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Artigo

CRM com WhatsApp: saiba como potencializar suas vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Você sabe qual o aplicativo mais usado no Brasil? Ele supera todas as barreiras! O uso de mensagens SMS diminuiu drasticamente. As ligações? Muitos preferem fazer por ele, mesmo tendo minutos pagos para usar nas operadoras.

Sim, estamos falando dele: o WhatsApp.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 98% dos proprietários de smartphones têm o aplicativo de conversas instantâneas instalado em seus aparelhos. Veja esses números:

  • 86% usa o aplicativo diariamente;
  • 54% não utilizam ou assistem os stories do WhatsApp;
  • 4 entre 10 pessoas afirmaram que a pandemia fez com que eles aumentassem a frequência de uso;
  • 55% dos respondentes fizeram sua primeira compra via aplicativo nos últimos 12 meses;
  • 72% fazem chamadas de vídeo ao menos uma vez por semana;
  • 16% fazem ligações diariamente;
  • 60% preferem o aplicativo para fazer ligações;
  • 74% participa de grupos familiares;
  • 69% integra grupos do trabalho;
  • 76% já se comunica com marcas por meio do Whatsapp.

Em resumo, vemos que o brasileiro utiliza o aplicativo de forma multifacetada incluindo: assuntos pessoais, profissionais e sociais. Além disso, nos últimos tempos, tornou- se um canal cômodo, simples e eficiente para comprar.

Se na estratégia da sua empresa você ainda não usa um CRM com WhatsApp com certeza está “deixando dinheiro na mesa”.

Nesse artigo, vamos mergulhar nesse assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre CRM com integração no WhatsApp.

O que é CRM de vendas

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, esse nome é dado a softwares e aplicações que auxiliam no gerenciamento do funil de relacionamento e vendas das empresas.

Com ele é possível registrar todas as vezes que um cliente em potencial entrou em contato com o seu negócio, bem como seus dados mais importante e a descrição das interações. Esse recurso é essencial para empresas que querem vender mais e melhor e garantir a qualidade dos seus leads.

Como uma empresa com inúmeros clientes e colaboradores pode construir um relacionamento com seu cliente trazendo personalidade ao atendimento? A resposta está no CRM. 

Elementos importantes que o CRM agrega no dia a dia de trabalho da sua empresa:

  • organização;
  • agilidade;
  • customização do atendimento;
  • histórico de conversas.

Leia também: Transição digital nas empresas: por que se tornou tão importante?

Como funciona o CRM de vendas?

Os pontos de contato com os clientes são inúmeros e tudo irá depender do tipo de negócio que sua empresa faz.

O processo de vendas pode ocorrer por meio de reuniões presenciais ou online, ligações, interações nas redes sociais, e-mail ou até mesmo via WhatsApp.

Exemplo de pontos de contato no CRM

O mesmo cliente pode usar vários desses pontos de contato, por exemplo:

Ana precisa encontrar um software de atendimento para sua empresa, por acaso ela viu uma divulgação da companhia X em seu LinkedIn e achou interessante, mandou uma mensagem nas redes sociais e recebeu o seu primeiro atendimento via e-mail. 

Supondo que ela gostou da proposta que recebeu, o consultor propôs uma reunião online, já que ela precisará de alguns módulos customizados no Software. 

Ela ainda está em dúvida, então entrou em contato com mais duas empresas. Nesse ínterim, a empresa X entrou em contato via WhatsApp com ela, para retomar o contato e ela resolveu marcar a reunião.

A reunião online foi positiva e o consultor ficou de enviar o orçamento final até o fim do dia via e-mail. Ao receber ela deu o aceite no mesmo e-mail.

Veja, para que essa venda acontecesse, Ana teve contato 5 vezes com a empresa X, de formas diferentes: 

  • LinkedIn; 
  • email
  • WhatsApp; 
  • reunião online.

O contrário também pode acontecer, pois, muitos clientes podem ter um ponto de contato preferido e toda venda pode transcorrer dentro dele, como, por exemplo, WhatsApp.

