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7 estratégias de vendas no Instagram que geram bons resultados

Última atualização em 13 dezembro 2022

As estratégias de vendas no instagram da sua empresa não têm conquistado ótimos resultados? Se respondeu positivamente a essa pergunta, leia o conteúdo até o final. 

Vamos mostrar quais ações para gerar mais conversões nessa rede social. Aprenda o que é o Instagram Shopping e tire outras dúvidas como: 

  • Como vender no Instagram com poucos seguidores? 
  • Como responder as mensagens do Instagram? 
  • Como fazer atendimento via Instagram? 

Boa leitura! 

O que é o Instagram Shopping? 

O Instagram Shopping é um grupo de funcionalidades que permite ao usuário comprar produtos com facilidade, por meio do contato com fotos e vídeos. 

Uma das principais vantagens da ferramenta são as coleções. Você pode personalizar os produtos do negócio de acordo com temas, como:

  • recém-chegados;
  • presentes;
  • tendências da estação;
  • entre outros. 

Outro recurso interessante é que o proprietário de uma loja pode adicionar detalhes sobre o produto, como preços e descrições. 

Além disso, a sua marca pode contar uma história e destacar os produtos que têm relação com aquele conteúdo. Dessa forma, fica fácil para os usuários comprarem um item no momento da descoberta. 

Leia mais também em: como vender pelas redes sociais: passo a passo para aumentar resultados

Quais são as melhores estratégias de vendas no instagram? 

Agora que você já sabe o que é o Instagram Shopping, vamos conhecer outras dicas para aumentar vendas no instagram? Acompanhe! 

1- Otimize o seu perfil

A sua biografia do Instagram precisa:

  • causar uma ótima primeira impressão;
  • transmitir a personalidade da sua marca;
  • informar as pessoas os motivos pelos quais elas devem seguir a sua conta na rede social. 

Você pode ainda compartilhar mais informações da marca em outros campos disponibilizados pelo Instagram.

  • Nome: 30 caracteres, incluídos na pesquisa;
  • Nome de usuário: também denominado como seu identificador. Você pode usar até 30 caracteres, incluídos na pesquisa;
  • Site: uma URL clicável que o administrador da página pode alterar várias vezes;
  • Categoria:mostra às pessoas informações sobre o seu perfil, sem usar caracteres biográficos;
  • Informações de contato: informe aos usuários onde é possível encontrá-lo;
  • Botões de call-to-action: dê aos usuários uma maneira de interagir com a empresa diretamente da sua página de perfil;

2- Conheça a sua audiência 

Uma análise de mercado ajuda a descobrir qual é o tipo de público que tem mais chances de comprar um produto ou serviço da sua marca. 

Quando você tem em mente quais são os desejos dos clientes, objetivos e dificuldades, a sua equipe pode desenvolver estratégias de marketing mais assertivas.

Uma dica interessante é criar uma persona. Trata-se de uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ela é construída a partir das seguintes análises:

  • comportamento de consumo;
  • dados demográficos dos clientes;
  • pesquisas e estudos a respeito de seus objetivos, necessidades e desejos.

É importante destacar que público-alvo e persona não são o mesmo conceito. O primeiro apresenta uma abordagem ampla dos clientes de uma empresa. 

Já a persona, é uma representação mais segmentada, que descreve as motivações e necessidades dos consumidores. 

Para que você entenda melhor a diferença dos conceitos, veja abaixo um exemplo tanto de público-alvo quanto de persona. 

  • Público-alvo: mulheres, entre 32 e 45 anos, que moram em Minas Gerais, com renda mensal de até R$ 3.000. Trabalham com psicologia e buscam capacitação profissional;
  • Persona: Paulo, de 33 anos, é gerente de logística em uma multinacional e precisa ampliar seu conhecimento sobre análise de dados e ser reconhecido como autoridade no mercado. A rotina é apertada e não há espaço para capacitação. O acúmulo de tarefas é outro problema frequente em sua empresa. 

