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O que é COBIT: como usar o framework de TI e como conquistar essa certificação?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 Mai 2021
Última atualização em 21 Mai 2021

O que é COBIT? Sigla de Control Objectives for Information and Related Technology, em português o termo pode ser traduzido para Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada. Na prática, estamos falando de um conjunto de boas práticas e recomendações de governança de TI que contribui para segurança e qualidade das operações da área.

O domínio dessas boas práticas por parte do profissional é atestado por meio da certificação COBIT, conhecida no mundo todo, se tornando uma importante garantia de qualidade da execução de projetos e segurança para a empresa de TI ou que possui esse setor interno.

Isso sem contar que a certificação é uma importante aliada do profissional de TI, que além de ampliar seus conhecimentos em gestão de TI, se destaca no mercado de trabalho, como um gestor de domínio amplo e consolidado. 

A seguir vamos nos dedicar a explicar:

  • o que é COBIT,
  • quais as etapas do framework,
  • quem deve buscar pela certificação e mais. 

Acompanhe! 

O que é COBIT?

Afinal, o que é COBIT? COBIT é um modelo de gestão de governança de TI que funciona a partir da aplicação de framework, ou uma estrutura, baseada em 4 fundamentos e 5 princípios que proporcionam uma visão holística do negócio, facilitando a gestão eficiente de TI de maneira que o setor possa contribuir para o crescimento de toda a organização

O COBIT permite que os gestores vejam a tecnologia como parte de todas as áreas da empresa e não apenas do setor de TI em si. 

Estamos falando de um framework que permite que a organização faça a governança corporativa pensando nos serviços gerenciados de TI, na informação e nas tecnologias que a suportam.  

Sem dúvida, uma das áreas que mais cresce no mercado corporativo é a área de TI. Sejam empresas especializadas em serviços de tecnologia ou empresas que usam a tecnologia a favor do desenvolvimento do core business do negócio, a TI está cada vez mais presente como fator indispensável dentro das organizações. 

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Você já deve ter ouvido essa clássica frase popularizada pelos quadrinhos do Homem-Aranha escritos por Stan Lee. 

Acredite se quiser, ela pode ser muito bem empregada quando falamos da importância que o setor de TI tem hoje dentro das empresas e do tamanho da responsabilidade que carrega. 

Uma falha no setor pode ser um risco para a segurança da empresa, dos seus dados, dos clientes e da sua reputação, bem como de toda a capacidade competitiva da organização. 

E essa é uma das razões para a adoção do framework COBIT. Ele contribui para que o profissional de TI seja capaz de otimizar e ampliar o alcance e o poder da governança de TI

Para a compreensão integral do que é COBIT se faz necessária a avaliação do conceito de governança de TI, que é responsável por:

  • administrar informações, 
  • controlar os serviços de TI,
  • garantir que a tecnologia seja uma aliada para os colaboradores, 
  • garantir a segurança das informações,
  • administrar os dados, 
  • gerenciar problemas, 
  • fazer a gestão de TI.

Em suma, a certificação COBIT comprova o domínio, por parte do profissional,  do conjunto de boas práticas de governança de TI.

Estamos falando de um framework e de uma certificação mundialmente conhecida, cada vez mais relevante para profissionais e empresas que buscam a excelência na aplicação da TI no desenvolvimento de seus negócios e na segurança de suas informações. 

O COBIT foi idealizado de acordo com as exigências do “Committe of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission”, ou simplesmente COSO, um padrão de controles internos adotado por empresas do mundo todo como um modelo de gestão de riscos dentro da área a de tecnologia.

Por fim, é fundamental, para entender o que é COBIT que estamos falando de um modelo de gestão que tem como foco o negócio da empresa e não apenas o setor de TI.

O objetivo principal do COBIT é garantir a aplicação da tecnologia no desenvolvimento dos objetivos atrelados ao core business da empresa, seja ele qual for, beneficiando a organização e, consequentemente, ampliando o poder competitivo da empresa. 

O que é ITIL e COBIT? 

O COBIT pode ser integrado a outros frameworks para ampliar os resultados que podem ser alcançados com a TI, dentro da empresa. 

O ITIL - Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação -  é um exemplo de framework que pode ser adotado em parceria com o COBIT. 

Esse modelo está relacionado à capacidade de gerenciamento de processos e procedimentos operacionais dentro da área de TI. 

O objetivo desse framework é otimizar a forma como a TI oferece suporte ao negócio principal da empresa.

