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Artigo 13 min read

WhatsApp para equipe de vendas: dicas para potencializar seus resultados

Por Zendesk,

Última atualização em 12 fevereiro 2024

O atendimento por WhatsApp para equipe de vendas é essencial para aumentar a produtividade do time e ainda gerar uma conexão mais próxima com os potenciais clientes. A maior parte das empresas já adaptou sua rotina comercial para incluir esse aplicativo com foco em melhorar seus resultados de vendas.

E por que você precisa incluir a estratégia de vendas pelo WhatsApp no seu negócio? O uso do WhatsApp para negócios cresceu 251% e cerca de 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas.

Em outra pesquisa, foi constatado que os consumidores mandam mensagem para uma empresa via aplicativo para tirar dúvidas (76%), pedir suporte técnico (63%) e receber ofertas (53%).

Mas, não basta manter uma simples conversa com o cliente. É necessário planejamento e um plano de ação eficientes, que englobam estratégias efetivas para conquistar e encantar o consumidor, sem gerar desconfiança ou cansaço com as mensagens recebidas.

Aprenda neste texto como usar a seu favor os principais métodos de vendas pelo WhatsApp e ainda muitas dicas estratégicas e práticas, com exemplos de scripts de vendas e mensagens prontas para negociar com maior clareza, objetividade e eficácia. Vamos lá? Boa leitura!

Resumo

  • O WhatsApp Business se consolidou como uma alternativa eficiente para apoiar os times de vendas, uma vez que é fácil de usar, pode ser gerido por vários usuários, permite o envio de mensagens multimídia, humanizando o atendimento à distância.
  • Para aproveitar os benefícios da ferramenta, porém, é preciso responder com rapidez, explorar as funcionalidades disponíveis, monitorar os indicadores de desempenho constantemente e criar bons scripts.
  • Outra dica para potencializar o uso do WhatsApp para equipe de vendas é aliando a ferramenta a sistemas, como um CRM ou software de atendimento ao cliente. Com a ajuda da IA, é possível promover interações ainda mais personalizadas, usando os dados coletados em prol da otimização da experiência do cliente.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é e como funciona o WhatsApp para equipe de vendas?

Se você pensa que o WhatsApp para vendedores funciona da mesma forma que o aplicativo usado para troca de mensagens pessoais, pensou errado!

A versão WhatsApp Business foi criada em 2018 com o objetivo de fazer negócios. O aplicativo também é gratuito e oferece funcionalidades perfeitas para empresas que querem se destacar no atendimento ao cliente.

  • Criação de um perfil comercial que permite inserir informações relevantes, como e-mail, site, endereço e descrição da empresa.
  • Elaboração de respostas rápidas, que auxiliam na resposta a dúvidas mais comuns e podem ser reutilizadas para diversos contatos.
  • Uso de rótulos e etiquetas que organizam contatos ou interações e facilitam a busca depois. Ótimo para criar categorias de clientes de acordo com o funil de vendas.
  • Criação de mensagens automáticas, que são enviadas logo após o contato do potencial cliente. Elas podem incluir um aviso de férias/ausência ou um conteúdo de saudação, apresentando a empresa, dizendo que em breve o cliente será respondido.

Além disso, o WhatsApp com múltiplos usuários facilita o envio de mensagens para vários contatos de uma só vez.

Há ainda a versão WhatsApp Business API que tem sido bastante utilizada por pequenas e médias empresas. Ela não é gratuita, porém, por meio de provedores específicos, pode ser integrada a outras ferramentas para oferecer um atendimento impecável, com SAC, envio de newsletter e e-commerce acoplado, com vendas diretas de produtos ou serviços.

Essa versão de negócios pode ser incluída em sistemas de CRM, que armazenam o histórico de conversas e dados dos clientes a fim de gerar relatórios e insights estratégicos durante a negociação.

Isto é, com o WhatsApp Business é possível gerenciar todas as interações de forma colaborativa, integrando contatos e conversas dentro do CRM de vendas.

Continue aprendendo: Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?

Benefícios do WhatsApp para equipe de vendas

É claro que a tecnologia foi a virada de chave que o time comercial precisava para alavancar seus resultados e garantir clientes satisfeitos. Por isso, entenda a importância de adotar agora mesmo o WhatsApp para equipe de vendas.

  • facilidade de acesso e de uso;
  • maior agilidade em poder contar com o WhatsApp com múltiplos usuários;
  • potencialização da comunicação com envio de áudios, vídeos, links e arquivos;
  • maior humanização no atendimento;
  • realização de um atendimento personalizado;
  • maior engajamento em abertura de conversas e arquivos enviados;
  • maior proximidade com o potencial cliente;
  • construção de uma relação de longo prazo.

