Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

Fechamento de loop: o que é e como usar para melhorar o relacionamento com cliente

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 4 março 2021

O fechamento de loop é o nome dado à etapa realizada após a conclusão da aplicação de uma pesquisa de NPS e tem como objetivo oferecer um feedback às respostas dos clientes e gerar insights na sua equipe para melhorias internas de processos que afetam seus consumidores. 

O NPS, Net Promoter Score, é um dos indicadores de satisfação dos clientes mais conhecidos do mundo, podendo ser aplicado a qualquer tipo de empresa. Por meio de uma pesquisa simples, com apenas uma pergunta, sua equipe fica conhecendo seus clientes que são promotores, neutros e detratores

Fonte: Foca no Cliente

Mas o que fazer com esse “conhecimento”? Como agir internamente para usar esses dados e gerar melhorias? E, principalmente, como agir com os clientes para agradar os promotores, entender os neutros e converter detratores

O fechamento de loop é a resposta a essas perguntas. É a etapa feita após a coleta de dados e feedbacks dos clientes em uma pesquisa de NPS. 

Afinal, o fechamento de loop é a etapa em que a sua empresa “faz alguma coisa” com as informações que coletou. 

Se você ainda não sabe o que é NPS e como aplicar na sua empresa, sugerimos que dê um passo atrás e acesse o artigo, “GUIA NPS (Net Promoter Score): o que é, para que serve, como calculá-lo e por que ele é importante?”, depois volte e termine este conteúdo. 

Entendendo o fechamento de loop 

Existem dois tipos de fechamento de loop: 

  • fechamento interno, 

  • fechamento externo. 

O fechamento de loop externo diz respeito a como a sua empresa pretende responder aos feedbacks dos clientes na aplicação da pesquisa. Ou seja, como você irá agir com clientes que se mostraram promotores, neutros e detratores. 

É importante responder aos clientes após qualquer tipo de pesquisa realizada com eles. Essa é uma forma de valorizar a resposta do cliente e mostrar que você realmente se importa com o retorno dado e com a opinião dele.

No que diz respeito a NPS, Net Promoter Score, o fechamento de loop é uma oportunidade de agir sobre clientes detratores e neutros, na tentativa de mudar essas impressões, bem como manter o encantamento de clientes promotores. 

Dessa forma, o fechamento de loop externo são as estratégias de relacionamento com seus clientes, tentando resolver problemas e dar um retorno às opiniões compartilhadas (ou notas dadas). 

Já o fechamento de loop interno é o que deve ser realizado entre sua equipe. Nele vocês poderão gerar insights para melhorias de processos, produtos e atendimento, mediante a coleta de dados da pesquisa e seus feedbacks. 

Como fazer um fechamento de loop [passo a passo]

1. Entenda o que já é feito

Sempre que você deseja criar um novo processo dentro da empresa é importante observar o que já é feito. 

Entenda o que a sua equipe já faz com as informações que recebe a partir dos dados coletados no NPS. 

Entenda que tipo de resposta cada “grupo” de clientes (detratores, neutros e promotores) recebe e como é realizado o feedback. 

2. Crie um plano de ação para cada tipo de cliente

É claro que para cada “tipo” de cliente o retorno oferecido será diferente.

Enquanto para o cliente promotor você pode considerar enviar um presente e até criar um programa de pontos para incentivá-lo a indicar novos clientes, para o cliente detrator é necessário criar uma estratégia para mudar a opinião dele em relação a sua empresa. O primeiro passo pode ser uma reunião para alinhamento de expectativas

Mostrar para os promotores que você valoriza sua opinião é uma forma de aumentar a satisfação e o encantamento que ele já tem com a sua empresa. 

Em resumo, para clientes promotores considere ações como: 

  • oferecer um upsell, 

  • upgrade personalizado que realmente faça sentido para esse cliente e não apenas para aumentar o ticket médio,

  • peça indicações e crie um programa que estimule-o a trazer novos clientes para a empresa. 

Clientes neutros exigem uma atenção especial. Geralmente, esse tipo de cliente tem problemas em ver o valor do seu produto ou serviço, e isso pode fazer com que abandonem sua solução a qualquer momento. Para reverter isso, você pode, por exemplo, oferecer suporte de uma equipe de customer success para melhor uso da oferta. 

Entre em contato com clientes neutros e entenda mais a fundo quais as razões de estarem com uma satisfação mediana com a sua empresa.

