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Serviços gerenciados de TI: entenda tudo antes de contratar!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 dezembro 2020
Última atualização em 7 dezembro 2020

Serviços gerenciados de TI, ou MSP (Managed Service Provider), é a terceirização da área de Tecnologia da Informação da sua empresa, o que pode envolver a parte da infraestrutura, sistemas e gestão.

Entre os objetivos dessa estratégia estão aprimorar os seus processos internos, entregar mais valor aos seus clientes, manter a sua empresa competitiva, reduzir gastos e muito mais.

Mas ainda que tenha tantos benefícios, qual seria o momento ideal de contratar esse tipo de serviço? Entenda tudo agora!

O que são serviços gerenciados de TI?

Para que uma empresa foque no seu core business, muitas vezes, é necessário terceirizar algumas demandas, concorda? Justamente nesse ponto é que entram os serviços gerenciados de TI. 

Essa é uma maneira de garantir que todos os sistemas, infraestrutura e gestão dessa área funcione corretamente, sem que seja preciso contratar, treinar e direcionar colaboradores próprios para isso.

Ou seja, os serviços gerenciados de TI consistem na terceirização dos processos e atribuições que envolvem esse setor.

Entre as funções do MSP, como também é chamado esse serviço, está a identificação de pontos de melhoria das soluções de Tecnologia da Informação utilizadas por sua empresa.

Dessa forma, é possível os aprimorar os processos usados e os serviços que estão sendo prestados, resultando em um melhor relacionamento e atendimento aos clientes internos e externos

Para que fique mais claro quanto o uso da tecnologia reflete na relação cliente empresa, uma das nossas pesquisas mostrou que, para mais de 40% dos entrevistados, se deparar com um sistema automatizado que dificulta o contato com um agente humano é considerado uma má experiência.

Esse transtorno pode ser gerado por inúmeros motivos, entre eles, soluções obsoletas, desatualizadas ou lentas.

Qualquer uma dessas questões podem ser facilmente identificadas e resolvidas quando se contrata uma empresa de serviços gerenciados de TI.

Quais as vantagens dos serviços gerenciados de TI?

Quando se pensa em terceirizar um setor de uma empresa, a primeira vantagem que surge à mente é a redução de custos.

Sim, os serviços gerenciados de TI podem trazer gerar economia, visto que a sua empresa não precisará se preocupar com contratação, treinamento e todos os gastos que envolvem manter os profissionais.

Porém, esse tipo de solução não se limita a esse benefício. Contar com uma empresa de serviços gerenciados de TI pode lhe ajudar a:

  • Otimizar os seus processos internos
  • Se antecipar a possíveis problemas
  • Fazer um melhor e mais pontual acompanhamento dessa área
  • Manter sua empresa sempre atualizada às mudanças do mercado
  • Direcionar os seus esforços para o seu core business
  • Somar à atuação do seu time interno

Otimizar os seus processos internos 

Os serviços gerenciados de TI ajudam a criar rotinas de trabalho mais inteligentes e de resultado.

Utilizando softwares e sistemas melhores, seu time ganha em produtividade. Como consequência, consegue aprimorar o relacionamento com os clientes ao melhorar a sua experiência com a entrega de soluções e serviços em menos tempo. 

Aproveite e leia também: “Software de atendimento ao cliente: como ter a solução certa na hora certa?

Se antecipar a possíveis problemas

Uma das funções dos serviços gerenciados de TI é atuar de forma preventiva. Realizando monitoramentos da sua infraestrutura e sistemas é possível identificar e sanar previamente possíveis problemas que podem impactar negativamente o seu negócio.

Fazer um melhor e mais pontual acompanhamento dessa área

Por sua vez, esse monitoramento constante ajuda os gestores a acompanharem a evolução da área de TI.

Dessa forma, é possível verificar mais rapidamente e de maneira mais concreta se, por exemplo, as metas desse setor estão sendo alcançadas. 

Manter a sua empresa sempre atualizada às mudanças do mercado

A tecnologia é um segmento que muda de forma muito rápida. Por exemplo, uma solução bastante utilizada hoje pode se tornar totalmente dispensável amanhã.

Com isso, é preciso que as empresas estejam constantemente “por dentro” do que o mercado está trazendo de novidades.

No entanto, essas mudanças resultam também em funções e tarefas que ficam obsoletas, o que tende a gerar novos gastos para o seu negócio.

A contratação de serviços gerenciados de TI ajudam a resolver todas essas questões, deixando a sua empresa sempre atualizada e diminuindo os custos gerados por essas inovações.

Direcionar os seus esforços para o seu core business

Considerando que a área de TI da sua empresa estará sob o comando de uma equipe especializada, os seus esforços e do seu time poderão ser direcionados para outras questões.

Com isso, terão mais tempo para criar e implementar estratégias que contribuam para o crescimento do negócio.

Além disso, caso esse direcionamento envolva tecnologia, as chances de finalizar o processo de forma bem mais rápida também aumenta.

Somar à atuação do seu time interno

Mas ainda que a sua empresa conte com uma equipe própria de Tecnologia da Informação, a contratação dos serviços gerenciados de TI vem para somar esforços.

Por exemplo, vamos supor que o seu time esteja direcionado para suporte e manutenção. Porém, surge a necessidade de aprimorar uma de suas soluções.

Ao invés de desmembrar a equipe que já tem e comprometer a eficácia dos seus processos, os profissionais dos serviços gerenciados de TI podem ser direcionados para essa função. 

Desse modo, ambas as atribuições se desenvolvem paralelamente e a sua empresa se mantém competitiva no mercado.

Quando contratar uma empresa de serviços gerenciados de TI?

Ainda que tenha todos esses benefícios, será que este é o momento certo para a sua empresa contratar um MSP?

Uma maneira de saber isso é respondendo a perguntas como:

  • Qual a situação da área de TI da sua empresa neste momento?
  • Há necessidade de aprimorar processos internos?
  • O time formado está conseguindo atender as demandas que surgem de modo que valorize o seu negócio e a experiência do cliente?
  • Como estão os índices de satisfação dos seus clientes e quanto os resultados obtidos têm relação com a tecnologia utilizada?

Lembre-se que o novo consumidor exige soluções imediatas, e a tecnologia pode ajudar! No entanto, é preciso pensar também na eficiência dos serviços e, claro, na segurança.

Para entender melhor sobre isso, não deixe de ler o artigo “Segurança de dados na internet: por que se preocupar?