WhatsApp para equipe de vendas: como usar?

Há diversos métodos de vendas pelo WhatsApp, porém, todos eles se baseiam em alguns aspectos essenciais para realizar um bom atendimento e avançar na negociação de forma estruturada e escalável. Veja quais são eles.

Responda com rapidez

O objetivo do WhatsApp é justamente ser um aplicativo de mensagens instantâneas. E quando falamos da versão para negócios, fica ainda mais evidente que o comportamento do consumidor moderno requer respostas ágeis e precisas.

Afinal, quando o consumidor opta por enviar mensagens por esse aplicativo, ele está esperando ser atendido prontamente – ou quase isso. Quanto mais rápido for realizado o atendimento por WhatsApp, mais chances o vendedor tem de conquistar e reter clientes. 

A demora para responder pode acabar dando uma vantagem ao concorrente. Por isso, estude quais são os melhores métodos de vendas pelo WhatsApp para que o atendimento seja ágil, como o uso de chatbots.

Outro ponto que precisamos destacar é: nunca deixe o cliente sem resposta. Ele não se sentirá valorizado e reconhecido pela empresa e buscará na concorrência o que precisa.

Use e abuse das funcionalidades

Já que o WhatsApp Business oferece diversos recursos, não tema usá-los! Principalmente se o aplicativo for integrado ao software de CRM de vendas da empresa.

Confira algumas funcionalidades que podem ser usadas por meio da integração com o WhatsApp Business API:

  • fornecimento de informações completas, como horário de funcionamento e localização;
  • catálogo de produtos ou serviços;
  • respostas rápidas;
  • mensagens automáticas;
  • envio de conteúdo relevante de acordo com cada etapa da jornada de compra do consumidor.

A ideia é aprender como utilizar cada ferramenta e criar uma própria estratégia de vendas pelo WhatsApp.

Monitore os indicadores de desempenho

Outra vantagem do WhatsApp Business API e sua integração com um sistema de CRM é a possibilidade de verificar e acompanhar métricas de desempenho.

Dessa forma, é possível entender o comportamento de potenciais clientes e definir quais táticas podem ser usadas ou precisam de ajustes no uso do WhatsApp para equipe de vendas. 

Os indicadores de desempenho fornecem dados preciosos para a estruturação de um planejamento estratégico realistas e eficaz, com uma visão geral sobre:

  • taxas de recebimento e leitura do conteúdo;
  • quantidade de conversões e vendas;
  • métrica de tempo de resposta;
  • ciclo de venda pelo WhatsApp: quanto tempo em média um lead se torna um cliente?

A análise constante de indicadores permite que a empresa saiba o que fazer para construir um relacionamento sólido e duradouro com cada cliente. Além disso, a equipe comercial consegue entender em qual momento da jornada de compra o cliente está e como pode adaptar suas campanhas de vendas pelo WhatsApp.

Script de vendas pelo WhatsApp

Agora que você já compreendeu a importância do WhatsApp para vendedores e algumas dicas de bom uso do aplicativo, precisamos falar sobre a necessidade de elaborar um script de vendas pelo WhatsApp.

Um script de venda é um documento que serve como um guia para orientar os vendedores. Ele inclui toda a organização do processo comercial, táticas de negociação para serem usadas em cada etapa do funil de vendas, mensagens para vender pelo WhatsApp, entre outras informações.

Isto é, ele serve como uma base a ser consultada sempre que necessário, alinhando todo o processo de vendas da organização.

Seus benefícios ainda vão além: ele pode ser usado como material de treinamento de novos vendedores e eleva a produtividade da equipe, já que toda a orientação está reunida em um só local.

Veja abaixo o passo a passo completo para montar o seu script de vendas pelo WhatsApp de forma eficiente, objetiva e completa:

  • entenda as dores, as necessidades e os desejos do seu público para escolher o tom de voz mais adequado durante a conversa;
  • defina um objetivo em cada etapa do funil de vendas para reunir links e materiais relevantes para enviar aos potenciais clientes;
  • escolha as formas de abordagens durante cada fase da jornada de compra;
  • inclua exemplos de mensagens para vender pelo WhatsApp em diversos estágios da negociação;
  • explique como usar o Whatsapp com múltiplos usuários e como categorizar cada um deles;
  • revise o script regularmente para fazer ajustes e adaptações que acompanhem a realidade do negócio e do comportamento dos clientes;
  • treine a equipe de vendas para que ela saiba utilizar o máximo potencial do aplicativo e vender mais.

Leia mais: Estratégia de funil de vendas: passo a passo para começar agora!

Mensagens para vender pelo WhatsApp

Script para follow up de produtos

“Olá, [nome da pessoa]! Tudo bem?