3- Ofereça praticidade para o cliente 

De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 96% dos clientes gastarão mais com empresas que permitem encontrar respostas on-line, sem ter que entrar em contato com nenhum funcionário.

Uma dica interessante é criar um destaque com as perguntas e respostas mais frequentes dos consumidores. Dessa forma, você pode encurtar o processo de compra.

Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.

  • horário de funcionamento;
  • endereço;
  • prazo de entrega;
  • se aceita cartão ou não. 

4- Foco na qualidade do atendimento acima de tudo

Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk, explica o quanto é importante focar em um atendimento de qualidade.

“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”

Para acertar na comunicação com o consumidor, siga as orientações listadas no relatório CX TRENDS 2022.

  • Responsabilize líderes: estabeleça uma equipe principal e escolha um líder sênior com foco em desenvolver o atendimento ao cliente para os objetivos de negócios e o plano estratégico da empresa;
  • Incentive melhorias de qualidade: defenda a remuneração dos líderes alinhada ao desempenho do atendimento ao cliente para garantir o envolvimento dos níveis mais altos;
  • Desempenho de benchmark: monitore o desempenho do atendimento ao cliente em relação a outros no setor para obter a base de referência (o que pode ser realizado facilmente usando o Benchmark da Zendesk). Defina metas para melhorias na qualidade do atendimento ao cliente e acompanhe o desempenho com frequência para fazer ajustes conforme necessário, em tempo real;
  • Mantenha a liderança atualizada: garanta que a equipe principal envie atualizações regulares para a liderança a fim de manter o envolvimento com as métricas e os planos de atendimento ao cliente em constante mudança. Crie oportunidades para que insights de atendimento ao cliente desempenhem uma função maior na estratégia e na política da empresa em geral. 

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5- Use as respostas automáticas ao seu favor

Nem sempre você terá um time comercial à disposição para atender os clientes. Por isso, use o recurso Perguntas Frequentes. Ele permite criar mensagens automáticas para tirar as dúvidas dos usuários. 

A rede social orienta que o responsável pela página não “confie completamente nas respostas automáticas para responder às pessoas.”

Por outro lado, o Instagram lista algumas perguntas e respostas que você pode oferecer para o seu público.

  • dê as boas-vindas às pessoas na conversa.
  • configure uma saudação envolvente para as pessoas que tentarem enviar mensagem para você.
  • atenha-se a perguntas e respostas básicas.
  • mantenha as perguntas e respostas claras e específicas.
  • informe o seu horário de funcionamento e a sua localização.
  • informe as pessoas sobre os tipos de produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
  • compartilhe detalhes de produtos ou serviços específicos.
  • estabeleça expectativas sobre tempos de resposta.

Sem dúvidas, essa é uma ótima forma para responder direct do instagram. 

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6- Crie um roteiro de vendas no instagram

O script de vendas é um guia que pode ser usado pelo vendedor durante o processo de negociação. 

Atualmente, uma equipe comercial conversa com o cliente por meio de vários canais, como telefone, e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais. 

Então, o roteiro de vendas ajuda o vendedor a lidar com o público em diversos momentos.

Para alcançar o seu objetivo, o roteiro deve prender a atenção do cliente e motivá-lo a descobrir mais detalhes sobre o seu produto ou serviço. 

Já destacamos aqui no blog, os elementos mais importantes para adicionar em um script de vendas

Além de ter modelos de textos para vendas no Instagram em cada momento da negociação, o documento deve conter:

  • a estrutura e a organização da operação comercial de cada companhia;
  • os processos que precisam ser aplicados e seguir em cada fase do funil. 

Confira, a seguir, alguns exemplos de mensagens que podem ser adicionadas em seu script.

