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Artigo 11 min read

Como as empresas estão usando IA? Impactos da Inteligência Artificial

Por Zendesk

Última atualização em 25 março 2024

A Inteligência Artificial é um tipo de tecnologia em que máquinas são capazes de “pensar” como os humanos, processar grandes volumes de dados, fazer correlações, identificar padrões, aprender e executar ações de forma autônoma.

Porém, como as empresas estão usando IA?

Na intenção de se destacar no mercado, inovar e se manterem relevantes, muitas organizações recorrem a Inteligência Artificial para otimizar processos de atendimento, mapear a jornada do cliente, personalizar as interações e automatizar inúmeras tarefas que, quando executadas manualmente, tendem a minar a produtividade coletiva.

Segundo o relatório CX Trends da Zendesk, 68% dos líderes de CX acreditam que as organizações que não adotarem novas tecnologias de IA terão dificuldades para sobreviver.

Considerando isso, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para entender como as empresas estão usando a IA, os impactos da Inteligência Artificial nos negócios e suas principais vantagens. Continue a leitura e descubra muito mais!

Resumo

  • O uso de IA se faz presente de diferentes maneiras: identificar padrões de consumo, compreender preferências, chatbots com robôs conversacionais, previsões de resultado de vendas, acesso a relatórios completos e muito mais.
  • Os impactos da IA no mundo corporativo se referem principalmente ao uso de dados para orientar as tomadas de decisão e as estratégias de negócio – em especial aquelas relacionadas a vendas e ao relacionamento com os clientes.
  • Esse tipo de tecnologia (IA) é capaz de otimizar os custos da operação, garantir maior fluidez, agilidade e eficiência aos processos internos e melhorar significativamente o relacionamento entre a companhia e seus clientes.

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Como as empresas estão usando IA?

As empresas estão usando Inteligência Artificial em diferentes áreas do negócio. Sistemas dotados com tecnologia de IA são utilizados para processar dados sobre os clientes de modo a entender o perfil comportamental, identificar padrões de consumo, compreender as preferências e saber como eles se comportam ao longo da jornada de compra.

O uso de IA também se faz presente em chatbots. Conforme veremos mais à frente, eles são robôs conversacionais que simulam a linguagem humana e que, sozinhos, conseguem interagir com os clientes de forma natural e solucionar demandas de baixa e média complexidade – sem precisar da interferência humana.

A Inteligência Artificial permite que as empresas realizem previsões sobre os resultados de vendas, tenham acesso a relatórios completos com insights valiosos, personalizem a experiência dos clientes, automatizem tarefas, qualifiquem os profissionais e muito mais.

O uso de ferramentas que otimizam esse trabalho é essencial para garantir uma maior eficiência operacional, além de ser diretamente traduzido para um melhor atendimento ao consumidor. Ou seja, é possível deixar a IA cuidar de boa parte das tarefas dos agentes. Quer saber mais?

Economize tempo e dinheiro com a IA da Zendesk

Abaixo, destacamos algumas das principais aplicações de Inteligência Artificial nas organizações.

1. Qualificação de leads

As empresas estão usando IA como ferramenta para qualificação de leads

Com a ajuda de um sistema com Inteligência Artificial, os times de prospecção conseguem ter mais clareza sobre o perfil de cliente ideal da marca e identificar se um lead tem potencial para enxergar valor na sua solução e se tornar um cliente.

Veja também: Perfil de cliente ideal: o que é e como definir o ICP em 3 passos?

2. Mapeamento da jornada do cliente

A Inteligência Artificial permite mapear todo o caminho que o cliente percorre durante o seu relacionamento com a empresa – partindo da primeira interação com a marca até o pós-vendas. Ao entender a jornada, fica mais fácil otimizá-la e torná-la mais fluida.

Saiba mais:

3. Segmentação de clientes

Segmentar clientes é uma prática indispensável para traçar estratégias de comunicação, marketing e vendas mais bem direcionadas e com maior chance de sucesso. Com a IA, essa segmentação é feita de maneira precisa e automática.

4. Gestão orientada a dados

As empresas estão utilizando a Inteligência Artificial para promover uma gestão data-driven – ou seja, orientada a dados. 

A intenção é fazer com que todas as decisões de negócios sejam tomadas de maneira objetiva, com base em dados concretos.

5. Automação de tarefas

Usar recursos de automação, como os softwares de Inteligência Artificial, já é uma realidade em muitas organizações. 

