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7 estratégias efetivas para captação de alunos em sua escola

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

As estratégias para captação de alunos precisam ser atualizadas a todo o momento. Afinal, a concorrência é cada vez maior no setor de educação. Além de atrair novos alunos, o marketing institucional melhora a autoridade da marca e traz um diferencial competitivo para o negócio.

Continue a leitura e aprenda agora mesmo como captar alunos para escola. 

Quais são as melhores estratégias para captação de alunos? 

Você aprenderá algumas ações comerciais para captação de alunos, além de conhecer ferramentas que ajudam a potencializar os resultados, como um CRM educacional. Confira! 

1- Conheça o seu público-alvo 

Compreender mais informações sobre o seu público-alvo é vital para construir estratégias de marketing mais assertivas. 

Foi-se o tempo em que as decisões eram tomadas com base no ‘achismo’. Agora, com a ocorrência acelerada, o ideal é escolher o que é viável para o seu futuro aluno, e não apenas para a empresa. Caso contrário, perderá um diferencial competitivo no mercado. 

Se o foco da sua instituição é promover cursos de graduação, por exemplo, invista em conteúdos para diversas redes sociais, como Instagram e Facebook. 

Já para as pessoas que buscam por informações sobre pós-graduação e MBA, o LinkedIn é uma ótima opção. Nessa rede social corporativa, os usuários buscam por dicas que ajudem no desenvolvimento profissional. 

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2- Crie um site com informações completas 

Criar um site não é tão complicado como antes. Existem diversas ferramentas que ajudam a colocar a página de uma instituição no ar.

Porém, nem todas as escolas pensam na experiência do usuário e é cada vez mais difícil encontrar as informações mais importantes para fazer a matrícula ou conhecer mais detalhes sobre os cursos. 

Além disso, sites lentos e que transmitem mensagens confusas são alguns motivos pelos quais as pessoas abandonam uma página. 

Portanto verifique como as informações estão organizadas no seu site. Observe se a primeira página contém detalhes sobre o curso, como ele se desenvolve, o que o aluno vai aprender e, claro, as qualificações profissionais do corpo docente. 

3- Crie sites otimizados para dispositivos móveis

Um site responsivo tem capacidade para se adequar a qualquer tipo de resolução, seja no desktop, aparelho móvel ou tablet. 

Funciona assim: imagine que o Pedro acessa a página da sua instituição de ensino por meio de um aparelho móvel. Depois, ao chegar em casa, ele visita o site pelo computador. 

Quando a página é responsiva, ela ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de acordo com o dispositivo utilizado por Pedro, garantindo uma navegação mais prática. 

Os sites que não têm essa configuração são lentos, confusos, e os usuários têm dificuldades para encontrar a informação, aumentando a taxa de abandono do site. 

O Google, o maior buscador de pesquisa do mundo, lista ainda outros motivos pelos quais ele considera importante o investimento em páginas responsivas. 

  • facilita o compartilhamento e a vinculação do conteúdo com um único URL para os usuários;

  • ajuda os algoritmos do Google a atribuir propriedades de indexação à página de maneira precisa, em vez de sinalizar a existência de páginas correspondentes para computadores ou dispositivos móveis;

  • exige menos tempo de engenharia para manter diversas páginas com o mesmo conteúdo;

  • reduz a possibilidade de erros comuns que afetam os sites para dispositivos móveis;

4- Use o SEO ao seu favor

Não basta apenas construir um site e acreditar que ele será encontrado por qualquer pessoa na internet. Para atrair visitantes, é fundamental investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization). 

Trata-se de um conjunto de ações que buscam otimizar sites, blogs e páginas da web. O objetivo é alcançar melhores resultados orgânicos dos buscadores, como o Google. 

A regra é clara: quanto mais próximo da primeira posição, mais acessos a sua página terá. 

Usar as palavras-chave certas é essencial em qualquer campanha de SEO. Faça sua pesquisa para encontrar os melhores termos para otimizar.

A sua página deve ter conteúdo bem escrito. Pense nas perguntas que os candidatos podem ter e quais são as informações que eles estão procurando. A partir daí, crie conteúdo útil que responda às perguntas deles. 

Se o foco da sua instituição de ensino for cursos online, por exemplo, você pode desenvolver os seguintes conteúdos sobre o tema:

  • como escolher um curso online;

  • como estudar online;

  • como ter motivação para estudar online;

  • quais são os erros que não pode cometer ao estudar online. 

Esses são alguns exemplos de artigos que podem ser publicados em sua página. 

Quer otimizar os seus conhecimentos no assunto? 

Leia mais também: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia

5- Aplique mensagem para captação de alunos

Na hora de desenvolver ações comerciais para captação de alunos, use algumas mensagens ou frases que impactem o público. 

  • Escola, Família, Comunidade;

  • Seja legal, trabalhe duro;

  • Vencer o mal com o bem;

  • Força com bondade;

  • Seja um ouvinte, seja um leitor, seja um solucionador de problemas;

  • Seja seguro, seja gentil, seja inteligente;

  • Alunos em primeiro lugar;

  • Venha aprender, vá servir;

  • Uma escola feliz, um futuro melhor;

  • Criando um caminho de conhecimento;

  • Inspirando crianças para futuros emocionantes;

  • O lugar, onde os alunos são #1;

  • Sucesso tocante;

  • Caminho para o sucesso;

  • Aprendendo e servindo desde 1990;

  • Resolva seu problema futuro;

  • O conhecimento é um caminho;

  • Conhecimento de A a Z;

  • Ideia para a realidade;

  • Onde os alunos vêm em primeiro lugar;

  • Faça seu sucesso aqui;

  • futuro Educação Segura;

  • Sim Esta é a sua escola;

  • Mais que uma Escola;

  • Uma escola onde a lenda nasceu;

  • Fábrica de lendas;

  • Sim, você é um gênio;

  • amo aprender.

