Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Equipe de alta performance: como montar a sua?

Por Zendesk

Última atualização em 21 Mai 2023

Quem são as pessoas originais? Com certeza, você pensou em pessoas que “fizeram sucesso do dia para a noite” ou que criaram produtos que todos querem usar.

Mas isso representa muito pouco a nossa sociedade. A verdade é que existem muitas pessoas originais e elas podem fazer parte da sua equipe de alta performance!

Da imprensa à lâmpada passando pelo encanamento moderno, os smartphones e o Facebook, todas essas invenções mudaram a essência das nossas vidas, e uma coisa é certa: uma equipe de sucesso estava por trás de cada grande império que vemos hoje.

Então, se eu dissesse que o Harvard Crimson publicou uma notícia em 2003 sobre um aluno que criou uma rede social (claro que nessa época o nome não era esse) para ajudar os colegas a se conectar e compartilhar ideias uns com os outros, em quem você pensaria? Não, a resposta não é essa.

Esse artigo de 2003 era sobre Adam Grant. E quem era o vizinho dele no alojamento universitário? Sim, ele mesmo, Mark Zuckerberg. Aquele que ficou famoso.

Então, como é que duas pessoas tão próximas começam a criar o mesmo produto e um deles se torna gerente de uma empresa de marketing e o outro um nome conhecido no mundo todo, multibilionário, ativista social e humanitário?

As pessoas originais não são só aquelas que criam as ideias, mas sim aquelas que não têm medo de dar o primeiro passo para montar uma equipe de alta performance, unindo mais ainda os indivíduos originais.

Mas calma, a história de Adam Grant, não termina aí! Vamos voltar a ela, mas antes, vamos entender o que é uma equipe de alta performance!

O que é uma equipe de alta performance?

Uma equipe de alta performance é aquela que contém membros que pensam e que contribuem de forma complementar, ou seja, com pensamentos originais, multidisciplinares, que corroboram uns com os outros.

Em uma equipe de vendas de sucesso, por exemplo, o mais importante não é que todos vendam igual e sim que cada indivíduo busque a sua melhor performance ao se relacionar com o cliente para gerar o fechamento.

Na gestão de equipe de vendas, o essencial é que o líder estimule todo o time a compartilhar as ferramentas que os fazem ter bom desempenho e assim, os demais poderão usar o que for mais conveniente ao seu favor.

Uma equipe de alta performance, seja um time de vendas, ou um time financeiro está focada em construir os melhores resultados de forma mútua, produtiva, engajada e cooperativa.

Quando grandes times cooperam, grandes empresas nascem e se expandem, por isso, agora vamos voltar a Adam Grant e entender como montar uma equipe de sucesso.

Como montar uma equipe de alta performance?

Grant não criou o Facebook, mas é um dos melhores professores da Universidade Wharton, escreve sobre trabalho e psicologia no The New York Times e é autor do livro Originals: How Nonconformists Rule the World.

Ele estuda “gente que faz”. Com isso, ele aprendeu como todos podemos ser mais como essas pessoas originais que tanto admiramos, e acabou se transformando em uma delas.

Pessoas mudam e progridem, pessoas originais não vem prontas, elas podem ser moldadas. É importante ter isso em mente se você pretende montar uma equipe de alta performance.

Para ter a tão sonhada equipe de sucesso, é importante estimular alguns comportamentos e também deixar o ambiente propício a esse desenvolvimento.

Os passos mencionados nos próximos tópicos podem se aplicar a diversos tipos de equipe, inclusive na gestão de equipe de vendas.

1° passo: em vez de assumir riscos, avalie-os

Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas originais não assumem riscos, elas avaliam os riscos. As pessoas originais não são tão diferentes assim das outras. Elas não querem falhar nem ficar falidas, mas sabem que precisam colocar as ideias em prática. Eles decidem dar o próximo passo. Essa é a diferença.

Muitas pessoas consideradas originais na verdade tomaram um tempo para analisar os riscos e só agiram quando a situação era favorável. Muitas pessoas que hoje são bem-sucedidas começaram esses produtos e negócios como trabalhos paralelos.

Em vez de ir com tudo, elas começaram devagar, testaram o terreno.

Em Originals, Grant menciona um estudo realizado com empreendedores durante 14 anos, que buscava entender se os participantes conseguiam ganhar melhor mantendo ou deixando seus empregos fixos.

