Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Profissional de alta performance: como reconhecer o melhor talento para seu time?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 7 julho 2022

É correto dizer que para uma empresa evoluir constantemente é preciso um ótimo trabalho interno. Isso, claro, sem contar com os fatores externos que implicam diretamente no estado de crescimento, ou não, de um negócio.

Áreas como a do atendimento ao cliente desempenham parte importante do alto desempenho de uma empresa. É o que informa o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022 da Zendesk.

Segundo ele, as empresas que possuem um comportamento de desempenho fora da curva , não só reconhecem a importância da área como também oferecem caminhos e ferramentas para que o colaborador trabalhe melhor. Ou seja, para que ele se torne um profissional de alta performance.

Mas, como descobrir se no seu negócio já existem colaboradores com essa característica? Ou então, como orientá-los a se tornar profissionais de alta performance?

Para te ajudar nessas questões, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue por aqui para não perder nada!

Boa leitura.

Profissional de alta performance: por que ter na empresa?

Antes de saber quais características fazem um profissional de alta performance é preciso entender os motivos para incentivar esse conjunto de habilidades. Como já mencionamos acima, esse alto desempenho é muito importante na área de atendimento ao cliente.

Mas, não somente nela. Quanto mais profissionais apresentarem um comportamento de alta performance, melhor para a empresa.

Por quê?

O motivo é bem simples! Profissionais de alto desempenho se destacam por assumir mais responsabilidades, realizar e concluir suas tarefas com êxito, além de sempre procurar o desenvolvimento pessoal, profissional e da empresa.

No entanto, nem sempre é tão simples identificar este tipo de colaborador. Mas com as dicas certas você o encontrará facilmente. Continue a leitura para conferir as principais características de um profissional de alta performance.

Características de um profissional de alta performance

Assim que começar esse exercício de percepção dos profissionais que se destacam na sua performance, entenderá quais características mais ressaltam aos olhos. Para identificá-los é preciso estar atento a esses atributos.

Os sete principais são:

  • apresentam sintonia com a cultura da empresa;

são proativos;

  • alcançam as metas e objetivos;
  • trabalham bem em equipe;

  • procuram o desenvolvimento profissional;

  • baseiam-se em resultados;

  • trabalham em cima dos feedbacks.

Confira os detalhes de cada uma das habilidades de um profissional de alta performance abaixo.

1- Apresentam sintonia com a cultura da empresa

A primeira dica é observar como o profissional se identifica com a cultura da empresa. Uma boa maneira de observar isso mais facilmente é na análise de engajamento.

Geralmente, profissionais que se conectam mais com a cultura e valores da empresa em que trabalham, possuem maior engajamento

Mas, também é preciso atenção a esse detalhe:

nem sempre a falta de engajamento de equipes ou colaboradores significa que não há sintonia com os valores da empresa. Portanto, caso observe profissionais desengajados, analise os feedbacks 360º e, em seguida, faça uma reunião com ele para entender o que está acontecendo.

Leia também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento.

2- São proativos

A segunda dica para identificar um profissional de alta performance na sua empresa é observar a proatividade dele. Analise quem realmente está disposto a realizar as suas tarefas e ajudar outros setores quando puder e for necessário.

3- Alcançam as metas e objetivos

Profissionais que possuem um comportamento de alta performance sempre estarão alcançando metas e objetivos pessoais e também da empresa. Para ter noção sobre esse fator, é muito importante que os resultados do trabalho sejam analisados frequentemente.

Com esse acompanhamento será possível identificar facilmente quem se destaca no alcance de metas e objetivos. Este comportamento aliado aos outros desta lista farão você ter a certeza de que este colaborador possui um alto desempenho.

4- Trabalham bem em equipe

Não basta alcançar os resultados pré-estabelecidos ou aderir facilmente à cultura da empresa, se não há trabalho em equipe. Muitos acreditam que um profissional de alta performance é visto apenas como aquele que realiza suas tarefas com maestria.

Mas, caso essa maestria carregue junto a falta de trabalho em equipe, desavenças internas e falta de inteligência emocional, não há alto desempenho. Uma empresa não se faz apenas com números, as relações humanas também são necessárias.

Também pode te interessar: Ambiente de trabalho tóxico: 7 sinais para você ficar alerta!

5- Procuram o desenvolvimento profissional

Colaboradores com alto desempenho são inquietos e sempre estarão querendo aprender mais e se desenvolver. É importante que identifique esses profissionais e ofereça maneiras e ferramentas que os estimulem a continuar se desenvolvendo.

Disponha cursos e treinamentos para as equipes da sua empresa. Assim, não somente profissionais que já se interessam pelo desenvolvimento profissional estarão sendo beneficiados.

Lembre-se: uma organização se faz com diversas pessoas. Quanto maior for o desenvolvimento delas, maior será o do seu negócio.

6- Baseiam-se em resultados

Os resultados são muito importantes para profissionais de alto desempenho. Portanto, sempre observe com mais atenção colaboradores que estão dispostos a melhorar seus resultados constantemente. Ou seja, aqueles que não ficam acomodados.

7- Trabalham em cima dos feedbacks

Por se basearem em resultados, os feedbacks são muito importantes para estes profissionais. O motivo é que com eles é possível entender melhor onde está se errando e o que deve ser incentivado.

Além disso, profissionais de alto desempenho não ficam irritados ou chateados com feedbacks críticos. Eles entendem e trabalham em cima do problema para encontrar uma solução.

Como se tornar um profissional de alta performance?

Agora que já sabe as principais características de um profissional de alta performance, quais fatores são importantes para se tornar um? Além dos já citados aqui neste conteúdo, entender como se tornar um profissional de alta performance está intimamente relacionado com rotinas.

Desenvolva sua equipe!

Todas essas dicas para identificar e entender como se tornar um profissional de alta performance possuem um objetivo em comum: desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. E não é segredo dizer que equipe forte é igual a evolução da empresa.

A Zendesk é uma ótima opção para te ajudar ainda mais nesse caminho. Com o seu software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

E, como mostramos neste conteúdo, o desenvolvimento das equipes e de profissionais com alto desempenho é um benefício para todos: funcionários e empresa.

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.