Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Métricas SaaS: conheça os principais indicadores para mensurar seu sucesso

Por Zendesk

Última atualização em 10 março 2023

Com o avanço da transformação digital no ramo empresarial, o modelo SaaS (Software as a Service) ganha cada vez mais destaque, já que se baseia inteiramente na recorrência de negócios e retenção mensal de clientes.

Por esse motivo, conhecer e acompanhar as métricas SaaS é tão importante, considerando que uma estratégia de sucesso depende de uma boa base, construída a partir de dados sólidos.

Seguindo as tendências de customer experience, as exigências do consumidor para se manter fiel a uma marca estão cada vez mais variadas e importantes, indo de agilidade no atendimento até a forma como cada suporte é conduzido, além da qualidade do serviço ou produto em si.

Pensando nisso, monitorar a saúde do seu empreendimento, o que em serviços contratados mediante assinatura é feito através das métricas SaaS, se torna essencial. É preciso se atualizar constantemente e fazer ajustes para manter o cliente satisfeito o tempo todo.

Ao longo deste artigo, iremos mostrar quais as principais métricas SaaS que você não pode deixar de acompanhar. Além disso, vamos mostrar como calcular cada uma delas e como reagir aos resultados encontrados.

Porém, antes de começarmos, que tal entender o que realmente é uma empresa SaaS e porque esse modelo tem sido tão bem-sucedido? Boa leitura!

O que é SaaS?

SaaS é uma sigla em inglês que significa Software as a Service, traduzido livremente como software como serviço

Na prática, isso significa que o software é contratado e disponibilizado ao cliente pelo tempo determinado no acordo, sendo que o mais comum seja por assinatura mensal ou anual.

A partir daí, o cliente recebe acesso para utilizar a ferramenta contratada, como se fosse realmente um sistema de “software alugado”. 

De modo geral, as vantagens do modelo SaaS são caracterizadas pela eliminação da compra, aquisição de licenciamento e instalação do software, uma vez que ele fica hospedado em uma plataforma online e pode ser acessado remotamente pelo usuário que o contrata.

Por outro lado, as empresas SaaS têm mais facilidade para manter um nível de clientes recorrentes, mediante os pacotes de assinatura. Realizar uma venda de software demanda um processo longo e custoso, no modelo SaaS esses custos são reduzidos, similar à uma compra parcelada.

Assim, além de demandar um menor valor de investimento imediato, o fato do software não precisar de instalação reduz bastante o tempo que leva para iniciar a sua utilização, fator extremamente relevante para a Customer Experience.

Isso também significa que as empresas SaaS podem manter um sistema constante de manutenção e melhorias, sem demandar uma nova aquisição e instalação da atualização no dispositivo do cliente, já que o software está hospedado em servidor próprio.

No mundo digital, diversos ramos se desenvolveram graças ao sucesso do modelo SaaS. Entre eles podemos citar as plataformas de e-commerce, que hospedam as lojas virtuais dos clientes e garantem funcionalidades diversas para garantir suas vendas.

Podemos classificar como SaaS alguns recursos digitais que são integrados a essas plataformas, como chatbots, gateways de pagamento e software CRM

Também é o caso das fintech, como bancos digitais e investidoras, que disponibilizam uma plataforma para clientes mediante cadastro ou assinatura em troca de serviços variados.

Por que o modelo SaaS é tão interessante?

Agora que já entendemos como funciona o modelo SaaS, vamos entender quais são os seus benefícios. Saber o que faz os softwares como serviço serem tão bem-sucedidos no ramo digital é uma boa forma de entender quais as métricas SaaS são mais relevantes.

De modo geral, podemos citar os seguintes benefícios do SaaS:

Fácil implementação

Plataformas e aplicativos SaaS são hospedados na nuvem e acessados remotamente pelo usuário que contrata o serviço. Sem demandar instalação ou mesmo download de atualizações, basta um dispositivo e rede de internet para sua utilização.

Na maioria dos casos, é possível customizar a ferramenta contratada ao desenvolver um código, como é o caso das lojas virtuais, que personalizam o layout e as funcionalidades contratadas de acordo com a sua identidade. Vale lembrar que esse processo varia muito de um serviço para outro, mas ainda assim, com uma equipe capacitada é uma tarefa relativamente fácil.

