Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

IA em marketing: impactos, benefícios, exemplos e dicas de uso!

Por Zendesk

Última atualização em 19 fevereiro 2024

Já parou para pensar: onde a inteligência artificial está presente? 

Sabe quando você navega por um e-commerce e o site sugere produtos que podem te interessar? Pois bem, isso é um exemplo de uso da inteligência artificial – tecnologia que tem caminhado cada vez mais junto com o marketing.

A IA em marketing tem como foco otimizar as estratégias desse setor e promover melhoria da experiência do cliente, gerando mais oportunidades de vendas e fidelização.

No Brasil, segundo um levantamento feito pela Morning Consult para a IBM, 41% das empresas fazem uso de inteligência artificial em algum nível. Desse total, 30% explora os recursos de IA no marketing e nas vendas.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para promover uma reflexão sobre os impactos da inteligência artificial no marketing e como a IA pode ser aplicada nessa importante área do negócio.

Ao longo dos próximos parágrafos, você vai entender o que é inteligência artificial, seus benefícios e exemplos de estratégias para usar a IA em marketing.

Resumo
  • No marketing, a IA pode ser usada para identificar os padrões de consumo, entender o comportamento de compra, compreender as preferências e apontar tendências, além de sugerir soluções que façam sentido para cada cliente.

  • Um dos impactos da inteligência artificial no marketing é a possibilidade da hiper personalização das campanhas. Ao coletar e processar os dados dos clientes, as campanhas são direcionadas e têm resultados mais assertivos.

  • Os usos de IA no marketing envolvem: mapeamento da jornada do cliente, gestão data-driven, automação de tarefas, qualificação de leads, mídia paga, redes sociais, chatbots, sistema de recomendações e marketing de conteúdo.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é inteligência artificial?

Podemos definir o que é inteligência artificial como a capacidade que um software tem de “pensar” como um ser humano e executar tarefas complexas que, a princípio, somente seres inteligentes seriam capazes de fazer. Trata-se de uma tecnologia programada para identificar padrões, aprender, fazer correlações, analisar dados e chegar a conclusões de forma autônoma.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Para entender mais detalhadamente o que é inteligência artificial e sua história, recomendamos que você dê play no vídeo abaixo:

IA em marketing: como funciona?

A IA em marketing funciona em diversas frentes. Essa tecnologia está presente, por exemplo, na segmentação de clientes e do público-alvo, o que permite a adoção de estratégias de comunicação e marketing mais certeiras e efetivas.

A inteligência artificial aplicada ao marketing funciona também como um importante recurso para identificar padrões de consumo, entender o comportamento dos clientes, compreender suas preferências e apontar tendências. A partir disso, é possível sugerir soluções que façam mais sentido para cada cliente.

Por meio de um software de inteligência artificial, consegue-se promover a automação de marketing e, por exemplo, realizar disparos de e-mail marketing para visitantes que baixaram algum material educativo no blog da empresa. Ou então enviar uma mensagem via chatbot para consumidores que abandonaram o carrinho em uma loja online na intenção de convencê-los a finalizar a compra.

A inteligência artificial é um instrumento muito útil para otimizar as campanhas de marketing. Falaremos mais sobre isso no tópico sobre benefícios da inteligência artificial. Continue a leitura!

Quais são os impactos da inteligência artificial no marketing?

A inteligência artificial tem gerado muitos impactos para a área de marketing. Um deles é a hiper personalização das campanhas. Com a alta capacidade de coletar e processar dados dos clientes, é possível desenvolver campanhas muito direcionadas, oferecendo produtos ou serviços mais prováveis de serem comprados.

Se quiser se aprofundar neste tópico, sugerimos este episódio de mesa-cast sobre hiper personalização no marketing:

A IA em marketing também impacta a jornada do cliente e sua experiência com a marca. As interações em cada etapa são mais significativas para o processo de tomada de decisão de compra; o cliente percebe que a empresa compreende verdadeiramente suas dores e expectativas – o que é possível com um mapeamento feito com a ajuda de um software de inteligência artificial.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Quais são os benefícios da inteligência artificial no marketing?

Os principais benefícios da inteligência artificial no marketing incluem a otimização dos custos e dos esforços desse setor, a criação de campanhas mais efetivas e direcionadas, o fortalecimento da relação entre a marca e seu público e a melhoria da experiência do cliente.

A IA é uma grande aliada não apenas na atração de novas oportunidades de negócio, mas também nas conversões de leads e na fidelização dos clientes.