Nos falamos na semana passada, mas percebi que você ainda está com dúvidas. Está precisando de alguma ajuda? Já conseguiu escolher o produto ideal para você? Estou à disposição!

Script para follow up de serviços

“Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? 

Na semana passada enviei um material para você sobre nossas opções de serviços. O que achou? Estou à disposição para tirar as suas dúvidas ou aconselhar qual o melhor serviço para a sua necessidade. Há apenas mais X atendimentos para o mês de [nome do mês]. Vamos marcar?”

Script para prospecção

Olá, [nome da pessoa], tudo bem com você?

Meu nome é [nome do consultor], [nome do cargo] na [nome da empresa]. Por aqui, nós ajudamos empresas a venderem mais e atenderem melhor seus próprios clientes. Podemos conversar sobre seus desafios atuais? Tenho certeza que posso ajudar!

Script para dúvidas

“Oi, [nome da pessoa], como está?

Sou [ nome do vendedor/consultor] da empresa [ nome da empresa] e vi que você enviou uma dúvida pelo nosso canal de atendimento, não é mesmo? Entenda melhor sobre [ resumo da dúvida da pessoa ].

[ insira a explicação e um CTA para a pessoa ler algum texto no blog ou envie um material rico sobre aquela dúvida ]

Caso precise de mais ajuda, estou à sua disposição!” 

Relatório da Zendesk – CX Trends

WhatsApp para vendedores e sistema de CRM

Como já falamos neste artigo, o WhatsApp Business API ajuda a empresa a vender ainda mais e de forma mais rápida. Afinal, integrar ferramentas de atendimento e de vendas é fundamental para oferecer excelência com foco em atrair e fidelizar clientes.

Por exemplo: o sistema de CRM integra não apenas o WhatsApp para equipe de vendas, mas também todos os canais de contato com o cliente, como mensagens por redes sociais, e-mail, chatbot e sites corporativos.

E o melhor é que dá para automatizar mensagens em todos eles! Chega de perder tempo valioso com envio de dezenas de mensagens todos os dias, não é mesmo? É possível realizar um planejamento estratégico incluindo datas, horários e o tipo de conteúdo a ser enviado. Dessa forma, o vendedor precisa apenas responder e dar continuidade às negociações.

O investimento em um sistema de CRM de vendas e no WhatsApp Business API é apenas o primeiro passo para o sucesso comercial, pois essa atitude representa uma verdadeira evolução na forma que a sua empresa faz negócio. E isso tem bastante valor aos olhos dos clientes e potenciais clientes.

Além disso, o uso de Whatsapp para equipe de vendas integrado a um CRM oferece:

  • maior escalabilidade de atendimento e o vendedor pode interagir com múltiplos contatos ao mesmo tempo;
  • excelência do atendimento ao cliente, já que o chatbot não deixa a pessoa esperando para ser atendida e pode encaminhar a conversa para um consultor humano;
  • redução de custos: sim, o investimento em plataformas que usam inteligência artificial são ótimas economias operacionais de dinheiro e tempo! Há aumento de produtividade e a gestão não precisa ampliar a estrutura local ou comprar novos equipamentos. 

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

Isto é, o WhatsApp para equipe de vendas é vital para alavancar os resultados financeiros de qualquer negócio, seja ele B2C ou B2B. Com o uso de estratégias adequadas e abordagens que encantem e fidelizem o público, é possível elevar o nível da negociação, atingir os clientes certos e faturar mais alto!

Não se esqueça, porém, que, assim como em todos os canais de atendimento, é necessário estudar o público-alvo e criar estratégias de vendas pelo WhatsApp que não encham o celular do cliente de notificações sem sentido e possam despertar desconfiança ou aquele sentimento de fuga.

Defina como se comunicar pelo WhatsApp para equipe de vendas e use a tecnologia para vender mais e melhor! Quer saber como todo esse processo comercial inteligente funciona na prática? Conheça nosso sistema de CRM de vendas e saiba como fazer o seu negócio crescer de modo saudável e escalável. 

Ferramentas complementares: software de atendimento ao cliente e Inteligência Artificial 

Além do CRM, citado acima, um bom software de atendimento ao cliente pode complementar a sua estratégia de WhatsApp para equipe de vendas. Afinal, com a plataforma, é possível gerenciar diferentes canais de contato, personalizando as experiências do cliente e gerando fidelidade e receita.

Um dos recursos disponíveis no Service, software de atendimento da Zendesk, é o complemento de inteligência artificial

Construído com base em bilhões de interações reais de atendimento ao cliente, o recurso entende a experiência do cliente e te ajuda a aproveitar o potencial do suporte personalizado desde o primeiro dia, sem nenhum trabalho extra.

Preencha o formulário e teste as funcionalidades do Service gratuitamente! 

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