Artigo

4 ferramentas de outbound + 5 dicas para ter sucesso na prospecção

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 14 junho 2022
Última atualização em 14 junho 2022

Como multiplicar o número de prospects que se tornam leads no outbound marketing? Esta é a pergunta de um milhão de dólares, e nós sabemos como começar a respondê-la.

Certamente, os resultados são bem melhores quando o vendedor sabe utilizar ferramentas de outbound a seu favor. Sejam estas ferramentas digitais ou mesmo técnicas que podem ser testadas, aperfeiçoadas e validadas, é importante pensar no processo comercial como algo dinâmico e altamente individualizado. 

No artigo de hoje, você conhece a nossa seleção de ferramentas de outbound e técnicas de vendas que, se utilizadas de forma complementar, podem trazer conversões e resultados surpreendentes. 

Boa leitura! 

O que é outbound em vendas?

No processo comercial, o termo outbound é comumente empregado na etapa de prospecção, e tem relação direta com a geração de leads. 

No processo outbound, o time de vendedores utiliza ferramentas e técnicas para coletar informações de contato e abordar clientes potenciais — os chamados prospects. 

Por isso mesmo, é fundamental que o time tenha uma compreensão clara sobre o produto ou serviço oferecido e as características-chave do perfil do cliente ideal e da buyer persona do negócio (lembre-se: quando falamos em persona, nos referimos a um retrato muito mais detalhado e humanizado do cliente buscado pela empresa). 

Por meio de canais de pesquisa e prospecção, como o e-mail, o WhatsApp e o LinkedIn, os vendedores fazem abordagens preliminares, filtram seus leads e personalizam a oferta conforme avançam com o futuro consumidor pelo funil de vendas.

Mas é possível turbinar o número de conversões e manter todo o processo organizado e fluido com a ajuda de algumas ferramentas digitais e técnicas de abordagem e condução do relacionamento com o cliente. Nós compilamos alguns deles e construímos o guia que você confere a seguir. 

4 Ferramentas de outbound para manter no radar

Separamos 4 ferramentas de outbound que ajudam a gerenciar a captação de leads e manter o processo comercial — que muitas vezes pode ser complexo e dinâmico — sob controle. 

1. A.Z Leads

O que é? ferramenta de prospecção, pré-vendas e outbound marketing

Para que serve? Para facilitar o processo de outbound e conectar os vendedores a leads com verdadeiro potencial de conversão. 

Pontos fortes: 

  • fluxos de cadência para automatizar o processo de prospecção de leads;
  • módulo de inteligência de mercado para análise do mercado potencial;
  • pipeline para organização dos contatos.

Conheça o A.Z. Leads

2. Ramper

O que é? Plataforma de prospecção digital B2B para vendas

Para que serve? Gerar, conectar e engajar leads com menos esforço

Pontos fortes: 

  • automação de sequências de e-mails e follow-ups;
  • criação de listas a partir de perfis de redes sociais corporativas;
  • sinalização de nível de maturidade do lead.

Conheça o Ramper.

3. Reev

O que é? Plataforma integrada de gestão de leads outbound

Para que serve? Manter o alinhamento e trazer produtividade a equipes que trabalham remotamente 

Pontos fortes: 

  • Fluxos de cadência;
  • Analytics; 
  • Integração com ferramentas de vendas.

Conheça o Reev.  

4. Exact Sales

O que é? Software de Sales Engagement

Para que serve? Otimizar os processos de pré-venda 

Pontos fortes: 

  • funcionalidade adicional que extrai informações ricas para uma qualificação profunda de leads;
  • Plugin Linkedin;
  • Validador de e-mails para eliminar endereços desativados e otimizar tentativas de prospecção pelo canal. 

Otimize sua estratégia inbound: 5 dicas para prospectar mais 

Agora que você conhece algumas das ferramentas de outbound disponíveis no mercado e seus diferenciais, é hora de seguirmos em frente. 

Separamos 5 dicas de ouro para tornar sua prospecção diferenciada e focada em gerar satisfação e encantamento aos clientes desde o primeiro contato.

1. Personalize o atendimento desde o primeiro contato

Antes de abordar seu prospect, reserve um tempo para fazer uma pesquisa e descobrir o que realmente importa para ele, desde seus hobbies até interesses e valores pessoais e profissionais. 

Você pode encontrar informações valiosas nas redes sociais e no site da empresa. Mas lembre-se: é fundamental que a abordagem pareça tão humana quanto for possível. Portanto, nada de scripts milimetricamente memorizados. Utilize suas informações como trunfos, e faça uso delas de maneira estratégica. 

2. Prenda a atenção do seu lead 

Você certamente já ouviu falar do potencial dos gatilhos mentais de vendas, certo? Técnicas como esta devem ser utilizadas em diferentes canais ao longo da prospecção de leads. Prender a atenção do potencial cliente e mantê-lo assim até o fim do contato deve ser a meta de toda a equipe de vendedores. 

Pense, por exemplo, em uma mensagem de e-mail. Aqui, o título deve ser chamativo, bem como a primeira linha da mensagem, fazendo com que o cliente em potencial se interesse o suficiente para prosseguir com a leitura. 

Uma vez que você os tiver “fisgado”, é hora de tornar o contato mais próximo. Que tal contar uma história, incluindo o que ouviu de outras empresas no mercado, os possíveis desafios que podem estar enfrentando e como sua solução pode ajudá-los a atingir seus objetivos futuros?

Neste momento, lance mão de gatilhos de vendas como o da prova social, autoridade, autenticidade e valor para tornar seu contato mais impactante.

3. Explore estratégias diferentes e acompanhe os resultados

Está experimentando diferentes estratégias e ferramentas de outbound? Ótimo! Mas não se esqueça de parametrizar os resultados e testar diferentes variáveis. 

Se a técnica da vez é o envio de e-mails, anteriormente mencionado, que tal testar diferentes tipos de títulos? Você pode mudar o tom de voz, utilizar emojis e avaliar a performance de cada abordagem, estabelecendo um padrão comportamental a partir dos resultados obtidos. 

Seja qual for a sua técnica de prospecção outbound, mantenha esse recado em mente: quanto mais dados você coletar e aplicar em seus esforços de prospecção, mais bem-sucedido você será ao longo do tempo.

Quer algumas dicas de indicadores de vendas para acompanhar? Aqui estão! 

4. Use CTAs poderosos 

Se o início da abordagem é essencial para prender a atenção do prospect, o final é a cereja do bolo para fazê-lo se manter no fluxo. Por isso, ao encerrar seus contatos, utilize um chamado para ação (CTA) personalizado e baseado nos interesses identificados na pesquisa preliminar e ao longo das conversas com o cliente. 

Pode parecer trabalhoso, mas o resultado compensa: um CTA claro, objetivo, personalizado e adequado às necessidades do prospect pode garantir que você atraia e converta os clientes com maior fit com a sua empresa.

5. Integre ferramentas 

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a importância da integração de ferramentas na rotina. Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e dos canais digitais de venda, é praticamente impossível falar em outbound sales sem pensar também no inbound (condução da venda por meio de conteúdos estratégicos que amadurecem o lead e o levam à decisão de compra). 

Dessa forma, para obter melhores resultados desde a etapa de prospecção, que tal integrar suas ferramentas inbound e outbound?

Se sua empresa ainda não utiliza nenhum software de CRM para gerenciar os leads inbound, é hora de dar este passo! 

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