Abaixo, destacamos as principais vantagens do uso de IA em marketing:

1 – Otimização dos custos em marketing

Com o uso de sistemas inteligentes e capazes de processar grandes volumes de dados, a empresa consegue otimizar os custos em campanhas de marketing. Em vez de, por exemplo, investir em anúncios para um público geral, a inteligência artificial permite mapear quem são as pessoas mais propensas a serem impactadas pela mensagem e demonstrarem interesse por seu produto ou serviço.

2 – Escalabilidade das ações estratégicas

Escalabilidade significa, basicamente, fazer mais sem precisar aumentar os investimentos. No marketing, a inteligência artificial permite aumentar a escala das operações sem necessariamente ter que investir mais em pessoal ou infraestrutura.

Por exemplo, um sistema de atendimento dotado de IA é capaz de atender muito mais clientes e ao mesmo tempo. Isso impacta positivamente a satisfação e a experiência do cliente.

3 – Processos mais ágeis e desburocratizados

Um bom software de inteligência artificial em marketing garante maior agilidade para os processos desse setor. Adicionalmente, a burocracia é reduzida de forma significativa, assegurando uma jornada do cliente mais fluida.

Com a IA, fica mais fácil mapear essa jornada, identificar gargalos e corrigir o que for preciso. Os entraves burocráticos são mitigados e todos os dados mais relevantes sobre leads e clientes ficam centralizados em um único sistema.

4 – Melhoria da experiência do cliente

Com a inteligência artificial, é possível oferecer melhores experiências para os clientes da sua empresa. Ao entender melhor as preferências do seu público, é possível desenvolver ações que vão ao encontro delas e que facilitem a vida dos clientes.

Um exemplo é a possibilidade de fazer checkout em um clique nas compras de determinado e-commerce. Ou então um chatbot inteligente via WhatsApp para solucionar problemas de complexidade baixa e média em vez de ter que esperar por horas no telefone para ser atendido por um humano.

5 – Maior entendimento sobre como os clientes se comportam

Entender o comportamento dos clientes é extremamente valioso para qualquer empresa. Esse é um tipo de informação que pode dar outro rumo para as estratégias de marketing.

A depender de como os clientes se comportam nas redes sociais, por exemplo, é possível ajustar a comunicação online e criar campanhas coerentes a esse comportamento.

6 – Redução do churn

O churn é um indicador de desempenho que mensura a quantidade de clientes que abandonaram a sua empresa; ou seja, que optaram por interromper o relacionamento e não comprar mais os seus produtos ou serviços.

Com a inteligência artificial, seu time de marketing é capaz de mapear os motivos que podem levar seus clientes a tomar essa decisão. Dessa forma, você se antecipa e consegue desenvolver ações que impeçam que isso aconteça.

Veja também: O que é churn rate, como calcular + 10 dicas para ajudar a reduzir essa taxa

Como usar a inteligência artificial em marketing? 9 estratégias

Onde a inteligência artificial está presente?

Bom, a resposta é: em basicamente tudo à nossa volta. Desde as sugestões de filmes e séries pelo algoritmo da Netflix, passando pela função “autocomplete” das buscas do Google até as assistentes virtuais como a Alexa e a Siri e as conversas com chatbots durante uma solicitação de suporte técnico.

No marketing, são várias as possibilidades de estratégias para usar inteligência artificial. De um modo geral, elas incluem segmentação de clientes, a previsão comportamental e de tendências, as recomendações personalizadas de soluções e as interações mais ricas e significativas com o público.

Entenda como usar inteligência artificial em marketing a partir das 9 estratégias abaixo:

1 – Mapeamento da jornada do cliente

A inteligência artificial é capaz de mapear todos os pontos de contato entre o cliente e a marca durante toda a sua jornada. Com base nessa estratégia de mapeamento, tem-se mais clareza sobre suas dores e necessidades e sobre o momento em que os leads se encontram no funil de vendas.

2 – Gestão orientada a dados

O uso da IA favorece a adoção de uma gestão data-driven – orientada a dados. Em vez de recorrer meramente à intuição e achismos, as decisões dos gestores de marketing se baseiam em dados concretos – em tempo, isso não significa que a intuição e o “feeling” devam ser descartados.

A inteligência artificial garante mais objetividade à gestão, com análises precisas.

3 – Automação de tarefas

É possível também utilizar a inteligência artificial em marketing para automatizar uma infinidade de tarefas manuais, como o atendimento aos clientes, o disparo de e-mail marketing personalizado e a elaboração de relatórios de performance do setor.

