Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

4 estilos de comunicação para melhorar o ambiente de trabalho

Por Zendesk

Última atualização em 27 fevereiro 2023

Compreender os diferentes estilos de comunicação e a forma que as pessoas trocam informações com outras é essencial para melhorar o relacionamento de suas equipes internas.

As falhas na comunicação empresarial, muitas vezes, podem gerar conflitos que devem ser mediados com cautela, dependendo da situação e dos envolvidos. 

Nesses casos, o estilo de comunicação assertivo se apresenta como ideal na busca de soluções e criação de conexões significativas. Mas, na realidade, as empresas ainda pecam nas abordagens dentro do ambiente corporativo.

Um estudo da 15Five mostrou que 81% dos colaboradores preferem trabalhar em uma empresa que valoriza a comunicação do que receber ótimos benefícios. Porém, apenas 15% dos entrevistados afirmaram que seu local de trabalho possui uma comunicação interpessoal satisfatória, seja entre colaboradores ou gestores.

Uma pesquisa realizada pela The Economist deixou ainda mais evidente as consequências das barreiras na comunicação corporativa. Os dados mostram que a má comunicação produz:

  • aumento do estresse (52%);
  • atrasos ou falhas em projetos (44%);
  • moral baixo (31%);
  • baixo desempenho (25%);
  • obstáculos para inovação (20%);
  • erros na finalização de vendas (18%);
  • demora na progressão de carreira (13%);
  • perda de cliente (13%).

Quer saber como desenvolver uma boa comunicação no ambiente de trabalho e resolver conflitos? Continue a leitura para entender quais são os 4 estilos de comunicação e os perfis dos comunicadores!

Quais são os estilos de comunicação?

Existem 4 tipos de comunicação: passiva, agressiva, passiva-agressiva e assertiva. O estilo assertivo é considerado o mais eficaz e saudável para expressar em ambientes profissionais, não importa a circunstância. 

A seguir, confira detalhes sobre cada um deles.

1. Estilo de comunicação passivo

O estilo de comunicação passivo abrange o perfil de profissionais que evitam conflitos na empresa que envolvem suas opiniões e necessidades. Há certo medo em causar discórdia, ainda que eles tenham razão sobre determinado assunto, sendo comum pedirem desculpas mesmo quando não são culpados por algo. 

Lidar com o tipo de comunicação passiva pode se tornar frustrante em certo ponto. É difícil entender como as pessoas desse estilo pensam ou sentem, já que não se expressam de forma clara ou tomam partido.

Um dos maiores problemas que o estilo passivo pode apresentar é a falta de comunicação interna, pois não há atitude, mas sobram dificuldades.

Os traços do estilo de comunicação passiva podem incluir funcionários que:

  • não se manifestam em reuniões;
  • ficam em silêncio mesmo quando é preciso um posicionamento;
  • concordam com opiniões sem ter certeza ou convicção;
  • evitam conflitos e confrontos com colegas e superiores;
  • não argumentam ou expressam suas ideias contrárias;
  • participam pouco em qualquer interação interna da empresa.

2. Estilo de comunicação agressiva

Os adeptos do estilo de comunicação agressiva não têm receio em falar tudo que pensam, por mais contraditório ou absurdo que sua fala possa ser. 

Eles se expressam sem estarem dispostos a ouvir opiniões de outros, por isso, é um desafio encontrar meio termo com esses comunicadores.

Não é difícil identificar o estilo de comunicação agressiva: você vai ouvir, ver e até sentir o que falam. Costumam manter contato visual e uma postura intensa, a ponto de tentar dominar e intimidar a outra pessoa.

Em alguns casos, também é conhecido como um estilo de comunicação manipulativo, que tenta influenciar as pessoas de forma negativa

Diante de uma situação difícil, os comunicadores agressivos recorrem a críticas e comentários impertinentes para tentar controlar a situação. Entre os 4 estilos de comunicação, este sem dúvida é o mais difícil de lidar.