Menos burocracia

Um serviço contratado mediante assinatura, como é o caso do modelo SaaS, diminui bastante a burocracia em casos de interrupção no serviço ou mesmo em mudanças no plano contratado pelo usuário.

Basta entrar em contato com a central de suporte e solicitar o upgrade ou desativamento, que na maioria dos casos é efetivado em algumas horas, a depender do tipo de serviço.

Teste antes da aquisição

Um dos pontos fortes do modelo SaaS é a possibilidade de experimentar o serviço de forma prática, colocando a mão na massa mesmo, antes de concretizar uma aquisição.

É comum nesse mercado que se ofereça períodos de teste onde o cliente pode conferir as funcionalidades disponíveis e a interface da plataforma, sem precisar abrir a carteira. Como  o software não é instalável, basta fornecer dados de login temporários.

Um exemplo disso é a Zendesk, que disponibiliza a avaliação grátis tanto na solução de atendimento ao cliente quanto no CRM de vendas.

Investimento otimizado

Conforme mencionado anteriormente, o investimento em tecnologias SaaS é bem menor do que a aquisição completa e definitiva de uma ferramenta. Sem precisar comprar a licença de uso, o custo para iniciar a utilização é bem reduzido.

Também vale destacar que o planejamento financeiro anual é facilitado pela constância da assinatura. 

Por fim, não podemos deixar de citar que com boas estratégias é possível garantir com mais rapidez o retorno sobre investimento.

Além disso, para empresas que atuam nesse modelo de serviço, o baixo custo e a implementação quase que imediata da sua plataforma garante um excelente valor agregado para o usuário.

Dessa forma, o faturamento recorrente e o retorno sobre investimento acontecem com muito mais facilidade do que mediante um modelo mais tradicional de vendas de licença de uso. 

O que são métricas SaaS?

Chegou a hora mais esperada, onde vamos mostrar quais as métricas SaaS mais importantes para garantir que a sua empresa de tecnologia está no caminho certo, oferecendo benefícios conclusivos para os clientes e faturando bastante em troca.

De modo geral, métricas SaaS são basicamente uma série de KPIs, Key Performance Indicators, que irão monitorar o desempenho do seu empreendimento a partir da interação que a marca tem com os seus clientes.

É importante entender que cada uma das métricas SaaS deve ser processada de maneira particular. Enquanto algumas se baseiam em números de curto prazo, como médias mensais e similares, outras são referentes a estratégias de longo prazo.

7 principais Métricas SaaS para acompanhar

Acompanhar métricas SaaS irá fornecer dados essenciais para mensurar o sucesso ou o risco pelo qual sua empresa está passando, permitindo ajustes na estratégia adotada a fim de otimizar o faturamento ou prevenir ameaças.

Conheça os 7 principais indicadores que uma empresa SaaS precisa ficar atenta:

1. Custo de Aquisição de Clientes – CAC

Uma das métricas SaaS mais básicas e importantes é o CAC, custo de aquisição de clientes, ou seja, quanto uma empresa está gastando para adquirir um cliente ativo. 

Apesar de não mostrar efetivamente a rentabilidade do empreendimento, já que o cliente assinante pode desistir a qualquer momento, é uma boa forma de acompanhar se a estratégia de aquisição de clientes está sendo válida.

O CAC é calculado ao somar todos os investimentos em campanhas de marketing e força de vendas, dividindo a soma pelo número de clientes conquistados naquele período.

2. Receita Mensal Recorrente – MRR

Também chamada de Monthly Recurring Revenue, ou MRR, trata-se da soma dos valores pagos por todos os clientes assinantes do seu serviço no período de um mês

Apesar do cálculo ser bem simples, essa métrica SaaS é altamente relevante para certificar que sua empresa está indo bem, batendo a meta estabelecida para a receita mensal

Você pode calcular o MRR a partir do número de clientes ativos do mês anterior, subtraindo os cancelamentos e multiplicando o resultado pelo valor da mensalidade, no caso de serviços com um pacote geral.

