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Como engajar clientes: 4 técnicas para fortalecer o relacionamento dos seus clientes com a sua marca

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 26 Outubro 2020
Última atualização em 26 Outubro 2020

O engajamento de clientes se caracteriza por todas as ações em que eles interagem espontaneamente com a marca, indo além da mera compra ou uso de seus produtos e serviços. O engajamento envolve manifestações nas mídias sociais; dar notas para produtos em e-commerces; participar de fóruns de ajuda a usuários da marca e até produções artísticas em que a marca é usada de alguma forma, como em grafites de rua, por exemplo.

Hoje, mais do que nunca, empresas de diferentes segmentos têm como uma de suas maiores preocupações manter os seus clientes engajados.

De acordo com um levantamento feito pela empresa de consultoria McKinsey com 850 executivos de empresas, o engajamento aparece como a principal preocupação nas estratégias de negócio.

A maneira com que a marca interage com o seu público-alvo tem se mostrado tão importante quanto oferecer produtos e serviços de qualidade.

Fortalecer esse relacionamento com os clientes dessa forma vai impactar positivamente nos resultados da empresa.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo para explicar melhor o que é engajamento de clientes e por que é importante atentar-se a esse aspecto do negócio.

Além disso, convidamos você a continuar a leitura deste artigo para conferir também 4 técnicas de engajamento para usar com os seus clientes e mantê-los interessados na sua marca:

  1. Adote uma estratégia omnichannel;
  2. Esteja presente nas redes sociais;
  3. Produza e compartilhe conteúdos relevantes;
  4. Opte pela simplicidade nas interações.

Veja também: Personalize o contato em larga escala com a automação do engajamento para vendas

O que é engajamento de clientes?

Podemos definir o que é engajamento de clientes como o conjunto de interações voluntárias entre os clientes e a marca. O engajamento tem a ver com a maneira com que o público se relaciona e interage com determinada empresa, indo além do consumo de seus produtos e serviços.

Ou seja, as marcas que buscam como engajar clientes traçam estratégias no sentido de fortalecer o relacionamento com seu público e se aproximar mais dos consumidores.

A intenção é construir oportunidades de interação e conseguir gerar uma identificação entre os clientes e os valores da empresa.

Além disso, ao interagir com a marca, os clientes estão gerando uma mídia espontânea e gratuita, cheia de autenticidade e, por isso, muito poderosa e engajadora de outros clientes!

Vantagens do engajamento do cliente: por que se preocupar com esse aspecto do negócio?

A maior preocupação das marcas em como engajar clientes se dá devido a uma série de vantagens que esse tipo de estratégia pode trazer.

Segundo um estudo feito pela Constellation Research, o maior investimento em técnicas de engajamento foi responsável pelo aumento das vendas e da lucratividade das empresas que participaram da pesquisa.

Além da melhoria nos resultados comerciais, manter clientes engajados também traz como benefício a consolidação da imagem da marca no mercado.

Vale a pena ressaltar ainda que clientes engajados se tornam promotores da marca, o que impacta na redução de custos com aquisição de novos clientes.

Especialmente no ambiente digital, clientes engajados tendem a estar mais dispostos a compartilhar a marca com amigos e seguidores e a receber as novidades que a empresa oferece.

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Como engajar clientes: 4 técnicas de engajamento para usar na sua empresa

Conquistar o engajamento de clientes não é uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas técnicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Veja a seguir 4 técnicas de como engajar clientes na sua empresa.

1. Adote uma estratégia omnichannel

Se engajamento tem a ver com interação, é importante que você ofereça diferentes canais para que seus clientes possam interagir e se relacionar com a sua empresa.

Mas, mais do que oferecer canais variados (e-mail, telefone, chat etc.), é necessário que eles operem de maneira integrada. A isso dá-se o nome de estratégia omnichannel.

Entenda as vantagens do omnichannel assistindo a este vídeo:

2. Esteja presente nas redes sociais

Não há como engajar clientes de maneira efetiva se a sua empresa não tiver uma boa presença nas redes sociais. Esses espaços são ótimos para gerar oportunidades de engajamento, compartilhar conteúdos relevantes e se relacionar com o público da sua empresa.

Confira no vídeo abaixo algumas dicas para engajar nas redes sociais:

3. Produza e compartilhe conteúdos relevantes

Produzir e compartilhar conteúdos relevantes também é uma técnica importante para gerar engajamento com os clientes. Fale sobre temas atuais e que despertem o interesse do seu público.

Gere conteúdo que, ao ser lido, visto, escutado etc., realmente traga algo de novo para a pessoa, que possa ser usado para facilitar sua vida e deixá-la mais próxima daquilo que deseja.

4. Opte pela simplicidade nas interações

Para gerar um bom engajamento com os clientes, especialmente em ambiente online, busque por promover interações mais simples, claras e diretas.

A complexidade pode gerar atrito, isto é: dificuldade de interagir com a mídia. Use técnicas de UX e design experience. Dessa forma, seu público vai se sentir mais confortável para se comunicar com a marca.

Mais dicas:  Estratégias de engajamento: 4 dicas para colocar em prática no seu modelo de negócio e melhorar a relação cliente-empresa

Bom, agora que você já sabe mais sobre engajamento de clientes, coloque em prática as técnicas que citamos aqui para fortalecer o relacionamento com seus clientes e obter melhores resultados.

A Zendesk tem tudo que você precisa para se relacionar com seus clientes de forma efetiva, por diversos canais.

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