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Metodologia Squad: as 8 etapas necessárias para que o conceito funcione

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 15 Outubro 2020
Última atualização em 15 Outubro 2020

A metodologia Squad foi criada com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, bem como de otimizar as tarefas e melhorar os processos de uma empresa.

O método consiste em reunir em um mesmo grupo de trabalho profissionais de diferentes áreas, mas que tenham um objetivo em comum, por exemplo, a conclusão de um projeto.

Com benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes, a criação desses times tem ganhado cada vez mais espaço em negócios de diferentes setores.

Mas o que é preciso para que essa metodologia realmente dê certo? Como fazer a divisão das equipes? Quais as vantagens?

O que é a metodologia Squad?

A metodologia Squad consiste na formação de um time multidisciplinar que tenha um objetivo comum.

Em outras palavras, trata-se de reunir profissionais de áreas diferentes, com especialidades distintas para, juntos, alcançarem um mesmo propósito.

Na prática, seria algo mais ou menos assim: imagine que a sua empresa precisa desenvolver um novo produto. 

No Squad, o invés de utilizar apenas o conhecimento e a mão de obra do time de desenvolvimento, é formada uma equipe composta também por representantes de vendas, marketing, comercial etc.

Concorda que todos esses setores, de alguma maneira, impactam na criação do novo produto? Ou seja, se trabalharem unidos a tendência é que o tempo de desenvolvimento seja muito menor e os resultados bem mais expressivos e significativos.

Assim, de modo geral, a proposta da metodologia Squad é formar equipes que consigam trabalhar de maneira autônoma, contribuindo para que os processos de uma empresa sigam sem ruídos ou atritos entre os departamentos, tornando as tarefas mais fluidas e dinâmicas.

Quais as vantagens da metodologia Squad?

Como você pode perceber, a metodologia Squad pode ser bastante benéfica para o crescimento da sua empresa e, claro, para aprimorar a experiência dos clientes.

Entre as principais vantagens do Squad Scrum estão:

  • Criação de equipes autogerenciáveis e com mais autonomia;
  • Melhora da comunicação horizontal da empresa
  • Aumento do nível de colaboração entre os profissionais
  • Aumento da produtividade
  • Maior engajamento dos colaboradores
  • Descentralização de informações, conhecimento e poder de decisão
  • Ajuda a tornar o negócio escalável
  • Contribui para entrega mais rápida de soluções aos clientes.

O que significa Squad e como surgiu essa metodologia?

Squad significa pelotão. A ideia de criar equipes com esse formato foi criada pela Spotify (serviço de streaming de música, podcast e vídeo) em 2012.

A metodologia Squad veio à tona quando Henrik Kniberg e Anders Ivarsson, agile coaches da empresa, lançaram um artigo explicando como as equipes estavam sendo organizadas a partir desse conceito.

É possível entender um pouco mais assistindo a estes vídeos lançados pela Spotify posteriormente (você pode ativar as legendas se preferir):

Como montar squads que funcionam? 8 etapas

Na metodologia Squad os times devem ser formados por um número reduzido de profissionais (o ideal é ficar entre 8 e 10 participantes).

Um dos primeiros passos para montar Squads que funcionem é conhecer as competências de cada colaborador, bem como seus potenciais e limitações.

Com base nessas informações é possível formar equipes com características que se complementam, mas que não geram atritos.

Porém, toda reestruturação tende a ser motivo de preocupação entre os funcionários. Por isso, é fundamental que o gestor comunique claramente o objetivo da metodologia Squad, ressaltando suas vantagens para a empresa, clientes e colaboradores.

Aqui, pode ser necessário também pensar em novas maneiras de medir o desempenho dos profissionais, já que terão mais autonomia, além de reavaliar como será o processo de distribuição das tarefas.

Somado a todos esses pontos, não se pode esquecer que, o fato de a metodologia Squad gerar diversos benefícios, nem todos os modelos de negócio conseguem aplicar seu conceito na íntegra.

