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Como fazer o cálculo de ticket médio e usá-lo para ampliar seus resultados

Publicado 21 fevereiro 2022
Última atualização em 21 fevereiro 2022

Sua empresa sabe determinar o valor médio das vendas realizadas? Que tal aprender a realizar o cálculo de ticket médio do seu negócio, e com isso conseguir mensurar o sucesso do seu empreendimento?

Pois é, quando alguém utiliza a expressão “ticket médio”, está se referindo a um indicador de performance de vendas, capaz de auxiliar as empresas a determinarem o valor médio de negócios fechados, considerando um período pré-determinado.

Esse tipo de análise é essencial para os negócios, pois fornece informações valiosas para seus planejamentos estratégicos, apontando variações que podem servir como insights para mudanças e tomadas de decisões na área de vendas.

Ficou interessado em entender melhor como calcular ticket médio? Então, continue essa leitura!

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de vendas, que aponta o valor médio das vendas de um empreendimento em um período, considerando o faturamento e o número de vendas realizadas.

O conceito do cálculo do ticket médio se baseia principalmente no fechamento de vendas bem sucedidas, e é uma das métricas de vendas mais utilizadas pelas empresas.

O principal intuito desse cálculo, é ter um valor que servirá de base para a ampliação do ticket médio da empresa, ou seja, aumentar o valor de cada venda realizada, onde os consumidores gastarão mais, e as empresas também terão aumento em seus faturamentos.

Como calcular ticket médio?

O cálculo de ticket médio se baseia numa forma base, onde o faturamento total de um período é dividido pela quantidade total de vendas realizadas durante o mesmo tempo.

TICKET MÉDIO = FATURAMENTO NO PERÍODO / NÚMERO DE CLIENTES NO PERÍODO  

Para ficar mais fácil, confira um exemplo simples: uma empresa vendeu um montante de R$ 40 mil em um mês. Para atingir esse valor, esse negócio atendeu um total de 25 clientes. Veja como calcular o ticket médio do período exemplificado, seguindo a fórmula acima:

TICKET MÉDIO = R$ 40.000 (FATURAMENTO DO MÊS) / 25 (QUANTIDADE DE CLIENTES NO MÊS)

TICKET MÉDIO = R$ 1.600

Sendo assim, o valor médio de cada venda realizada pela empresa foi de R $1.600,00.

Importante dizer que, o ticket médio representa uma média do valor de cada venda, e não o valor exato, ou seja, mesmo que tenham ocorrido vendas maiores ou menores para cada cliente, o valor médio para chegar ao faturamento mensal, por cliente, é o que determina o ticket médio.

Como aumentar o ticket médio?

Como dissemos, o cálculo do ticket médio é uma maneira de determinar métricas de vendas, já que, a partir do número do ticket médio, as empresas podem estipular se precisam ou não melhorar seus resultados. 

Pensando nisso, é importante que os empreendimentos utilizem o ticket médio como impulso na criação de metas de vendas e faturamento sempre maiores, e nunca menores que a média.

Mas como aumentar o ticket médio da empresa, sem correr riscos? Veja a seguir cinco estratégias que podem te ajudar a aproveitar o resultado do cálculo de ticket médio.

  1. Treine bem a sua equipe de vendas

Vendedores bem treinados geram resultados expressivos para seus empreendimentos, por isso, é fundamental que as organizações mantenham todos os profissionais envolvidos com vendas, como os de marketing, vendas e pós-vendas, sempre alinhados.

Além disso, é fundamental que os treinamentos sejam contínuos, pois, isso garante que os profissionais se empenhem mais em suas funções, e estejam sempre engajados em obter os melhores resultados.

  1. Aposte no Customer Success e no Customer Experience para fidelizar mais clientes

Além de investir em treinamento, é essencial que os agentes de venda do negócio apliquem as estratégias de Customer Success e Customer Experience, na hora de atender e encantar os clientes.

Isso porque, ao implementar essas estratégias no atendimento, são vistas vantagens como:

  • vantagem competitiva;
  • fidelização de clientes;
  • retenção de consumidores;
  • e otimização de recursos.

Tudo isso reflete nos ganhos da empresa, possibilitando que o aumento do ticket médio do negócio aconteça naturalmente.

  1.  Utilize técnicas de cross sell, up sell e up grade

As técnicas de cross sell, up sell e up grade, são ótimas maneiras de ampliar a receita das empresas, oferecendo vantagens para os consumidores, sem que com isso seja necessário aumentar o custo de aquisição desses clientes.

Claro que implementar essas técnicas exige conhecimento prévio, pois nem todo produto e serviço é complementar, ou serve de versão mais atual e tem relevância para os consumidores. 

Ainda assim, essas estratégias podem ser extremamente funcionais, e garantir que muitos clientes não optem em consumir dos concorrentes.

  1. Ofereça brindes

Essa é uma tática antiga, e que ainda hoje dá muito certo quando o assunto é aumentar o número de tickets médios, isso porque, muitas empresas oferecem brindes para consumidores que comprarem a partir de um valor específico, isso ajuda para que o cálculo do ticket médio seja sempre positivo.

Estratégias de vendas alinhadas a brindes, como frete grátis, cupom de desconto, incentivos para apresentar amigos ao negócio, são formas simples e eficazes de criar relacionamento com os consumidores, e também os tornarem clientes fiéis. 

  1. Utilize um CRM  

Não é fácil colocar todas as estratégias apresentadas aqui em prática, pois, são muitas ferramentas, mas que quando alinhadas ao cálculo de ticket médio bem feito, podem resultar em um aumento de ticket médio expressivo.

Pensando nisso, é importante que as empresas alinhem essas estratégias ao uso de um bom sistema de CRM, que possa ser utilizado para ajudar seus negócios a criarem oportunidades de vendas.

Nossa dica extra é que você conheça o Zendesk para vendas, um software que maximiza a produtividade dos agentes de vendas, e permite a criação de estratégias modernas de negócios.

Todos os dados de interações com os clientes ficam armazenados de maneira segura, em relatórios que facilitam a análise e monitoramento de todo o processo de vendas do negócio, permitindo insights poderosos para a manutenção e aumento do ticket médio do empreendimento.

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