Livro sobre atendimento ao cliente: 11 dicas para se atualizar sobre as melhores práticas
Publicado 18 junho 2020
Última atualização em 12 Agosto 2020

Como promover um incrível atendimento ao cliente? Que estratégias adotar para oferecer uma experiência de qualidade para os clientes e conseguir fidelizá-los?
As respostas para essas e outras perguntas semelhantes podem ser encontradas na literatura empresarial. Diversos livros abordam a temática do atendimento sob diferentes perspectivas, mas sempre buscando promover a reflexão e propagar o conhecimento.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 11 ótimos livros sobre atendimento ao cliente.
Continue a leitura e saiba quais obras podem te inspirar, te incentivar e te atualizar sobre as melhores práticas de atendimento.
Leia também: Customer Success: 8 livros com insights incríveis
11 dicas de livros sobre atendimento ao cliente
1. Atendimento ao Cliente: novos cenários, velhos desafios
- Autor: Victor Aguiar
- Ano: 2014
- Páginas: 150
Atendimento ao Cliente: novos cenário, velhos desafios, é uma obra dividida em 10 capítulos e que discute como as novas tecnologias e formas de interação entre clientes e marcas interferem nos desafios de sempre.
2. Customer Success
- Autores: Dan Steiman, Lincoln Murphy e Nick Mehta
- Ano: 2017
- Páginas: 272
Garantir o sucesso do cliente tem sido uma das principais preocupações das empresas hoje. Em Customer Success, os autores mostram como uma estratégia focada no cliente pode impactar positivamente os resultados do seu negócio.
3. A Experiência Apple: segredos para formar clientes incrivelmente fiéis
- Autor: Carmine Gallo
- Ano: 2013
- Páginas: 258
Nesta terceira dica de livro sobre atendimento ao cliente, Carmine Gallo explica por que a experiência que a Apple oferece aos seus clientes é tão incrível e tida como referência para várias outras marcas.
4. A Magia do Atendimento
- Autor: Lee Cockerell
- Ano: 2013
- Páginas: 216
Em A Magia do Atendimento, o autor compartilha um pouco dos seus mais de 40 anos de experiência na indústria hoteleira, em especial o tempo dedicado ao Walt Disney World Resort.
Neste livro sobre atendimento Disney, o autor lista 39 regras fundamentais para atender os clientes com qualidade e mantê-los satisfeitos.
5. O Jeito Disney de Encantar Clientes
- Autor: Disney Institute
- Ano: 2012
- Páginas: 168
Este também é um livro sobre atendimento Disney. O Jeito Disney de Encantar Clientes fala sobre os desafios que a empresa do Mickey Mouse precisa enfrentar e das suas estratégias para encantar seus clientes.
6. Atendimento Nota 10
- Autor: Performance Research Associates
- Ano: 2011
- Páginas: 192
Quer saber como ter um incrível atendimento ao cliente? Em Atendimento Nota 10, você confere o que fazer para fidelizar seus clientes partindo de cinco princípios básicos: confiança, empatia, segurança, aparência e resposta.
7. Experiência Inesquecível para o Cliente. Estratégias para Revolucionar o Atendimento
- Autores: Ken Blanchard, Kathy Cuff e Vicki Halsey
- Ano: 2015
- Páginas: 185
Esta obra mostra a importância de se prestar um atendimento de qualidade e marcante para o cliente.
Os autores explicam também como cada colaborador, independente do nível hierárquico que ele ocupa na organização, pode fazer a diferença no atendimento aos clientes.
8. O grande desafio do bom atendimento. Face a Face com Clientes que Reclamam
- Autor: Bogdan Igor Holovko
- Ano: 2013
- Páginas: 236
De escrita leve, Holovko mostra neste livro sobre atendimento ao cliente como lidar com clientes insatisfeitos e de que maneira agir em momentos conflituosos e difíceis.
9. 55 Maneiras de Encantar o seu Cliente no Atendimento
- Autor: Clezio Gontijo Amorim
- Ano: 2015
- Páginas: 296
Com título bastante autoexplicativo, esta obra mostra quais práticas a empresa deve adotar para construir um relacionamento mais sólido e duradouro com seus clientes.
10. Atendimento Cinco Estrelas. Encante seus clientes e conquiste grandes resultados
- Autor: Leonardo Inghilleri
- Ano: 2012
- Páginas: 248
Em Atendimento Cinco Estrelas, o autor mostra que os retornos de um atendimento de qualidade vão além do âmbito financeiro. A obra traz uma séries de princípios que podem ser facilmente aplicados para fidelizar os clientes e garantir que eles sempre voltem a comprar de você.
11. Não atenda clientes, atenda pessoas. A arte de vender valorizando o ser humano
- Autora: Marcinéia Oliveira
- Ano: 2016
- Páginas: 317
Não atenda clientes, atenda pessoas é uma obra que chama a atenção para a robotização do atendimento ao cliente. A autora Marcinéia Oliveira aborda a importância da humanização do relacionamento entre as marcas e os seus clientes.
Veja mais: 10 livros para melhorar a experiência do cliente em 2018
Bom, essas foram as nossas 11 dicas de livros sobre atendimento ao cliente? Já sabe qual obra vai ler primeiro?
Lembre-se de que a constante busca por conhecimento é essencial para promoção de um atendimento de qualidade e para a construção de relacionamento duradouro com seus clientes.
Confira também em nosso blog: Lista dos Melhores Livros sobre Atendimento ao Cliente
A Zendesk proporciona as ferramentas que você precisa para pôr em prática tudo que pode aprender sobre atendimentos ao cliente ao ler esses livros.

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