Juntos, ITIL e COBIT, facilitam a gestão de TI tornando o setor um ponto de apoio estratégico e indispensável para alcançar os objetivos das demais áreas do negócio.

Enquanto a ITIL oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI em busca da geração de valor para o negócio, o COBIT orienta a implementação de planos de ação que otimizam os processos e etapas relacionadas à governança de TI de uma empresa. 

Em suma, a aplicação do que é  ITIL e COBIT busca promover o uso da TI dentro das empresas, a partir de uma visão holística, ou seja, uma visão do todo, com foco em atender às necessidades das áreas estratégicas e core business da empresa. 

Tudo isso é feito por meio da aplicação de ferramentas e serviços de TI, que tornaram os processos, tarefas e serviços mais eficazes e competitivos dentro do mercado. 

Onde encontrar o framework COBIT 5 em português? No site da ISACA é possível acessar o material gratuitamente. 

Leia também: Gerenciamento de incidente ITIL: o que é por que ele é tão importante?

4 funcionalidades e 5 princípios do COBIT 5

Voltando a falar sobre o que é COBIT, atualmente, estamos na quinta versão do framework, que é formado por quatro funcionalidades, são elas:

  1. Planejar e organizar;
  2. Adquirir e implementar;
  3. Entregar e suportar;
  4. Monitorar e avaliar.

Já os princípios do COBIT 5 são cinco:

  1. Satisfazer as partes interessadas
  2. Cobrir a organização de ponta a ponta
  3. Aplicar um framework integrado e único
  4. Possibilitar uma visão holística
  5. Separar governança e gerenciamento

Entenda cada um desses princípios do COBIT 5, a seguir!

Satisfazer as partes interessadas

Podemos entender “partes interessadas” como todos os demais setores da organização. 

Logo, o primeiro princípio do COBIT 5 é garantir que a TI esteja alinhada às demais áreas da empresa, contribuindo para a governança dos objetivos estratégicos de cada setor e processo

Em outras palavras, o objetivo é contribuir para a geração de valor por meio do uso da TI.

Nesse sentido, os gestores da empresa devem entender como a TI pode orientar as metas da empresa e como os objetivos do negócio devem orientar o desenvolvimento da Tecnologia da Informação dentro da organização. 

Cobrir a organização de ponta a ponta

Este princípio considera todos os processos da empresa, não apenas na função de TI, mas observando toda a informação e tecnologias relacionadas como ativos organizacionais estratégicos. 

Nesse sentido, é papel dos gestores de cada setor gerenciar os ativos de TI assim como o fazem para outros ativos, como os recursos financeiros e humanos.

Isso deve acontecer dentro de todos os setores e departamentos da empresa, garantindo o melhor uso desses ativos para o alcance dos objetivos da organização. 

O COBIT compreende o gerenciamento de TI como um ativo essencial para a geração de valor.

Aplicar um framework integrado e único

Ao invés do uso isolado de diferentes métodos de gestão e frameworks, é proposta a integração de todos esses modelos ao COBIT. Além do ITIL, como já apresentamos, também é aconselhado, por exemplo, a integração de métodos de gestão como o ISSO.

Nesse sentido, teremos um único framework abrangente para a governança empresarial e de TI.

Possibilitar uma visão holística

Este quarto princípio do COBIT 5 nos apresenta a ideia de visão global da organização para a aplicação das ferramentas e processos de TI. 

A visão holística é uma visão integral e totalizante da empresa e é indispensável para uma organização que busca desenvolver uma gestão dentro do framework do COBIT. Nesse sentido, esse princípio propõe a visão que inclui:

  • estruturas,
  • setores, 
  • processos, 
  • funções, 
  • atividades, 
  • planos de ação, 
  • recursos humanos e financeiros, 
  • cultura da empresa
  • clima organizacional e mais. 

Separar governança e gerenciamento

O último dos princípios do COBIT 5 define e estabelece a diferenciação da governança de TI e o gerenciamento de TI.

Os processos de gerenciamento de TI asseguram que os objetivos da empresa sejam atingidos por meio do uso estratégico das informações a partir da aplicação da tecnologia.  

A governança de TI funciona a partir do controle da tecnologia, geralmente realizado pela diretoria e/ou gestores das empresas.

Quem deve buscar a certificação COBIT?

A certificação em COBIT comprova que o profissional compreende o que é e sabe aplicar o framework para a gestão de governança em TI, de maneira holística e seguindo todos os demais princípios do modelo. 

Em outras palavras, garante que o profissional é capaz de usar o framework do COBIT para otimizar o uso da Tecnologia da Informação em toda a empresa.

