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Artigo 11 min read

16 ferramentas de prospecção de clientes para ajudar nos seus negócios

Por Zendesk

Última atualização em 25 março 2024

As ferramentas de prospecção de clientes são uma excelente forma para alavancar as vendas da sua empresa, trazendo mais leads para o seu negócio.

É importante dizer que por muito tempo a prospecção sempre foi um trabalho manual dentro do outbound marketing, mas isso mudou de alguns anos para cá.

Atualmente muitas ferramentas auxiliam os profissionais de vendas neste trabalho, indo desde envios de e-mails em massa até análises mais apuradas do perfil do lead.

Neste post vamos falar sobre a importância das ferramentas de prospecção para o seu negócio, bem como destacar as 16 principais disponíveis no mercado. Boa Leitura!

Resumo
  • Uma ferramenta de prospecção de clientes é um software que organiza atividades para encontrar novos usuários, aumentando a produtividade do vendedor. Pode variar de planilhas a plataformas CRM.

  • O Outbound Marketing refere-se à prospecção ativa de negócios, envolvendo ações direcionadas para atrair novos leads interessados em consumir produtos e serviços, destacando-se pela abordagem proativa na busca por clientes.

  • As ferramentas de prospecção ajudam a automatizar tarefas e processos, garantindo maior efetividade às estratégias de Outbound Marketing.

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O que são ferramentas de prospecção de clientes?

Uma ferramenta de prospecção de cliente é um software ou plataforma que organiza as atividades relacionadas a encontrar um novo usuário, a fim de aumentar a produtividade do vendedor e melhorar o controle no dia a dia.

Ela pode ser uma plataforma CRM de vendas, ou até mesmo planilhas de prospecção de clientes. No entanto, quanto mais completa e automatizada for, maiores serão as chances de aumentar a prospecção.

Essa é uma maneira de garantir um outbound marketing mais efetivo para o seu negócio, e aumentar com mais precisão os resultados da sua empresa.

O que é Outbound marketing?

O Outbound Marketing é o conceito de prospecção ativa de um negócio. Ou seja, são ações voltadas para trazer novos leads para consumir seus produtos e serviços.

Antigamente as formas mais usadas de outbound marketing eram as propagandas de rádio, TV, jornais, revistas, cartazes e até mesmo as malas diretas que eram enviadas pelo correio.

Com o avanço da internet novas formas de outbound marketing surgiram como o e-mail marketing, banners, pop-ups, etc.

Para ter mais efetividade no Outbound marketing, as empresas estão automatizando grande parte dos processos, e é justamente aí que entram as ferramentas de prospecção.

Quais são as principais ferramentas de prospecção de clientes?

Agora que você já entendeu o conceito e sabe para que servem as ferramentas de prospecção de clientes, vamos mostrar neste artigo quais são as mais conhecidas do mercado. Vem com a gente.

1 – Zendesk Sell

O Zendesk Sell é um CRM de vendas que funciona como uma excelente ferramenta de prospecção de clientes.

Com ele você gerencia seus leads, contatos e informações da conta, obtém um contexto mais amplo do seu cliente, e pode integrá-lo com o Zendesk Support para trocar dados e insights importantes entre as duas equipes.

Além disso, através de relatórios intuitivos você analisa a progressão de leads e identifica rapidamente gargalos em cada uma das etapas do seu pipeline. 

Você pode, inclusive, criar painéis de desempenho personalizados com até 10 widgets para monitorar as metas de desempenho do seu time e encontrar novas oportunidades no mercado.

Um dos pontos positivos da plataforma é que você pode fazer uma avaliação grátis para saber se ela realmente atende aos seus anseios.

2 – Find That Lead

Uma outra ferramenta de prospecção de vendas é o Find That Lead. Ela ajuda a encontrar os e-mails corretos de cada prospect que você tem na lista.

Como ela é uma plataforma inteligente, se você souber o nome ou a URL do site da empresa que o seu lead trabalha, você já consegue fazer essa busca.

Um dos pontos interessantes da ferramenta é a sua integração com o LinkedIn que facilita ainda mais a sua chance de atrair novos leads para o negócio.

3 – Geofusion

Uma das ferramentas comerciais bastante interessantes é o Geofusion que faz o mapeamento da localização do seu lead, permitindo conhecê-lo ainda melhor.

Ela é muito difundida na estratégia de geomarketing que antigamente era usada para encontrar o melhor lugar para abrir uma loja física.