Tarefas repetitivas, como o disparo de e-mail marketing personalizado e a inserção de leads no funil de vendas (bem como sua movimentação) podem ser feitas automaticamente com ajuda da IA. 

6. Sustentabilidade

O relatório da IBM revelou um dado interessante sobre como as empresas estão usando IA. Existe uma preocupação das organizações (66%) em implementar a Inteligência Artificial com foco em iniciativas sustentáveis.

7. Experiências conversacionais

As empresas fazem uso da Inteligência Artificial para oferecer experiências conversacionais aos seus clientes por meio de chatbots

Esses robôs são programados para estabelecer diálogos com os usuários e aprender à medida que são utilizados. 

8. Treinamento de equipe

A Inteligência Artificial possibilita mapear as necessidades de treinamento da equipe ao identificar os pontos fortes e as fragilidades na performance individual e coletiva. 

Dessa forma, consegue-se planejar conteúdos mais relevantes e que vão ajudar os times a ter um desempenho de alto nível.

9. Interações nos melhores canais de atendimento

O uso de sistemas de Inteligência Artificial permite saber quais são os melhores canais de atendimento para interagir com os seus clientes de acordo com as preferências deles. 

O que é bom para direcionar a comunicação e fazer com que suas mensagens atinjam cada público pelo canal certo.

Adicionalmente, você consegue implementar uma estratégia omnichannel, em que os melhores canais de atendimento operam de maneira integrada. Entenda mais sobre omnichannel no vídeo abaixo:

10. Sistema de recomendação

De todas as possibilidades que a Inteligência Artificial pode oferecer, essa é sem dúvidas uma das mais utilizadas e que deve se tornar cada vez mais comum nas empresas.

O sistema de recomendação consiste, basicamente, em recomendar conteúdos, ofertas, produtos e serviços de maneira personalizada. Para isso, o sistema de IA avalia dados sobre as preferências e histórico de interações e de consumo de cada cliente.

Além de estreitar o relacionamento entre o cliente e a marca, isso favorece o aumento das conversões.

O que é atendimento híbrido?

Podemos definir o que é atendimento híbrido como uma modalidade em que a empresa combina a assistência oferecida por atendentes humanos com aquela que é feita por intermédio de recursos tecnológicos, como chatbots, totens de autoatendimento, assistentes virtuais por telefone, entre outros.

A depender do nível de complexidade da demanda ou da preferência do cliente, ele pode ser encaminhado para uma equipe humana.

O que é atendimento ao cliente conversacional?

É possível definir o que é atendimento ao cliente conversacional como aquele em que se busca estabelecer diálogos com o cliente para entender o problema que ele enfrente e, a partir disso, encontrar uma solução. 

O mais comum é que essas interações ocorram por meio de chatbots, em que o cliente pode trocar mensagens instantâneas com um robô programado para solucionar problemas por meio de conversas.

O cliente não precisa esperar por um atendente humano. A comunicação ocorre de maneira fluida e ágil.

Entenda mais sobre esse tópico baixando o seguinte guia gratuito: As melhores práticas recomendadas para atendimento ao cliente conversacional

Impactos da Inteligência Artificial nos negócios

Os impactos da Inteligência Artificial no mundo corporativo se referem principalmente ao uso de dados para orientar as tomadas de decisão e as estratégias de negócio – em especial aquelas relacionadas a vendas e ao relacionamento com os clientes.

Em vez de se basearem em achismo e intuição, os gestores que recorrem a sistemas de IA podem atuar com mais objetividade e traçar metas e planejamentos mais realistas. 

Afinal, a Inteligência Artificial possibilita realizar análises mais precisas sobre diferentes aspectos do negócio, inclusive o perfil comportamental dos clientes, a jornada de compra, os pontos de contato com a marca, as tendências do mercado, entre outros.

Internamente, a Inteligência Artificial exerce impacto também na dinâmica de trabalho entre os diferentes setores. A troca de informações é facilitada, pois tudo está centralizado em uma plataforma. 

O que impacta também no acompanhamento do desempenho; os líderes conseguem analisar com mais precisão a performance de cada colaborador e identificar oportunidades de melhoria.

Saiba mais:

5 vantagens do uso de Inteligência Artificial na empresa

As empresas estão usando IA como um instrumento para ganharem competitividade e relevância no mercado. 

Esse tipo de tecnologia é capaz de otimizar os custos da operação, garantir maior fluidez, agilidade e eficiência aos processos internos e melhorar significativamente o relacionamento entre a companhia e seus clientes – oferecendo a eles experiências marcantes, positivas e personalizadas.