A partir disso, é capaz de contribuir para o alcance geral de metas e objetivos, indo muito além das “paredes” do setor de TI e agindo de forma a otimizar os resultados de toda a empresa, a partir do uso da Tecnologia da Informação. 

Nesse sentido, a busca pela certificação em COBIT é aconselhada a profissionais de TI em diversos estágios da carreira, que desejam atuar dentro de organizações que usam a tecnologia de maneira estratégica para ampliar sua eficiência e resultados em todas as áreas. 

A certificação COBIT é ideal para gestores de TI que desejam controlar serviços da área, sejam eles oferecidos por profissionais que atuam internamente, ou seja, que fazem parte do setor de TI interno da organização, ou para a gestão de empresas e profissionais terceirizados. 

Essa certificação contribui para que o profissional tenha melhores chances no mercado de trabalho, pois comprova suas habilidades, oferecendo maior valor para as empresas contratantes. 

Como conseguir a certificação?

O exame para a certificação COBIT é aplicado pela ISACA, que também é a responsável por organizar o framework em questão. 

Entretanto, também existem outras organizações que aplicam a prova, como a APMG International. 

De maneira geral é possível se “graduar” em três níveis de certificação:

  • Cobit 5 Foundation;
  • Cobit 5 Implementação;
  • Cobit 5 Assessor.

A certificação COBIT 5 Foundation é o título que garante aos profissionais a versão mais atualizada do framework e pode ser conquistada em uma prova online realizada em português. Para os outros níveis, a prova só está disponível em inglês.

A prova da certificação COBIT é paga (em média R$800 por teste) composta de 50 questões objetivas, que devem ser respondidas em até 40 minutos. 

O candidato precisa atingir 50% de aproveitamento para obter a aprovação e receber o certificado. 

A certificação COBIT não possui prazo de validade.

O exame testa conhecimentos gerais e básicos do candidato em governança de TI com a utilização do framework COBIT.

Para se preparar para o exame é importante buscar conhecimento em leituras e simulados (você encontra tudo na internet). Uma preparação bem feita vai garantir que você não tenha que fazer a prova mais de uma vez.

Como falamos acima, é possível consultar o framework COBIT 5 gratuitamente, no site da ISACA.

Cada vez mais a área de TI desperta mais interesse e isso faz com que o mercado de trabalho, mesmo amplo, se torne mais competitivo. 

A certificação COBIT é uma das formas de se destacar. Além de garantir amplo conhecimento e domínio de conceitos, estruturas e termos técnicos, contribui para a contratação em bons cargos, sendo um fator importante, principalmente, para quem deseja ser gerente de TI.

A tecnologia está em todas as áreas da empresa, seja em sistemas que otimizam processos, na mensuração de resultados, no atendimento ao cliente, na gestão de contas e mais. 

Há muito tempo o setor de TI deixou de ser o responsável por consertar computadores pifados, formatar máquinas e arrumar a internet. Estamos em uma realidade em que sem tecnologia dificilmente uma empresa sobrevive a um mercado altamente competitivo, rápido e tecnológico.

A internet agiliza atividades, melhora processos, identifica gargalos, permite correções rápidas e assertivas, aumenta a produtividade da empresa e de todos os setores. 

Tudo isso faz com que a empresa evolua muito mais rápido, do faria sem o apoio dessas soluções. 

Ferramentas, soluções e sistemas são indispensáveis para a gestão financeira, gestão de clientes e gestão de todas as áreas da organização. 

Governar tudo isso, garantindo que todas as áreas “conversem” e possam aproveitar a tecnologia para evoluir, é um processo ao qual a sua empresa deve se organizar para seguir. 

Para fazer isso de maneira ainda mais eficaz, é fundamental contar com ferramentas inteligentes, que tornam o trabalho ainda mais integrado e eficiente. A Zendesk, por exemplo, oferece soluções diversas para a gestão de clientes, seja no processo de vendas ou atendimento. 

Entre as soluções estão o Software de Help Desk da Zendesk que organiza e agiliza o atendimento ao cliente, melhorando a experiência dele com a empresa. 

Além disso, a Zendesk também oferece soluções como a Zendesk Sell, uma ferramenta que permite que seu time transforme conversas em conversões, e que também oferece uma visão completa sobre o pipeline de vendas, mantendo sua equipe focada nos leads e nas oportunidades de maior valor. 

E uma solução para atendimento pós-venda: o Zendesk Support Suite, uma ferramenta completa para criar uma experiência de atendimento completa para seus clientes.

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