Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Conheça os principais tipos de vendas online e seus benefícios

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2021

As vendas online, são a maneira mais rápida e prática de ofertar produtos aos clientes a qualquer hora, afinal, o e-commerce é uma das áreas de vendas que mais cresce atualmente. Acompanhar esse crescimento exige adaptação, por isso, é importante que se conheça todos os tipos de vendas online.

Algumas organizações ainda não acreditam no potencial do e-commerce, mas, considerando que esse setor no Brasil cresceu 56,8% em 2020, e acumulou R$41,92 bilhões, como mostrou o estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCmm), em parceria com o Movimento Compre&Confie, não apostar nas vendas online pode ser um erro.

Empresas que desejam acompanhar o mercado tecnológico, e o avanço das vendas na internet, devem ter um bom planejamento comercial, e buscar conhecimento sobre o mercado digital, assim, aproveitar a onda das vendas online será bastante lucrativo.

Para ajudar na construção desse conhecimento, reunimos neste artigo alguns tipos de vendas online que as empresas podem praticar em seus negócios. Aproveite a leitura!

O que é venda online?

Venda online ou e-commerce, é o comércio eletrônico que acontece por meio de lojas virtuais. Ou seja, quando surgir a dúvida de o que é venda online, lembre-se que ela é a versão digital das vendas em comércio físico, sendo ela acessível para um número muito maior de consumidores. 

Esse formato de venda foi realizado pela primeira vez por meio do site NetMarket. Em 1994, quando jovens da universidade britânica LSE, desenvolveram um sistema seguro online, onde era possível realizar transações com cartões de crédito. O sistema deu certo, e até hoje são realizadas milhares de compras online por dia.

Quando se fala em e-commerce e loja virtual, pode soar como uma coisa só, mas é importante entender que o e-commerce é o conceito de venda eletrônica, já a loja virtual diz respeito ao canal por onde as vendas acontecem.

Hoje em dia, existe a possibilidade de fazer vendas online por meio de uma loja virtual própria, usando plataformas de marketplace, ou contratando uma plataforma de vendas que permita personalizações. Além disso, é possível utilizar mais de uma das opções mencionadas, de forma integrada, e gerenciar tudo em uma única plataforma.

Principais tipos de vendas online

Quando se fala em vendas online, a maioria das organizações logo relacionam com o modelo de vendas B2B. Claro que o B2B é um dos tipos de e-commerce, mas separamos outros exemplos e-commerce, que talvez se encaixem melhor no planejamento estratégico da sua empresa. 

Business to Business (B2B)

Começando pelo modelo de e-commerce mais conhecido, o Business to Business (B2B) é um tipo de venda que acontece de empresa para empresa, e toda a operação é realizada online.

A maior vantagem desse tipo de venda, é que geralmente elas são feitas em grande volume, mas, é claro que, por se tratar de empresas, as exigências deste formato são muito maiores, e para que uma empresa se garanta no mercado B2B, ter um estoque reforçado é fundamental.

Business to Consumer (B2C)

O Business to Consumer (B2C) é um dos tipos de venda pela internet mais usados pelas empresas, pois, esse modelo representa o varejo físico no ambiente digital. No B2C, o contato de venda é direto com o consumidor final.

O comércio B2C é extremamente abrangente, podendo-se vender de tudo, porém, a concorrência nesse formato é tão grande, ou até maior do que em pontos de vendas físicos, por isso, nesse tipo de e-commerce, quem oferece diferenciais como preço e atendimento ágil, se destaca.

Consumer to Business (C2B)

O Consumer to Business é um dos tipos de e-commerce mais explorado por pessoas físicas, pois são elas que realizam a venda dos seus produtos ou serviços.

Esse tipo de venda online é muito utilizada por profissionais freelancer, fotógrafos, designers, cozinheiros, dentre outros profissionais. 

Eles podem usar o e-commerce para vender seus produtos, tanto por sites próprios, como por meio de marketplaces. Bancos de imagens são bons exemplos e-commerce, onde fotógrafos revendem suas fotos ou edições. 

Consumer to Consumer (C2C)

O modelo de Consumer to Consumer se popularizou no Brasil, com sites como OLX, Mercado Livre e Enjoei. Nesses sites acontece o e-commerce de cliente para cliente, onde muitos itens usados são revendidos. Uma ótima estratégia de venda para quem busca economizar.

Além dos principais tipos de e-commerce citados, outros exemplos e-commerce são: Business to Administration (B2A), M-commerce, Peer to Peer (P2P), S-commerce e T-commerce. 

Quais os benefícios das vendas online

Diversas são as vantagens de disponibilizar para os consumidores uma plataforma de vendas online, principalmente porque, investir em um site ou sistema de vendas é muito mais barato do que abrir um novo ponto de venda físico. Dentre os maiores benefícios que podemos citar, estão:

  • Aumento de vendas;

  • Grande alcance de vendas;

  • Imagem do negócio profissionalizada;

  • Incentiva compras maiores;

  • Investimento baixo;

  • Melhora a disponibilidade das vendas;

  • Dentre outros.

Como implementar o e-commerce na sua empresa?

A primeira coisa a se fazer é planejar as estratégias que serão implementadas no atendimento online, depois disso, é importante encontrar o melhor formato de -ecommerce para a sua empresa, seja ela uma loja virtual própria, uma plataformas de marketplace, ou uma plataforma de vendas que permita personalizações.

É necessário pensar também na otimização da gestão de vendas e atendimento ao cliente, já no formato digital, o fluxo de contatos será muito maior. Investir em um sistema automatizado, que facilite esse processo, pode gerar mais vendas e melhorar a produtividade dos agentes de atendimento.

O Zendesk para vendas é uma excelente opção de CRM para empresas que buscam por um sistema de gestão e relacionamento com o cliente eficaz, por meio da plataforma é possível aproveitar todas as oportunidades de vendas, tornar conversas em conversões e ainda ter um sistema de atendimento ao cliente completamente integrado.

Para saber mais a respeito desta ferramenta da Zendesk, solicite uma avaliação grátis

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

WhatsApp para equipe de vendas: aumente suas conversões!

Como usar o WhatsApp para equipe de vendas? Veja dicas de atendimento e saiba como abordar o cliente com esse canal. Saiba mais!

Artigo
12 min read

Avaliação 360: o que é e como fazer?

Você sabe o que é avaliação 360 graus? Existem diversas ferramentas utilizadas pelo RH para analisar…

Artigo
12 min read

O que é comissão de vendas? Veja formatos, como calcular e +!

Saiba o que é comissão de vendas, aprenda a calculá-la e conheça dicas para implementar um plano na sua empresa, com o apoio da tecnologia!

Artigo
17 min read

Como cobrar um cliente? 12 dicas para começar a aplicar hoje!

Quer saber como cobrar um cliente de forma efetiva? Confira dicas práticas, exemplos de frases para se inspirar e a importância da tecnologia no processo.