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Serviços gerenciados de TI: entenda tudo sobre antes de contratar!

Por Zendesk

Última atualização em 25 Agosto 2023

Os serviços gerenciados de TI, ou MSP (Managed Service Provider), são, basicamente, a terceirização da área de Tecnologia da Informação de uma empresa, o que pode envolver a parte da infraestrutura, sistemas e gestão.

Entre os objetivos dessa estratégia estão aprimorar os processos internos, entregar mais valor aos clientes, manter a empresa competitiva, reduzir gastos e muito mais.

Mas ainda que tenha tantos benefícios, qual seria o momento ideal de contratar esse tipo de serviço e o mais importante, como escolher o melhor provedor? Entenda tudo isso neste artigo!

O que são serviços gerenciados de TI? 

Os serviços gerenciados de TI consistem na terceirização dos processos e atribuições que envolvem esse setor. Essa é uma maneira de garantir que todos os sistemas, infraestrutura e gestão dessa área funcione corretamente, sem que seja preciso contratar, treinar e direcionar colaboradores próprios para isso.

Esse serviço vem se tornando bastante comum. Até porque para que uma empresa foque no seu core business, muitas vezes, é necessário terceirizar algumas demandas, concorda? Justamente nesse ponto é que entram os serviços gerenciados de TI. 

Entre as funções do MSP, como também é chamado esse serviço, está a identificação de pontos de melhoria das soluções de Tecnologia da Informação utilizadas pela empresa.

Dessa forma, é possível aprimorar os processos usados e os serviços que estão sendo prestados, resultando em um melhor relacionamento e atendimento aos clientes internos e externos

Para ficar mais claro quanto o uso da tecnologia reflete na relação cliente empresa, uma das nossas pesquisas mostrou que, para mais de 40% dos entrevistados, se deparar com um sistema automatizado que dificulta o contato com um agente humano é considerado uma má experiência.

Esse transtorno pode ser gerado por inúmeros motivos, entre eles, soluções obsoletas, desatualizadas ou lentas.

Qualquer uma dessas questões podem ser facilmente identificadas e resolvidas quando se contrata uma empresa de serviços gerenciados de TI.

Como funciona a implementação dos serviços gerenciados de TI na empresa?

A gestão de serviços em TI funciona de uma maneira bem simples. Uma empresa contrata uma companhia que presta serviços de tecnologia da informação para negócios, com profissionais especializados para analisar e planejar medidas que otimizem as soluções entregues pelo setor. 

Nesse cenário, a contratação costuma acontecer pelo modelo de terceirização. Isso é, a empresa contratante não tem vínculos empregatícios com os colaboradores.

Os funcionários terceirizados, então, estudam o que é feito atualmente e implementam as melhorias. Eles também podem ser responsáveis por realizar o monitoramento dos sistemas, prestar assistência e educar sobre o melhor uso deles. 

Quais os tipos de serviços gerenciados de TI mais comuns?

Existem diversos tipos de serviços de tecnologia da informação que podem ser gerenciados. A seguir, separamos os mais comuns para você conhecer.

1. Monitoramento de sistemas 

Um dos tipos desta lista é o monitoramento de sistemas. Ou seja, a equipe é contratada para acompanhar o funcionamento e o uso das soluções de TI da empresa, para garantir que tudo saia como o esperado.  

2. Suporte técnico especializado

A gestão de serviços em TI também conta com suporte técnico especializado. Sabe quando um dos computadores da contabilidade “dá pau”? Pois é, é esse setor que investiga para descobrir o que aconteceu e resolve o problema. 

Também é possível atuar no suporte aos sistemas utilizados pela companhia, para consertar bugs e outros problemas que atrapalham o uso deles. 

3. Soluções de segurança 

Entre os tipos de serviços gerenciados de TI mais comuns estão as soluções de segurança. Aqui, o foco é em implementar soluções que impedem que os dados sensíveis da empresa sejam roubados.

