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Fluxo de comunicação empresarial: o que é e quais os tipos?

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2024

O fluxo de comunicação empresarial pode determinar a forma como os resultados são atingidos em uma organização, e na maneira como os colaboradores se sentem dentro da empresa.

Isso porque a comunicação é um pilar vital das relações interpessoais, e no trabalho, ela se torna ainda mais importante.

Por exemplo, as barreiras na comunicação interna podem provocar desalinhamento de expectativas, estresse e ansiedade entre colaboradores.

Como você deve saber, a troca de informações é uma parte fundamental para que o desempenho profissional seja eficiente, isso desde o processo de recrutamento e seleção, onde compreendemos as expectativas do cargo, passando pelo onboarding, onde conhecemos mais profundamente os processos internos, até a delegação de tarefas de líderes para funcionários, que podem gerar conflitos no trabalho.

Além disso, a comunicação orienta o comportamento dos colaboradores e molda a cultura organizacional, podendo construir times resilientes ou prejudicá-los. 

Sendo assim, assegurar uma comunicação eficiente em toda a empresa é essencial para aprimorar a satisfação dos colaboradores, impulsionando produtividade e desempenho.

Para isso, você deve saber o que é fluxo de comunicação empresarial e quais são os 4 tipos.

Continue a leitura para descobrir!

O que é fluxo de comunicação empresarial?

Em essência, o fluxo de comunicação empresarial trata-se do caminho pelo qual as informações fluem, alinhando processos, metas, estratégias e garantindo clareza para todos os envolvidos. 

Este conceito é muito mais do que outro jargão empresarial que você incluirá em seu repertório, pois influencia diretamente no desempenho, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Em síntese, o fluxo de comunicação empresarial define o ponto de partida de uma informação, quem vai recebê-la, como, quando e por qual meio ela será transmitida. 

Compreender o que é fluxo de comunicação empresarial e quais os tipos o ajudará a:

  • evitar a fuga de talentos;
  • aprimorar a reputação da sua empresa;
  • fortalecer a cultura organizacional;
  • melhorar a tomada de decisão;
  • atrair novos talentos;
  • reduzir a rotatividade de funcionários;
  • elevar seus resultados;
  • melhorar o clima organizacional;
  • evitar conflitos.

Quais são os 4 tipos de comunicação empresarial?

Os 4 tipos de comunicação empresarial são:

  • Fluxo de comunicação ascendente;
  • Fluxo de comunicação descendente;
  • Fluxo de comunicação horizontal;
  • Fluxo de comunicação transversal.

Fluxo de comunicação ascendente

O fluxo de comunicação empresarial ascendente refere-se à transferência de informações dos colaboradores para os níveis hierárquicos superiores, envolvendo feedbacks sobre produtividade, processos internos, satisfação no trabalho e dúvidas.

Geralmente mais presente em lideranças democráticas, onde a expressão transparente dos colaboradores é valorizada, o fluxo ascendente é adotado em modelos bottom-up de comunicação

Este modelo propõe a construção de um ambiente aberto para ouvir equipes, e como efeito, os processos organizacionais são enriquecidos com sugestões de melhoria e inovação, contribuindo para elevar o nível de eficiência operacional.

Fluxo de comunicação descendente

Ao contrário do fluxo ascendente, que parte dos colaboradores para os líderes, a comunicação descendente é caracterizada pela transmissão de informações dos líderes para os funcionários.

Este tipo de comunicação ocorre quando os líderes repassam recados da alta gestão, delegam tarefas, estabelecem metas, explicam novos processos e comunicam normas e regulamentos. 

Predominante em empresas com lideranças autoritárias e modelos top-down, o fluxo descendente é comum em setores tradicionais específicos, como segurança pública e saúde.

Observa-se que, nas empresas onde o fluxo de comunicação empresarial descendente é o padrão, os líderes tendem a estar altamente engajados na estratégia e no monitoramento dos processos. 

Em contrapartida, o impacto da comunicação nas organizações quando é descendente é mercado pela gestão de pessoas que, muitas vezes, fica em segundo plano, sendo acionada apenas quando é necessário delegar tarefas ou fornecer críticas construtivas.

