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SNAP Selling: o que é e como bombar suas vendas com um método ágil?

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2023

SNAP Selling é uma metodologia de vendas que tem como objetivo criar um processo comercial baseado em quatro aspectos principais: simplicidade, novidade, alinhamento e prioridade. 

Esses quatro elementos são, na verdade, os termos contidos no acrônimo “SNAP”. 

Mas, na prática, como aplicar o SNAP Selling? O que cada uma dessas palavras quer indicar em uma estratégia de vendas? Continue lendo, e descubra!

O que é SNAP Selling?

Como dissemos na introdução deste artigo, o SNAP Selling é uma metodologia de vendas ágil. Mas, o que esse termo significa na prática? 

Agilidade, dentro do SNAP Selling é traduzida pelos termos que compõem a sigla. Por isso, vamos explicar mais sobre cada um deles, a seguir.   

Simplicidade

Você já teve a experiência de querer comprar algo e ter que lidar com um vendedor que falava demais, mas que dizia pouca coisa sobre a solução e o que ela poderia fazer por você? 

Na metodologia do SNAP Selling o vendedor deve ir direto ao ponto, ser claro e conciso. 

Com as mudanças de comportamento do consumidor que aconteceram nos últimos anos, a velha lábia de vendedor falastrão já não é bem vista. 

Seja simpático, educado, busque por conexão com o cliente, mas tudo isso com um foco claro: ser transparente e simples. 

Lembre-se também de que a prática da escuta ativa pode contribuir para entender o que o cliente precisa e ir direto ao ponto em uma conversa.

O SNAP Selling tem como prioridade evitar termos confusos e simplificar as interações com os clientes.

Novidade

A novidade vai contribuir para que você diferencie o seu produto ou serviço de outros que os consumidores podem encontrar no mercado. 

Aliar a simplicidade e a novidade vai contribuir para que o cliente, ao ter contato com outra solução, tenha claro qual é o diferencial da sua. O que você oferece que o concorrente não. 

Ao identificar o novo em sua oferta, o processo de tomada de decisão do cliente é acelerado, principalmente em etapas de avaliação das opções que ele tem disponível.

Idealmente, essa “novidade” deve ser algo de valor para a persona, ou o perfil de cliente ideal da empresa. Caso contrário, é provável que o esse “novo” não gere a diferenciação e preferência desejada. 

Alinhamento

Como dissemos acima, a novidade apresentada por sua empresa deve ser clara para o cliente e em sintonia com o que ele deseja. 

Na prática, alinhar expectativas é uma etapa indispensável para o SNAP Selling. 

Além de contribuir para a clareza do que está sendo vendido, e para simplicidade do que é apresentado, o alinhamento entre vendedor e cliente gera engajamento e satisfação.

Isso sem contar que contribui para eliminar as objeções de clientes, tornando a passagem do consumidor pelas etapas do funil de vendas, mais ágil.

Alinhar expectativas é deixar claro qual é a obrigação de cada uma das partes e o que pode ser esperado delas.

Prioridades

Quais são as prioridades dos clientes e como a sua empresa pode atendê-las? Essa é a pergunta que deve guiar seu processo de vendas desde o início. 

Entender as prioridades dos clientes vai te ajudar a construir um discurso de venda que seja simples e direto, capaz de alinhar expectativas e destacar a novidade que realmente impacta a jornada de compra do cliente.  

A metodologia de SNAP Selling deve resultar um processo de vendas centrado no cliente, entendendo o que ele precisa e destacando se e como a empresa vai ajudá-lo a alcançá-lo. 

Como aplicar o SNAP Selling?

O primeiro passo para aplicar o SNAP Selling foi o que você já deu até aqui: entender o que é a metodologia e quais os aspectos devem ser cumpridos.

Entretanto, para colocar em prática e realmente aplicar o SNAP Selling outras etapas também precisam ser cumpridas:

  1. Entenda quem são as personas do negócio
  2. Mapeie a jornada de compra do cliente
  3. Entenda qual é a proposta de valor do seu produto ou serviço
  4. Identifique possíveis objeções de compra
  5. Analise indicadores de vendas para otimizar processos
  6. Crie um discurso de vendas eficiente
  7. Use a tecnologia para acompanhar cada etapa do funil de vendas

Acompanhe cada etapa, a seguir.

Entenda quem são as personas do negócio

Ao longo deste artigo falamos sobre a necessidade de entender e atender às personas da empresa. 

A partir dessa compreensão é possível identificar desejos, necessidades e características que possam contribuir para a construção de um processo de vendas e um discurso mais alinhado ao consumidor.

Sem dúvidas, isso torna a etapa comercial mais ágil, garantindo que você conseguirá tocar exatamente onde dói no cliente, chamando a atenção dele para o que você tem a dizer. 

Mapeie a jornada de compra do cliente

Compreender quais são as etapas da jornada do cliente vai contribuir para que sua equipe possa otimizá-la, fazendo o consumidor andar mais rápido por cada fase. Tudo isso por meio de materiais alinhados às demandas e lacunas de cada estágio dessa caminhada. 

Entenda qual é a proposta de valor do seu produto ou serviço

O que o seu produto ou serviço tem a oferecer ao cliente? Quais os seus diferenciais? Quais “dores” você resolve? 

Sua equipe comercial deve ter todas essas respostas claras em suas mentes e presentes em suas scripts.

Identifique possíveis objeções de compra

Os consumidores estão ficando mais exigentes e o acesso a internet possibilitou que eles tenham mais acesso à informação. Diante disso, mais dúvidas e objeções sobre porque escolher a sua empresa podem surgir.

Ao mapear as objeções mais comuns e criar respostas para cada uma delas, você torna sua equipe mais preparada para superá-las. 

Analise indicadores de vendas para otimizar processos

Os indicadores de venda vão te ajudar a entender onde estão os principais problemas do processo comercial atual.

A partir dessas informações é necessário tomar atitudes para eliminar gargalos, processos ineficientes e etapas desnecessárias.

Lembre-se que o  SNAP Selling é uma metodologia ágil de vendas. 

Crie um discurso de vendas eficiente

Todas essas etapas te trouxeram até aqui. É hora de criar um script e um discurso de vendas que esteja alinhado a tudo o que foi apresentado, garantindo o atendimento aos quatro aspectos centrais de modelos de vendas SNAP Selling. 

Para te ajudar nessa etapa, indicamos que acesse o artigo, “Entenda o que é pitch de vendas e a importância dessa estratégia para vendedores”

Use a tecnologia para acompanhar cada etapa do funil de vendas

Uma das regras centrais para quem deseja tornar o processo comercial mais eficiente é acompanhar cada etapa por meio de uma ferramenta que faça a gestão do pipeline de vendas

Um CRM de vendas deve ser capaz de realizar uma série de ações fundamentais para a aplicação do SNAP Selling como centralizar informações, acompanhar todos os leads, identificar prospects mais qualificados, oferecer acesso a histórico e muito mais. 

O CRM da Zendesk oferece ajuda a melhorar a produtividade e os processos da sua equipe de vendas, tornando-os mais ágeis e eficientes. 

Além disso, facilita a visibilidade do pipeline e combina um sistema de análise de dados para melhoria e otimização das suas estratégias. 

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