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Integração e-commerce: o que é, como funciona e quais as suas vantagens no atendimento ao cliente

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 1 Junho 2021
Última atualização em 1 Junho 2021

O crescimento do e-commerce é notório, e isso foi evidenciado pelo ano de 2020, onde o faturamento de lojas online cresceu 47% no Brasil. Pensando nessa alta significativa, iniciativas como a integração e-commerce são muito importantes para a otimização, redução de custos e fortalecimento do atendimento de qualidade das empresas.

Imagine ter que cuidar separadamente de cada uma das áreas ligadas ao processo de vendas e-commerce, como a atuação das vendas, o controle de estoques, a distribuição, o transporte, o atendimento, e etc. Trabalhoso!

Mas graças a automatização dos processos, softwares possibilitam a integração de vários departamentos de uma organização em uma única plataforma, além de potencializar experiências omnichannel, através de chat para atendimento e muito mais. Isso facilita a administração dos dados e atendimentos, tornando a gestão de e-commerce muito mais eficiente.

Pensando em deixar claras todas as vantagens que a integração e-commerce pode oferecer para as empresas, preparamos esse conteúdo, que reunirá informações importantes sobre esse formato de gerenciamento. 

Acompanhe a postagem e não deixe de conferir também como estruturar uma central de atendimento para e-commerce.

O que é integração e-commerce?

O aumento expressivo das vendas online exige cada vez mais atenção da gestão de e-commerce. Pensando nisso, muitas empresas têm adotado a integração e-commerce, que nada mais é que a união de todas as informações geradas entre diferentes sistemas que fazem uma loja online funcionar, geralmente via API's ou planilhas.

Integração via API's

O tipo de integração e-commerce mais utilizado, totalmente automatizado, com atualizações automáticas, que integra os sistemas de ERP e loja virtual, através de web services.

Integração via planilhas

Um processo mais demorado, feito manualmente, onde se exporta as informações para o software de gestão, e depois se importa para o sistema de e-commerce. Por ser um tipo de integração manual e totalmente dependente de uma pessoa, só é indicado para casos extremos, onde não existe a opção de utilizar um sistema automatizado.

Tipos de integração e-commerce

CRM de vendas

A principal função de um CRM de vendas é potencializar o bom relacionamento da empresa com seus clientes, fazendo com que todos os passos no processo de vendas ofereçam experiências positivas.

Ao vincular a integração e-commerce com o CRM de vendas, torna-se muito mais fácil oferecer experiências de compra e atendimento excelentes aos consumidores.

ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning), são soluções automatizadas, que permitem gerir diversos setores de uma empresa, como gestão de pessoas, atendimento, administração, financeiro, dentre outros. 

Ao utilizar o ERP integrado ao e-commerce, os processos internos são otimizados, assegurando mais organização das atividades burocráticas, possibilitando assim uma melhor gestão de e-commerce.

Google Analytics

A integração e-commerce com o Google Analytics permite uma visão ampla das campanhas de divulgação online de uma empresa. Através dessa ligação, é possível criar diversos insights estratégicos no processo de venda e-commerce, permitindo não só a ampliação das vendas, mas também a melhora na experiência dos clientes.

Os três tipos de integração e-commerce citados, são apenas alguns dos vários que existem, dentre eles você também pode contar com integrações em: 

  • Gestão financeira e Contabilidade;
  • Meios de Pagamentos;
  • Logística;
  • Contato com fornecedores;
  • Marketing e comunicação;
  • Marketplaces;
  • Dentre outros.

De que forma implementar integração de e-commerce no negócio?

Quais são as necessidades de integração que o seu negócio precisa? Um bom chat de atendimento, que integre redes sociais e e-mail? Um CRM de qualidade

Antes de começar a implementar ações de integração e-commerce, é preciso conhecer bem quais as ferramentas necessárias para melhorar sua loja e atendimento online. Sabendo disso, tudo fica mais fácil, desde que a empresa também conte com uma boa equipe de TI, preparada para introduzir as novas funções ao negócio.

Ao contar com uma boa gestão de e-commerce, planejamento e equipe preparada, ter sucesso com a integração e-commerce é garantido. Mas quais são as vantagens que de fato garantem sucesso nesse processo de integração?

Vantagens da integração e-commerce

Agilidade e melhoria na comunicação 

Ao investir na integração e-commerce, a possibilidade de implementar um sistema omnichannel, como no caso da solução de atendimento ao cliente da Zendesk, que unifica conversas via chat de atendimento, email, telefone e mensagens, a comunicação entre empresa e clientes fica muito mais ágil.

Agilidade e melhoria no fluxo de trabalho

Outra vantagem da integração e-commerce é a possibilidade de gerir melhor o fluxo de trabalho, já que todos os processos ficam alinhados e disponíveis na ferramenta escolhida.

Evita erros

Evitando processos manuais, os erros também são evitados. Ao automatizar a gestão de e-commerce, as falhas são reduzidas, pois é muito difícil que um sistema cometa erros.

Dados sempre atualizados

Se todas as informações ficam dispostas em uma ferramenta, a possibilidade dos dados ficarem desatualizados se torna muito pequena. Dessa forma, ao apostar na integração e-commerce uma empresa consegue sempre acompanhar as métricas e indicadores que garantem a satisfação dos clientes.

Visão ampla do negócio

Uma das vantagens mais evidentes na integração e-commerce é a possibilidade de visualizar em um sistema, tudo o que integra a organização de uma empresa, através de uma única plataforma. A amplitude de visão dos processos, é sem dúvidas a maior vantagem de automatizar os processos ligados ao e-commerce.

Redução de custos

Ao centralizar os processos em uma única ferramenta, gastasse menos com mão de obra humana e uso de insumos como papel, isso reflete na redução dos custos de uma empresa.

Essas são apenas algumas das vantagens que a integração e-commerce é capaz de oferecer. Tudo isso graças à automatização de processos de uma empresa, a fim de potencializar não só a sua organização, mas também seu desempenho e fluxo de vendas e atendimento rápido e de qualidade.

Ter um sistema eficiente, que ajude as equipes a focar naquilo que realmente importa no e-commerce, as vendas, não deixando a criação de relacionamentos significativos de lado, é muito importante para uma empresa. Nesse sentido, apostar na implementação da integração e-commerce pode diferenciar uma loja online boa, de uma ruim. 

Pense no crescimento que deseja para a sua organização, e comece a apostar em soluções automatizadas para diferenciar o seu e-commerce no mercado. Aproveite para conhecer os softwares de suporte, vendas e engajamento do cliente que a Zendesk oferece, quem sabe a solução para o seu e-commerce está lá.