Fluxo de comunicação horizontal

Este tipo de comunicação ocorre entre colaboradores que compartilham o mesmo nível hierárquico, mesmo que pertençam a diferentes setores, estimulando a colaboração e o intercâmbio de informações.

Um exemplo paradigmático é o alinhamento entre times de atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Para ilustrar, quando um novo produto é lançado, a comunicação horizontal assegura que vendas compreenda como o produto está sendo divulgado, permitindo estratégias de comunicação eficazes. Além disso, o atendimento deve estar preparado para responder às dúvidas dos clientes sem equívocos. 

Quando esse fluxo não é estruturado corretamente, uma estratégia completa pode ruir, impactando as vendas e a experiência do cliente.

Fluxo de comunicação transversal

O fluxo de comunicação transversal é mais moderno e amplamente adotado por empresas inovadoras e startups. É caracterizado pela transmissão equitativa de informações entre colaboradores e gestores, independentemente de seus departamentos.

Ao contrário de abordagens mais tradicionais, o fluxo transversal evita a centralização, promovendo uma distribuição mais igualitária das informações. 

Essa dinâmica é especialmente prevalente em empresas menores, onde as barreiras de comunicação são naturalmente reduzidas em todos os níveis hierárquicos.

Desse modo, essa abordagem estimula a participação de todos os membros da equipe, contribuindo para um ambiente mais democrático e colaborativo. No entanto, gerenciar a comunicação interna pode ser desafiador, dada a complexidade inerente a um fluxo transversal. 

O que é employee experience?

Agora que você já entendeu o que é fluxo de comunicação empresarial e quais os seus tipos, devemos abordar o que é employee experience e como os fluxos interferem nesse tema.

Employee experience, em português, significa experiência do colaborador. Este conceito se refere a uma estratégia de gestão de pessoas que coloca o colaborador no centro das tomadas de decisão relacionadas a recursos humanos.

Isso significa que as práticas são voltadas para garantir que a jornada do funcionário, desde o processo de recrutamento e seleção até o desligamento seja a melhor possível.

O fluxo de comunicação empresarial interfere fortemente nessa experiência, afinal, trata-se da maneira como os colaboradores podem compartilhar, repassar e receber informações pertinentes sobre seu trabalho.

Sendo assim, os fluxos unilaterais, especialmente o fluxo de comunicação descendente, tendem a reprimir as considerações dos funcionários, que com isso, podem se sentir desvalorizados por não serem ouvidos.

A boa notícia é que as empresas estão entendendo o que é employee experience e sua importância não apenas para o bom desempenho dos funcionários mas, principalmente, para a saúde mental de todos na empresa.

Por isso, é possível observar muitas organizações apostando em um relacionamento mais horizontal, onde os funcionários podem trocar informações com suas lideranças sem complicações.

Saiba mais: Jornada de experiência do colaborador: como conduzir cada etapa?

Qual fluxo de comunicação empresarial escolher?

Ter equilíbrio é a regra do jogo. Nós entendemos que cada tipo de fluxo de comunicação possui seus pontos fortes e fracos, e nada te impede de adaptar o fluxo escolhido para garantir uma comunicação clara e objetiva com seus colaboradores.

Por exemplo, no momento em que você estiver realizando a análise de desempenho do processo de atendimento ao cliente, verificando diversos indicadores, métricas e feedbacks de clientes, é interessante solicitar o feedbacks dos agentes, que podem incrementar sua análise com a percepção de quem está na linha de frente do atendimento, lidando com os clientes diariamente. Este modelo se refere ao fluxo ascendente.

Por outro lado, quando o objetivo estratégico é definido e se torna necessário delegar tarefas e estabelecer metas, a aplicação do fluxo de comunicação descendente se mostra eficaz. Já para a gestão diária, o uso do fluxo transversal pode ser uma escolha adequada.

Agora que você já sabe o que é fluxo de comunicação empresarial, pode iniciar a implementação da abordagem mais adequada para otimizar a comunicação interna e promover um ambiente organizacional saudável e produtivo!

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