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Artigo 6 min read

Saiba como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente!

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Preservar a segurança das informações dos consumidores em uma empresa representa um grande desafio diante do aumento das ameaças cibernéticas. Para evitar ser impactado por elas, que tal descobrir como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente?  

A segurança da informação no atendimento deixou de ser uma escolha. Graças à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já é um dever de toda empresa garantir a proteção adequada daquilo que é compartilhado por seus clientes. 

E essa tendência está, de fato, sendo percebida pelas empresas. De acordo com o relatório CX Trends, da Zendesk, cerca de 75% dos líderes de Customer Experience estão colaborando ativamente com parceiros externos ou fornecedores para desenvolver a privacidade dos dados do cliente em suas operações. 

É por isso que, neste artigo, você descobre como proteger os dados dos consumidores, como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente e quais as melhores práticas para garantir um sistema confiável. 

Quer aprender tudo isso e muito mais? Então continue a leitura! 

Qual a importância da segurança de dados no atendimento ao cliente?

Antes de descobrir como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente, é importante compreender a importância da segurança de dados para essa finalidade.

Afinal, a proteção dessas informações garante a confiança e a reputação da empresa, gera experiências positivas e livres de riscos aos consumidores e assegura a conformidade com regulamentações de privacidade.

Ainda segundo o relatório CX Trends, mencionado anteriormente, cerca de 56% dos líderes de CX admitem que sua empresa sofreu uma violação de dados ou um ataque cibernético direcionado a dados de clientes em 2023. 

Logo, investir em segurança de dados no atendimento ao cliente não é apenas uma medida preventiva, mas uma estratégia fundamental para manter a competitividade no cenário empresarial atual. 

LGPD no atendimento ao cliente

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de 2018 controla a privacidade de dados no Brasil. A regulamentação diz respeito ao bom uso da coleta, do armazenamento, do processamento e do compartilhamento de dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas. 

É preciso saber como manipular os dados dos clientes nos sistemas da empresa para não sofrer sanções como multas, medidas corretivas, proibição do tratamento de dados, publicização da infração ou suspensão temporária das atividades. 

Para estar de acordo com a LGPD no atendimento ao cliente, é necessário que os consumidores autorizem o uso de seus dados de acordo com a política de privacidade apresentada pela sua empresa. 

Além disso, o armazenamento de dados específicos dos clientes deve ser justificado pela companhia. Isso significa que uma empresa só pode armazenar aqueles dados que são realmente pertinentes a ela. 

Dessa forma, além de estar em dia com a LGPD, você também promove a confiança dos consumidores em relação à segurança de suas informações.

Como proteger os dados dos clientes?

Como você pode ver, proteger os dados dos clientes é uma responsabilidade das empresas que lidam com informações pessoais. Para tanto, é fundamental que:

  • a companhia esteja em conformidade com as regulamentações;
  • os colaboradores estejam a par da importância de proteger os dados dos clientes;
  • as equipes de segurança da informação estejam bem treinadas para lidar com incidentes;
  • os sistemas da empresa sejam avançados e tenham o objetivo de fortalecer as barreiras de segurança.

 Nesse contexto, uma das melhores formas de manter a segurança dos sistemas e a prevenção de ameaças é com inteligência artificial. Vamos descobrir como? 

Como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente?

O avanço da tecnologia já permite a prevenção de ameaças com inteligência artificial de modo mais eficiente. Por meio de sistemas de detecção de anomalias, automações de respostas a incidentes, análise de vulnerabilidade, monitoramento contínuo e outras práticas, é possível assegurar um ambiente de atendimento ao cliente mais protegido.

Por exemplo, imagine que um cliente inicie uma conversa com um chatbot, solicitando informações sobre uma determinada conta. 

Em vez de fornecer diretamente dados sensíveis, o cliente recebe uma solicitação suspeita solicitando informações confidenciais, como senha ou número de cartão de crédito.

Por meio de sistemas avançados de IA, a ferramenta pode avaliar inúmeros indicadores e, com as práticas citadas anteriormente, adotar medidas proativas para garantir a segurança desse cliente, evitando fraudes. 

Saiba mais: Quais são os tipos de inteligência artificial? Objetivos, como e por que usar

Melhores práticas em segurança de atendimento

Agora que você já sabe como a IA melhora a segurança de dados, chegou o momento de conhecer as 3 mais recomendadas práticas em segurança de atendimento que envolvem IA para manter suas operações em dia. 

1- Criptografia

Por meio da criptografia, é possível usar algoritmos robustos para proteger dados sensíveis durante a transmissão e o armazenamento dessas informações. Nesse caso, a IA pode ser usada na seleção e na otimização desses algoritmos com base nas necessidades específicas da aplicação.

O recurso também pode desempenhar um papel na análise de padrões de acesso para identificar comportamentos suspeitos ou acessos não autorizados aos dados criptografados.

2- Autenticação multifatorial

A autenticação multifatorial com o uso de IA pode ser implementada para reforçar a segurança em processos de verificação de identidade de clientes, evitando violações de segurança.

São exemplos o reconhecimento biométrico, facial, de impressões digitais ou de voz, além da identificação de dispositivos utilizados pelos usuários. 

3- Controle de acesso

O controle de acesso restringe a admissão ao sistema para usuários não autorizados. A IA é capaz de detectar anomalias nos padrões de navegação, proporcionando uma camada adicional de segurança. 

Garanta a proteção avançada de dados com IA da Zendesk!

Agora que você descobriu como a IA melhora a segurança do atendimento ao cliente e qual o impacto da IA na proteção de dados, provavelmente deve estar procurando por uma solução que ajude a tornar o seu serviço confiável para os consumidores, não é mesmo?

Se a resposta for sim, chegou a hora de conhecer o software de atendimento ao cliente da Zendesk, que conta com controles avançados de privacidade e segurança.

Nossa solução oferece recursos como:

  • log de acesso: monitore quais usuários estão pesquisando e acessando quais dados, quando e de onde;
  • retenção avançada de dados: crie políticas de retenção personalizadas e determine quais dados você exclui e quais você mantém;
  • supressão avançada: oculte automaticamente dados pessoais, como nomes, endereço de e-mail e números de telefone;
  • mascaramento de dados: personalize o acesso aos dados com base na função do agente para que eles vejam apenas o essencial;
  • criptografia avançada: oculte dados pessoais de terceiros com chaves de criptografia controladas pelo cliente (BYOK).

Faça agora uma avaliação gratuita ou solicite uma demonstração e garanta a segurança completa de dados na sua organização com tecnologia de ponta! 

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