Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Tecnologias digitais na educação: por que devem ser usadas?

Por Zendesk

Última atualização em 21 março 2024

Assim como ocorre nas empresas, o papel das tecnologias digitais na educação é o de modernizar práticas, visando um aumento de desempenho que, neste caso, não se refere à produtividade dos colaboradores, mas sim ao aprendizado dos alunos.

Se a transformação digital veio para melhorar nossas vidas, nada mais natural do que utilizá-la para aprimorar os métodos de ensino, tornando-os mais inventivos, interessantes e, é claro, eficientes, concorda?

Neste post, explicamos o que são e qual a importância do uso das tecnologias digitais na educação online e presencial, de que forma elas aprimoram as metodologias de ensino, exemplos de ferramentas e vantagens de seu uso.

Resumo

  • O uso de tecnologias digitais na educação pode ser aplicado dentro ou fora da sala de aula e contribui para tornar as práticas de ensino mais eficazes, aumentando o engajamento e impulsionando o aprendizado dos alunos.
  • As tecnologias digitais fomentam a inovação na educação renovando as metodologias de ensino para torná-las mais dinâmicas e compatíveis com os alunos que vêm de uma geração conhecida como “nativos digitais”.
  • Entre os principais exemplos de tecnologias digitais no meio educacional, temos: chatbot, retroprojetores, aplicativos, ambientes virtuais e plataformas dedicadas para otimizar a gestão das rotinas da escola.

Conteúdos relacionados

O que são tecnologias educacionais digitais?

O termo tecnologias digitais no meio educacional se refere a uma série de inovações que podem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula, contribuindo para o aprendizado dos alunos ao tornar as práticas de ensino mais eficientes.

Ou seja, a adoção de tecnologias digitais na educação implica em uma renovação das metodologias de ensino, a fim de torná-las mais dinâmicas e compatíveis com o novo perfil de aluno, fruto de uma geração conhecida como “nativos digitais”.

Qual a importância da tecnologia digital na educação?

Como esperar que as novas gerações — que já nascem conectadas — consigam passar uma hora ou mais em uma sala de aula, seja virtual ou presencial, ouvindo um professor falar sobre um assunto de forma monótona, sem dispersar a atenção?

É preciso compreender que o perfil do estudante mudou. Logo, para prender sua atenção e despertar seu interesse, o modelo de ensino precisa se reinventar, evoluir. As tecnologias digitais estão aí para isso: transformar a educação.

Diante disso, ao invés de manter as tecnologias do lado de fora da sala para evitar distrações, que tal incluí-las nas metodologias e no plano de ensino, tornando o aprendizado muito mais dinâmico e estimulante?

Está cada vez mais claro que o uso desses recursos tem se tornado imperativo para qualquer instituição de ensino que almeja se manter atualizada e competitiva.

Educação digital: como a tecnologia auxilia o setor a crescer?

5 exemplos de tecnologias digitais na educação

Representando uma renovação necessária para a relação ensino-aprendizagem, o que não faltam são tecnologias que podem — e devem — ser exploradas no meio educacional. Separamos algumas para ilustrar seus benefícios e possibilidades:

1. Retroprojetores tornam as aulas mais dinâmicas e interessantes

Mais comuns no ensino superior, os retroprojetores já têm sido usados há algum tempo, substituindo a velha dupla quadro+giz por apresentações de slides.

Outro exemplo são as lousas digitais, que permitem que os professores façam anotações durante as aulas e ainda possuem uma série de funcionalidades.

Além de economizar tempo e tornar as aulas mais dinâmicas, o uso dessas tecnologias digitais na educação permite aos professores aplicarem toda sua criatividade na forma como apresentam os conteúdos.

É possível tornar as aulas muito mais dinâmicas ao utilizar todo tipo de conteúdo multimídia, como filmes, vídeos, músicas, entre outros formatos para ilustrar conceitos e facilitar o entendimento dos alunos.

2. Chatbots podem ajudar nos estudos e tirar dúvidas pontuais

Da mesma forma que um consumidor pode consultar o status de seu pedido interagindo com o chatbot de um e-commerce, os estudantes podem revisar os conteúdos vistos em aula e estudar para provas.

Com uma base de conhecimento robusta e confiável, os alunos podem tirar grande parte de suas dúvidas a qualquer momento, interagindo com um Inteligência Artificial. Ou seja, sem precisar do auxílio de um professor disponível em tempo real.