O trabalho secundário deve continuar sendo secundário ou deve passar a ser a atividade principal?

Os pesquisadores descobriram que aqueles que mantiveram o emprego fixo tinham 33% menos chances de se dar mal. Em vez de investir tudo, eles deram pequenos passos rumo ao sonho.

Para estimular uma cultura de ideias originais no ambiente de trabalho, primeiro é necessário ensinar os funcionários a avaliar os riscos. Quando eles pensarem em uma nova ideia, em vez de dizer que não logo de cara, ajude a avaliar o risco.

Como é possível implementar a ideia e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos? É assim que sua equipe de alta performance deve pensar.

2° passo: evite favorecimentos

Um dos muitos problemas enfrentados por uma equipe de alta performance é identificar se uma ideia é boa ou não. O autor da ideia está próximo demais para identificar de forma objetiva se ela realmente é aplicável. O círculo imediato de colegas também.

Para estimular um local de trabalho com uma equipe de sucesso, você precisa oferecer um espaço para os colaboradores testarem ideias e receberem feedback de pessoas distantes o suficiente para fazer um julgamento objetivo.

Seinfeld é um seriado de televisão dos anos 80 e 90, que  tornou-se um ícone da cultura americana e das interações desajeitadas, mas a verdade é que quase não chegou à tela da TV. Os executivos detestaram a série. O chefe do canal disse: “Eu deveria gostar dos personagens, mas odeio todos eles. Por que alguém assistiria isso?”

Por sorte, uma pessoa de fora do departamento salvou a ideia. Essa série que quebrava todas regras das comédias fez as pessoas rirem e passou a ser uma das mais influentes de todos os tempos. Até hoje, os americanos usam falas da série como parte do seu vocabulário.

É difícil entender como algo tão influente para a cultura deles tenha sido considerado uma má ideia. Assim é o pensamento original. Alguém vê o potencial para o sucesso, mesmo quando as pessoas que acham que sabem mais consideram a ideia um fracasso.

Buscar opiniões externas pode ajudar a sua equipe de alta performance a avaliar os riscos de falhas e evitar os favorecimentos pessoais.

Leia também:

3° passo: transforme o desconhecido em conhecido

Muitas vezes, o aspecto mais difícil do pensamento original é fazer as pessoas aceitarem uma ideia nova. Ninguém gosta de mudanças, e o desconhecido é desconfortável.

Então, transforme o desconhecido em conhecido.

A sua equipe precisa encontrar uma forma de relacionar a ideia original a uma ideia antiga. Façam com que ela pareça conhecida, fazendo a relação com algo que já existe. Descubra conexões entre a ideia nova e algo antigo.

A Disney nem sempre foi o sucesso cinematográfico que é hoje. Quando a Disney decidiu fazer um filme baseado em um roteiro original, em vez de usar contos de fadas, foi um fracasso incrível. Até então, os filmes eram baseados em Hamlet. Eles transformavam o desconhecido em conhecido.

Quer saber qual era o filme que fracassou? O Rei Leão.

A sua equipe de alta performance precisa buscar paralelos com a ideia original e ela pode ficar mais aceitável para quem nunca ouviu isso antes.

4° passo: reconheça e admita suas fraquezas

Como você reagiria se um candidato chegasse a uma entrevista de emprego falando sobre os pontos fracos dele? Ou se você recebesse um currículo com uma seção indicando os pontos fracos do candidato?

Além de chamar a atenção dos recrutadores, essa estratégia funciona. A probabilidade de contratação é 30% maior quando o candidato indica os próprios pontos fracos.

Não estamos falando dessas pessoas que se gabam e fazem de conta que são humildes, tipo: “sou muito perfeccionista”, mas sim de honestidade sobre os pontos fracos mesmo.

“Estes são os motivos pelos quais não sou qualificado para este trabalho, estes são meus pontos fracos e estes são os motivos para você me contratar”.

Essa estratégia também funciona para apresentar ideias. Da próxima vez que seu time de vendas, por exemplo, precisar apresentar ideias, incentive-os a apresentar os pontos negativos também.

Quando você já mostra as falhas, é difícil que as pessoas pensem em outros pontos fracos, assim, a sua equipe de alta performance já sai na frente!

5° passo: crie um espaço para diálogos abertos

Na hora de criar uma cultura de pensamento original no espaço de trabalho, uma das coisas mais importantes a cultivar é um espaço de diálogo aberto. Os funcionários devem se sentir à vontade para fazer perguntas e indicar problemas.