4. Gerenciamento de servidores 

Para finalizar, é comum que as companhias usem servidores internos para comunicação ou armazenamento de dados. Nesse caso, a gestão de serviços em TI foca em aprimorar e garantir o funcionamento correto e a segurança deles. 

Qual a importância da gestão de serviços de TI para o sucesso dos negócios?

Os serviços de tecnologia da informação são importantes porque garantem o bom funcionamento deste setor na empresa. Afinal, nem toda organização tem capital para montar e montar uma infraestrutura de TI completa, concorda?

Nesse cenário, os serviços gerenciados de TI permitem que mais negócios façam uso desse tipo de solução, economizem e possam garantir a segurança dos seus dados. 

Além disso, esse tipo de serviço é fundamental para promover a análise de dados, que entregam informações valiosas sobre a empresa e o mercado que ela está inserida. 

Quais as vantagens de adotar a gestão de serviços em TI?

Quando se pensa em terceirizar um setor de uma empresa, a primeira vantagem que surge à mente é a redução de custos.

Sim, os serviços gerenciados de TI podem trazer gerar economia, visto que a sua empresa não precisará se preocupar com contratação, treinamento e todos os gastos que envolvem manter os profissionais.

Porém, esse tipo de solução não se limita a esse benefício. Contar com uma empresa de serviços gerenciados de TI pode lhe ajudar na:

  • otimização dos processos internos;
  • antecipação de possíveis problemas;
  • acompanhamento mais pontual da infraestrutura de TI;
  • atualização rápida às mudanças do mercado;
  • direcionamento dos esforços para o core business;
  • melhora da atuação do time interno.

Agora, veja o que cada um desses benefícios representa na prática!

1. Otimização dos processos internos 

Os serviços gerenciados de TI ajudam a criar rotinas de trabalho mais inteligentes e de resultado.

Utilizando softwares e sistemas melhores, seu time ganha em produtividade. Como consequência, consegue aprimorar o relacionamento com os clientes ao melhorar a sua experiência com a entrega de soluções e serviços em menos tempo. 

Outro ponto é que a gestão de TI entrega soluções inovadores. Com isso, os colaboradores ficam mais motivados e podem focar nas tarefas que realmente importam, enquanto fazem a automação de serviços repetitivos. 

>>>> Aproveite e leia também: “software de atendimento ao cliente — como ter a solução certa na hora certa?

2. Antecipação de possíveis problemas 

Uma das funções dos serviços gerenciados de TI é atuar de forma preventiva. Realizando monitoramentos da sua infraestrutura e sistemas é possível identificar e sanar previamente possíveis problemas que podem impactar negativamente o seu negócio.

Por exemplo, encontrar um defeito em um software que é usado por todos da empresa e pode prejudicar as operações ou fazer a manutenção dos equipamentos de informáticas, para evitar que eles quebrem no pior momento possível. 

3. Acompanhamento mais pontual da infraestrutura de TI 

A tecnologia é um segmento que muda de forma muito rápida. Por exemplo, uma solução bastante utilizada hoje pode se tornar totalmente dispensável amanhã.

Com isso, é preciso que as empresas estejam constantemente “por dentro” do que o mercado está trazendo de novidades.

No entanto, essas mudanças resultam também em funções e tarefas que ficam obsoletas, o que tende a gerar novos gastos para o seu negócio.

A contratação de serviços gerenciados de TI ajudam a resolver todas essas questões, deixando a sua empresa sempre atualizada e diminuindo os custos gerados por essas inovações.

4. Atualização rápida às mudanças do mercado

Por sua vez, esse monitoramento constante ajuda os gestores a acompanharem a evolução da área de TI.

Dessa forma, é possível verificar mais rapidamente e de maneira mais concreta se, por exemplo, as metas desse setor estão sendo alcançadas. Assim, você consegue traçar um plano de melhoria baseado em dados e que pode ser aplicado imediatamente. 

