Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Atendimento no e-commerce: 7 hacks para gerir e turbinar a relação com o cliente

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 14 Abril 2023

Pensando em turbinar seu atendimento no e-commerce? Saiba que está no caminho certo! 

Afinal, as estatísticas de comércio eletrônico apostam que, em 2040, 95% de todas as compras sejam realizadas por meio de lojas virtuais e e-commerces

Promissor, não é mesmo? 

Entretanto, para surfar nesta onda, é preciso conhecer as melhores estratégias e dicas de atendimento ao cliente no e-commerce — assunto do qual trataremos neste artigo. 

Prepare-se para aprender 7 valiosos hacks sobre atendimento no e-commerce! 

Antes de continuar a leitura, conheça o material especial da Pluga com dicas valiosas sobre o mercado do e-commerce. 

Atendimento no e-commerce: por que merece atenção especial? 

O atendimento em loja virtual é um dos principais pontos de atenção a qualquer empresa que busca se destacar em seu segmento, independentemente do perfil do negócio. Entretanto, quando inserimos o ambiente virtual na equação, ser capaz de oferecer uma customer experience diferenciada pode ser o fator determinante para o fechamento de uma compra. 

Aliás, muitas estatísticas comprovam o valor do atendimento no e-commerce, como esta, da PwC, que reforça que 59% dos consumidores estão dispostos a experimentar um serviço de outra marca em troca de um melhor atendimento. 

Quando falamos no ambiente digital, precisamos levar em consideração seu caráter dúbio: ao mesmo tempo em que derrubam barreiras geográficas e tornam o alcance de marcas e empresas ilimitado, dão espaço a uma concorrência igualmente ampla, que precisa batalhar constantemente para oferecer ao cliente um diferencial competitivo relevante o suficiente para impactar em sua decisão de compra. 

Por essa razão, o atendimento no e-commerce e o customer focus nas operações digitais das empresas deve ser observado e aprimorado de perto: para promover a satisfação e o encantamento dos clientes e transformar boas experiências em conversões de vendas. 

Dicas de atendimento ao cliente no e-commerce

A seguir, você confere nossas 6 principais dicas de atendimento ao cliente no e-commerce. Falaremos sobre processos internos e seus impactos na relação cliente-empresa

1. Tenha processos bem organizados

O primeiro passo para impactar com um bom atendimento no e-commerce é organizar os processos internos. Felizmente, existem diversos caminhos possíveis para a ordenação de informações dentro de uma empresa, com ênfase nos setores da força de vendas. Alguns deles estão listados abaixo: 

  • criação de uma base de conhecimento com todas as informações-chave sobre processos e clientes; 
  • disponibilização de protocolos e guias operacionais para etapas de atendimento padronizado; 
  • criação de um help desk interno, capaz de auxiliar equipes a encontrarem informações relevantes durante o fluxo de atendimento
  • realização de treinamentos e atualizações frequentes com a equipe. 

2. Conheça as particularidades do seu cliente

Personalização é a palavra-chave para qualquer empresa que busca encantar durante o atendimento no e-commerce. Afinal, qual é o consumidor que não espera uma empresa capaz de identificar suas necessidades e oferecer soluções pertinentes a elas durante toda a jornada de compra?

Para oferecer um atendimento ao cliente e-commerce pautado em personalização, é fundamental utilizar técnicas que possibilitem compreender as particularidades do cliente ao longo dos touchpoints com a empresa. Algumas dicas para investir nesta estratégia são: 

  • aplicar questionários durante pontos estratégicos da jornada; 
  • armazenar o histórico dos clientes e consultá-los antes de responder a um ticket; 
  • acompanhar o comportamento do cliente durante as tomadas de decisão no funil de vendas; 
  • faça análises de dados constantes. 

3. Esteja disponível para responder com agilidade em múltiplos canais

Além da personalização, outra palavra de comando no atendimento no e-commerce é agilidade. Afinal, estamos falando de um ambiente pautado pela volatilidade e pela complexidade. 

Clientes querem encontrar, escolher, finalizar e receber seus produtos com o máximo possível de agilidade. Por isso, ao entrar em contato com o time de atendimento, a expectativa é de encontrar uma solução rápida e efetiva para as suas demandas. 

Além da agilidade, o suporte omnichannel é uma ferramenta essencial para otimizar o atendimento. Dessa forma, o cliente consegue acessar a empresa a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando o canal de sua preferência. E isso faz toda diferença na hora de classificar uma experiência de atendimento no e-commerce. 

