Artigo

O que é ITIL e quais os benefícios para sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 dezembro 2020
Última atualização em 8 dezembro 2020

Se você ainda não sabe o que é ITIL, saiba que esse conceito está diretamente relacionado à evolução da tecnologia e ao crescimento das empresas. Em linhas gerais, o ITIL é uma “biblioteca” de boas práticas para serviços de TI e que permitem a otimização de diversos processos em inúmeras frentes de um negócio. 

Segundo uma pesquisa global feita pela Axios Systems, 64% dos profissionais de TI consideram que o ITIL é essencial para “melhorar a reputação da área de TI”. Esse dado evidencia a importância de se investir nesse sistema e incentivar os colaboradores a obterem a certificação ITIL. 

Mas, afinal, o que é ITIL e o que é a certificação ITIL? A seguir explicaremos esses dois conceitos e quais são os benefícios de obter cada vez mais conhecimento para otimizar os processos de uma empresa, confira! 

O que é ITIL

ITIL é a sigla para Information Technology Infrastructure Library e significa em tradução livre “Biblioteca de Infraestrutura e Tecnologia da Informação”. Tal biblioteca é um conjunto de boas práticas de infraestrutura, manutenção e operação de serviços de tecnologia da informação (TI).

O ITIL é um projeto que foi desenvolvido por volta dos anos 1980 pela Central Computer and Telecommunications Agency com o objetivo de armazenar informações sobre os caminhos mais estratégicos relacionados ao TI. Basicamente, a ideia era que as empresas pudessem acessar esse banco de dados para encontrar soluções para seus projetos com rapidez. 

Hoje, os processos ITIL são usados em todo o mundo e apoiam diversas empresas em questões que envolvem o uso de tecnologia. Isso porque a biblioteca oferece opções para resolver problemas de acordo com um histórico sobre o que já funcionou anteriormente.

ITIL nas empresas

Ter um sistema ITIL implementado em um negócio permite organizar e gerenciar diversos processos de TI, o que torna o dia a dia de trabalho muito mais otimizado e ágil. Além disso, as soluções possibilitam que o atendimento ao cliente tenha muito mais qualidade e seja feito com ainda mais assertividade.

A Zendesk, por exemplo, tem uma solução voltada especialmente para a criação de uma central de suporte de TI que de fato ajuda os usuários a resolverem seus problemas. Além disso, o software permite que a implementação do ITIL seja personalizada e também oferece diversos processos de ITIL. 

Conheça a central de suporte de TI da Zendesk e veja como é simples implementar as práticas de ITIL no seu dia a dia de trabalho.

Certificação ITIL

A certificação ITIL é voltada para profissionais de TI que desejam se atualizar sobre novas metodologias e boas práticas do mercado. Até 2017, a prova era feita pelas instituições EXIN e ISEB. Hoje, a certificação é oferecida pela empresa Axelos. 

A versão atualizada da certificação (ITIL 4) tem quatro níveis, os quais explicaremos a seguir com base nas informações fornecidas no site da Axelos.

Foundation

ITIL Foundation é a introdução dos profissionais aos conceitos do ITIL e permite que eles entendam como o modelo de serviço de TI funciona de ponta a ponta, passando pela criação, entrega e melhora contínua de produtos tecnológicos. A prova é voltada para aqueles que já têm um conhecimento básico em ITIL e que almejam entender como esse sistema pode impulsionar a gestão dos serviços de TI.

ITIL Managing Professional

Essa prova oferece conhecimentos práticos e tecnológicos sobre como operar serviços de TI, times e fluxos de trabalho com sucesso. A certificação tem como foco profissionais que trabalham em equipes de tecnologia e digital em empresas.

ITIL Strategic Leader

Um líder estratégico já reconhece a importância dos processo ITIL não apenas para os serviços de TI, mas para todas as operações digitais. Ao se tornar um ITIL Strategic Leader, o profissional demonstra que tem um entendimento completo sobre como o TI influencia e direciona as estratégias dos negócios. 

Master Level

Para conquistar essa certificação, o profissional precisa saber explicar e justificar como tem usado seu conhecimento sobre métodos e técnicas do ITIL para alcançar novos resultados, bem como mostrar aplicações práticas a respeito do que foi aprendido. 

Por que os profissionais de TI devem ter a certificação ITIL

Essa é uma das certificações mais importantes no segmento de tecnologia, pois o ITIL oferece uma vasta gama de informações que os profissionais precisam conhecer para realizarem seu trabalho com eficiência. 

Considerando que o objetivo do ITIL é otimizar processos e aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas, esse é um conhecimento muito valorizado no mercado. Isso acontece em especial porque a aplicação do ITIL permite reduzir custos operacionais de um negócio, já que o profissional consegue alocar melhor os recursos da empresa. 

Além disso, um dos principais benefícios da certificação ITIL é que ela torna o profissional de TI ainda mais valorizado no mercado, o que abre portas para novas empresas e novos cargos — até porque, como já vimos aqui, o ITIL também oferece treinamentos para a gestão de pessoas e projetos, por exemplo. 

Aqui você confere o que é a gestão de projetos de TI, quais são suas etapas e como fazer um gerenciamento eficaz.

E mais: os colaboradores treinados tendem a criar processos que otimizam o tempo e melhoram a performance de toda a equipe, o que, por consequência, também eleva a qualidade das entregas e traz resultados mais positivos para o negócio. 

Por fim, não podemos deixar de citar que profissionais certificados pelo ITIL têm mais chances de serem reconhecidos financeiramente também, pois passam a ser vistos como peças-chave para as operações da empresa e, como resultado, há uma probabilidade maior de conquistar novos cargos. 

Se você ficou interessado, para obter a certificação é preciso fazer a prova oficial. No site da Axelos é possível encontrar todas as informações necessárias sobre exame de ITIL e a boa notícia é que está disponível em Português. 

Deu para entender o que é ITIL e também como funciona a certificação ITIL? O próximo passo agora é investir em uma central de TI que otimize a resolução de problemas dos seus clientes. Aqui você confere todas as informações sobre a solução da Zendesk, acesse!