Tendo isso em vista, destacamos abaixo algumas das principais vantagens de investir em Inteligência Artificial na sua empresa.

Otimização dos custos em marketing

A Inteligência Artificial ajuda a direcionar com mais assertividade os investimentos em marketing, evitando gastar dinheiro com estratégias pouco eficazes para o público que se deseja atingir.

Escalabilidade dos processos de atendimento

A empresa é capaz de atender mais pessoas sem precisar ter que ampliar o time de atendimento. Um bom sistema de Inteligência Artificial permite processar mais demandas e de maneira simultânea.

Uma das principais maneiras de garantir o sucesso do atendimento híbrido é por meio de um software de atendimento ao cliente. Afinal,  é possível armazenar todas as informações nos diferentes canais, além de acelerar o tempo de resolução dos chamados. Quer saber mais? Veja uma demonstração gratuita!

Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.

Processos mais ágeis e menos burocráticos

Todos os dados utilizados pela inteligência artificial ficam armazenados em uma única plataforma. Isso favorece análises mais ágeis e reduz a burocracia dos processos internos, principalmente os relacionados à jornada do cliente.

Redução do churn e aumento da fidelização

O churn é um indicador de desempenho que mensura a quantidade de clientes que optaram por interromper o relacionamento com a sua empresa e não adquirir mais as suas soluções.

Com a Inteligência Artificial, seu time de marketing é capaz de mapear os potenciais motivos do churn e se antecipar, desenvolvendo ações que impeçam essa “debandada” e aumentem a fidelização.

Maior clareza sobre o comportamento dos clientes

Uma empresa que entende como os seus clientes se comportam tem em mãos um ativo muito valioso e que poderá ser usado como vantagem competitiva.

Ao ter mais clareza sobre o comportamento dos clientes, é possível se antecipar, fazer previsões mais precisas e personalizar as interações.

Como usar recursos de automação?

Os recursos de automação podem ser aplicados de diferentes maneiras na sua empresa, seja nos processos de atendimento ao cliente conversacional, no treinamento de equipe ou na geração de relatórios detalhados sobre o desempenho do negócio.

Descubra como usar recursos de automação.

1. Chatbots

Já mencionamos o chatbot por aqui, mas essa é uma ferramenta de automação que vale a pena ser reforçada.

Podendo ser integrados a outros softwares, os robôs conversacionais com IA são uma tendência que tende a ganhar ainda mais força nos próximos anos. Segundo o CX Trends, 60% dos líderes planejam implementar experiências conversacionais para os clientes com o uso de assistentes virtuais.

Já está disponível o relatório CX Trends da Zendesk. Essa pesquisa anual faz apontamos sobre o que está por vir e o que vai ganhar ainda mais tração durante este ano na área de Customer Experience. E adivinha: a Inteligência Artificial é uma dessas tendências. Vale a pena conferir!

Relatório da Zendesk – CX Trends

2. Gestão de desempenho

Há também como usar recursos de automação na gestão de desempenho dos colaboradores. 

Sistemas de gestão à vista aliados à Inteligência Artificial permitem que os líderes tenham uma visão mais clara e precisa sobre os resultados individuais e coletivos, com acesso a relatórios que são gerados automaticamente.

3. Segurança da informação

É possível utilizar a automação para garantir a segurança de dados da empresa e dos seus clientes. Sistemas com criptografia, autenticação em diferentes etapas e outros mecanismos protegem os dados contra ataques, vazamentos e acessos não autorizados.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, você consegue programar a emissão de alertas sempre que atividades fora do padrão sejam detectadas.

4. Monitoramento do funil de vendas

A automação pode ser usada para monitorar o funil de vendas. Um bom software de CRM permite acompanhar a evolução dos leads em cada etapa e programar ações com disparo de e-mails, agendamento de visitas e notificações de follow-up. 

Viu como as empresas estão usando IA? Se você ainda não faz uso desse tipo de tecnologia no seu modelo de negócio, saiba que você pode estar perdendo oportunidades de tornar melhorar seus processos, gerar mais vendas, fidelizar clientes e contar com equipes mais bem qualificadas e treinadas.

O melhor? É que você pode encontrar a solução ideal que se encaixa no orçamento da sua empresa.

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

A Inteligência Artificial já é uma realidade para empresas dos mais diferentes portes e segmentos. A tendência é que cada vez mais organizações façam uso dessa tecnologia e invistam em inovação.

Aproveite e descubra todas as funcionalidades de uma boa ferramenta! Está esperando o quê? Inicie o período de avaliação gratuita da plataforma.

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