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Artigo 6 min read

Melhoria da experiência do aluno: 10 práticas que a sua escola precisa implementar

Por Zendesk

Última atualização em 25 setembro 2023

Promover a melhoria da experiência do aluno é um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino.

Esse é um trabalho contínuo e que se preocupa em garantir que os estudantes se mantenham engajados, motivados e satisfeitos durante o processo de aprendizagem.

A experiência tem a ver com o relacionamento que é cultivado entre a escola e o aluno, além da maneira com que ele percebe:

  • o ambiente escolar;
  • a relação com colegas, professores e gestores;
  • os canais de atendimento;
  • a metodologia de ensino e avaliação;
  • o impacto do ambiente externo no seu aprendizado, entre vários outros fatores.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com 10 dicas de melhorias possíveis na educação com foco na experiência dos seus alunos.

Continue a leitura e saiba que boas práticas implementar o quanto antes na sua instituição de ensino.

Melhoria da experiência do aluno: 10 dicas para implementar na sua escola

A experiência do aluno trata da percepção que ele tem sobre todos os elementos que integram o processo de aprendizagem e ensino.

Ela exerce influência sobre o nível de satisfação dos estudantes e, consequentemente, sobre a sua decisão em continuar matriculado (retenção), recomendar a escola para outras pessoas e até mesmo se matricular em novos cursos.

Para promover a melhoria da experiência do aluno, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática na sua escola ou instituição de ensino. Confira abaixo quais são elas:

1 – Ofereça uma boa infraestrutura para os alunos

A infraestrutura tem impacto direto na qualidade da experiência dos alunos de uma instituição de ensino. É preciso oferecer para eles um espaço adequado, bem climatizado, com redução de ruídos externos, mesas e cadeiras que favoreçam a ergonomia e aparatos tecnológicos que funcionem bem.

No caso da experiência EAD, a infraestrutura do sistema virtual de aprendizado precisa garantir que os alunos possam acessá-la de forma segura, sem ficar “travando” e com as páginas otimizadas para dispositivos móveis.

2 – Garanta a acessibilidade dos espaços

As melhorias possíveis na educação passam também pela garantia da acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A escola precisa ser um espaço inclusivo.

3 – Foque em um conteúdo de alto nível

Seja na experiência EAD ou presencial, a qualidade do conteúdo, incluindo o planejamento de aula, não pode ficar fora do seu radar.

Oferecer um conteúdo de alto nível para os alunos é indispensável para que ele tenha uma experiência positiva com a escola e alcance seus objetivos de aprendizado.

4 – Faça uso de multimídias

O uso de recursos multimídia pode contribuir para o engajamento dos alunos nas aulas e favorecer a absorção dos conteúdos ensinados na sala de aula. Vídeos, filmes, infográficos, audiobooks e mapas mentais são alguns exemplos de recursos que você pode implementar durante as aulas.

5 – Não subestime o poder da interatividade

Colocar o aluno em uma posição passiva em sala de aula é uma abordagem ultrapassada e que não favorece a experiência dele com a instituição.

Em vez disso, incentive a participação ativa dos estudantes, promova aulas interativas e debates.

6 – Incentive o desenvolvimento dos docentes

A experiência do professor em sala de aula também deve ser levada em consideração. Por isso, invista em treinamentos com foco em capacitar esses profissionais para lidar com os desafios pedagógicos, desde o uso de novas tecnologias no ensino às formas de enfrentamento ao bullying.

7 – Dê mais autonomia para os seus alunos

Para melhorar a experiência dos alunos, procure dar mais autonomia para eles. Quando os alunos têm mais controle sobre o próprio aprendizado, eles se sentem protagonistas desse processo – o que, de fato, eles são.

Como já mencionamos anteriormente, insistir na postura passiva dos alunos é algo ultrapassado.

8 – Utilize a tecnologia de forma estratégica

Não dá para falar sobre melhoria da experiência do aluno sem mencionar o uso estratégico da tecnologia.

Um exemplo desse uso pode ser a criação de uma plataforma online para postar conteúdos e materiais complementares, realizar fóruns de discussão sobre temas específicos, compartilhar experiências, fazer uso da gamificação, etc. 

Mas, para que essa estratégia de melhoria da experiência seja bem sucedida, é necessário garantir que todos os alunos tenham acesso às ferramentas tecnológicas necessárias.

9 – Ofereça um atendimento de qualidade

A experiência dos alunos também está diretamente relacionada à qualidade do atendimento que a escola oferece para eles.

É muito importante que sejam disponibilizados diferentes canais de comunicação e que eles operem de forma integrada. Além disso, o atendimento deve ser rápido, eficaz e humanizado.

Para isso, procure investir em treinamentos periódicos para o time de atendimento da sua instituição de ensino. Todos os profissionais dessa área estratégica devem saber como lidar em determinadas situações, de que maneira utilizar o sistema de atendimento, quais protocolos seguir, etc.

10 – Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação podem te ajudar a obter insights valiosos sobre melhorias possíveis na educação.

Essa é uma ferramenta que permite entender como os alunos percebem sua instituição e as expectativas deles. Além disso, as pesquisas possibilitam identificar o que pode ser feito para melhorar a experiência dos estudantes no processo de aprendizagem e ensino.

Veja também: [GUIA] Pesquisa de satisfação do cliente: SUPER completo

E então, gostou das nossas dicas para melhoria da experiência do aluno?

Dedicar-se a esse aspecto é fundamental para reter e também atrair novos estudantes para a sua escola.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada para aprimorar a experiência dos alunos e fazer uma gestão mais qualificada e eficiente de toda a jornada deles.

Um software de atendimento, como o Zendesk Service, pode te ajudar a oferecer melhores experiências.

O Zendesk Service é uma plataforma robusta que coloca à sua disposição todos os recursos necessários para:

  • personalizar experiências;
  • analisar, monitorar e atender as necessidades dos clientes (no caso, alunos, pais e responsáveis);
  • integrar todos os dados relevantes dos alunos;
  • ganhar escala no atendimento com conteúdo de autoatendimento;
  • gerenciar e responder às demandas em um espaço unificado, e muito mais.

Veja uma demonstração do Zendesk Service e comece o período de avaliação gratuita dessa ferramenta na sua instituição de ensino.

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