulgar seus produtos em uma página de Instagram ou Facebook, já estimula o contato futuro de potenciais clientes que encontraram a marca através de uma dessas redes sociais. 

Aumento de reputação 

É melhor estar presente em uma rede social e ser lembrado por isso do que simplesmente não se fazer presente e ninguém falar da sua marca. 

Uma empresa que se movimenta online e offline sempre oferece a possibilidade de ser lembrada. Isso potencializa as vendas, e melhora a reputação da marca e também dos vendedores. Afinal, bons vendedores rendem muitos elogios no mundo digital.

Como o Social Selling pode melhorar o relacionamento entre vendedores e clientes? 

Construir credibilidade é um trabalho diário em que a empresa deve estar preparada para dar todo o suporte necessário aos seus vendedores

Os consumidores precisam confiar no conteúdo compartilhado pela empresa e, mais do que isso, cada potencial cliente deve ser tratado com, com um atendimento personalizado.

Todas as conexões com a empresa por meio de redes sociais devem ser aproveitadas, criando uma rede de contatos potente e que gere resultados positivos para a marca. 

O Social Selling pode ser uma estratégia muito positiva, principalmente quando alinhada com vendedores qualificados, que por meio das redes sociais conseguem atrair personas, gerar engajamento positivo e principalmente construir bons relacionamentos entre empresa, vendedores e clientes. 

Se você chegou até aqui, provavelmente, está se perguntando: com diversas redes sociais disponíveis no mercado, como organizar as comunicações que são feitas com o cliente da melhor forma? É um grande desafio, não é mesmo? 

A boa notícia é que existem ferramentas no mercado que ajudam a deixar esse processo cada vez mais prático, ágil e eficiente, como a solução da Zendesk, o service. 

Agora que você já sabe o que é Social Selling, como funciona e como implementar, uma tecnologia de qualidade pode ajudar a potencializar os resultados do seu negócio.

Conheça o Service 

Em um único sistema, a sua equipe fornece suporte em qualquer canal. Um dos pontos mais positivos é que a conversa continue ativa, independente do canal que o vendedor está utilizando naquele momento, seja por: mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz)

Você pode ainda personalizar a experiência para cada cliente, inclusive, para aqueles profissionais que trabalham em grande escala. Tudo isso é feito com automação e bots viabilizados por IA para obter o contexto necessário dos clientes. Assim, eles nunca precisam se repetir.

Quer mais? 

A sua empresa pode desenvolver ainda uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade. Assim, os clientes resolvem os problemas deles de forma autônoma e os agentes solucionam os gargalos com mais qualidade. 

Veja abaixo quais são os principais benefícios do service. 

  • Integração com seus sistemas: permite integrados os dados mais importantes dos clientes utilizando funcionalidades que não exigem programação; 
  • Gerencie uma visão unificada dos clientes: construa uma visão unificada dos clientes. Uma possibilidade única de personalizar as experiências em toda a jornada do consumidor; 
  • Entenda tudo com insights acionáveis: análise, monitoramento e atuação de acordo com as necessidades dos consumidores. Foi-se o tempo em que as decisões eram feitas com base no “achismo”. Agora, a sua empresa utiliza dados e relatórios descomplicados que atuam com sistemas de vendas, atendimentos, entre outros. 

Para descobrir de forma mais profunda como o Service pode ajudar no Social Selling da sua empresa, acesse o nosso site e conheça outras funcionalidades interessantes do sistema. 

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