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Artigo 6 min read

O que é cold mail? Estratégia para converter mais vendas!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Por acaso, a prospecção tem sido um desafio para a sua empresa? Então, você chegou ao lugar certo. No post de hoje, explicaremos o que é cold mail e como usar essa estratégia para “quebrar o gelo” durante a primeira fase do processo comercial.

Sabemos que, até concluir uma venda, ela passa por uma série de objeções, que nem sempre são ligadas ao preço. Em alguns casos, o prospect não tem tempo para conversar ou talvez não perceba o valor agregado da oferta que o vendedor pretende fazer.

Por isso, é importante entender o que é cold mail para incluir esse recurso no plano de ação das vendas. Sendo assim, continue a leitura para conhecer sete dicas infalíveis que ajudam a converter mais vendas e, com isso, melhorar os resultados do seu negócio. 

Mas, afinal, o que é cold mail?

Cold mail é uma estratégia de prospecção focada em enviar e-mails para os clientes em potencial. Até então, essas pessoas ainda não entraram em contato com a companhia, mas podem se interessar pelos produtos e serviços que serão ofertados.

Porém, antes de abordar o que é cold mail, vamos fazer uma pausa para falar da jornada do comprador. Isso porque, na hora de enviar mensagens para os prospects, é vital considerar a etapa em que eles estão no funil de vendas. Dessa maneira, os vendedores poderão fazer ofertas adequadas e, principalmente, nos momentos certos.

Veja um infográfico que demonstra essas fases:

A propósito, temos um post que fala justamente sobre o fluxo de nutrição de leads para que o prospect vá “descendo” no funil. E, para adiantar, esses são alguns pontos que você poderá levar em conta: 

  • definição do objetivo estratégico de cada campanha;

  • construção (e atualização) da sua lista de e-mails;

  • segmentação do público que receberá as mensagens;

  • criação de conteúdos de qualidade e que chamam atenção;

  • elaboração criteriosa dos e-mails que serão enviados;

  • montagem do calendário de envio, considerando o tempo de resposta;

  • mensuração dos resultados desse fluxo de nutrição de leads.

Em paralelo, é essencial contar com uma ferramenta de cold mail, que pode ser um CRM de vendas. No fim das contas, o custo-benefício será muito vantajoso, uma vez que a produtividade da equipe aumentará em larga escala.   

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Existe diferença entre cold mail e e-mail marketing?

Sim, cold mail e e-mail marketing são diferentes. Nesse sentido, confira os principais pontos de cada um:

  • cold mail: os endereços de contato não foram fornecidos espontaneamente pelo prospect. Em geral, eles partem de listas encaminhadas por terceiros, como as entidades de classe. Além disso, não se usam imagens, mas apenas o texto “cru”;
  • e-mail marketing: o contato é disponibilizado pelo próprio cliente. Por exemplo, ele preenche os dados ao baixar um e-book ou se cadastrar na landing page. Adicionalmente, as imagens são chamativas e a comunicação tem apelo comercial.

7 dicas de cold mail para vender (muito) mais

Agora que você sabe o que é cold mail, falaremos das sete dicas para colocar essa estratégia em prática. Vamos lá?

1. Aposte na personalização da abordagem

O mailing é “frio”, à medida que ele não foi cedido pelo prospect, de maneira espontânea. Entretanto, ao identificar o cliente pelo nome, você já vai quebrar uma barreira e preparar o terreno para possibilitar que a oferta seja lida.

2. Nunca faça aqueles disparos em massa

Se você não quer que o cold mail vá parar no spam, deixe de lado os disparos em massa. À primeira vista, eles até parecem práticos, visto que facilitam o envio único da mensagem. Contudo, essa prática prejudica o relacionamento que você está tentando estabelecer.

3. Evite poluir a mensagem com imagens e links

O servidor do e-mail filtra as mensagens que são encaminhadas aleatoriamente, sem um  contato prévio. Quando se usa muitas imagens e links que direcionam o prospect para outras páginas da internet, essa mensagem poderá ir direto para a caixa de spam.

4. Faça um calendário com seu fluxo de cadência

Primeiramente, não seja aquele vendedor chato ou invasivo. Embora você tenha metas a cumprir, a chance de conversão será menor se o prospect rejeitar o contato de cara. Então, monte um calendário para enviar mensagens em um intervalo adequado para a proposta. 

5. Escreva títulos que realmente chamem atenção

Como fazer com que o prospect clique no seu e-mail ao invés de tantos outros que chegam o tempo todo? Nesse caso, o assunto do e-mail será o principal atrativo para garantir que a mensagem seja lida pelo destinatário, o que será meio caminho andado para a sua venda. 

6. Escolha gatilhos adequados para a campanha

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que agilizam o processo comercial. Basicamente, é uma forma de persuadir o prospect a realizar uma determinada ação. Para exemplificar, alguns desses gatilhos são:

  • urgência;

  • escassez;

  • novidade;

  • autoridade;

  • dor versus prazer;

  • antecipação;

  • prova social (depoimentos);

  • reciprocidade;

  • exclusividade.

7. Arrase na call to action para fazer a conversão

Call to action (CTA) se traduz como “chamada para ação”. É uma maneira de mostrar ao prospect qual será o próximo passo depois daquele conteúdo que foi enviado. Aqui, uma boa pedida é estimular a demonstração gratuita do seu produto ou serviço, se possível. 

Exemplo de cold mail para vender mais

A seguir, temos um template de cold mail que poderá ser adaptado para a oferta a ser feita. E mais: não deixe de personalizar o conteúdo com os dados de cada prospect e setor, ok? 

Olá, <<nome do prospect>>, tudo bem?

Sou a <<nome da vendedora>>, consultora da <<empresa>>, uma startup que acredita no poder da educação corporativa.

Estou entrando em contato porque temos uma promoção exclusiva para as empresas do setor de <<identificação do setor>>. 

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Aliás, acredito que as nossas empresas podem crescer juntas, de forma exponencial. 

Portanto, gostaria de marcar uma reunião online para fazer uma demonstração personalizada. 

Quando você estaria disponível para conversar a respeito?

Atenciosamente,

<<assinatura>>

Lembrete: esse template é um exemplo prático, mas fique à vontade para criar seu próprio conteúdo. Afinal, é importante evidenciar o “jeito de ser” da sua empresa para criar uma conexão com o prospect.

Enfim, esperamos que o post tenha esclarecido o que é cold mail e como usar a estratégia para alavancar as vendas. Por falar nisso, aproveite para conhecer as soluções viabilizadas pela Zendesk, a fim de propiciar as melhores experiências do cliente e gerar mais negócios.Por sinal, faça uma avaliação grátis para conferir as funcionalidades que são usadas por mais de 160.000 clientes. E, se você quer transformar suas conversas em conversões, conte conosco!

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