6- Teste um script para captação de alunos

O script de vendas é um recurso que serve como guia para o vendedor aplicar durante a negociação com os alunos.

Ele pode ser utilizado no contato com o consumidor por meio do telefone, e-mail, aplicativos de mensagem e redes sociais.

Um script de sucesso é aquele que contém estrutura e a organização da operação comercial da instituição; formato de textos para cada momento da negociação e todos os processos seguidos de acordo com cada etapa do funil. 

7- Diverse os canais de atendimento 

Um levantamento da empresa Opinion Box identificou os seguintes resultados sobre o comportamento do usuário brasileiro em relação ao Instagram: 

  • 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;

  • 56% entram na rede várias vezes por dia;

  • 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed;

  • 86% seguem empresas no Instagram.

Já em outro estudo sobre o Facebook, a empresa descobriu que 82% dos entrevistados seguem alguma marca ou companhia na rede social. E mais:

  • 75% concordam que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os clientes;

  • 72% concordam que o Facebook pode aproximar pessoas e empresas;

  • 79% acessam a rede social pelo menos uma vez ao dia. 

A empresa também analisou o uso do TikTok no Brasil, que já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo:

  • 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia;

  • 21% postam pelo menos uma vez ao dia;

  • 42% utilizam o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas.

O relatório CX TRENDS 2022 também trouxe dados interessantes sobre o comportamento do consumidor. 

  • 98% dos clientes gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente (ex: chat);
  • 96% dos entrevistados gastarão mais com empresas que garantem que não precisarão repetir as informações;

  • 97% gastarão mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem. 

Mas qual é a relação desses dados com estratégias para captação de alunos?

Bem, os números mostram que os possíveis alunos da sua instituição de ensino podem estar presente em várias redes socais, seja o Facebook, Instagram ou aplicativos de mensagem. Por isso, entenda o comportamento da sua audiência e se adapte às ferramentas que o seu público utiliza. 

Quando utilizamos somente um canal de comunicação, como o Facebook, você pode perder ótimas oportunidades. Pense nisso! 

Como atender os alunos com o apoio da tecnologia? 

Se você chegou até aqui, provavelmente, está fazendo a seguinte reflexão: como atender os alunos em vários canais de comunicação com agilidade e eficiência? 

Em um primeiro momento, a falta de estrutura é um grande obstáculo. Porém, com o avanço da tecnologia, o processo se tornou mais prático. 

O Zendesk Service, desenvolvido pela Zendesk, é uma ótima opção para ajudá-lo nesse processo. 

Trata-se de uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.

Veja abaixo alguns benefícios da ferramenta:

  • Atenda o cliente onde ele estiver: forneça suporte em qualquer canal. Assim, os clientes sempre podem entrar em contato com você. A conversa permanece ativa, seja qual for o canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz);
  • Capacite os clientes através da auto ajuda: Crie uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade. Assim, os clientes resolvem seus problemas sozinhos e você reduz os tempos de resolução dos agentes;
  • Dê um toque pessoal mesmo em grande escala: personalize a experiência para cada cliente, até mesmo em grande escala. Use automação e bots viabilizados por IA para obter o contexto necessário dos clientes. Assim, eles nunca precisam se repetir.

Outros benefícios de contar com uma boa ferramenta 

Veja abaixo outros benefícios da ferramenta:

  • Gerencie e responda tudo de um local unificado: facilite o rastreamento, a priorização e a resposta a clientes com um espaço de trabalho do agente unificado. E com o contexto completo do cliente, incluindo mais de 1.000 integrações incorporadas, os agentes podem oferecer um suporte melhor e mais personalizado;
  • Aumente a eficiência dos agentes: poupe o tempo dos agentes com ferramentas de colaboração, que conectam de maneira eficiente parceiros internos e externos. Ajude as equipes a responder mais rápido com respostas preparadas e os detalhes certos sobre cada problema;
  • Otimize as tarefas com encaminhamento e inteligência: aproveite a inteligência e o encaminhamento integrados para coletar detalhes críticos e reduzir a entrada de dados. Além disso, transfira problemas ao agente mais adequado para ajudar;
  • Forneça conteúdo de autoatendimento em grande escala: capacite os gerentes de conteúdo com gestão do conhecimento integrada. Divida a carga de trabalho incentivando agentes a compartilharem a experiência sem sair do espaço de trabalho.

Com ferramentas modernas, a sua equipe trabalha com mais agilidade e eficiência, sem perder um possível aluno de vista.

Agora, imagine a seguinte situação: a sua empresa desenvolveu diversas estratégias para captação de alunos e teve dificuldades para fechar novas matrículas. 

Infelizmente, esse cenário é bastante comum nos processos comerciais de vendas. Porém, é possível virar o jogo. 

Um CRM de vendas, por exemplo, permite que você maximize a produtividade, mantenha a visibilidade do pipeline e aumente a receita.

Com o Sell, você pode visualizar as principais informações do cliente em vendas e serviços, tudo em uma plataforma. 

O CRM para equipes de vendas oferece tudo o que você precisa em uma simples plataforma — incluindo gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividade e geração de leads. 

Além disso, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que os representantes de vendas se concentrem na meta.

Tenha sucesso nas estratégias para captação de alunos e na área comercial da sua empresa. Faça agora mesmo uma avaliação gratuita e surpreenda-se com todos os detalhes. 

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