Hoje muitas vendas são feitas por meio desse aplicativo, afinal ele é o meio de comunicação mais utilizado do momento (segundo pesquisa XYZ) e está na palma da mão das pessoas. Por isso a necessidade de utilizar CRM com WhatsApp.

CRM com integração WhatsApp

O CRM com WhatsApp é uma solução inovadora que coloca um meio de comunicação não tradicional (aplicativo de mensagens) no funil de vendas e relacionamento da sua empresa.

Na primeira vez que uma empresa abordava seu cliente em potencial, esse contato, na maioria das vezes, se dava por telefone, hoje, uma alternativa eficiente é pelo WhatsApp.

O aplicativo pode ser usado para:

  • marcar o melhor horário para uma ligação;
  • agendar a primeira reunião online;
  • enviar a apresentação da empresa/produto;
  • oferecer descontos e ofertas.

Além disso, ao utilizar esse recurso no lugar da ligação você evita uma recusa, já que em muitos casos a pessoa está num local em que não pode atender, já no “Zap” a pessoa poderá ver depois e responder.

A grande vantagem do CRM com integração no WhatsApp é que todos os contatos ficam organizados e passam a fazer parte da automação do funil de vendas, que faz os leads avançarem nas etapas do funil a cada interação.

Leia também: 8 tipos de funil e suas principais diferenças.

CRM com atendimento pelo WhatsApp

No WhatsApp é possível desenvolver uma conversa com seu lead, respeitando o tempo dele, já que ele pode te responder nos momentos que estiver livre. 

Ao mesmo tempo, esse é um aplicativo que está sempre em uso, por isso há chances dele te responder rapidamente.

As pessoas enviam mensagem para amigos, família e também colegas de trabalho, com o surgimento do WhatsApp Business, elas também passaram a interagir com contas empresariais.

Essa mudança na forma de se comunicar, fez com que o CRM com atendimento pelo WhatsApp humanizasse a relação entre as marcas e o público, já que é um canal que traz proximidade entre as partes. 

O CRM com WhatsApp também é muito utilizado no pós-venda de grandes lojas, onde o cliente é informado automaticamente sobre o andamento de seus pedidos.

Leia também: Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora.

Benefícios de usar o CRM com WhatsApp

Mais leads

Antes, ao entrar no site de uma empresa, o cliente precisava anotar o telefone da empresa, digitar em seu telefone/celular e entrar em contato ou enviar um e-mail e aguardar contato.

Embora sejam ações simples, entre anotar um telefone e discar, a pessoa poderia sofrer interrupções, deixar para depois e simplesmente esquecer de seguir com o contato.

No CRM com WhatsApp é possível encurtar esse processo por meio de botões para o aplicativo que podem ser colocados no site.

Sendo assim, ao clicar no botão, o “Zap” abrirá automaticamente e rapidamente, isso evitará que o cliente mude de ideia ou se distraia com outras coisas, ou seja, você irá capturar mais leads. A partir do momento que ele enviar uma mensagem, entrará no seu funil de vendas.

Mais propostas

Por falar em encurtar o processo, devemos relembrar que o CRM com WhatsApp proporciona um atendimento ao cliente mais próximo e pessoal, já que todas as conversas ficam registradas na íntegra.

Sendo assim, mesmo que um novo consultor assuma o contato, ele poderá continuar de onde o profissional anterior parou e o cliente se sentirá assistido.

Isso ajuda a tornar o funil de relacionamento mais enxuto, fazendo com que as chances de envio de propostas sejam maiores, principalmente por elas poderem ser anexadas diretamente na conversa. O cliente pode abrir e ler em tempo real, entre uma conversa e outra.

Menos retrabalho

Muitas empresas ainda usam o CRM de forma manual: o consultor cadastra o cliente manualmente, fala com ele no telefone e anota no CRM, chama no Whats e anota no CRM… e muitas informações são perdidas.