Isso não significa que eles precisam reclamar sobre o que não funciona, mas sim levantar os problemas de forma construtiva.

Veja o exemplo da empresa Warby Parker: a empresa tem um registro de problemas. Qualquer funcionário pode publicar problemas e trabalhar na resolução deles. Dessa forma, todos os funcionários têm participação no sucesso geral da empresa.

Além de incentivar uma cultura de pensamento original, isso também estimula a construção de uma equipe de alta performance..

Incentivar o diálogo aberto também ajuda a combater a identidade de grupo, o maior assassino de pensamentos originais. A cultura da empresa em si é uma forma de identidade de grupo. Se todos são iguais, ninguém é original e ninguém desafia o status quo.

Leia também:

6° passo: equilibre entusiasmo e objetividade

Quando alguém da equipe apresenta uma ideia nova ou cria um pensamento original, é importante se prevenir contra o próprio entusiasmo, pois o entusiasmo com uma ideia pode atrapalhar a nossa capacidade de ver as coisas de forma objetiva.

O seu time, deve equilibrar entusiasmo e objetividade, classificando suas ideias. Depois de fazer isso, é preciso eliminar a primeira ideia. Todos da equipe, principalmente o autor, estão muito emocionados para ver as coisas com clareza.

Sua segunda ideia preferida também provoca entusiasmo, mas não tanto para impedir o time de ver as falhas. Essa é a ideia original que sua equipe de alta performance deve colocar em prática.

7° passo: brinque de destruir a empresa

Um jogo bem legal que Grant recomenda é “destruir a empresa”.

Basta perguntar uns aos outros: “Como nossos concorrentes podem destruir a nossa empresa?”

Isso ajuda a sua equipe de alta performance a identificar os pontos fracos antes dos concorrentes e tomar medidas para corrigi-los antes que eles se tornem um problema.

Só uma equipe de sucesso pode pensar fora da caixinha com perspicácia suficiente para entrar nesse jogo. Ensine os colaboradores a parar e analisar os próprios pontos fracos, seja o primeiro a fazer isso.

Até agora, você viu como estimular uma equipe para chegar ao sucesso. Chegou a hora de você descobrir como contratar pessoas para sua equipe de alta performance!

8° passo: contrate pessoas originais

Dentro de tudo, a melhor maneira de criar uma cultura de pensamento original no trabalho é contratar pessoas originais. Isso significa que você provavelmente terá que mudar suas práticas de contratação.

As pessoas que têm pensamento original, são aquelas que têm potencial para crescer junto a sua equipe de alta performance.

Antes de contratar para um cargo, avalie e reavalie as habilidades necessárias para a tarefa. Conforme a tecnologia muda, os trabalhos mudam, e as habilidades necessárias mudam. Não confie em dados antigos.

Procure potencial. Em vez de procurar um candidato com o treinamento, o histórico e a experiência ideais, procure a pessoa com o maior potencial de crescimento na função.

Essa ideia não é nova, e a teoria de Grant contradiz isso, mas as pessoas contratadas devem se encaixar na cultura da empresa.  Pesquisas feitas com startups concluíram que a contratação de pessoas que se encaixavam na cultura da empresa contribuía para o sucesso.

Mas depois que a empresa se tornava pública, esse crescimento ficava estagnado. Essas startups passam a crescer mais lentamente. Por quê? A adequação à cultura, também chamada de identidade de grupo, é uma limitação.

Adequação cultural é igual a identidade de grupo. Para combater a identidade de grupo, transforme o pensamento original em parte da cultura da empresa, só assim você conseguirá montar uma equipe de alta performance que não sofre com a estagnação.

——————————————————-

Page Grossman se tornou empreendedora aos 22 anos, pois sabia que nunca gostaria de trabalhar em um escritório. Com um diploma em jornalismo, algum dinheiro na poupança e espírito de milllennial, Page começou a trabalhar como escritora freelancer. Ela escreve sobre a criação de um estilo de vida intencional através de viagem, finanças, empreendedorismo, saúde, boa forma e nutrição. Dependendo do dia, ela escreve para blogs, trabalha com SEO, pesquisa gramática, elimina o Lorem Ipsum, adota gatos e viaja pelo mundo no Instagram.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.