O segredo para Squads que funcionam, portanto, é considerar o formato da empresa, seus objetivos, cultura e, principalmente, a experiência dos clientes internos e externos.

Em resumo, as etapas para implementar o Squad Scrum na sua empresa, de modo a trazer os bons resultados esperados abrangem:

  1. Conhecer as competências e habilidades de cada colaborador
  2. Considerar seus perfis, limitações e potenciais
  3. Montar e organizar equipes com até 10 profissionais
  4. Deixar claro para todos os motivos da nova estruturação
  5. Explicar o conceito, o objetivo e os benefícios da metodologia Squad
  6. Ajustar o processo de divisão de atividades
  7. Revisar a maneira como será acompanhado o desempenho e evolução do profissionais
  8. Implementar o método de acordo com o perfil da sua empresa.

Como organizar os Squads da sua empresa para obter bons resultados?

Dependendo do porte da empresa, serão formados vários Squads. Ainda que esses “pelotões” tenham autonomia, é fundamental que mantenham uma boa comunicação entre si.

Por isso, a metodologia Squad orienta organizar os times com base em três conceitos:

  • Tribes
  • Chapter
  • Guilds

Tribes

Os Tribes, ou Tribos, pode ser considerado um segundo nível de agrupamento dentro da metodologia.

Trata-se da combinação de diferentes equipes Squad que estejam trabalhando em projetos semelhantes ou que tenham objetivos comuns.

A proposta com as Tribes é que os envolvidos troquem informações, dúvidas, conquistas, ideias etc, de modo que, juntos, consigam alcançar resultados melhores.

Também por isso, a indicação é que esses times sejam formados por, no máximo, 100 profissionais e que fiquem fisicamente próximos, a fim de facilitar a comunicação e a gestão.

Chapter

Os Chapters são grupos de pessoas que têm uma mesma função dentro dos seus respectivos Squads e que fazem parte de um mesmo Tribe.

Ainda que, oficialmente, estejam em pelotões diferentes, a proposta com essa subdivisão é que esses profissionais mantenham contato para trocar informações e conhecimentos específicos da sua área.

Guilds

Já os Guilds não são separados por Squads, Tribes ou Chapters. No caso, é um grupo de profissionais que, independentemente da sua área de atuação, têm interesses em comum e se juntam para desenvolvê-lo.

Fonte: Spotify

Quais resultados são esperados com essa metodologia?

Quando o Spotify criou e aplicou o método Squad, a proposta principal era gerar mais valor ao seu produto e, com isso, melhorar a experiência dos seus clientes.

Porém, não se pode considerar que essa experiência se limita ao que o seu produto ou serviço traz de melhoria para a vida dos seus consumidores.

Até chegar a esse resultado, diversos fatores precisam ser bem trabalhados, e isso vai desde o primeiro contato do cliente com a sua marca, até a aplicação do conceito pós-venda.

Uma pesquisa realizada pela Walker, empresa de consultoria de Customer Experience, já havia previsto que, a partir desde ano, a experiência promovida pelas empresas será o critério de maior peso na avaliação dos clientes quanto a manter, ou não, um relacionamento com a marca.

Para se ter uma ideia dessa importância, o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020 mostrou que um dos motivos que levam um consumidor se tornar fiel a uma empresa é o bom atendimento (57%), quesito que perde apenas para o preço (62%).

Ferramentas adequadas ajudam a promover experiências melhores

No caminho para alcançar esse objetivo, oferecer uma experiência completa aos clientes faz toda a diferença. A oferta de um atendimento omnichannel é um bom exemplo. 

Permitir que seu cliente entre em contato com a sua empresa pelo canal que preferir, trocando-o quando julgar necessário sem interromper a comunicação, é um importante diferencial.

O Zendesk Support Suite lhe ajuda com isso. A solução integra todos os canais de contato da sua empresa, garantindo conversas fluidas e diversas outras vantagens.

Conheça o Zendesk Support Suite e confira como essa ferramenta pode contribuir para otimizar as tarefas do seu time e a promover experiências ainda melhores aos seus clientes.