Inclusive, a IA tem protagonizado avanços substanciais em diversas áreas, o que faz dela um dos principais elementos de transformação no meio educacional. Assim, quem deseja acompanhar a evolução do mercado, precisa investir nessa tecnologia.

Economize tempo e dinheiro com a IA da Zendesk

3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem facilitam o gerenciamento

Os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ou simplesmente AVA, são plataformas nas quais os professores podem disponibilizar conteúdos e atividades para os alunos, acompanhando seu progresso e monitorando seu desempenho.

É uma tecnologia digital essencial quando o assunto é educação online, mas também pode ser muito útil para o ensino presencial. Por exemplo, ao passar uma lição de casa, o professor pode disponibilizar o exercício no AVA.

Um grande exemplo neste sentido é o Google Sala de Aula, uma ferramenta gratuita, que pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo smartphone.

4. Aplicativos contribuem para tornar o ensino mais dinâmico

Os aplicativos já fazem parte do nosso dia a dia, ajudando em diversas situações. Então, porque não levá-los também para o ambiente educacional?

Essa é mais uma forma de modernizar o ensino, tornando as aulas muito mais dinâmicas e interessantes, aumentando o engajamento dos alunos.

Alguns exemplos de aplicações que contribuem para o aprendizado, são:

  • Google Workspace – pacote completo de aplicativos, que conta com e-mail, documentos, planilhas, apresentações, sistema de armazenamento, chat etc;
  • Duolingo – aplicativo gamificado, com foco no estudo de novos idiomas;
  • Kahoot! – app voltado para a criação de quizzes interativos, que podem ser personalizados com imagens e vídeos, tornando a tarefa ainda mais atrativa;

5. Otimização da gestão da instituição com uma plataforma dedicada

Ao falar sobre tecnologias digitais na educação, não estamos nos referindo somente a soluções voltadas diretamente para a sala de aula, mas sim para o gerenciamento da instituição de ensino como um todo.

Folha de pagamento, campanhas de marketing, atendimento e cadastro de alunos e colaboradores etc. São muitos os departamentos e atividades que fazem parte do dia a dia de uma instituição de ensino. Logo, uma gestão eficiente requer uma plataforma à altura do desafio, como é o caso de um software CRM.

Por meio dessa tecnologia, é possível centralizar todos os setores em um único sistema, mantendo a organização e automatizando atividades burocráticas. Com isso, além de maior praticidade, é possível realizar uma gestão muito mais eficiente.

Ademais, com uma plataforma dedicada também é possível otimizar o atendimento às dúvidas e solicitações de alunos e pais, com um suporte mais ágil e eficiente.

Ofereça aos seus clientes o melhor suporte, onde quer que estejam.

7 vantagens do uso das tecnologias digitais na educação

Seja na sala de aula ou na educação online, as tecnologias digitais apresentam vantagens para a otimização das metodologias de ensino, contribuindo ativamente para o aprendizado dos alunos, tanto a nível escolar quanto universitário.

Confira os principais benefícios do uso de tecnologias digitais na educação:

  1. modernizam e ampliam as possibilidades de ensino;
  2. tornam as metodologias de ensino mais atrativas e dinâmicas;
  3. despertam a curiosidade dos estudantes;
  4. estimulam sua criatividade;
  5. aumentam o engajamento em sala de aula;
  6. facilitam a aprendizagem e a apreensão dos conteúdos;
  7. melhoram o desempenho dos alunos.

Transformando a educação por meio da tecnologia digital

Vimos alguns exemplos simples, mas que podem ser o primeiro passo para o futuro da educação. Quem sabe como as coisas serão daqui a dez anos?

Há ainda muitas outras tecnologias digitais que podem ser exploradas no ambiente educacional, tais como: realidade virtual, realidade aumentada, simuladores etc. Ou seja, o futuro parece promissor, concorda?

Cabe aos educadores e instituições de ensino pensarem estratégias para implementar tais inovações no plano educacional, a fim de evoluir a educação, facilitando a aprendizagem e otimizando o desempenho acadêmico de seus alunos.

Agora, que tal conhecer uma ferramenta capaz de transformar o funcionamento da sua instituição de ensino, agilizando processos e elevando a qualidade do suporte?

Confira uma demonstração do sistema Zendesk e entenda como ele pode contribuir para o sucesso do seu empreendimento, potencializando o aprendizado dos alunos. Ou, faça uma avaliação gratuita para conferir todas as suas vantagens na prática.

Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus alunos com Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.