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O que é mix de marketing? Use 4 Ps para planejar a campanha!

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

O mix de marketing é um conceito que qualquer pessoa que já tenha se debruçado, mesmo que superficialmente, a estudar o tema já conhece ou ouviu falar. Afinal, mesmo criado na década de 60, os 4 Ps (público, praça, preço e promoção) continuam mais atuais do que nunca.

De lá pra cá, o ambiente de mercado, a concorrência, o público e os canais de vendas e comunicação mudaram de maneira drástica. Em especial, a transformação digital alterou completamente os parâmetros de promoção e divulgação das marcas:

  • as fronteiras foram expandidas com o surgimento do e-commerce;
  • a competitividade tornou-se mais acirrada;
  • os canais de divulgação e interação cresceram com as redes sociais e outros espaços digitais, como o e-mail;
  • e, mais do que nunca, o público ficou mais complexo e heterogêneo.

Entretanto, apesar de tantas mudanças, entender o que é mix de marketing ainda manteve-se como um pilar do planejamento estratégico de prospecção de novos clientes.

Nesse sentido, quer descobrir como os 4Ps do marketing evoluíram para se manter relevantes até os dias de hoje? Leia até o fim para entender melhor!

O que é mix de marketing?

Como já mencionado, o mix de marketing é compostos pelos tradicionais 4Ps:

  • produto
  • praça
  • preço
  • promoção.

O princípio básico desse conceito é dar ao gestor uma visão holística de variáveis e desafios que orientam a tomada de decisão ao elaborar o planejamento estratégico. Adicionalmente, esses fatores subsidiam as ações operacionais.

Como surgiu o conceito?

Quem primeiro criou e formulou a teoria para o mix de marketing foi o pesquisador norte-americano Jerome McCarthy. Nos anos 1960, ele publicou o livro Basic Marketing: A Global-Managerial Approach

Pela primeira vez, foram abordados os quatro pilares para que uma campanha consiga de fato alcançar seus objetivos. Aliás, os quatro Ps desenvolvidos por McCarthy resultam numa compactação dos 12 elementos desenvolvidos por Neil Borden em 1949.

Contudo, foi apenas em 1967, com a publicação do livro Marketing Management, de Philip Kotler, que o conceito ganhou popularidade no meio corporativo. A propósito, o autor é considerado uma das figuras mais importantes do marketing como conhecemos hoje. 

Mas, afinal, quais são os ensinamentos que os termos produto, preço, praça e promoção podem oferecer para as companhias? 

Como funciona o mix de marketing?

Sabemos que todo negócio tem suas particularidades, certo? E, da década de 60 para cá, desde que a ideia de mix de marketing surgiu, muitas mudanças ocorreram nas práticas e processos de divulgação de uma marca.

E, mesmo com todos esses elementos heterogêneos, um conceito genérico como os 4Ps do marketing se mantém como um pilar estratégico para os gestores da área. Para isso, a teoria superou as transformações radicais e as diferenças entre modelos de negócios e segmentos de atuação. 

Dessa maneira, para lidar com os desafios específicos de cada empresa, o mix de marketing funciona quando bem alinhado às condições existentes. Por meio dele, é possível desenvolver um plano de ação eficiente, capaz de prever e lidar com as possíveis dificuldades que podem surgir.

No próximo tópico, falaremos sobre os elementos do mix de marketing e como eles podem ajudar na formulação de campanhas. 

Por que o mix de marketing é tão importante?

Afinal, por que o mix de marketing é tão importante? Em primeiro lugar, vale salientar a abrangência de variáveis e condições de negócio que esse conceito abraça. Por exemplo, setores como:

  • logística;
  • vendas;
  • financeiro;
  • produção;
  • inteligência de dados;
  • e outros.

Todos eles são levados em consideração para implementar uma boa estratégia de marketing. Além disso, o acompanhamento desses fatores gera impactos tanto na redução de custos, como na otimização dos processos, aumentos das vendas e consolidação de bons indicadores de retenção de clientes.

Tais benefícios, por sua vez, são reflexos da satisfação do cliente e da intenção de prosperar sua relação com a marca. Um bom planejamento, pautado nos princípios dos 4 Ps do marketing, avalia todas as condições necessárias para, no fim, entregar a melhor experiência possível para seu público.

Quais os elementos do mix de marketing? Conheça os 4 Ps

A seguir, listamos os 4 Ps que formam o mix de marketing de uma empresa. Confira!

1. Produto

Esse ponto diz respeito a tudo aquilo que a empresa tem a oferecer como produto ou serviço para resolver as dores e necessidades dos clientes. Segundo Kotler, em Principles of Marketing, os tipos de produtos podem ser diferenciados em três categorias:

  • produto central ou básico: diz respeito aos benefícios básicos de um produto e como ele pode resolver as necessidades dos clientes;
  • produto real: é relativo às qualidades específicas que um produto possui, como diferenciais de marca e benefícios exclusivos, como embalagem e design;
  • produto ampliado ou aumentado: deriva das qualidades únicas que um produto oferece, que vão além das funções de produto básico ou real. Geralmente, é direcionado para aqueles que aceitam pagar um valor bem mais alto.