Por isso as automações são tão importantes para negócios que querem lucrar mais. Imagine a situação:

Um consultor de uma empresa que usa CRM manual se ausentou e outro profissional irá assumir seus atendimentos, ao se deparar com o CRM ele até tem acesso ao registro das interações, mas não consegue saber nada do que foi conversado.

Diante disso, ao entrar em contato com o cliente em potencial ele precisará dar dois passos atrás e “investigar” o que está acontecendo. Além de ter retrabalho, a chance de fechar a venda diminui. 

Mais vendas

Ao usar um CRM com WhatsApp o seu time de vendas ganha muito em produtividade, o seu cliente é melhor e mais agilmente atendido e você garante seu lugar no comunicador mais usado pelos brasileiros.

O resultado disso é alcançar seu objetivo: ter mais vendas.

Leia também: 13 técnicas de vendas e atendimento para gerar mais e melhores resultados.

Dicas para usar o CRM com WhatsApp como canal de vendas

Você decidiu que o WhatsApp será um novo canal de vendas aí na sua empresa? Essas dicas vão te ajudar a adaptar a operação e obter muito mais sucesso.

1. Faça um planejamento

Faça um mapeamento dos contatos da sua base e veja quais podem ser contactados ativamente por WhatsApp.

Defina em quais canais o lead será encaminhado para o WhatsApp: terá botão do WhatsApp no site? Ao final dos textos de blog? Nas comunicações por e-mail? No final das propostas? Nos anúncios das redes sociais?

Ao planejar essas ações, você deve ter em mente o tamanho da sua equipe de vendas, para não sobrecarregá-los e prejudicar o atendimento ao cliente.

Leitura complementar: Aprenda porque chat omnichannel pode melhorar o suporte da sua empresa.

2. Seja profissional

Se você optar por trabalhar com um aplicativo de mensagens instantâneas como canal de vendas, é preciso ter um número profissional para a empresa, para que o WhatsApp possa ser integrado ao CRM.

É importante, que nesse canal de atendimento esteja explícito o horário de atendimento, para que o cliente crie a expectativa correta ao aguardar o retorno do contato.

Em horários de atendimento, tente definir um tempo curto de retorno para cada conversa, já que essa é justamente a vantagem do aplicativo: a dinâmica da interação. Não deixe seu cliente esperando e não corra o risco da conversa esfriar.

3. Automatize se for preciso

Muitas empresas usam o recurso de respostas automáticas e chatbots para direcionar o fluxo de mensagens, dessa forma os leads são direcionados de acordo com sua demanda.

Essa é uma opção bem eficiente do uso de CRM com WhatsApp para empresas que recebem muitos contatos diariamente ou vendem diversos produtos no mesmo canal de atendimento.

Leia também: 4 dicas de respostas automáticas para o atendimento ao cliente.

4. Estude seu público

Ao se comunicar com seu cliente, ele espera profissionalismo e organização, no entanto, estamos falando de um contato extremamente pessoal, por isso é importante conhecer seu público alvo e adaptar a linguagem da equipe a ele.

Alguns públicos vão pedir por mais formalidade, enquanto outros ficarão mais confortáveis com a descontração. Esteja atento a esse detalhe.

5. Não seja ignorado

O seu time de vendas deve tomar cuidado com ações que os façam ser ignorados pelo lead como:

  • perguntas inconvenientes;
  • pressão para fechar vendas;
  • comunicações que não agregam;
  • excesso de mensagens; etc.

Respeite o tempo do cliente e tenha um fluxo planejado para a nutrição do lead e retomada de contato.

Tenha a solução completa para sua empresa

Se você ainda não tem um CRM de vendas para sua empresa, está na hora de contar com uma aplicação completa que integre todos os seus canais de venda.

Otimize o trabalho administrativo da sua equipe, integre aplicativos ou crie os seus, monitore, gerencie e analise dados em tempo real e aumente ainda mais as suas vendas.

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