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Artigo 5 min read

8 dicas para para um bom atendimento ao cliente: guia para atração e fidelização

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 4 Mai 2023

Entre as dicas para um bom atendimento ao cliente mais eficientes do mercado estão:

 

  1. Entenda como o cliente deseja receber atendimento 
  2. Ofereça atendimento omnichannel
  3. Desenvolva empatia 
  4. Invista em chatbots
  5. Objetividade e clareza funcionam 
  6. Uma boa comunicação ajuda e muito 
  7. Demonstre comprometimento 
  8. Use uma ferramenta de atendimento 

 

Ninguém gosta de perder tempo, não é? Afinal, o ditado “tempo é dinheiro” não é à toa. Por isso que é realmente irritante quando você passa mais de uma hora pendurado no telefone, ouvindo a música da espera do atendimento, com a  possibilidade (alta) de não ser atendido.

Não importa em qual parte do mundo, todas as pessoas gostam de ser tratadas bem. 

Um atendimento ao cliente diferenciado é o principal canal de comunicação entre a empresa e seu cliente. Além de ser uma das atitudes que mais os fidelizam. 

Atenção e respeito é condição sine qua non e os consumidores esperam mais do que isso. Eles estão atrás de soluções para suas vidas – e rápidas. 

 

Não importa qual o modo que o atendimento esteja sendo realizado, duas habilidades de atendimento ao cliente são fundamentais: 

  • entender o cliente,
  • mostrar prazer (e disposição) em ajudar.

Essas são as principais habilidades de atendimento ao cliente para manter um bom relacionamento com o consumidor – é na sua essência, o básico. Entretanto, a seguir, separamos mais algumas  dicas para um bom atendimento ao cliente que podem acrescentar competitividade à seu atendimento ao cliente. Vamos a elas? 

Dicas para um bom atendimento ao cliente 

1. Entenda como o cliente deseja receber atendimento 

O ponto inicial para oferecer um atendimento de qualidade e excelência é compreender de que forma esta pessoa quer ser atendida. Muitas vezes o telefone não é o meio mais prático, e sim, o chat de atendimento. Ou ainda, através de e-mail ou de uma rede social.

 

2. Ofereça atendimento omnichannel

 

Uma vez compreendido quais os canais de comunicação que são relevantes para o cliente, é fundamental criar uma estratégia omnichannel que ofereça uma experiência consistente para o consumidor. 

 

Não importa o canal que o cliente entra em contato com sua empresa, algumas condutas precisam ser devidamente realizadas, como, por exemplo, oferecer um ótimo suporte em múltiplos canais, manter a linguagem da empresa, mostrar que conhece o cliente e ter acesso ao seu histórico. 

3. Desenvolva empatia 

Treine a sua equipe para colocar-se na pele do cliente. O atendente tem que sentir o que o cliente espera e ainda quais as informações que necessita receber da sua empresa. 

Quando falamos através de um chat, é importante adaptar a linguagem do cliente. É inadequado colocar muitos emoticons se o consumidor for um pouco mais velho. Como também é estranho chamar um jovem de vinte anos de senhor. Oriente seu time a usar sempre o bom senso. 

4. Invista em chatbots

Os chats estão entre os canais preferidos de comunicação dos consumidores com as empresas. 

 

Uma forma de tornar seu atendimento mais rápido e escalável com a ferramenta é adotando chatbots com inteligência artificial para conversar com os usuários de maneira automática, mas humanizada.  

 

Quer saber como? Então acesse o artigo, Chatbot para empresas: o que é e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio?”. 

5. Objetividade e clareza funcionam 

Criar a confiança dentro de uma relação é difícil, mas quando a alcançamos colhemos bons frutos. E como se faz isso? 

Treinando sua equipe de atendimento ao cliente para conhecer profundamente sobre o assunto.

Antes de atender seu consumidor, sua equipe tem que saber transmitir confiança e segurança. 

Os clientes querem empresas parceiras para dividir suas vitórias e derrotas e que lhes deem força para resolver seus problemas. 

6. Uma boa comunicação ajuda e muito 

Outra, entre as dicas para um bom atendimento ao cliente, que deve ser priorizada é a qualidade da comunicação. 

A melhor forma de atender um cliente por telefone é comando cuidado com a nossa voz. Ela é o principal vínculo com o público. Por isso, mantenha o tom brando e pronuncie todas as informações de forma clara

Se o canal de comunicação é um chat de atendimento, cuidado com o que escrever. A ortografia, nesses casos, precisa ser perfeita e é interessante ter traquejo com o jogo de palavras.

Quando não estamos diante de uma pessoa, precisamos redobrar a atenção do que foi dito para não causar ruídos na comunicação. 

7. Demonstre comprometimento 

Mostre um verdadeiro comprometimento com as estratégias e objetivos do negócio do cliente.

Tenha um relacionamento aberto com seu cliente quando falar sobre as oportunidades indicadas para ele. E cuidado quando for atender vários clientes em diferentes canais

O ideal é sempre focar o atendimento em um cliente específico e somente depois, partir para outro. Todas as pessoas gostam de sentirem-se especiais e únicas. 

Leia também: O que é Customer Success? Entenda o conceito, a importância e como aplicar na sua empresa

Para atender a mais de um cliente ao mesmo tempo, a dica para um bom atendimento ao cliente é incluir os chatbots em sua estratégia. 

8. Use uma ferramenta de atendimento 

A última dica para um bom atendimento ao cliente é investir em tecnologia.

 

Um software de atendimento e suporte vai transformar a maneira como você atende seus consumidores. Entre as vantagens apresentadas estão: 

  • integração omnichannel, 
  • redução do tempo de espera, 
  • aumento da satisfação do cliente, 
  • avaliação do comportamento do consumidor, 
  • aumento da produtividade de seu time.

Um software de atendimento ao cliente facilita a gestão do fluxo de trabalho de seus funcionários, que se tornam mais produtivos e focados.

Ter acesso a um software como esse é muito mais fácil do que imagina! Com o Zendesk Support, você monitora, prioriza e resolve tickets de suporte. Com essa ferramenta você oferece uma experiência de atendimento completa aos seus clientes. Conheça mais sobre nossa solução, no vídeo abaixo.

 

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