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Artigo 10 min read

Profissional de alta performance: como criar ou se tornar um?

Por Zendesk

Última atualização em 2 julho 2024

É correto dizer que, para uma empresa evoluir constantemente, é preciso um ótimo trabalho interno. Isso, claro, sem contar com os fatores externos que implicam diretamente no crescimento de um negócio.

Áreas como a do atendimento ao cliente representam parte importante no alto desempenho de uma empresa. O profissional de alta performance surge como um diferencial competitivo essencial.

As empresas com um comportamento de desempenho fora da curva , não só reconhecem a importância da área como também oferecem caminhos e ferramentas para o colaborador trabalhar melhor. 

Mas, como descobrir se no seu negócio já existem colaboradores com essa característica? Ou então, como orientá-los a se tornarem profissionais de alta performance?

Para te ajudar nessas questões, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue por aqui para não perder nada!

Resumo
  • os profissionais de alta performance são mais produtivos, engajados e dispostos a assumir responsabilidades, tudo com altas taxas de sucesso

  • suas principais características são: identificação com a empresa, proatividade, cumprimento de metas, trabalho em equipe, foco em resultados, aceitação de feedbacks e bom desenvolvimento profissional

  • um profissional pode alcançar o alto desempenho ao se desafiar, melhorar a gestão de tempo, criar rotinas otimizadas, praticar o autocuidado e valorizar o trabalho inteligente

  • líderes podem criar profissionais de alta performance com um ambiente colaborativo, incentivo à autonomia, feedbacks construtivos, engajamento e suporte ao desenvolvimento pessoal

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Boa leitura.

Profissional de alta performance: por que ter na empresa?

Antes de saber quais características formam um profissional de alta performance, é preciso entender os motivos para incentivar esse conjunto de habilidades. Como já mencionamos acima, esse alto desempenho é muito importante na área de atendimento ao cliente.

Mas não somente nela. Quanto mais profissionais apresentam um comportamento de alta performance, melhor para a empresa.

Por que?

O motivo é bem simples! Profissionais de alto desempenho se destacam por assumir mais responsabilidades, realizar e concluir suas tarefas com êxito, além de sempre procurar o desenvolvimento pessoal, profissional e da empresa.

Continue a leitura para conferir as principais características de um profissional de alta performance.

Características de um profissional de alta performance

Assim que você começa a fazer o exercício de percepção dos profissionais que se destacam na sua performance, entende quais características mais saltam aos olhos. Para identificá-los, é preciso estar atento a esses atributos.

Os sete principais são:

  1. apresentam sintonia com a cultura da empresa;
  2. são proativos;
  3. alcançam as metas e os objetivos;
  4. trabalham bem em equipe;
  5. procuram o desenvolvimento profissional;
  6. baseiam-se em resultados;
  7. trabalham em cima dos feedbacks.

Confira os detalhes de cada habilidade de um profissional de alta performance abaixo.

1. Apresentam sintonia com a cultura da empresa

A primeira dica é observar como o profissional se identifica com a cultura da empresa. Uma boa maneira de observar isso mais facilmente é na análise de engajamento.

Geralmente, profissionais que se conectam mais com a cultura e valores da empresa em que trabalham, têm mais engajamento

No entanto, também é preciso atenção a esse detalhe: nem sempre a falta de engajamento de equipes ou colaboradores significa não haver sintonia com os valores da empresa. 

Portanto, caso observe profissionais desengajados, analise os feedbacks 360º e, em seguida, faça uma reunião com ele para entender o que acontece.

Leia também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento.

2. São proativos

A segunda dica para identificar um profissional de alta performance na sua empresa é observar a proatividade dele. Analise quem realmente está disposto a realizar as suas tarefas e ajudar outros setores quando puder e for necessário.

3. Alcançam as metas e objetivos

Profissionais que têm um comportamento de alta performance sempre estarão alcançando metas e objetivos pessoais e também da empresa. Para ter noção desse fator, é muito importante analisar os resultados do trabalho frequentemente.

