Ir para o conteúdo principal

Artigo

[Guia de vendas] Como ser um vendedor de alta performance?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Este guia de vendas é um documento essencial para qualquer vendedor  bem-sucedido. Aqui, você terá acesso a diversas dicas que ajudam a potencializar seus resultados, garantindo a qualidade na performance, sem estresse. 

Na primeira etapa, você conhecerá as ações que ajudam a melhorar seus números no dia a dia. Depois, verá as habilidades mais indicadas para ser um profissional de sucesso. Por fim, sugerimos uma tecnologia que impacta diretamente na produtividade. 

Então, não perca mais tempo. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Leia mais em: análise de indicadores – aprenda a avaliar as métricas e entender os resultados

Guia do vendedor: como otimizar os resultados?

O papel do vendedor vai muito além do que apenas ter contato com o cliente. É importante trabalhar a prospecção com cuidado e conhecer as principais tendências da área para garantir um diferencial competitivo no mercado.

Neste guia de vendas, abordaremos quatro etapas que um vendedor de sucesso deve redobrar a atenção. Conheça! 

1- Prospecção de clientes

Esse processo não pode ser feito de qualquer forma, como uma simples ligação para o cliente. É importante montar um planejamento, estudar a concorrência e definir um perfil ideal de cliente, entre outras questões. 

Leia também: como prospectar novos clientes? 11 dicas para aumentar suas métricas

2- Venda personalizada

Nesse atendimento, a abordagem é focada nas necessidades e nos desejos do consumidor. Dessa forma, ele se sentirá único e especial, o que fortalece a confiança na marca, aumenta as conversões, melhora o engajamento e otimiza a nutrição de leads.

Leia também: o que é venda humanizada e como colocar em prática para encantar clientes?

3- Indicadores de vendas 

Medir os indicadores de vendas é essencial para o sucesso, uma vez que eles mostram quais ações surtiram efeitos positivos e as que precisam ser ajustadas. Dentre as métricas mais comuns, encontram-se: 

  • número de oportunidades abertas; 
  • número de oportunidades concluídas; 
  • canais de venda; 
  • ticket médio; 
  • custo de aquisição por cliente (CAC);
  • lifetime value (LTV).

Leia também: 8 principais indicadores de vendas – como medir e otimizar para melhores resultados

4- Novas tecnologias

Um guia de vendas também abrange as tendências da área, como o atendimento pelo WhatsApp. Afinal, não basta encaminhar um ‘oi’ para o prospect e iniciar a negociação. Assim como nos formatos tradicionais, é vital trabalhar com um script. 

Leia também: script de vendas pelo WhatsApp – como montar o seu? Comece agora!

Vendedor de alta performance: quais são as principais qualidades? 

Os membros do Forbes Business Council detalham, em um artigo, quais são as principais qualidades dos vendedores de sucesso. Veja abaixo!

1- Escuta ativa 

A escuta ativa é uma qualidade vital. Sem ela, o vendedor somente comercializa produtos ou serviços, sem trabalhar a venda de fato. 

Para vender bem, você deve identificar a real necessidade do cliente e combiná-la com uma solução que atenda às demandas e supere as restrições, sejam financeiras, técnicas ou estruturais. – Safir Adeni, Grupo Ineda

2- Encontrando uma conexão emocional

Os melhores vendedores conhecem as técnicas para criar uma conexão profunda com os clientes. As pessoas tomam decisões com base em seus sentimentos, muito mais do que em sua lógica. 

Dessa forma, os vendedores mais fortes são os contadores de histórias e que vendem um produto ou serviço com base no emocional de um indivíduo. Não é algo que você possa fingir, pois qualquer comprador sentirá sua falta de integridade. – Sara Rodell, Loop & Tie

3- Entendendo o produto

Outro ponto importante é entender o produto e o valor que ele pode trazer para as pessoas. Bons vendedores realmente escolhem o produto que querem vender e certificam-se de que é adequado para o mercado. Uma empresa não terá uma boa equipe de vendas se não tiver um bom produto. – Mike Schoenfeld, PRelocate

4- Ter excelentes habilidades interpessoais

Um vendedor de sucesso tem excelentes habilidades interpessoais e se concentrará na construção de conexões autênticas com os consumidores. 

Os clientes querem que um vendedor seja pessoalmente investido em seu sucesso, e não apenas na realização da venda. – Kelley Higney, Bug Bite Thing

5- Fazendo ótimas perguntas

Bons vendedores — os melhores — fazem ótimas perguntas. Eles podem seguir um caminho de questionamentos que chega à raiz do que é importante para o cliente em potencial. 

As respostas dos consumidores fornecem as informações necessárias para o profissional entregar uma solução vencedora. – Todd Bavol, Integrity Staffing Solutions

É fundamental deixar claro que essas habilidades não são adquiridas da noite para o dia, mas podem ser trabalhadas.  

O mais importante é conhecer quais são as principais habilidades para otimizar, aos poucos, cada uma. Com a progressão na carreira, você perceberá que elas já fazem parte do seu cotidiano, naturalmente. 

* Citações do texto em inglês produzido pela Forbes 

Leia também:

Como garantir um time de alta performance em vendas? 

Foi-se o tempo em que as tarefas de vendas eram feitas de forma manual ou que as decisões eram tomadas com base no ‘achismo’. Agora, com o avanço da tecnologia, tudo é feito por meio de ferramentas avançadas e dados estruturados. 

Um vendedor de alta performance é aquele que tem uma escuta ativa, cria conexões emocionais, conhece o produto e, principalmente, sabe trabalhar com tecnologias para otimizar os resultados. 

A boa notícia é que existem diversas ferramentas práticas. Um bom exemplo é o Zendesk Sell. Trata-se de um CRM de vendas que permite maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar as receitas.

Com o Sell, você pode visualizar as principais informações do cliente em vendas e serviços, tudo em uma plataforma personalizada. Isso traz total visibilidade para  planejar, monitorar e analisar seu processo de vendas sem muito esforço. 

Quer conhecer mais funcionalidades incríveis do CRM e descobrir de que forma ele pode ser um ótimo guia de vendas? Visite nosso site e surpreenda-se com todos os detalhes, o que inclui a demonstração gratuita

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.