Ir para o conteúdo principal

Artigo 9 min read

O que é BI e Analytics? Para que serve Business Intelligence?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 19 setembro 2023

O Business Intelligence (BI) e Analytics são dois conceitos fundamentais para obter e analisar dados do desempenho de qualquer negócio. São informações que auxiliam nos objetivos empresariais a curto e longo prazo. 

É sempre importante lembrar que a tomada de decisões nas organizações deve ser baseada em dados, e não em “achismos” ou palpites. A cultura data driven, por exemplo, deve ser adotada em todos os setores de uma empresa.

No entanto, embora a geração de dados nos últimos anos seja a maior da história, segundo uma pesquisa publicada pela multinacional Cisco, 99,5% desses dados coletados nunca são usados ou analisados.

Na atual economia digital, esse potencial desperdiçado impede que as empresas possam continuar crescendo cada vez mais. Assim, podemos ver a importância do Business Intelligence (BI) e Analytics para coletar e analisar dados de forma correta para construir um forte planejamento no mercado.

Continue a leitura e descubra as respostas para as seguintes perguntas:

  • o que é BI (Business Intelligence?);

  • o que é Business Analytics?;

  • qual a diferença entre Business Intelligence e Analytics?;

  • por que sua empresa precisa de BI e Analytics?.

Primeiro, vamos começar com o que é BI e para que serve de fato!

O que é BI (Business Intelligence)?

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português, é a captação de dados para transformar em informações e conhecimentos que podem ser utilizados como base na tomada de decisões nas organizações.

Em outras palavras, o objetivo do Business Intelligence é utilizar os dados para monitorar os resultados previamente estabelecidos e gerar informações que sirvam como insights

O Business Intelligence fornece resumos e históricos de dados passados para auxiliar no planejamento dos próximos passos de forma mais eficiente, levando em consideração os erros e acertos na hora de tomar novas decisões.

Por meio de uma boa estratégia de BI, uma empresa consegue aprimorar diferentes áreas e aspectos de seu desempenho. Na prática, o Business Intelligence serve para:

  • gerenciar as métricas de desempenho;

  • analisar os resultados de campanhas;

  • automatizar a geração de relatórios;

  • visualizar o estoque e as vendas em tempo real;

  • identificar novas oportunidades de negócios;

  • fazer um planejamento estratégico mais assertivo.

Para que tudo isso seja possível, existem poderosos softwares de Business Intelligence que coletam e analisam os dados. Algumas das soluções mais famosas são:

  • Google Data Studio;

  • Adobe Analytics;

  • IBM Watson Analytics;

  • Microsoft Power BI.

Para exemplificar essas ferramentas, escolhemos a solução da Microsoft. Confira um pouco mais sobre o que é Power BI e para que serve!

O que é Power BI e para que serve?

De forma resumida, Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que oferece uma série de serviços para transformar dados não relacionados em informações coerentes, visuais e interativas.

O Power BI permite gerar uma visão de 360º dos indicadores mais importantes de sua empresa, tudo em um só lugar e em tempo real. Ele serve tanto para usar em pequenos trabalhos mais simples no Excel ou em seu banco de dados, quanto para grandes volumes de informações a nível empresarial.

Aproveite para ler: o que é Inteligência de Mercado e como implementar nos negócios?

O que é Business Analytics?

O Business Analytics, ou Análise de Negócio, pode ser visto como uma evolução do Business Intelligence. Apesar das semelhanças, o BA (Business Analytics) é uma solução mais avançada que facilita o processo de decodificar informações e analisar dados.

O conceito de Business Analytics passa pelas decisões data driven, que citamos mais acima, com o objetivo de obter informações sobre os motivos que levaram os processos a acontecerem de determinada maneira e recomendar as próximas etapas.

A principal ideia do Business Analytics é focar na ação após interpretar os dados, e não somente compreender a situação. Sendo assim, o Business Analytics se caracteriza pela sua velocidade, otimização e resultados práticos, qualitativos e quantitativos. 

Relatório da Forrester: Transformações digitais bem-sucedidas se concentram em três elementos principais

Qual a diferença entre Business Intelligence e Analytics?

Embora tenham propósitos parecidos e possam trabalhar em conjunto para o planejamento estratégico, a diferença entre BI e Analytics pode ser compreendida pelas suas aplicações e metodologias.

O Intelligence Business se concentra em coletar, armazenar e analisar dados antigos e atuais a fim de entender o que aconteceu e por que aconteceu. É uma abordagem útil para gestores que estão em início de planejamentos estratégicos.

O objetivo do BI é avaliar dados anteriores e fornecer novas perspectivas sobre informações atualmente conhecidas.

Por outro lado, o Business Analytics envolve recursos e métricas de dados com esforços direcionados para análises e metodologias que procuram antecipar tendências e resultados. 

Isto é, o BA procura responder perguntas, como “essa tendência vai continuar?”, “o que acontecerá se mudarmos alguma coisa?” ou “como os consumidores vão se comportar em relação a isso?”.

Em outras palavras, enquanto o Business Intelligence tem uma abordagem reativa na análise de dados, o Business Analytics tem um enfoque mais proativo

Por que sua empresa precisa de BI e Analytics?

