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Chatbot para vendas: entenda por que usar na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 28 Abril 2021
Última atualização em 28 Abril 2021

A transformação digital mudou o modo de consumir das pessoas, tornando-as muito mais exigentes e imediatistas. Em meio a tanta velocidade e inovações, os setores de vendas das empresas precisaram se adequar, e a utilização do chatbot de vendas tornou-se fundamental na agilidade de atendimento.

Uma projeção do Gartner Institute prevê que até 2022, 72% das interações entre clientes e empresas acontecerão via chatbot, número que prova como a Inteligência Artificial já é e será ainda mais presente, tanto nas vendas, como no atendimento de clientes.

Oferecer atendimento via chatbot evidencia a entrega de resultados de forma muito mais eficiente, o que melhora a qualidade de atendimento, e também eleva as vendas, mostrando o quão importante é um chatbot para empresas.

Claro que um bot nunca substituirá a relação humana, mas sem dúvidas, a implementação de um chatbot para vendas e atendimento, fortalece a comunicação de uma empresa com seus clientes, melhorando não só o relacionamento, mas também os resultados positivos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é um chatbot, qual sua função e como ele funciona nas vendas, continue essa leitura, e entenda tudo sobre o assunto!

O que é um chatbot?

Respondendo a pergunta o que é um chatbot, é um software de mensagens automatizadas, que simula um diálogo humano, porém, todas as conversas por meio de um chatbot, são previamente programadas, e toda a interação é realizada por um robô, também chamado de assistente ou agente virtual.

Um bot consegue resolver questões simples, de forma rápida, sem a necessidade de interação humana, o que auxilia bastante na agilidade de atendimentos e vendas.

Utilizar um chatbot para vendas pode auxiliar empresas que desejam oferecer suporte 24 horas por dia, pois manter um software é muito mais barato do que manter uma grande operação de atendimento ativa o tempo todo.

Além disso, um chatbot pode operar de duas formas: como se fosse um FAQ, respondendo questões simples, ou se baseando em um histórico de dados, armazenados através de Inteligência Artificial, o que torna as respostas mais precisas.

Ao contar com um sistema de chatbot para empresas, eleva-se a experiência do cliente, o atendimento simples se torna mais eficiente, e as vendas também aumentam significativamente.

Como treinar um chatbot para vendas?

É importante deixar claro que tecnologia também precisa ser treinada, e só implementar um chatbot para vendas na empresa, não torna o atendimento excepcional.

Investimentos em Inteligência Artificial e Machine Learning precisam ser frequentes, pois essas tecnologias de aprendizagem de máquinas auxiliam na otimização da comunicação no atendimento via chatbot, que pode ser aprimorada em atendimentos e vendas posteriores.

Apostar em User Experience e UX Writing também são uma ótima estratégia de treinamento de chatbot para vendas, pois tornam os bots mais inteligentes e humanizados, incluindo percepção ao relacionamento, já que com essas estratégias são avaliadas as experiências do cliente e também as palavras ideais para cada atendimento.

Como usar o chatbot para vendas 

Uma empresa que oferece atendimento via chatbot nas vendas, proporciona aos clientes: objetividade de atendimento, interação e uma ótima experiência de compra. Com essa estratégia, os custos com atendimento são reduzidos, mais leads se tornam clientes e as ações segmentadas se tornam mais eficientes.

Mas de que forma conquistar tantos benefícios, e ter um chatbot para vendas bem treinado e que realmente eleve os resultados de uma empresa?

Use o funil de vendas chatbot

O funil de vendas é uma estratégia utilizada a muito tempo pelas empresas, e visa acompanhar as etapas de relacionamento de uma lead com uma empresa, até que esse lead se torne um cliente. 

O funil de vendas chatbot visa muito mais que apenas gerar leads, com a técnica do funil aplicada no chatbot, as empresas melhoram sua segmentação de público, sua nutrição de leads, a interatividade e dinamismo no atendimento, e tudo isso reflete no aumento expressivo das vendas.

Leia também: Funil de vendas com chatbot entenda a estratégia que converte leads em clientes

Aproveite os dados armazenados

Quando uma pessoa interage com uma empresa por meio de atendimento via chatbot, todas as informações dessa pessoa, que se torna um lead em potencial, ficam armazenados no banco de dados do sistema do chatbot.

Saber usar esses dados em favor da empresa é fundamental, já que a partir das informações armazenadas, é possível segmentar melhor os leads, e então, passar a alimentar esses leads com informações relevantes para eles, o que gera engajamento e conduz o lead a comprar algo da empresa.

Siga um fluxograma

É muito importante que os diálogos do chatbot com o lead sigam um padrão de conversa pré-determinado, para que o robô não fique sem resposta, ou saiba a hora de encaminhar o atendimento para uma central humana.

Um fluxograma é a representação gráfica da conversa, que mostra o fluxo que o contato deve seguir. O fluxograma chatbot geralmente segue um diagrama, chamado de mapa mental, onde são organizadas as ideias de forma lógica, partindo de uma pergunta central para respostas possíveis, cada resposta representa um ramo do fluxograma.

O fluxograma deve ser atualizado com frequência, para sempre estar preparado para novos questionamentos.

Faça testes frequentes

Ter um chatbot para vendas exige atualização constante do banco de dados, por isso, é muito importante que testes sejam realizados frequentemente pela empresa. Os testes evitam bugs, criam novas possibilidades de respostas, e tornam baixa a frequência de erros.

Benefícios do chatbot para vendas

Por fim, fica claro que apostar no chatbot para vendas pode somar muitos benefícios para uma empresa, como:

  • Atendimento 24 por 7;
  • Ampliação da capacidade de atendimento;
  • Eficiência do setor de vendas;
  • Elevação dos ganhos;
  • Mais leads transformados em clientes;
  • Redução de custos.

Portanto, se a sua empresa ainda não usa algum chatbot para vendas e atendimento, talvez seja a hora de repensar suas estratégias. Nossa recomendação é que você teste a; solução de vendas da Zendesk e aumente a sua conversão de leads. 

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