Com esse acompanhamento, é possível identificar facilmente quem se destaca no alcance de metas e objetivos. Este comportamento aliado aos outros desta lista certamente te ajudarão a identificar um profissional que entrega além do esperado.

4. Trabalham bem em equipe

Não basta alcançar os resultados previamente estabelecidos ou aderir facilmente à cultura da empresa, se não há trabalho em equipe. Muitos acreditam que um profissional de alta performance é visto apenas como aquele que realiza suas tarefas com maestria.

Mas, caso essa maestria carregue junto a falta de trabalho em equipe, desavenças internas e falta de inteligência emocional, não há alto desempenho. Uma empresa não se faz apenas com números, as relações humanas também são necessárias.

Também pode te interessar: Ambiente de trabalho tóxico: 7 sinais para você ficar alerta!

5. Procuram o desenvolvimento profissional

Colaboradores com alto desempenho são inquietos e sempre desejam aprender mais e se desenvolver. É importante identificar esses profissionais e oferecer ferramentas que os estimulem a se desenvolver de forma contínua.

Ofereça cursos e treinamentos para as equipes da sua empresa. Assim, não somente profissionais que já se interessam pelo desenvolvimento profissional serão beneficiados.

Lembre-se: uma organização se faz com diversas pessoas. Quanto mais elas se desenvolvem, mas eu seu negócio prospera.

6. Baseiam-se em resultados

Os resultados são muito importantes para profissionais de alto desempenho. Portanto, sempre observe com mais atenção colaboradores dispostos a melhorar seus resultados constantemente. Ou seja, aqueles que não ficam acomodados.

7. Trabalham em cima dos feedbacks

Por se basearem em resultados, os feedbacks são muito importantes para estes profissionais. O motivo é que, com eles, é possível entender melhor os pontos a corrigir e a incentivar. 

Além disso, profissionais de alto desempenho não ficam irritados ou chateados com feedbacks críticos. Eles entendem e trabalham em cima do problema para encontrar uma solução.

Como se tornar um profissional de alta performance?

Agora que já sabe as principais características de um profissional de alta performance, quais fatores são importantes para se tornar um? Além do que citamos até aqui, separamos 5 práticas que desenvolvem o bom desempenho no trabalho. Confira!

1. Busque se desafiar

Não é segredo que metas realistas e desafiadoras melhoram a produtividade no trabalho. A questão é que não é preciso esperar que a gestão trace esses objetivos.

Você pode criar metas pessoais para sua rotina, dando um propósito ao autogerenciamento e formando um cenário ideal que deseja conquistar. Assim, você tem um estímulo mais sólido e uma visão clara do que busca.

2. Melhore sua gestão de tempo e prioridades

O tempo é um recurso valioso para profissionais de alta performance. Nesse contexto, uma boa dica é trabalhar como gerencia seu foco no dia a dia, em especial quanto a definição de prioridades.

Assim, você aproveita melhor o seu tempo, por se dedicar principalmente a executar tarefas de alto valor, deixando serviços menos importantes para as horas que sobram no fim do dia.

3. Crie rotinas otimizadas e saudáveis

Rotinas diárias são aliadas do bom desempenho, por dispensarem a necessidade de parar e pensar no que precisa ser feito ao longo do dia. 

É importante que esses hábitos suportem os objetivos pessoais e profissionais, desde o momento que acorda até a hora de dormir. Afinal, tudo está interligado.

4. Cuide bem da saúde mental e física

Não há como ser um profissional de alta performance sem estar saudável. Aliás, vale ressaltar que o desempenho no trabalho jamais deve custar sua saúde, seja mental ou física.

Saiba a hora de reduzir o ritmo, pratique o autocuidado e invista em atividades relaxantes ao fim do dia, para se recuperar totalmente e ficar pronto para os desafios seguintes.