Entre os comportamentos do estilo de comunicação agressiva, podem estar:

  • interrompem os outros a todo instante;
  • não permitem que as pessoas se expressem;
  • buscam tomar a frente de todas as situações;
  • discordar sem argumentos e não têm receio em criticar;
  • criam conflitos com colegas ou até superiores;
  • usam um tom de voz alto e ameaçador;
  • são persistentes em suas ideias (mesmo se erradas) durante a comunicação.

Não deixe de ler: o que é Comunicação Não Violenta (CNV)? Como aplicar?

3. Estilo de comunicação passiva-agressiva

Assim como o passivo, o estilo de comunicação passivo-agressivo também encontra dificuldades em expressar seus verdadeiros pensamentos e sentimentos. No entanto, utiliza outros recursos para evitar confrontos.

O sarcasmo e as indiretas são as ferramentas dos comunicadores passivo-agressivos para lidar com situações difíceis. Em alguns casos, é capaz que eles ignorem totalmente o problema ao invés de nem sequer abordá-los.

O perfil do estilo de comunicação passiva-agressiva funde as características dos tipos anteriores, evitando resolver qualquer tipo de conflito com as pessoas envolvidas. 

Podem, inclusive, perder reuniões para escapar de confrontos. Uma vez que o trabalho remoto e as reuniões virtuais são a nova realidade, essa prática é mais comum do que se imagina.

Os indivíduos com estilo de comunicação passiva-agressiva costumam:

  • transmitir uma imagem de simpatia, mas são indiferentes;
  • utilizar palavras gentis, mas com um tom de voz agressivo;
  • usar ironias e sarcasmos para lidar com opiniões de outros;
  • se contradizer com suas palavras, ações e intenções;
  • demonstrar desinteresse na resolução de conflitos.

4. Estilo de comunicação assertiva

Direto ao ponto, o estilo de comunicação assertiva preza a educação, honestidade e clareza. Mesmo em um possível desentendimento, esse estilo considera o ponto de vista dos outros, reconhecendo suas opiniões sem interrompê-los.

O tipo de comunicação interna assertiva cria uma conexão entre as pessoas, que facilita a relação entre elas e a resolver divergências. Uma de suas principais habilidades é a escuta ativa, sempre atento às informações do interlocutor e mostrando real interesse no diálogo.

Pessoas com comunicação assertiva se expressam de modo confiante e com clareza, sem medo de manifestar seus pensamentos e sentimentos. Geralmente, elas se comunicam com um tom tranquilo e não hesitam em manter um contato visual gentil.

As características de alguém com estilo de comunicação assertiva incluem:

  • tem facilidade em escutar e respeitar a opinião de outros;
  • leva em conta a comunicação empática e humanizada;
  • possui alta inteligência emocional para lidar com conflitos;
  • comunica-se de forma clara e objetiva;
  • consegue expressar necessidades e emoções naturalmente;
  • transmite segurança e confiança ao se comunicar.
  • aceita feedbacks e críticas construtivas em busca de soluções que beneficiem a todos.

Aliás, muitas dessas características fazem parte do comportamento de um líder de sucesso.

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Muito além de entender quais são os 4 estilos de comunicação, melhorá-la dentro do ambiente de trabalho é um esforço que deve envolver todos os setores da empresa.

Quanto mais alinhada e em sintonia, as equipes, colaboradores e gestores da empresa encontram um ambiente saudável e relacionamentos positivos entre os profissionais.

Adequar o estilo de comunicação assertiva, por exemplo, traz benefícios que podem incluir desde a produtividade à retenção de talentos e aumento nos lucros do negócio.

Sendo assim, nossas principais dicas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho são:

  • realizar de reuniões eficientes;
  • integrar de diferentes áreas da empresa;
  • ouvir os colaboradores e estabelecer cultura de feedback;
  • utilizar ferramentas e softwares na comunicação interna.

Para aprimorar os diálogos com seus funcionários e criar conexões mais fortes em um estilo de comunicação assertivo, utilize uma ferramenta como a Zendesk Service, que oferece recursos para suas equipes de atendimento estarem sempre em sincronia. Aproveite e faça uma avaliação gratuita hoje mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!