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6 cases de empresas que utilizam chatbot para você se inspirar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 junho 2021
Última atualização em 7 junho 2021

Investir em soluções e ferramentas para melhorar a experiência do cliente é fundamental para garantir a satisfação constante deles com a marca. Por isso, as empresas que utilizam chatbot já despontam como exemplos de inovação e estão se tornando referência quando o assunto é fidelização dos consumidores.

E os dados mostram como isso deve estar no radar das companhias: segundo um levantamento da Deloitte, a automação nas empresas está crescendo cerca de 20% ao ano. Ou seja, utilizar chatbots na estratégia de atendimento é algo que se tornará cada vez mais comum — e talvez até mesmo esperado pelos clientes. 

Afinal, o que é chatbot?

Antes de mostrar quais empresas que utilizam chatbot, primeiro vamos explicar o que é chatbot. Chatbot é um software que funciona por meio de inteligência artificial (IA) e tem a capacidade de dar andamento a uma conversa natural via chat. 

O robô de atendimento (por isso o “bot” de chatbot) também pode ser chamado de assistente virtual, já que possibilita que o atendimento seja feito 24 horas por dia, 7 dias por semana, de modo que os usuários consigam obter as respostas que precisam com mais rapidez. 

Eles têm respostas pré-configuradas e conseguem decodificar as perguntas enviadas por mensagem, enviando as informações para um banco de dados e respondendo a questão imediatamente. 

Além disso, têm a capacidade de aprender continuamente com as conversas por meio de machine learning, o que torna os diálogos cada vez mais personalizados e humanizados conforme o chatbot vai atendendo mais pessoas.

Conheça 6 empresas que utilizam chatbot

Bradesco

O Bradesco está revolucionando a forma como atende aos clientes, principalmente com a chegada da BIA, a inteligência artificial do banco (por isso o nome BIA, Bradesco Inteligência Artificial). 

Ela está disponível no WhatsApp, no aplicativo, na Alexa, no Google Assistente e também por telefone. Com a ajuda dela, os clientes conseguem tirar dúvidas, fazer transações, consultar saldo, limites, checar os últimos lançamentos da conta, encontrar agências próximas e muito mais.

Uber 

A Uber lançou uma funcionalidade que permite que os clientes chamem um carro por meio do chatbot no Facebook Messenger. Essa alternativa foi criada principalmente para os casos em que os usuários estão com o celular sem bateria, de modo que a solicitação pode ser feita por um computador.

Além disso, caso os clientes estejam conversando com alguém por esse canal e a pessoa envie o endereço por lá, é só colocar a informação na conversa e o chabot irá chamar o carro para que a pessoa vá até o destino.

Burger King

O chatbot do Burger King tem uma funcionalidade diferente dos demais: aqui o robô de atendimento permite que candidatos enviem seus currículos por meio da conversa para fazer as primeiras etapas do processo

Ao encontrar uma vaga, o candidato pode enviar o documento para um número específico de WhatsApp, o qual é encaminhado para os gestores de todos os restaurantes da empresa. 

A facilidade está no fato de que é possível aplicar filtros, como “cidade”. Além disso, os candidatos podem responder perguntas mais básicas pelo próprio aplicativo, dando mais agilidade para a seleção.

Sephora

A Sephora é mundialmente conhecida pela venda de perfumes e cosméticos. Em seu atendimento, implementou um chatbot de inteligência artificial que oferece uma experiência personalizada para cada cliente, por isso não poderia ficar de fora da lista de empresas que utilizam chatbot.

No primeiro contato, o chatbot envia um questionário para entender quais são as preferências do consumidor e, assim, mostrar opções que atendam melhor suas necessidades. Isso ajuda especialmente os clientes mais indecisos, contribuindo para uma jornada de compra mais satisfatória.

Além disso, os clientes também podem comprar os produtos pelo próprio aplicativo, sem que eles precisem se deslocar até uma loja física.

Vivo

A Aura é a inteligência artificial da Vivo e está disponível no site, no aplicativo, no Google Assistente, no WhatsApp e no Facebook Messenger. 

Com ela os clientes podem acessar contas, acompanhar o consumo de internet, ver a franquia de dados, consultar o plano contratado, checar o saldo de recarga, fazer uma recarga, tirar dúvidas e muito mais. 

O atendimento das empresas de telefonia é um grande desafio, então a chegada de soluções como a Aura contribuiu muito para uma melhor experiência dos clientes.

Natura 

A assistente virtual da Natura é chamada de Nat Natura e tem até mesmo seus próprios perfis nas redes sociais. Além disso, ela opera em aplicativos de mensagens como Facebook Messenger e automatiza as respostas para clientes, ajudando a sanar dúvidas.

Ela também possui um sistema que recomenda produtos para os consumidores com base em suas preferências e auxilia em todo o processo de compra.

Principais vantagens dos chatbots para empresas

Após ver exemplos de chatbots, vale conhecer os benefícios dessa estratégia para as empresas, principalmente porque eles podem ser usados em diversas áreas, como o atendimento ao cliente, vendas, suporte e marketing, para citar alguns exemplos. 

A implementação pode ser feita em diferentes plataformas, como chats dos sites das empresas, conversas no aplicativo da marca e também nas redes sociais. Dessa forma, o cliente consegue entrar em contato com a empresa pelo canal de sua preferência e pode obter a resposta que precisa com mais rapidez. 

Por consequência, a experiência se torna muito mais positiva, o que também contribuiu para a retenção e fidelização dos clientes, já que o consumidor passará a ter uma visão mais positiva da empresa e confiará mais nela para ter suas demandas atendidas.

Além disso, os agentes conseguem alcançar uma maior eficiência, já que os chatbots podem ser programados para responder aos questionamentos mais frequentes que chegam ao atendimento, de modo que o time foque em dar atenção às demandas mais complexas, o que otimiza todo o processo.

Outra vantagem está no fato de que os chatbots têm a capacidade de coletar informações sobre os clientes, incrementado a base de contatos da empresa e permitindo que uma experiência cada vez mais personalizada seja oferecida a eles.

Para que isso funcione de forma estratégica, uma alternativa é integrar os chatbots a uma plataforma de CRM. Assim, todas as informações ficam centralizadas em um só lugar e podem ser acessadas com facilidade durante o atendimento.

Com o Sell, por exemplo, isso é possível. Ele é o CRM de vendas da Zendesk, o qual permite integrar diversas ferramentas ao seu sistema para manter a operação a todo vapor, inclusive por meio do uso de chatbots.

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