5. Trabalhe com inteligência para ser mais produtivo

Trabalhar bastante não significa ter bom desempenho. Por esse motivo, o seu foco deve estar em atuar com mais inteligência, inclusive emocional, para se tornar mais produtivo e eficiente.

Se preocupe em melhorar constante e gradualmente, ao invés de buscar tudo de uma vez. Caso contrário, há mais chances de se desgastar e adquirir o burnout do que a performance desejada.

Liderança inspiradora para criar profissionais de alta performance

O papel dos líderes internos é essencial para criar profissionais de alta performance. Isso porque é comum haver ruídos entre a intenção dos gestores na hora de criar estratégias e a compreensão dos colaboradores na hora de executá-las.

Segundo o Relatório Customer Experience Trends, produzido pela Zendesk, há uma desconexão entre o que os funcionários entendem e o que a gestão valoriza, principalmente quando se trata da implantação de novas estratégias. 

Um exemplo disso é observado quando o assunto é o uso de IAs para otimizar a customer experience. 

Nesse contexto, enquanto cerca de 70% dos líderes de CX pretendem aumentar o investimento nas ferramentas, apenas 34% dos agentes de suporte enxergam o valor e o potencial da tecnologia.

A seguir, explicaremos práticas de liderança inspiradora, que ajudam a conduzir os membros da sua equipe rumo à otimização de desempenho. 

Além disso, confira o CX Trends na íntegra. Assim, você descobre o que o futuro reserva para a experiência dos clientes.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Ambiente confiável e colaborativo

Para começar, o ambiente corporativo deve despertar a sensação de confiança e estimular a colaboração entre os funcionários, dentro e fora da equipe. Esse cenário ajuda a promover conforto e qualidade de vida aos profissionais. Além disso, estimula o trabalho em equipe e aumenta as chances de impulsionar a performance individual e grupal simultaneamente.

Autonomia e empoderamento

A liderança pode mostrar o caminho para o profissional melhorar sua performance.  No entanto, é ele que precisa trilhar essa jornada. Inspire o sentimento de autonomia e mostre como seus colaboradores podem se empoderar no dia a dia.

Valorização da cultura de feedbacks

Uma cultura de feedbacks construtivos é a melhor maneira de reconhecer boas práticas e identificar falhas operacionais. Ou seja, auxilia a mostrar o que fazer e o que não fazer, recompensando os acertos e oferecendo críticas construtivas para reparar os erros mais comuns.

Suporte e desenvolvimento do poder de decisão

Um profissional de alta performance tende a ser mais decidido e proativo. Dessa forma, o líder do setor desenvolve o poder de decisão individual e dá suporte para os colaboradores ficarem cada vez melhores na autogestão.

Incentivo ao engajamento

Engajamento no trabalho é uma peça-chave para conquistar o desempenho desejado. Nesse cenário, o gestor pode estimular essa conduta nos seus comandados ao oferecer benefícios claros e reconhecimento, a fim de mostrar um bom exemplo do que a organização valoriza.

Transparência e objetividade para gestão de desempenho

Todo modelo de gestão, de certa forma, monitora o desempenho individual e por equipe. Para isso, usa indicadores e métricas predefinidas, adequadas para a realidade e os objetivos traçados.

No entanto, um erro comum de lideranças é não explicar aos colaboradores como a sua performance é avaliada no dia a dia. Isso porque a confiança e a tranquilidade dos profissionais podem se abalar ao receber uma cobrança repentina.

Seja transparente e objetivo sobre a avaliação e facilite a comunicação de feedbacks, principalmente quando as críticas forem mais negativas.

Desenvolva sua equipe!

Todas essas dicas para identificar e entender como se tornar um profissional de alta performance têm um objetivo em comum: desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários. E não é segredo dizer que equipe forte é igual a evolução da empresa.

A Zendesk é uma ótima opção para te ajudar ainda mais nesse caminho. Com o  software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

E, como mostramos neste conteúdo, o desenvolvimento das equipes e de profissionais com alto desempenho é um benefício para todos: funcionários e empresas.

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

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