4. Ofereça o autoatendimento como uma opção

Você já ouviu falar em autoatendimento? Trata-se de uma efetiva forma de atendimento no e-commerce. Isso porque, de acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em CX, 69% dos clientes esperam conseguir solucionar o maior número possível de problemas por conta própria — com a ajuda do autoatendimento. 

O autoatendimento é bastante comum em caixas eletrônicos e aplicativos, mas também pode ser utilizado em um e-commerce, seja por meio do FAQ (perguntas frequentes) ou do suporte de chatbots, os robôs que direcionam o cliente ao longo da jornada sem que seja preciso acionar um agente de atendimento. 

5. Colete feedbacks — e faça algo com eles

Em busca de mais dicas de atendimento ao cliente? Então ouça o seu consumidor! Esta é uma das formas de afinar seus processos e oferecer, ao comprador, aquilo que ele espera receber.

A coleta de feedbacks pode acontecer do início ao fim da jornada de compra, sempre em momentos estratégicos e realizada de forma sutil, sem soar invasiva. Ela pode acontecer por meio de: 

  • pesquisas de satisfação;
  • enquetes;
  • perguntas durante ligações de atendimento;
  • avaliações concedidas proativamente pelos clientes; 
  • etc. 

6. Alie-se à tecnologia com a automação e integração de processos

É importante destacarmos o valor da tecnologia no atendimento no e-commerce. Com as soluções adequadas, é possível alcançar, em uma só tacada, diversos pontos abordados neste artigo, quer ver só? 

Com um software de CRM, por exemplo, é possível criar uma base de conhecimento, armazenar e consultar o histórico do cliente ao longo da jornada, gerir múltiplos canais de forma integrada, disparar pesquisas de satisfação por e-mail (como pesquisas CSAT ou NPS) e muito mais.

Além disso, um bom CRM possibilita a automatização de tarefas e a integração de ferramentas, o que elimina a necessidade de atenção plena da equipe a atividades repetitivas e burocráticas (como alimentar formulários e preencher planilhas) e permite a concentração no que realmente importa: a satisfação do consumidor. 

7. Implante um chatbot e-commerce

Por fim, ter um chatbot para o atendimento digital faz uma grande diferença. Afinal, o cliente se sente mais confortável no momento de tirar alguma dúvida.

Essa ferramenta pode ser disponibilizada diretamente na sua loja virtual, sendo ela um fator decisório no momento que o cliente decide por uma determinada compra.

Um ponto interessante é que a ferramenta pode abordar o consumidor na hora em que ele estiver fazendo uma determinada compra no seu chat.

E por se tratar de um processo automatizado, você pode trabalhar com perguntas e respostas pré-formuladas, garantindo assim um atendimento 24 horas por dia.

O valor da automatização no atendimento no e-commerce

Com a automatização no atendimento ao cliente (possibilitada, sobretudo, pelo CRM e a integração de ferramentas), sua empresa ganha em múltiplos aspectos, tais como: 

  • produtividade (já que a equipe poderá se concentrar em tarefas menos burocráticas e mais envolventes/estratégicas); 
  • escalabilidade, já que processos automáticos podem acontecer em grandes escalas sem prejuízo nos resultados, uma vez que são executados por máquinas; 
  • menor índice de erros humanos; 
  • menos retrabalho. 

Se, após esta leitura, você se convenceu da importância do atendimento no e-commerce, é hora de dar alguns passos à frente em sua gestão. 

Nossa dica é conhecer as soluções da Zendesk para atendimento ao cliente (incluindo o completo CRM Zendesk Sell), e as integrações prontas da Pluga com a Zendesk para facilitar a sua rotina! 

Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga – empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade (sem escrever uma única linha de código).

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

12 dicas de como ter excelência no atendimento ao cliente

Entenda como ter excelência no atendimento com 12 dicas práticas para aplicar + sugestões de ferramentas que simplificam a rotina e geram dados ricos!

Artigo
13 min read

Quais são os tipos de inteligência artificial? Objetivos, como e por que usar

Veja os 3 principais tipos de inteligência artificial, veja como as grandes empresas usam os recursos e aproveite as dicas para incorporá-los no seu negócio!

Artigo
11 min read

O que é CSAT? Para que serve?

Descubra o que significa CSAT, como calcular e por que a métrica é responsável por fornecer dados relevantes para a transformação da jornada do cliente.

Artigo
11 min read

NPS: o que é, importância e como implementar?

Entenda TUDO sobre NPS: conceito, importância, vantagens de usar, significado dos resultados e dicas para otimizar o número de promotores da empresa!