Hoje em dia a ferramenta vai ainda mais além e possibilita a criação de campanhas personalizadas que ajudam a encontrar o público no lugar e momento certo.

Desse modo fica mais fácil alinhar a prospecção dos clientes usando uma extensa base de dados sempre atualizados. Isso permite que pesquisas dinâmicas sejam realizadas.

4 – Reev

Com o Reev você tem muitas funcionalidades. Dá para automatizar todo o processo de vendas e controlar o desempenho dos seus e-mails de maneira muito simples.

Além disso, você monitora os fluxos de cadência, faz a gestão de templates e ainda administra sua base de contatos muito facilmente.

Só para ter uma ideia, o Reev reduz 40% do tempo gasto com o envio de e-mails. Afinal, você elimina esse trabalho dos seus vendedores. E, fora isso, ainda aumenta a taxa de resposta em até 102%.

Isso quer dizer que com o mesmo esforço, você gera até 2,5 vezes mais oportunidades de vendas para o seu negócio. Portanto, essa é uma ferramenta bem interessante.

5 – Econodata

Para quem trabalha com prospecção B2B, uma ferramenta bem interessante é a Econodata. Como ela possui uma extensa base de dados e dá para encontrar mais de 20 milhões de empresas por todo Brasil.

Nesse sentido, em uma única plataforma você encontra uma gama de oportunidades muito maior em milhares de empresas ativas.

Fora que ela dispõe de vários filtros, então dá para fazer buscas até mesmo com o CNAE, região e segmento da empresa. O ponto negativo é que não dá para testá-la gratuitamente.

6 – Conspire

Essa é uma ferramenta que mostra qual a pessoa ou empresa da sua rede é capaz de te apresentar algum prospect. Ela funciona junto com a base de dados do Gmail.

Um dos pontos interessantes, é que além de mostrar pessoas que podem te indicar para um prospect potencial, ela envia um relatório enaltecendo quais são os contatos que você mais conversa via e-mail.

Vale destacar, porém, que se você tiver muita gente na sua lista de e-mail, a ferramenta pode não ser tão indicada, uma vez que ela lembrará constantemente de retomar o contato com essas pessoas.

O ideal é manter sempre a base de dados do seu e-mail somente com as pessoas que você realmente converse para que ela tenha mais assertividade.

7 – Ramper

O Ramper é um software que possui informações sobre várias marcas. A plataforma é focada em pequenas e médias empresas e permite a automatização de processos da prospecção, aumentando assim os leads qualificados.

Com essa ferramenta você consegue definir o seu cliente ideal, além de construir listas segmentadas de e-mails. Fora isso, ela permite a automatização na hora de abordar o próprio lead.

Um ponto interessante é que você acompanha as métricas e tem mais otimização em todo o processo de prospecção. Vale dizer que a plataforma disponibiliza uma demonstração grátis.

8 – SEMrush

Ainda que o SEMrush seja uma ferramenta com foco no inbound marketing, com ela você prospecta ativamente seus clientes por meio de palavras-chave.

Além disso, dá para acompanhar o ranqueamento da página, bem como o desempenho dos backlinks. Dentre os benefícios proporcionados por essa ferramenta podemos citar:

  • ser usada para inbound e outbound marketing diluindo custos;
  • trazer mais dados, evitando que um gerente comercial os tenha que buscar manualmente.

No entanto, como o seu foco central é o inbound marketing, o ideal é usá-la para as duas tarefas. Nesse sentido, se você pretende só fazer o outbound marketing com ela, pode ser que não valha a pena.

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9 – Meetime

O Meetime permite uma maior integração com o CRM. Por isso, ele possui uma abordagem um pouco diferenciada do que as demais plataformas.

Até porque ele tem como foco central as vendas remotas, e você pode organizar todo o processo, otimizando o atendimento ao cliente e acompanhando os leads em todo funil de vendas.

Em regra, ele funciona baseada em três pilares:

  • prospecção – aproveita melhor os leads que chegam ao negócio;
  • comunicação – ajuda os vendedores a contatar os prospects por meio de ligações e e-mails;
  • analytics – fornece dados e métricas da performance, melhorando o acompanhamento dos resultados.

10 – Clearbit / Rapportive

Aqui juntamos duas ferramentas, pois ambas são extensões para o Google Chrome. Elas possuem um objetivo bem definido que é ajudar na busca por mais informações sobre os seus contatos.

O interessante é que você consegue testar vários e-mails para encontrar qual tem uma referência em mídia social. É uma ferramenta muito usada por analistas de inteligência comercial.