5. Direcionamento dos esforços para o core business 

Considerando que a área de TI da sua empresa estará sob o comando de uma equipe especializada, os seus esforços e do seu time poderão ser direcionados para outras questões.

Com isso, terão mais tempo para criar e implementar estratégias que contribuam para o crescimento do negócio.

Além disso, caso esse direcionamento envolva tecnologia, as chances de finalizar o processo de forma bem mais rápida também aumentam.

6. Melhora da atuação do time inteiro 

Mas ainda que a sua empresa conte com uma equipe própria de Tecnologia da Informação, a contratação dos serviços gerenciados de TI vem para somar esforços.

Por exemplo, vamos supor que o seu time esteja direcionado para suporte e manutenção. Porém, surge a necessidade de aprimorar uma de suas soluções.

Em vez de desmembrar a equipe que já tem e comprometer a eficácia dos seus processos, os profissionais dos serviços gerenciados de TI podem ser direcionados para essa função. 

Desse modo, ambas as atribuições se desenvolvem paralelamente e a sua empresa se mantém competitiva no mercado. Como resultado, você entrega mais e aumenta seus lucros. 

Quando contratar uma empresa de serviços gerenciados de TI?

Ainda que tenha todos esses benefícios, será que este é o momento certo para a sua empresa contratar um MSP? Uma maneira de saber isso é respondendo a perguntas como estas que separamos para você!

  • Qual a situação da área de TI da sua empresa neste momento?
  • Há necessidade de aprimorar processos internos?
  • O time formado está conseguindo atender as demandas que surgem de modo que valorize o seu negócio e a experiência do cliente?
  • Como estão os índices de satisfação dos seus clientes e quanto os resultados obtidos têm relação com a tecnologia utilizada?

Lembre-se que o novo consumidor exige soluções imediatas, e a tecnologia pode ajudar! No entanto, é preciso pensar também na eficiência dos serviços e, claro, na segurança.

>>>> Para entender melhor sobre isso, não deixe de ler o artigo: segurança de dados na internet — por que se preocupar?

Como escolher um bom provedor de serviços gerenciados de TI? 

Ficou com vontade de aderir a esse serviço, mas não sabe como escolher um bom provedor de serviços gerenciados de TI? Então continue lendo e confira as 3 dicas de ouro que trouxemos para você acertar em cheio!

1. Liste as opções disponíveis 

O primeiro passo é, com certeza, pesquisar. Liste todas as empresas que oferecem serviços gerenciados de TI que atendem a sua região e não tenha medo de procurar concorrentes, viu? 

A nossa dica é anotar tudo o que puder sobre essas companhias. Nome, preços, serviços que presta, onde fica localizada. Assim, você consegue visualizar melhor as diferenças e identificar os diferenciais competitivos de cada uma. 

2. Analise as empresas 

Com a lista de companhias em mãos, comece analisando todas as opções com cuidado. Vale procurar os serviços no site, ligar pedindo informações, olhar as redes sociais. Enfim, tenha certeza de ter todos os dados para fazer um estudo assertivo. 

Também vale a pena pedir indicações de amigos ou outras companhias e checar a empresa em sites de reclamação de consumidores. Assim, você consegue avaliar a qualidade da prestação do serviço para descobrir qual vale a pena contratar. 

3. Verifique o custo-benefício 

Por último, é importante considerar a relação custo-benefício. Por exemplo, você pode encontrar uma companhia que oferece um pacote enorme de serviços, mas não vai usar muitos deles. Nesse cenário, não vale a pena investir nela, certo?

Por esse motivo, liste o que você precisa e procure empresas que ofereçam as atividades com qualidade e um preço que cabe no seu bolso. Também é possível negociar para chegar a uma proposta que seja viável para todos os envolvidos. 

Serviços gerenciados de TI não é a única forma que a tecnologia pode ajudar sua empresa. No relatório de tendências da experiência do cliente, trouxemos o que há de mais novo e o que você deve esperar para o futuro. Baixe agora mesmo gratuitamente!

 

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