Dessa forma, uma boa campanha de marketing deve explorar  todos os benefícios que seu produto pode levar ao público, tanto físicos, quanto psicológicos.

2. Preço 

Dentre as várias definições dada a esse pilar do mix de marketing, algumas dizem respeito àquilo é que é pago por um produto ou serviço. De acordo com Kotler, trata-se da “soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço”.

A precificação é um tema extremamente complexo e fundamental para o mix de marketing, apesar de, muitas vezes, não ser levado em consideração. De fato, são inúmeras variáveis que determinam qual preço e condições serão apresentadas para atrair prospects, inclusive:

  • variações de região para região;
  • condições e meios de pagamento;
  • funcionamento da política de descontos;
  • formação da tabela de preços;
  • entre outros.

No fim das contas, a precificação leva mais de uma variável em seu processo. Mais do que o lucro sobre custo, é preciso levar em consideração: fatores psicológicos, condições de rotação de estoque e competitividade em relação à concorrência.

Portanto, são diversas condições por trás do valor que será entregue ao cliente. A propósito, esse valor é o que estará por trás da experiência do consumidor e no impacto final para a decisão da formação do preço.

Quanto à precificação baseada no valor, Kotler a divide em duas categorias:

  • preço pelo justo valor: diz respeito a uma combinação essencial, na qual se procura balancear o preço justo à qualidade do produto;
  • preço pelo valor acrescentado: a empresa adiciona um valor a mais à oferta de mercado com o intuito de diferenciar o produto da concorrência. Isso parte de qualidades intrínsecas a ele e que agreguem valor à experiência do cliente.

3. Praça

Esse pilar do mix de marketing está ligado aos espaços de distribuição e exposição do produto ao seu mercado consumidor. Em suma, o foco aqui são os canais de vendas e distribuição.

Eles podem ser virtuais (sites de e-commerce e redes sociais) ou físicos (lojas próprias, mercados e espaços de feiras públicas). Por falar nisso, a depender do produto ou serviço prestado, há inúmeras variáveis a se considerar para definir o processo de distribuição: 

  • condições logísticas; 
  • gastos; 
  • pontos de vendas; 
  • conservação e mobilidade do estoque;
  • entre outras variáveis.

Na definição de Kotler, ainda em Principles of Marketing, o canal de distribuição pode ser dividido em duas categorias:

  • canal de marketing direto: representa a venda direta ao consumidor, sem a necessidade de nenhum intermediário durante o processo de distribuição. É o que acontece, por exemplo, no caso de lojas próprias das marcas, catálogos, compras online ou prestação de serviço em tempo real, como um corte de cabelo; 
  • canal de marketing indireto: há a presença de, pelo menos, um intermediário no processo. Alguns exemplos: supermercado, livraria e afins.

4. Promoção

À primeira vista, muitos devem pensar que o P de promoção diz respeito aos descontos e liquidações. Na verdade, essa etapa é talvez a que retrata melhor a execução de uma campanha de marketing e comunicação institucional.

Ela consiste nas estratégias utilizadas para promover, informar e persuadir o público-alvo a comprar o produto ou serviço. Esse P leva em consideração, portanto, a comunicação da empresa com a sua persona:

  • branding e relações públicas para gerir a reputação do negócio; 
  • propaganda;
  • promoção de vendas, como programas de fidelidade e descontos;
  • marketing digital;
  • entre outras formas de interação com o cliente. 

Essa etapa, inclusive, merece um olhar especial em função de sua duração e impacto na fidelização de clientes. Isso porque as campanhas de marketing e a preservação da reputação vão desde as primeiras interações do pré-venda até as fases avançadas do pós-venda.

Como otimizar o mix de marketing de uma empresa?

Com a inovação tecnológica, a era dos dados trouxe excelentes soluções para otimizar o mix de marketing de uma empresa. Entre elas, estão ferramentas de automação comercial, como os CRM de vendas.

Com essas plataformas, é possível obter insights e informações relevantes sobre os seus clientes para orientar a tomada de decisão e tornar o processo mais assertivo e eficaz. Segundo Kotler, é 7 vezes mais barato reter clientes antigos do que prospectar novos. 

Por exemplo, o Zendesk Sell armazena informações estratégicas de forma automática e em tempo real. Assim, as equipes de Marketing e Vendas têm acesso integral aos insumos necessários para identificar os leads qualificados e as oportunidades de negócios.

Se uma empresa precisa de agilidade e confiabilidade para otimizar o mix de marketing em tempos tão voláteis, há ferramentas disponíveis e eficientes para facilitar esse trabalho. Para começar, que tal fazer o teste grátis da solução da Zendesk?

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