Artigo

Lidar com pressão no trabalho: entenda como fazer isso em 6 passos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 novembro 2021
Última atualização em 23 novembro 2021

Uma das perguntas mais comuns entre colaboradores e gestores de empresas é como lidar com a pressão no trabalho. Se por um lado esse é um problema pelo qual todo mundo vai passar ou já passou, por outro lado a boa notícia é que existem formas de amenizar seus impactos negativos. 

Os setores de vendas e atendimento são dois dos que sofrem mais com a pressão no ambiente de trabalho e existem efeitos positivos e negativos nisso. 

Os efeitos positivos estão atrelados a ampliação da concentração, que a pressão no ambiente de trabalho estimula entre os profissionais. A vontade de concluir um objetivo e se destacar na equipe se torna mais evidente quando há um certo nível de tensão e cobrança no ambiente. 

Além disso, existem pessoas que gostam de trabalhar sob pressão e se sentem mais motivadas nesses cenários.

Entretanto, trabalhar sob pressão também tem efeitos negativos, principalmente quando essa tensão é exagerada ou quando o profissional não tem as ferramentas certas para lidar com ela. 

Um alto nível de pressão gera estresse, perda da concentração, queda de produtividade no trabalho e muitos outros problemas que impactam, não apenas o profissional, como também o setor e a empresa em que ele trabalha. 

Então como lidar com pressão no trabalho? A seguir, listamos algumas dicas de como você pode tornar o seu dia a dia menos estressante. Ah! E para gestores que buscam soluções para controlar esse nível de pressão em suas equipes, essas dicas também são importantes!  

Como lidar com pressão no trabalho: 6 dicas práticas!

Confira nossa lista com seis dicas de como lidar com pressão no trabalho:

  1. Organize as prioridades
  2. Use sistemas de gestão de prazos compartilhadas 
  3. Use técnicas para ampliar sua produtividade
  4. Faça exercícios, durma e coma bem
  5. Delegue e conte com o trabalho em equipe
  6. Use a tecnologia a seu favor

Entenda mais sobre cada uma!

Organize as prioridades

Uma das razões mais comuns de estresse no trabalho é o acúmulo de atividades ao longo do dia.

Não é incomum percebermos que o dia passou e não fizemos nada do que deveríamos, ao mesmo tempo que estamos esgotados e não paramos um minuto na jornada do escritório. 

Isso causa ansiedade, estresse, cansaço e, claro, cobranças e pressão no ambiente de trabalho. 

Por isso, organize as suas prioridades e, caso seja um gestor, planeje as prioridades dos seus colaboradores. 

Dessa forma, as atividades mais urgentes serão realizadas dentro do prazo necessário, enquanto as demais podem ser organizadas ao longo da semana ou mês. 

Uma dica extra é definir um deadline para que as atividades que não são prioridade agora, sejam cumpridas, assim elas não se perdem, mas também não sobrepõem as que precisam de atenção imediata. 

Leia também: Como driblar o estresse no atendimento ao cliente?

Use sistemas de gestão de prazos compartilhados 

É fundamental, para o cumprimento da etapa anterior, que a empresa use ferramentas de controle de agenda que sejam compartilhadas.

Dessa forma, gestores e diretores podem acompanhar quando uma atividade será realizada por determinado colaborador, evitando que ele seja questionado com frequência sobre ela.

Esse tipo de questionamento constante, sobre quando determinada atividade será realizada, amplia a pressão no ambiente de trabalho de forma negativa. 

Por isso, ferramentas de colaboração e gestão como Trello podem contribuir para que toda a empresa tenha acesso a prazos e para que os profissionais trabalhem de forma mais organizada e produtiva. 

O Google Agenda também contribui para esse tipo de acompanhamento. 

Setores como vendas e atendimento tem muito a ganhar com ferramentas como CRM de vendas e software de atendimento ao cliente, que permitem:

  • organizar as atividades do setor por etapas, 
  • reúnem os dados dos clientes em um único ambiente,
  • concentram informações gerais sobre o fluxo de trabalho, 
  • automatizam tarefas repetitivas, 
  • possuem uma base de conhecimento completa e mais.

Use técnicas para ampliar sua produtividade

Outra razão muito comum da pressão no ambiente de trabalho é não conseguir fazer todas as atividades necessárias ao longo das horas no escritório. 

Para evitar isso, além de alinhar prazos, como indicamos acima, você também pode buscar por técnicas que vão contribuir para aumentar a sua produtividade. Ou seja, para que você consiga fazer mais em menos tempo. Algumas dessas técnicas são: 

Faça exercícios, durma e coma bem

Loucura? Não! Cuidar da sua saúde aumenta o bem estar e reduz o mau-humor, o que impacta na motivação e produtividade. 

Lembre-se de ter momentos de lazer, de descansar e estar com as pessoas que você ama. 

Isso tudo torna o dia a dia mais leve e prazeroso. 

Delegue e conte com o trabalho em equipe

Trabalhar em equipe, por si só, pode gerar ansiedade, entretanto, poder contar com outras pessoas para te ajudar na execução das funções do setor, é ótimo!

Delegar tarefas é uma prática muito simples para algumas pessoas, mas muito difícil para outras. 

Entretanto, ela pode reduzir muito o nível de pressão no ambiente de trabalho, principalmente, para os gestores. 

Quando um gestor delega uma atividade para um funcionário, além de diminuir a pilha de atividades que ele mesmo precisa realizar, ele motiva o colaborador que sente que o gestor confia nele. É claro que é necessário controlar o volume de atividades que já estão sob a responsabilidade do profissional, para que você não repasse a tensão para outra pessoa. 

Gestores preocupados em lidar com a pressão no trabalho devem buscar organizar as atividades de modo que toda equipe atue de forma similar, sem sobrecarregar um ou outro colaborador. 

Use a tecnologia a seu favor

Vivemos em uma realidade em que a tecnologia está em tudo, em todo lugar. Ela facilita a comunicação entre as pessoas e permite que uma série de processos sejam realizados mais rapidamente e com mais eficiência. 

Dentro da sua empresa a busca por essas características deve ser constante, por isso, a adoção de tecnologia para lidar com pressão no trabalho precisa ser considerada. 

Entre as ferramentas que podem fazer tudo isso por você, te apresentamos o sistema de CRM para equipe de vendas da Zendesk que pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias

Outra solução, o software de atendimento ao cliente, oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes, além de dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados do setor. 

Ambos oferecem recursos capazes de te ajudar a lidar com pressão no trabalho a partir de recursos que permitem:

  • automatizar uma série de atividades repetitivas, 
  • reduzir o volume de tarefas que precisam de um profissional para executá-las, 
  • reduzir o tempo gasto na realização de uma série de atividades, 
  • organizam as etapas de processos e fluxos de trabalho, 
  • ampliar a produtividade,
  • acompanham o desempenho de cada profissional e do setor, 
  • aumentam a qualidade da experiência do cliente com a empresa e mais, 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.