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Como alavancar as vendas na internet via chat em tempo real? 3 razões + 6 ações

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Que tal descobrir como alavancar as vendas da sua empresa utilizando o chat como estratégia? Sim, isso é possível!

A maioria das empresas, quando pensa em chat em tempo real, logo imagina apenas o serviço de suporte ao cliente. No entanto, essa solução também é uma forte aliada dos representantes de vendas

Isso porque o chat de vendas oferece uma linha direta entre esse profissional e seus potenciais clientes.

Você deve estar se perguntando “mas de que forma isso é possível?” Simples! Soluções de atendimento em tempo real permitem responder os clientes mais rapidamente, contribuindo para que tomem sua decisão de compra também em menos tempo.

Agora que sabe disso, veja como alavancar as vendas da sua empresa utilizando um chat em tempo real e, assim, gere mais leads, identifique novas oportunidades de negócio e melhore suas taxas de conversão!

Por que utilizar chats em tempo real ajuda a vender mais?

Buscar formas de como alavancar as vendas é uma constante em qualquer empresa que queira crescer e lucrar mais. O que poucos sabem é que o chat de vendas pode ser um forte aliado nessa conquista. 

A solução vai muito além da área de atendimento ao cliente, pois permite um atendimento mais ágil pela equipe de vendas, bem como identificação de novas oportunidades de negócios.

Assim, se você quer saber como alavancar as vendas da sua empresa, veja 3 razões para que vender por chat faça sentido.

 Cria uma linha direta com os clientes

Uma pesquisa da Harvard Business Review constatou que, quanto mais rápida for a resposta a um contato feito via web, maior a probabilidade de a empresa conseguir fechar a venda.

Quando a resposta ao lead é dada na primeira hora do seu contato, há 7 vezes mais chance de o representante de vendas conseguir falar com quem toma a decisão de compra.

Assim, um chat em tempo real se torna uma excelente maneira de conseguir atingir esse objetivo e, com isso, aumentar as possibilidades de vender.

Promove uma interação mais dinâmica

Integrar um chat de vendas ao site da sua empresa permite que seus representantes conversem diretamente com os visitantes, otimizando o atendimento e gerando novos leads.

Além disso, se a conversa evoluir, pode conduzi-la para outros canais de atendimento, como e-mail, voz, mensagem de texto, entre outras.

Gera novas oportunidades de negócio

Integrar o chat de vendas ao seu software de CRM é outra forma de aumentar o volume de vendas com essa solução.

Isso é possível porque esse software centraliza todas as informações e interações com o potencial cliente. Dessa forma, o vendedor tem uma visão clara de qual fase do funil de vendas no CRM o lead está, contribuindo para oferecer o produto/serviço certo, na hora certa.

O uso do CRM aliado ao chat de venda promove um atendimento mais ágil, pois permite, em poucos segundos, ter informações como:

  1. Há quanto tempo ele é cliente

  2. Quais produtos comprou no passado

  3. Quantas vezes acessou a página de preços

Com informações como essas em mãos, é possível enviar uma mensagem direcionada e personalizada ao cliente, explicando os benefícios e diferenciais do que está comercializando.

Além disso, também permite compartilhar histórias de sucesso, ou mesmo oferecer descontos especiais que ajudem na sua tomada de decisão.

Como representante de vendas, nem sempre é óbvio quando um cliente pode se beneficiar de um novo produto ou de uma expansão do pacote que já têm. No entanto, com a integração dessas duas ferramentas fica mais fácil identificar essas oportunidades.

Como alavancar as vendas com chats?

Saber como alavancar as vendas inclui conhecer nossas soluções e tecnologias para o seu negócio. No caso do chat de vendas, por exemplo, é comprovado que ele ajuda a aumentar as taxas de conversões.

Uma empresa parceira da Zendesk, por exemplo, conseguiu aumentar suas conversões em 29% utilizando o Zendesk Chat.

Podemos citar também a Gympass, plataforma mundial de descoberta de atividades físicas. Entre os produtos Zendesk que a empresa utiliza, estão o Zendesk Support, o Chat, o Guide e o Explore.

Juntas, as soluções ajudam a Gympass a resolver mais de 100 mil tickets por mês em 14 países diferentes.

Segundo a empresa, o uso de soluções integradas aumentou entre 20% a 30% na produtividade do time. O chat, inclusive, é uma das ferramentas que ganha destaque.

Para entender o passo a passo de como alavancar as vendas online, assista ao webinar completo a seguir. 

Nele, você vai aprender em detalhes:

  1. como configurá-lo passo a passo (incluindo automatizações),
  2. como criar e/ou integrar o chat ao processo atual de vendas,

  3. e como mostrar resultados do chat de vendas com os relatório de performance

Para conferir tudo isso e muito mais, é só apertar o play no vídeo abaixo: :

Além disso, se você quer saber como alavancar as vendas utilizando o chat e integrando soluções, é interessante que conheça a integração do Sell, nosso CRM de vendas, com o Chat da Zendesk.

O que é a integração do Sell + Chat da Zendesk?

A integração do Sell + Chat da Zendesk oferece todas as vantagens que citamos até agora. Ou seja, com ela sua equipe de vendas podem usar o chat para gerar leads e melhorar as taxas de conversão, bem como centralizar dados e interações dos clientes.

Com as 2 ferramentas integradas é possível conversar com os visitantes do site e adicioná-los ao seu pipeline diretamente da interface de CRM.

Além disso, seus representantes podem identificar oportunidades de aumento de vendas combinando chats abertos com clientes existentes em sua conta do Sell.

Veja 6 ações que podem ser feitas com essa integração:

  1. Transformar em leads no segundo que demonstrarem interesse no seu produto ou serviço;
  2. Acelerar o ciclo de vendas, criando uma linha direta entre os representantes de vendas e os clientes potenciais;
  3. Conversar com os visitantes do site sem sair da interface, oferecendo uma nova fonte de geração de leads que não requer outros aplicativos ou esforços;
  4. Converter as conversas em novos leads clicando em “criar lead” diretamente na caixa do chat;
  5. Criar automaticamente um novo cartão de contato para esse lead e transferir todas as informações existentes, como o nome e o endereço de e-mail, bem como uma transcrição completa das suas conversas no chat;
  6. Salvar automaticamente todas as interações no CRM, facilitando a personalização de acompanhamentos e a identificação do aumento de vendas.

Viu como alavancar as vendas utilizando chat é possível e bastante promissor?

Além disso, há a possibilidade de fazer outras integrações, como a do WhatsApp no Zendesk Support, de maneira fácil e rápida.

Quer ainda mais praticidade nas conversas com seus clientes? Você também pode utilizar o Zendesk Sunshine que permite a integração de todos os canais sociais da sua empresa em uma única conversa.

E se já estiver pronto(a), faça o teste grátis do Zendesk Chat! Veja, na prática, como se comunicar de maneira instantânea com seus clientes pela web, dispositivos móveis e mensagens.