Em conversas abertas você pode descobrir que há problemas no atendimento, no tempo de espera por suporte, ou incapacidade de usar todos os benefícios da solução.  

O fechamento de loop com detratores exige entender quais as razões dele ser um cliente insatisfeito

Essa estratégia de relacionamento tem como objetivo mudar essa visão. Em suma, tentar reverter o jogo antes que seja tarde demais. 

A melhor forma de fazer isso é entrar em contato agradecendo a resposta à pergunta, pedir desculpas e sugerir uma reunião para conversarem sobre o que está acontecendo para deixá-lo insatisfeito. 

Uma reunião por telefone pode ser esclarecedora para coletar mais informações. 

Ao entender porque o cliente está insatisfeito sua equipe poderá agir com mais eficácia. 

Observação importante: realize o fechamento de loop até 24 horas depois das respostas de cada cliente. Principalmente no caso dos clientes que se mostrarem insatisfeitos com a empresa. A resposta rápida mostra que você realmente se preocupa com eles e é o primeiro passo em direção a mudança de perspectiva do cliente. 

3. Escolha o canal para cada contato

O canal de contato faz parte dos itens que vão construir a experiência que o cliente irá viver. 

A dica geral é que você responda o cliente pelo mesmo canal que ele respondeu a pesquisa (geralmente, por e-mail). 

Entretanto, se um cliente identificado como detrator tem uma reclamação muito urgente, pode ser importante oferecer uma resposta que atenda a essa urgência, por exemplo, por telefone. 

Em casos menos emergenciais, mas também com clientes neutros e detratores, pode ser interessante usar o e-mail para agendar uma reunião por telefone, presencial ou video conferência. 

Clientes promotores podem receber um presente de agradecimento, físico, na empresa, por exemplo. 

4.  Faça o fechamento de loop interno

Com os clientes respondidos é hora de olhar para dentro da empresa e entender o que precisa mudar, de acordo com os feedbacks recebidos. 

Use o fechamento de loop para criar uma estratégia de relacionamento com o cliente que atenda às suas demandas mais urgentes. Ao invés de tentar adivinhar o que os clientes desejam e do que sentem falta, use o NPS e o fechamento de loop para identificar, por meio de dados e pesquisas, o que precisa ser “mexido”. 

Para entender como alcançar melhores resultados de NPS, “Como aumentar o NPS: 5 dicas para elevar o índice de satisfação dos clientes na pesquisa de Net Promoter Score”.

Clientes neutros e detratores podem estar vivenciando experiências ruins com o seu produto ou serviço, ou mesmo com a sua empresa e seu atendimento. Para evitar altas taxas de turnover, esteja sempre atento aos indicadores de insatisfação e fuja de achismos que podem trazer uma falsa sensação de estabilidade. 

Ter um alto índice de clientes neutros ou detratores é ruim não apenas para a retenção de clientes, mas também para a aquisição de novos, afinal, um cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço. Consumidores satisfeitos contam para um média de 11 pessoas sobre a boa experiência.

Uma das formas de estar em dia com os índices das pesquisas de satisfação dos clientes é usar sistemas de atendimento que sejam eficientes. Afinal, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Para isso, indicamos alguns conteúdos que podem te ajudar, como: 

Conheça também a solução de atendimento ao cliente da Zendesk, uma plataforma que permite que você ofereça uma experiência de atendimento completa aos seus clientes. Conheça mais sobre nossa solução, no vídeo abaixo. 

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

O que é URA? 6 vantagens + uso com IAs de atendimento

O que é URA? Veja como a unidade de resposta audível pode otimizar o atendimento ao cliente e como inteligências artificiais irão revolucionar a ferramenta.

Artigo
33 min read

Dicas para um bom atendimento ao cliente: 16 que você precisa conhecer

Conhecer dicas de bom atendimento ao cliente é essencial para se diferenciar da concorrência. Veja nossa lista com 16 pontos IMPERDÍVEIS para aplicar!

Artigo
11 min read

10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente

Veja 10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente, entenda os tipos de questionário, os insights que cada um fornece + ferramentas de apoio!

Artigo
15 min read

Qual a importância da comunicação assertiva? Como melhorar a prática?

O que é comunicação assertiva? Entenda a sua importância e benefícios. Melhore a satisfação do cliente e os resultados de sua empresa!