Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 14 fevereiro 2022

Ter um CRM para call center é uma medida fundamental se o objetivo é oferecer uma experiência satisfatória para os clientes.

Inclusive, uma pesquisa da Capterra mostra que 47% dos respondentes consideram que um dos maiores impactos de um software de CRM é na retenção e satisfação de clientes.

Provavelmente, em algum momento você já precisou entrar em contato com uma empresa mais de uma vez e em todas elas ter a impressão de que suas informações foram “perdidas”.

Por ter que repetir diversas vezes o que você precisa, a experiência se torna desagradável e gera um estresse desnecessário. Para evitar isso, o CRM para call center é uma alternativa.

É justamente sobre isso que trataremos neste artigo. Continue lendo!

Importância de um CRM para call center

Para começar, vale relembrar o que é CRM. CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com o Cliente”, em português. Este é um conceito abrangente e está relacionado a diversas estratégias de automação para otimizar o relacionamento com os consumidores.

Isso se dá por meio de um software e nele todos os dados dos clientes ficam armazenados. O objetivo é implementar a ferramenta para automatizar o máximo possível as interações com cada consumidor.

Por consequência, a operação pode ser escalada, e a gestão se torna mais ágil e eficiente. É por isso que ter um CRM para call center faz tanto sentido. 

Quando o lead ou cliente entrar em contato com o call center para tirar dúvidas, obter suporte ou até mesmo adquirir um produto ou serviço, o atendente terá em mãos todas as informações sobre ele para fazer um atendimento personalizado.

Nesse sentido, considerando aquisição de novos clientes, o CRM no call center de vendas otimiza a estruturação do funil para oferecer um atendimento apropriado ao nível de maturidade do lead com a marca. 

Até mesmo para fazer um telemarketing ativo de vendas é fundamental ter um CRM. O motivo está no fato de ter as informações necessárias para abordar o potencial cliente no momento ideal, com a solução mais adequada a ele. 

Para isso, um método utilizado é a nutrição de leads, que ocorre quando a empresa oferece conteúdos para educar os contatos até qualificá-los. Se o cliente faz a “levantada de mão”, por exemplo, o time comercial pode entrar em contato já sabendo o que aquele consumidor precisa.

E mais: no caso da retenção de clientes, o CRM também é um diferencial, pois permite manter um histórico do relacionamento do consumidor com a marca. Assim, é possível traçar uma estratégia com base nos dados para entrar em contato no momento mais oportuno, e oferecer novos produtos e serviços a ele. 

Isso tem tudo a ver com ser uma empresa customer centric ou “centrada no cliente”, em português. Tal estratégia de negócios coloca o cliente no centro de todas as decisões da empresa.

6 vantagens do CRM para call center

Caso você esteja pensando “Entendi o que é CRM para call center, mas como aumentar minhas vendas?”, mostraremos as principais vantagens dessa ferramenta para o atendimento ao cliente e para a otimização das vendas.

1. Clareza sobre a jornada do consumidor

Considerando como as jornadas de compra dos clientes estão cada vez mais complexas, é preciso ter uma ferramenta que permita acessar o histórico dos consumidores com facilidade.

Com um CRM para call center, isso fica muito mais fácil, pois todas as informações ficam centralizadas em um só lugar e os contatos podem ser feitos com muito mais eficiência.

2. Personalização do atendimento 

Uma pesquisa da PwC mostra que uma experiência personalizada pode aumentar em até 23% o preço de produtos e serviços, assim como a fidelização dos clientes e até a disposição em compartilhar dados pessoais.

Ao ter uma ferramenta com um levantamento completo de cada consumidor, o atendente pode oferecer um atendimento muito mais personalizado e mais adequado ao seu perfil.

3. Preservação do relacionamento com os clientes

Como explicamos anteriormente, a sigla para CRM é “Customer Relationship Management” e o relacionamento é justamente a essência da ferramenta. 

É possível “cruzar” informações utilizando um CRM para entender o contexto do cliente e oferecer uma melhor experiência. Por consequência, a empresa tem maiores chances de torná-los leais à marca.

4. Integração das informações de diferentes canais de atendimento

Hoje o consumidor é omnichannel e utiliza diversos canais para fazer uma compra. Imagine um cliente que entra em contato com o call center para falar sobre um pedido feito na loja física na semana anterior. 

Para atendê-lo de maneira satisfatória, é fundamental que todos os dados estejam integrados em uma só ferramenta.

5. Maior agilidade dos agentes 

Com fácil acesso às informações, os agentes ganham agilidade no trabalho e os clientes têm um atendimento muito mais rápido, o que também contribui para uma maior satisfação

Além disso, a automação do atendimento ao cliente permite que os atendentes foquem em resolver os casos mais complexos.

6. Redução de custos operacionais

Os custos operacionais são reduzidos ao aperfeiçoar os processos utilizando um CRM para call center. 

Alguns motivos para isso são a otimização do fluxo de trabalho, a eliminação de etapas desnecessárias e a diminuição das falhas durante o atendimento.

Deu para entender qual a importância e vantagens de um CRM para call center? Aproveite para conhecer o Zendesk Sell, um software criado para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas.

Nele é possível integrar os processos das equipes de vendas e suporte para ter o contexto completo de uma conta de cliente. Assim, nenhuma oportunidade é perdida e os times ficam sempre informados. 

Outra vantagem é a captura automática dos dados, facilitando o controle das informações dos consumidores. Em poucos cliques, é possível enviar e-mails, fazer chamadas e ver todo o histórico de vendas em um só lugar.

Faça uma avaliação grátis agora mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!