Agora que já sabe o que é BI e o que é Business Analytics, vamos nos aprofundar mais na importância de ambos para o sucesso do seu negócio. Confira os motivos para utilizar Business Intelligence com Analytics em sua empresa!

1. Auxilia a tomada de decisões

Como falamos desde o começo deste artigo, é preciso tomar decisões que sejam baseadas em dados sólidos e precisos. Portanto, o uso do BI e Analytics fornece todos os recursos e relatórios rápidos para seguir pelo melhor caminho.

A tomada de decisões é o processo de escolha entre possíveis alternativas existentes. No caso da tomada de decisões nas empresas, são opções que afetam o sucesso e os resultados do negócio, podendo gerar riscos ou novas oportunidades.

2. Identifica tendências de consumo e comportamento

Novas oportunidades aparecem todos os dias graças às rápidas mudanças no mercado, especialmente o digital. As tendências de consumo e comportamentos dos consumidores podem se transformar em questão de semanas e meses conforme suas necessidades e desejos.

Por isso, o Business Intelligence (BI) e o Analytics possibilitam identificar padrões de seus clientes, como a região de onde são, quais produtos ou serviços preferem, faixa etária, preferências de atendimento e muito mais.

Com uma boa estratégia de Business Intelligence e Analytics, a sua empresa tem a chance de sair na frente da competição, antecipar necessidades e se preparar para atender novas demandas do mercado.

3. Centraliza as informações

Uma abordagem com informações centralizadas reúne todas as informações em um único local para análise, o que ajuda as empresas a aproveitar as oportunidades, neutralizar ameaças e mitigar riscos em um mercado dinâmico e competitivo.

Com a centralização, a empresa consegue criar um conjunto único e consistente de dados de negócios que facilitam a visão atual das informações em toda a organização

Assim, é possível reduzir as despesas gerais porque substitui vários esforços operacionais redundantes. A centralização das informações também pode promover uma maior comunicação e colaboração entre equipes.

4. Melhora a eficiência e produtividade

Outra vantagem do BI e Analytics é o fato de aumentar a eficiência e produtividade nos processos empresariais, incluindo o trabalho operacional e administrativo que pode ser automatizado com o sistema. 

As ferramentas de Business Intelligence e Analytics fazem o trabalho que os funcionários de entrada de dados ou analistas normalmente teriam, como organização de dados, eliminação de duplicação e outras tarefas repetitivas.

Então, os colaboradores podem se dedicar a tarefas mais estratégicas. Além disso, conseguem economizar tempo e dinheiro enquanto reduzem o erro humano, uma vez que os sistemas podem identificar gargalos em suas operações, como pontos problemáticos, ineficiências na fabricação, operações e vendas. 

5. Aumenta os resultados e os lucros

Não há como negar o principal objetivo de usar o Business Intelligence e Analytics: aumentar os lucros da empresa. Afinal, a finalidade da estratégia é utilizar dados para aumentar o número de vendas.

O BI e Analytics são fundamentais para monitorar tendências de negócios, detectar eventos significativos e obter uma visão completa do que está acontecendo dentro de sua organização. 

Vivemos em um dos mercados mais competitivos da história. Os avanços tecnológicos e a economia global favorecem as grandes empresas, portanto é preciso se manter competitivo com as ferramentas disponíveis.

As ferramentas de business intelligence oferecem a tecnologia necessária para que as empresas possam gerenciar seus dados com eficiência com uma visão centralizada das métricas mais importantes que as empresas precisam para se manter à frente de seus concorrentes.

6. Melhora o atendimento ao cliente

Não é só nas vendas que o BI e Analytics podem trazer mais resultados. Quando utilizado para o atendimento ao cliente, a Inteligência de Negócios e análise de dados coleta informações importantes dos consumidores de toda a empresa para gerar insights valiosos.

Essas descobertas podem ajudar nas estratégias de marketing, no desenvolvimento de produtos e na orientação da experiência do cliente.

Com a ferramenta certa, é possível registrar e armazenar os dados dos seus clientes para serem usados pela sua equipe de atendimento. Assim, você abre as portas para relacionamentos de longo prazo e para a fidelidade dos clientes. 

Ao usar a análise de dados do business intelligence com analytics, você consegue entender sua base de consumidores, superar as expectativas e identificar oportunidades para melhorar!

Como usar a inteligência artificial para um atendimento inteligente?

Utilize dados para um processo de vendas mais eficaz

Agora que entendeu o que é BI e Business Analytics, evite ser surpreendido no fim do semestre fazendo previsões corretas e gerenciando seu pipeline em tempo real

O Zendesk Sell oferece uma visibilidade total do pipeline para que você possa planejar, monitorar, gerenciar e analisar o processo de vendas. 

Detalhe seus dados de vendas com painéis pré-criados ou crie seus próprios relatórios, personalizando facilmente com uma interface de apontar e clicar.

Obtenha dados, informações e visualize mais rapidamente novas oportunidades de negócios. Confira agora mesmo os recursos do Zendesk Sell e aproveite para fazer uma avaliação gratuita!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!