A automação contribui para a redução de falhas humanas e para a otimização dos investimentos e esforços coletivos.

4 – Qualificação de leads

A qualificação de leads é uma etapa estratégica do processo comercial. Um software que possua inteligência artificial permite identificar quais estratégias de marketing têm maior potencial de gerar mais leads qualificados.

Adicionalmente, passa-se a ter mais clareza sobre o perfil de cliente ideal e que informações utilizar para fazer abordagens mais certeiras.

Dessa forma, obtém-se mais oportunidades de vendas com reais chances de fechar negócio.

Leia também: O que são leads qualificados?

5 – Investimento em mídia paga

Uma estratégia muito comum no marketing é o investimento em mídia paga. Por meio de anúncios nas redes sociais ou em mídias offline, a intenção é alcançar novos potenciais clientes e atraí-los para a empresa.

Com a inteligência artificial, o setor de marketing saberá quais são os canais em que o público que a marca deseja atingir mais consome e até mesmo a faixa de horário em que vale mais a pena entregar esse anúncio.

Além disso, a IA permite ajustar o discurso adotado nessa peças patrocinadas, com palavras-chave que sejam relevantes e persuasivas para sua audiência.

6 – Estratégia para redes sociais

O marketing para redes sociais vai além do que simplesmente criar um perfil para a sua marca no Instagram e no Facebook e postar qualquer conteúdo, sem o mínimo de critério ou planejamento editorial.

Com a ajuda da inteligência artificial, você consegue monitorar o perfil dos seus seguidores, o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, o alcance das suas postagens e o engajamento da sua audiência.

Dessa maneira, é possível adotar estratégias que fortaleçam a sua presença online e construa autoridade no seu nicho.

7 – Chatbots

Os chatbots são robôs conversacionais. Tratam-se de sistemas desenvolvidos com inteligência artificial para estabelecer diálogos com os clientes da forma mais natural possível, simulando a linguagem e o raciocínio humano na elaboração de respostas.

Essa estratégia é uma tendência que tende a ganhar ainda mais força nos próximos anos. Segundo o relatório CX Trends da Zendesk, 60% dos líderes planejam implementar experiências conversacionais para os clientes com o uso de assistentes virtuais.

Entenda mais: O que é chatbot de inteligência artificial? Vale a pena ter?

8 – Sistema de recomendação

Outra estratégia de IA em marketing que pode promover a melhoria da experiência do cliente e impactar positivamente as vendas é o sistema de recomendação.

Tenho certeza que você está familiarizado com esse recurso. Sabe quando você termina de ver um filme e a Netflix já te recomenda um título semelhante? Ou quando você faz uma compra na Amazon e, antes do checkout, o site te recomenda produtos que complementam aquele que você já escolheu?

Esses são exemplos de uso da inteligência artificial no marketing. O sistema de recomendação favorece a experiência do cliente nos pontos de contato com a marca.

9 – Marketing de conteúdo

A inteligência artificial pode ser muito útil para orientar a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. Com a análise de dados via software de IA, consegue-se mapear quais são os temas que mais interessam o seu público e, assim, orientar as pautas para a produção de conteúdos relevantes.

Dessa forma, amplia-se a chance de atrair potenciais clientes que enfrentam problemas que a sua empresa é capaz de solucionar – além de se posicionar como autoridade em determinados temas.

Leia também: Retenção e fidelização de clientes: como o marketing pode ajudar?

E então, ficou claro para você como usar IA em marketing? Investir nesse tipo de tecnologia pode elevar o nível de profissionalismo das suas estratégias de atração de clientes e de relacionamento.

Em adição à inteligência artificial, é interessante que você se mantenha atento também às principais tendências em experiência do cliente. Nesse sentido, recomendamos que você dê uma conferida no relatório CX Trends da Zendesk.

Confira insights valiosos com o que está por vir e o que vai ganhar ainda mais tração na área de Customer Experience. Vale a pena conferir!

Em paralelo, aproveite para fazer um teste gratuito das funcionalidades do Zendesk Service. Assim, você confere todas as funcionalidades que ajudam a alavancar os resultados das suas campanhas!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

Como identificar o perfil do cliente ideal? Guia completo

Descubra como identificar o perfil do cliente ideal para a sua empresa, a importância dessa definição e como ela afeta os resultados do seu negócio.

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
12 min read

Taxa de conversão: 7 maneiras de melhorar a métrica!

Veja o que é taxa de conversão, qual a importância e impacto dessa métrica para sua empresa + 7 dicas para melhorar esse índice!

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!