Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

IA para inovação: como impulsionar resultados na sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 13 fevereiro 2024

Muitas empresas já investem em IA para inovação. A sua é uma delas? Caso não, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais do seu negócio. 

Afinal, essa tecnologia traz diversos benefícios, tanto para as companhias quanto para os clientes, e está cada vez mais acessível e fácil de usar. Para te ajudar a ver a relevância disso, preparamos o artigo a seguir. 

Nele, explicamos qual a importância do uso da inteligência artificial, os benefícios desse tipo de ferramenta e, ainda, damos 3 dicas de como aplicá-la no seu dia a dia. Continue lendo e confira!

Resumo

  • A importância da IA para a inovação reside na versatilidade, indo da automação de processos até a criação de textos. Empresas como Amazon e Google já usam a tecnologia, recomendando produtos similares, por exemplo.
  • Os principais benefícios da inteligência artificial para a inovação incluem: automação de tarefas repetitivas, análise de dados, personalização do atendimento ao cliente e previsão das tendências de mercado.
  • Para os empreendedores, as dicas são: identificar as oportunidades (como implementar um chatbot para agilizar o atendimento), definir objetivos claros para a adoção da IA e capacitar as equipes para usar as ferramentas.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Primeiramente, o que é IA?

Inteligência artificial — ou simplesmente IA — é um termo utilizado para descrever uma área da computação capaz de criar ferramentas que simulam comportamentos humanos. Em outras palavras, máquinas capazes de aprender e agir com intervenção mínima durante certas atividades. 

Por conta disso, essa tecnologia está cada vez mais sendo usada pelas empresas dos mais diversos segmentos. Aliás, a IA tem grande potencial de estimular a inovação empresarial, especialmente porque se atualiza diariamente. 

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

>>>> Leia mais: quais são os tipos de inteligência artificial? Objetivos, como e por que usar 

Qual a importância da IA para inovação empresarial?

A importância da IA para inovação empresarial reside na versatilidade dessa tecnologia. Atualmente, é possível encontrar ferramentas que usam inteligência artificial nos mais diversos segmentos, como de automação de processos e até de criação de textos. 

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Para você ter uma pequena noção, dois exemplos de empresas que usam IA para inovação, com sucesso, são a Amazon e o Google. Sabe quando você recebe um e-mail indicando um produto similar a outro que você comprou ou pesquisou recentemente?

Pois é, isso é a inteligência artificial sendo usada. Outro exemplo é a análise de visitas em um site ou blog, que são monitoradas e produzidas pela ferramenta de IA do Google. E é claro que esses são apenas dois exemplos e existem muitos outros. 

Quais os desafios da implementação da IA nos negócios?

Como nem tudo são flores, as empresas podem enfrentar certos desafios ao tentar implementar ferramentas de inteligência artificial para otimizar seus processos, tais como:

  • altos custos para as companhias, o que pode prejudicar negócios de pequeno e médio porte; 
  • falta de mão de obra qualificada para trabalhar com essas ferramentas; 
  • dificuldade para integrar a tecnologia com os sistemas já utilizados; 
  • medo de investir em algo novo. 

Entretanto, na maioria das vezes vale a pena enfrentar esses desafios, visto que as vantagens de usar essa tecnologia são muito maiores. Siga com a leitura para conferir as principais. 

Quais os benefícios da IA para as empresas?

Os benefícios da IA para inovação empresarial são muitos e fazem com que os custos e outros desafios do processo de implementação valham a pena. Veja os 4 principais abaixo!

1. Automação de tarefas 

A IA possibilita automatizar diversos processos repetitivos, como o cadastro de novos clientes. Com isso, a equipe fica livre para se dedicar a tarefas que requerem intervenção humana. 

O resultado costuma ser um aumento geral da produtividade e redução dos custos operacionais. Em especial, porque o uso da IA diminui a incidência de erros. 

>>>> Veja mais: automação e inteligência artificial a favor dos negócios — como usá-las?

2. Análise de dados 

Imagine ter que analisar os dados de centenas de clientes manualmente. É trabalhoso, certo? Pois as ferramentas de IA podem ser programadas para fazer isso. 

Como consequência, você consegue monitorar uma grande quantidade de informações em menos tempo, identificar padrões de comportamento e, assim, encontrar novas oportunidades de negócios ou tomar decisões mais assertivas. 

3. Personalização do atendimento ao cliente 

Segundo um levantamento feito pela Zendesk, 74% dos clientes acreditam que a IA melhora a eficiência do atendimento ao cliente. Um dos motivos para isso é que ela personaliza a experiência por completo. 

Ao analisar os dados de cadastro, a IA consegue ver o que um consumidor mais procura e, assim, identifica os melhores meios para atingi-lo. Legal, não é?

>>>> Leia também: 8 dicas de como fazer um atendimento personalizado

4. Previsão de tendências de mercado 

Para finalizar, os dados analisados pelas ferramentas de IA podem ajudar a prever tendências de mercado. Em outras palavras, novas oportunidades de investimento, por anteciparem o que os clientes desejam. 

Devido a isso, é possível se preparar melhor para atender os consumidores, aproveitando as altas e baixas do mercado mediante decisões de investimento mais assertivas.

Inteligência artificial para empreendedores: 3 dicas de como usar

Após chegar até aqui, ficou com vontade de implementar ferramentas de IA na sua empresa? Pois fique calmo e continue lendo para ver 3 dicas de como escolher e aplicar essa tecnologia!

1. Identifique oportunidades 

Esse é o primeiro passo na hora de utilizar inteligência artificial para empreendedores. Aqui, é fundamental descobrir o que pode ser feito dentro da sua companhia, como as necessidades dela. 

Por exemplo, pode ser um chatbot para agilizar o atendimento aos clientes, que, aliás, é uma das tendências da IA para os negócios, por promover interações cada vez mais naturais. 

2. Defina objetivos claros 

O próximo passo é definir os objetivos. Isso é o que você deseja obter com o uso da IA, que pode ser reduzir o tempo de resposta no atendimento ao cliente, só para exemplificar. 

Em todo caso, o ideal é que você saiba o que quer. Assim, fica bem mais fácil pensar nas ferramentas e no caminho que precisa seguir para alcançar seu objetivo.  

3. Capacite a equipe 

De nada adianta investir em uma ferramenta de IA completa, se a sua equipe não sabe usá-la. Por esse motivo, após escolher o que usar, prepare um treinamento e capacite seu time. 

Também não se esqueça de deixar claro os benefícios disso tudo, viu? Dessa maneira, todos da companhia ficam “na mesma página”, aumentando o engajamento e, consequentemente, a produtividade do time. 

E aí, gostou de ver a importância da IA para inovação empresarial? Então, que tal conferir esse potencial na prática, fazendo a avaliação gratuita do Zendesk Service? Depois, é só escolher o plano que atende às necessidades da sua companhia.

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.