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O que é outsourcing?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 25 fevereiro 2021

O que é outsourcing

Para gestores, saber o que é outsourcing pode significar o alcance de resultados melhores para a empresa.

Outsourcing é um termo em inglês bastante utilizado no mundo corporativo para definir a contratação de outras empresas para prestarem serviços especializados.

O outsourcing atende a necessidade de mão de obra qualificada e também quando a empresa contratante não tem a infraestrutura adequada para executar determinado processo.

O que é outsourcing?

Para saber o que é outsourcing, podemos começar com uma explicação sobre a formação desse termo.

Outsourcing vem da junção das palavras em inglês out, que significa fora, e source, que quer dizer origem, fonte. Assim, outsourcing pode ser definido como “algo fora da sua fonte”. 

No meio corporativo, o termo é usado para definir a terceirização de atividades que são imprescindíveis para o funcionamento de uma empresa, porém não fazem parte pontual do seu negócio principal. 

Essas atividades compreendem não apenas serviços que não são o core business da empresa, mas também atividades que podem resultar em parcerias estratégicas entre contratante e contratada.

Qual o objetivo do outsourcing?

O objetivo do outsourcing é trazer para a empresa contratante a expertise e/ou a infraestrutura que necessita para desempenhar as suas atividades.

Quando se compreende o que é outsourcing, entende-se se tratar de uma parceria entre empresas que pode ser aplicada em diferentes departamentos, tais como financeiro, tecnologia, comunicação etc. 

Qual a diferença entre terceirização e outsourcing?

Ainda que outsourcing seja a contratação de uma empresa para prestar serviços para outra empresa, esse conceito é um pouco diferente da terceirização.

De modo geral, a terceirização é um termo mais utilizado para definir serviços braçais, sem foco técnico especializado, tais como limpeza, portaria e segurança.

Já o outsourcing requer conhecimentos técnicos bastante específicos em determinada área. 

Por isso, muitas vezes, essa contratação é tratada como uma estratégia de crescimento para o negócio, podendo também benéfica a médio e longo prazo para a empresa contratante.

O que é uma empresa de outsourcing?

Uma empresa de outsourcing é um modelo de negócio que atua prestando serviços dentro de uma área de atuação específica.

Esse tipo de empresa tem como objetivo principal garantir que o seu contratante receba os serviços especializados de que tanto precisa.

Por que trabalhar com uma empresa de outsourcing?

Uma empresa de outsourcing permite que você foque apenas no seu core business, deixando os demais processos necessários para o funcionamento do seu negócio a cargo de especialistas.

Com isso, a contratação de uma empresa de outsourcing ajuda a:

  • Aumentar a produtividade

  • Conquistar vantagem competitiva 

  • Padronizar processos

  • Tornar o negócio escalável

Quais tipos de empresas outsourcing existem?

Na busca em saber mais sobre o que é outsourcing, se descobre que vários segmentos contemplam esse conceito.

Entre os tipos de empresa outsourcing que podemos citar como exemplos estão:

  • Tecnologia da Informação

  • Contabilidade

  • Marketing

  • Publicidade

  • Advocacia

  • Recursos Humanos

  • Atendimento ao cliente

Aproveite e leia também “Consequências do mau atendimento ao cliente: o que pode acontecer?

Quais as vantagens e desvantagens do outsourcing?

Para saber de maneira completa o que é outsourcing é bem importante conhecer as vantagens e as desvantagens desse processo.

Assim, as principais vantagens do outsourcing são:

  • Possibilidade de aumentar a rentabilidade da empresa

  • Acesso à mão de obra altamente qualificada

  • Acesso a tecnologias, equipamentos e maquinários mais modernos

  • Redução dos custos operacionais incluindo, por exemplo, gastos com folha de pagamento de funcionários

  • Aprimoramento dos processos
  • Maior flexibilidade às adaptações do mercado

  • Possibilidade de atender a uma demanda pontual, evitando investimentos maiores

  • Entrega de resultados mais satisfatórios aos clientes

  • Melhora da gestão, visto que se tem a oportunidade de focar no principal ponto de atuação da empresa

Leia também: “Qual a importância da gestão de processos nas empresas: tudo o que você precisa saber

Com relação às desvantagens do outsourcing podemos citar:

  • Contratação de uma prestadora de serviços inadequada

  • Conflito de interesses

  • Baixa qualidade do serviço prestado

  • Incompatibilidade entre a cultura organizacional da contratante e da contratada
  • Não atendimento das expectativas

  • Quebra de confidencialidade

O que é outsourcing de TI?

Independentemente do segmento, é bem importante também que os gestores compreendam o que é outsourcing de TI.

Outsourcing de TI, ou seja, Tecnologia da Informação, consiste na contratação de uma empresa terceira especializada nesse setor.

Dica de leitura “Tecnologia da informação nas empresas: o que é, qual a importância e 4 tendência que merecem sua atenção

Qual a importância do outsourcing de TI?

Ainda que a sua empresa não seja voltada para o ramo da tecnologia, certamente, ela é parte fundamental do seu dia a dia.

Assim, o outsourcing de TI se torna importante para trazer para um negócio que não atua nesse segmento todo o conhecimento e soluções necessárias para poder operar com bons resultados.

Quais as principais vantagens do outsourcing de TI?

Entender mais sobre o que é outsourcing de TI inclui conhecer também as suas vantagens. 

As que mais se destacam são:

  • Garantia de serviços de qualidade

  • Contar com suporte especializado

  • Melhorar a performance do setor de TI da empresa contratante

  • Otimizar a gestão do departamento de TI

  • Reduzir custos operacionais

  • Manter os sistemas e equipamentos sempre atualizados

  • Ter a chance de contratar serviços sob demanda

As empresas estão passando por uma importante transformação digital. O outsourcing pode ajudar nesse processo.

Confira o artigo “O impacto da transformação digital: principais desafios e tendências para as organizações” e entenda mais sobre essa mudança.

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