Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

O que aprendemos com o livro “Experiência do Colaborador”, de Jacob Morgon?

Por Zendesk

Última atualização em 23 Mai 2023

O livro “Experiência do Colaborador”, escrito por Jacob Morgan, demonstra a importância de oferecer um ambiente de trabalho positivo em uma companhia, coisa que diversas empresas já vem notando nos últimos anos. 

Segundo um estudo da Havard Business Review sobre o impacto do envolvimento dos colaboradores no desempenho de uma empresa, 71% dos entrevistados classificam

engajamento dos funcionários como muito importante para conseguir sucesso organizacional.

É por isso que neste artigo você encontra o que é experiência do colaborador, qual a importância de uma gestão de pessoas positiva e ainda conhece 3 lições que aprendemos com o livro “Experiência do Colaborador”. Vamos lá? 

O que é experiência do colaborador? 

A experiência do colaborador é a percepção que os colaboradores possuem ao trabalhar em uma empresa, considerando diversos fatores, como ambiente de trabalho, interações, cultura, gestão da liderança, práticas diárias, entre outras.

Ela vem sendo utilizada como forma de medir se o ambiente em questão é bom para trabalhar, uma vez que a percepção entre experiência positiva ou negativa pode impactar significativamente o engajamento, a produtividade e até mesmo a rotatividade em uma companhia. 

Qual a importância da gestão de pessoas?

Para desenvolver uma experiência do colaborador positiva, é necessário ter uma boa gestão de pessoas. Isso porque é essa área que cuida tanto dos processos profissionais, como seleção, recrutamento e treinamento de colaboradores, quanto processos de performance, como motivação, engajamento e desenvolvimento.

Uma boa gestão de pessoas, portanto, é capaz de aumentar a produtividade de uma empresa, reduzir a rotatividade, atrair talentos e criar uma cultura forte. É isso que demonstra o livro “Experiência do colaborador”. Vamos entender mais sobre a obra?  

Livro “Experiência do Colaborador”, de Jacob Morgan

O livro “Experiência do Colaborador”, de Jacob Morgan, busca ensinar como os líderes atuais podem criar um ambiente de trabalho que atraia, retenha e inspire os colaboradores, alcançando não só o seu bem-estar, mas também a melhora de desempenho e crescimento da empresa.

Publicado em 2017, o livro se baseia na ideia de que os colaboradores não se sentem tão motivados para trabalhar atualmente, o que gera maior rotatividade e queda do desempenho. Para mudar esse cenário, é preciso humanizá-los, investindo em uma boa experiência e uma cultura organizacional forte. 

Segundo Morgan, a experiência pode ser dividida em 3 partes: ambiente físico, ambiente cultural e ambiente tecnológico. No livro, ele explica melhor quais são as estratégias que funcionam para melhorar cada ambiente. 

Jacob Morgan é um autor best-seller internacional e palestrante que estuda sobre liderança, futuro do trabalho e experiência do funcionário. É autor best-seller de quatro livros, dentre eles “Experiência do Colaborador”. Se quiser conhecer mais o autor, assista abaixo ao seu Ted Talk, realizado em 2017. 

O que aprendemos com o livro “Experiência do Colaborador”? 

Separamos 3 lições que aprendemos com o livro de Morgan.

  1. O bem-estar dos colaboradores impacta os clientes: não basta focar apenas na satisfação dos clientes, é necessário entregar o mesmo cuidado aos colaboradores. É aí que muitas empresas pecam, pois não entendem que colaboradores felizes e motivados geralmente conseguem atrair mais clientes satisfeitos e fiéis. 
  2. Colaboradores são seres humanos, não máquinas: outro erro de algumas empresas é tratar os seus colaboradores exclusivamente como recursos, e não enxergá-los como seres humanos. Não basta oferecer apenas benefícios no final do mês, o ambiente de trabalho precisa ser inspirador e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. 
  3. Existem diversas formas de oferecer uma experiência completa: não existe uma regra única para oferecer um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Nem sempre o que é positivo para um colaborador, será para outro. É por isso que é importante apostar em mais de uma estratégia de bem-estar, visando suprir todos os tipos de necessidades, sejam físicas, culturais ou tecnológicas. 

Agora que você já entendeu os principais pontos apresentados no Livro “Experiência do Colaborador”, que tal utilizar esses conhecimentos para aprender como melhorar a cultura organizacional da sua empresa? 

Como melhorar a cultura organizacional?

Se você busca melhorar a cultura da sua empresa visando uma boa experiência do colaborador, pode começar apostando em 4 pontos muito importantes: desenvolvimento profissional, reconhecimento e valorização, segurança psicológica e flexibilidade e autonomia. 

  • Investir em desenvolvimento: permitir a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional é uma forma de engajar e aumentar a produtividade dos colaboradores, uma vez que eles se sentem em constante evolução. 
  • Promover reconhecimento e valorização: uma cultura que valoriza e reconhece as qualidades dos colaboradores também ajuda no bem-estar geral no trabalho.
  • Oferecer segurança psicológica: a segurança psicológica no trabalho está relacionada com a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. 
  • Permitir flexibilidade e autonomia: a flexibilidade e autonomia são fontes que permitem um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, reforçando que os colaboradores não são máquinas, mas sim seres humanos. 

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a atingir essas metas, oferecendo personalização da comunicação interna, gerenciamento de desempenho e promoção da transparência e colaboração entre os funcionários. 

Conheça o Zendesk corporativo!

Resumindo, a gestão de pessoas e a cultura organizacional são essenciais para o maior engajamento dos colaboradores e o bom desempenho de uma empresa, seja ela grande ou pequena. 

É justamente isso que afirma o livro “Experiência do Colaborador”, de Jacob Morgan. É um livro indicado para quem busca melhorar a experiência de trabalho dos seus colaboradores e criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos. 

Se você quer melhorar a experiência do colaborador na sua empresa e pretende implementar uma cultura organizacional estratégica e eficaz, vai precisar do suporte de ferramentas especializadas. É aí que entra a solução da Zendesk!

A Zendesk oferece uma solução completa que é fácil de usar e se adapta ao seu negócio, preparando as equipes para o sucesso e mantendo a empresa em sincronia. 

Com o Zendesk corporativo é possível manter as demandas dos colaboradores organizadas e priorizadas, liberando as equipes internas para se concentrarem nas tarefas gerais, enquanto a ferramenta auxilia na gestão da sua estratégia. 

Conheça agora mesmo e coloque em prática de modo eficiente a sua estratégia para trazer mais resultados para a sua empresa!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.