  • Modelos de mensagem de boas-vindas: Oi [nome do cliente]! Estamos muito felizes por você fazer parte da nossa comunidade do Instagram! Seja bem-vindo e esperamos que o nosso perfil ofereça muitas dicas e novidades. Se precisar de alguma informação, clique aqui [Link para a página de perguntas frequentes ou blog] ou entre em contato com a nossa equipe;
  • Modelo de Atendimento ao Cliente: Olá! Percebemos que você teve algumas dúvidas sobre nossos produtos. Podemos ajudar? Por favor, sinta-se à vontade para nos informar. A nossa equipe está preparada para atendê-lo. Obrigado, [nome da marca];
  • Modelo de desconto: Olá! Obrigado por apoiar nossa página. Para agradecer, gostaríamos de oferecer um desconto de R$ 10 em sua primeira compra. Basta digitar o código: 10OFFNEWBIE para ter direito ao benefício! Siga este link para iniciar a comprar: [Link para produtos]. 

7- Crie conteúdo visualmente atraente 

O Instagram é uma rede social visual. Por isso, as suas publicações precisam ficar ótimas. Não é necessário ter um equipamento fotográfico profissional, mas suas fotos e vídeos devem ser nítidos, bem iluminados e com foco. 

A orientação é ainda mais importante para os segmentos que trabalham com vestuários. Isso porque, cada detalhe pode fazer a diferença na hora de finalizar uma compra. 

Se você pretende compartilhar outros tipos de conteúdos, como infográficos e animações, verifique se elas são nítidas, claras, fáceis de ler e atraentes.

Além de ser lindo, o conteúdo precisa contar uma história. A imagem deve encantar os usuários, caso contrário, eles não vão se engajar com as publicações. 

Não sabe o que postar? Aqui estão algumas ideias:

  • Postagens de bastidores: permita que os seguidores visitem o seu escritório, sua vitrine ou seu processo de fabricação.
  • Citações e imagens baseadas em texto: brinque com o texto para criar conteúdo visualmente interessante, sem a necessidade de fotos.
  • Postagens instrutivas: ensine os seguidores a atingir uma meta que esteja relacionada ao seu produto ou serviço; 
  • Vídeos: A duração máxima de uma postagem de vídeo no Instagram é de 60 segundos, mas você pode usar o IGTV ao seu favor. 

Como responder as mensagens do instagram? 

Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas surgiram para melhorar o relacionamento com o consumidor. 

Uma dica interessante é o Zendesk Service. Ele é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.

Os consumidores esperam uma experiência incrível em todos os canais. As mensagens facilitam o contato com interações personalizadas e envolventes. 

Você pode usar as mensagens prontas para uso do Zendesk ou personalizá-las de acordo com suas necessidades.

Veja abaixo alguns benefícios da ferramenta. 

  • Conveniência: dê continuidade às conversas com os clientes em qualquer canal para que eles não precisem repetir informações;
  • Flexibilidade: melhore o autoatendimento usando chatbots e integrações, envolvendo seus agentes apenas quando for necessário;
  • Personalização: use os dados dos clientes para criar experiências de conversa completas, interativas e feitas sob medida para atender às necessidades deles.

Quer mais? 

O Answer Bot fornece duas maneiras para os clientes receberem ajuda, mesmo quando os agentes não estão disponíveis. Não é necessário escrever código e é totalmente personalizável.

Você pode adicionar mensagens e chat em tempo real ao seu website ou aplicativo móvel e aproveitar a presença do cliente em canais de redes sociais, como WhatsApp ou Facebook.

As conversas e as informações do cliente são reunidas em um espaço de trabalho centralizado para que os colaboradores tenham todo o contexto necessário para ajudar os clientes. Eles podem trocar de canal ou incluir ou retirar bots, conforme for necessário.

Quer saber mais detalhes do service e descobrir como ele pode ajudar em suas estratégias de vendas no instagram? Faça uma avaliação gratuita e conheça todos os recursos. 

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Subheading: CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

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