Entretanto, há alguns problemas nessas ferramentas. O Clearbit, por exemplo, mostra que alguns e-mails inexistentes estão conectados ao LinkedIn, ao passo que o Rapportive fica fora do ar toda semana.

11 – LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn já se consolidou no mercado como uma das principais redes de conexões corporativas. Por isso, ela não pode ficar de fora das ferramentas para prospecção de clientes.

Ao usá-lo, você sabe a área de atuação das empresas, compreende como elas se comportam e até mesmo interage com potenciais clientes para o seu negócio.

Com essa solução você pesquisa leads e empresas de forma avançada, consegue sugestões personalizadas indicando esses leads, e pode fazer uma integração com o CRM da sua empresa.

Portanto, para quem quer aumentar a prospecção ativa do negócio, é preciso considerar o LinkedIn Sales Navigator como uma importante ferramenta de auxílio.

12 – Charlie App

Essa é uma assistente pessoal bem interessante que colhe informações estratégicas que estão disponíveis online sobre o seu lead.

Para isso, ela acessa a base de dados do Facebook, Twitter, LinkedIn e demais outras redes sociais, gerando um relatório enviado para o e-mail do usuário.

Um dos principais benefícios que ela traz é o feedback completo de informações sobre o próximo prospect que a empresa pretende se reunir.

Além disso, ela ajuda a definir um roteiro de reunião e funciona em conjunto com o Gmail. Ou seja, é uma ferramenta bem interessante para a prospecção.

Entretanto, um dos seus pontos negativos é que os feedback nem sempre são assertivos. Afinal, isso depende da frequência com a qual o prospect atualiza suas redes sociais.

13 – LeadFuze

Essa é uma ferramenta gratuita. Com ela você encontra e-mails e até mesmo perfis nas redes sociais de diversos leads que podem interessar ao seu negócio.

Assim sendo, pode-se dizer que ela orienta diretamente o processo de vendas, marketing e até mesmo recrutamento. E considerando que não possui custo nenhum, vale a pena usá-la.

Só para ter uma ideia, através do sistema de busca da ferramenta você encontra o contato em uma base com mais de 300 milhões de profissionais em aproximadamente 12 milhões de empresas.

14 – Zen Prospect

Uma outra plataforma destinada para prospecção de clientes é o Zen Prospect. Ela faz bastante coisas interessantes. Uma delas é que você centraliza todas as informações dos seus leads em um único lugar.

O seu único problema, é que comparado a outras soluções do mercado, ela deixa um pouco a desejar, uma vez que não tem tantas funcionalidades e sua usabilidade não é das melhores.

Entretanto, considerando o seu custo benefício, ela é uma opção atraente para quem está começando a trabalhar com prospecção ativa de clientes online.

15 – Lead Mine

A LeadMine é uma outra ferramenta gratuita disponível para quem está em busca de encontrar leads dentro do seu público-alvo. Só para ter uma dimensão, ela possui aproximadamente 95% de precisão.

Com essa plataforma você procura por leads B2B e encontra o e-mail das pessoas responsáveis. Fora que dá para salvar esses contatos dentro da própria ferramenta e depois exportar a lista em CSV.

Não é uma das alternativas mais completas, mas dentre as opções gratuitas disponíveis, ela é uma das melhores para prospectar clientes.

16 – FindThat.Email

Para finalizar a nossa lista de ferramentas de prospecção de clientes, não poderíamos deixar de falar da FindThat.Email. Ela é considerada uma das melhores do mercado para busca de endereço de e-mail.

Só para ter uma ideia, ela tem uma taxa de entrega de 90% dos e-mails buscados. Afinal, ela conta com uma base de mais de 100 milhões de e-mails validados e ainda permite que você salve os seus prospects em listas.

E o plugin pode ser instalado no Google Chrome, facilitando a prospecção diretamente do seu próprio navegador. 

Interessante, não é mesmo? Agora que você já conhece as melhores ferramentas do mercado para prospectar os seus leads, é só escolher aquelas mais adequadas ao seu negócio.

Atendimento de alto nível com as soluções da Zendesk

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é uma ferramenta completa que engloba automação e bots com IA para obter o contexto necessário dos clientes e oferecer a melhor experiência – potencializando as técnicas de prospecção.

Além disso, o sistema oferece recursos para otimizar toda a parte de atendimento ao cliente. Entre os principais, estão: 

  • Integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • Espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • Central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • Ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes,
  • Criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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