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Artigo 4 min read

O que é ITIL V4 e qual sua importância para o setor de TI e para toda e empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 10 Mai 2023

Afinal, o que é ITIL V4? Entender esse conceito pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, impactando os processos desenhados para diversos setores. Entenda neste artigo o que é, como funciona e para que serve a certificação ITIL V4.

O que é ITIL V4?

O ITIL V4 é a quarta versão da certificação ITIL, Information Technology Infrastructure Library, uma biblioteca que reúne as melhores práticas para o setor de Tecnologia da Informação e que evolui de acordo com a evolução do mercado, do comportamento e das tecnologias. 

A ITIL V4 descreve e apresenta um modelo operacional atual e moderno com boas práticas para a entrega de produtos e serviços aos clientes. Considerando que esses produtos ou serviços devem representar propostas de valor impactantes para os consumidores. 

A quarta versão é a mais recente até o momento e não exclui o que é apresentado na versão três, apenas adicionando pontos importantes a serem considerados pelas empresas e profissionais. 

Lançada em 2019, ela aborda rotinas importantes para empresas que buscam um maior alinhamento às tendências da transformação digital e do aumento de agilidade nas empresas.

Como dissemos, ao entender o que é ITIL V4 é importante considerar que não estamos falando de uma versão que substitui a sua anterior, mas que evolui a abordagem de alguns conceitos em relação à ITIL V3. 

Leia também: O que é ITIL e para que serve? Análise detalhada

A versão ITIL teve sua origem ainda na  década de 1980, como um guia de boas práticas de TI que tinham como objetivo contribuir para a melhor gestão da área. 

Atualmente, além de guia, é possível conquistar a certificação ITIL que garante que o profissional tenha domínio sobre os fundamentos e boas práticas da gestão de TI e que domina a terminologia da ITIL. 

Atualmente, no mundo, existem mais de dois milhões de praticantes de ITIL certificados, sendo essa metodologia usada por mais de 90% das organizações Fortune 500. 

Leia também: Gerenciamento de incidentes ITIL: o que é por que ele é tão importante?

O impacto das versões ITIL nos negócios

 

Nas últimas décadas, a TI deixou de ser uma área da empresa para fazer parte de todos os departamentos das organizações. Afinal,  a tecnologia é cada vez mais necessária para garantir eficiência de todos os setores da empresa, desde o RH, financeiros, até o setor de produção, marketing , vendas e atendimento ao cliente. 

Ao aplicar as melhores práticas para o setor, previstas nas diferentes versões do modelo ITIL, sua empresa ganha em agilidade no uso da tecnologia, em velocidade e em assertividade. 

Tudo isso acontece porque a cada atualização de versão, como da ITIL V3 para V4, o modelo tem como objetivo melhorar o setor de TI das empresas, adequando-o às demandas atuais e garantindo a otimização dos processos e da operação de TI para as diferentes necessidades de um negócio.

A certificação ITIL V4, por exemplo, garante que o profissional tenha uma fundamentação flexível que torna a empresa mais apta para adaptar seus negócios quando necessário, a partir das tendências relacionadas ao desenvolvimento de software e operações de TI.

A adaptabilidade ágil é, sem dúvidas, uma vantagem competitiva importante  para as organizações do século XXI. 

Por que adotar o ITIL V4 ?

Sem dúvida, sua empresa deve permanecer alinhada à última versão do ITIL. Entre os benefícios da certificação ITIL V4 estão: 

  • visão global de produtos e serviços, 
  • impacto no atendimento ao cliente de qualidade, 
  • melhora na produtividade da empresa
  • facilita a identificação antecipada de imprevistos
  • reduz falhas nos sistemas e processos de TI da empresa,
  •  ajuda a compreensão do comportamento dos clientes da organização, 
  • facilita a adaptação às demandas dos consumidores, implementando e alterando processos com mais agilidade,
  • visão global dos resultados que a empresa empresa está alcançando nos vários setores em relação aos objetivos do planejamento estratégico, 
  • identificação assertiva de falhas, gargalos e oportunidades dentro dos serviços, produtos, processos e outras áreas, 
  • tomada de decisão mais assertiva, 
  • redução de custos com processos ineficazes
  • auxilia na definição das responsabilidades de cada profissional dentro da sua equipe,
  • melhora a comunicação interna, 
  • facilita a priorização de tarefas, processos, melhorias e mais.

Por fim, todos esses objetivos levam a empresa a alcançar melhores resultados em relação a qualidade do serviço, produto e atendimento que são ofertados aos clientes.

Implementação no dia a dia da empresa

Você pode usar outras tecnologias para ajudar sua empresa a gerenciar seus serviços por meio das boas práticas apontadas na ITIL V4. 

 

A implantação da Zendesk no sistema de atendimento da Samba Tech, por exemplo, impactou diretamente no relacionamento com os clientes. Com as funcionalidades da Zendesk, foi possível criar processos de gerenciamento de serviços baseado no ITIL V3, aumentando a satisfação e melhores níveis de atendimento para 95%.

 

Conheça a central de suporte de TI da Zendesk e veja como é simples implementar as práticas de ITIL no seu dia a dia de trabalho.

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