Nesse caso, o cálculo é o seguinte:

  • MRR = clientes assinantes – cancelamentos x mensalidade

3. Receita Mensal Média por Cliente – ARPA

ARPA, sigla em inglês para Average Revenue Per Account, é o valor médio da receita adquirida através de cada cliente ativo na sua plataforma. Para calcular o ARPA da sua empresa SaaS, você precisa seguir esta fórmula:

  • ARPA = MRR / número de clientes

Como podemos ver, as duas métricas SaaS estão interligadas e servem para que a liderança consiga identificar o desempenho de suas estratégias, seja para aumentar a receita mensal, adquirir clientes ou combater taxas de rejeição como o churn, que veremos mais adiante.

4. Churn Rate

O sucesso do modelo SaaS depende da retenção de clientes, por isso, medir os clientes que cancelaram o serviço é muito importante. Conhecida como churn rate, essa métrica indica quantos clientes foram perdidos ao longo de cada mês.

Para isso, devemos considerar a quantidade de cancelamentos e o número de clientes assinantes no final de um período, ou seja, aqueles que acabaram de iniciar a assinatura e os que se mantiveram ativos.

O cálculo então é feito ao dividir o número de cancelamentos pelo número total de clientes ativos, resultando na porcentagem de churn.

Acompanhar a métrica de churn é importante, da mesma forma que você deve procurar entender os motivos pelos quais os clientes deixam sua plataforma. Assim, é possível melhorar suas estratégias de retenção e reduzir a taxa de rejeição.

5. Faturamento Recorrente Anual – ARR

ARR, ou Anual Recurring Revenue,  é uma métrica SaaS de longo prazo, muito útil nos balancetes de fim de ano e para o planejamento estratégico do ano seguinte

Considerando tanto a receita média quanto os cancelamentos, o cálculo de ARR é feito ao multiplicar o MRR final da sua empresa pelo número de meses que ela atuou naquele ano, ou seja, no máximo 12.

Vale destacar que o desempenho do ARR será afetado tanto pelo churn rate quanto pela aquisição de novos clientes, sendo necessário aprofundar a avaliação sobre ambos os fatores para criar estratégias otimizadas para o futuro.

6. Ticket Médio

Especialmente em empresas SaaS com funcionalidades que podem ser adquiridas à parte ou que atuam com diferentes pacotes de serviços, o cálculo de ticket médio ajuda a identificar o real valor obtido com as vendas concretizadas.

Medido com base em um período específico, por mês, trimestre ou semestre, por exemplo, o ticket médio é obtido ao dividir o valor total obtido com as vendas naquele período pelo número de clientes que realizaram essas compras.

7. Lifetime Value – LTV

Lifetime Value ou Valor do Tempo de Vida do Cliente é o quanto sua empresa faturou com um cliente ao longo do tempo em que ele se manteve ativo, assinando o serviço. Entre as métricas SaaS, esse indicador mostra o real valor obtido através do relacionamento com cada usuário, quanto mais longo o relacionamento, melhor o resultado.

Na prática, o LTV é calculado da seguinte forma:

  • LTV = Ticket médio x tempo de retenção do cliente

O que as métricas SaaS podem indicar?

O acompanhamento das métricas SaaS citadas acima é essencial para medir a saúde, o desempenho e a eficiência do seu empreendimento

As vantagens do modelo SaaS facilitam a aquisição e também a perda de clientes, por isso é muito importante ficar atento a essa flutuação e os motivos citados pelos usuários em ambos os casos.

Obter essas informações através de pesquisas de satisfação e feedback irá ajudar no desenvolvimento de estratégias mais assertivas. 

De modo geral, sua empresa está obtendo uma performance satisfatória quando o MRR e o LTV apresentam números elevados. Da mesma forma, o CAC e Churn Rate elevados serão responsáveis por prejudicar as métricas de receita média e lifetime value, exigindo uma reação imediata.

Hora de otimizar os esforços de venda com Zendesk

Faça mais negócios, com mais qualidade, sem precisar de um grande investimento em esforços de venda. Trabalhe suas forças com mais inteligência utilizando o sistema de CRM de vendas da Zendesk!

Feito especialmente para equipes de vendedores, esta solução traz ferramentas simples e eficientes, permitindo aproveitar melhor as oportunidades de contato com os clientes, além de manter um registro completo dos dados e números obtidos, facilitando o acompanhamento de métricas.Faça uma avaliação gratuita e comprove!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.