Ir para o conteúdo principal

8 min read

Vendas e atendimento ao cliente: o match perfeito para crescer!

Por Zendesk

Última atualização em 6 dezembro 2022

A sua empresa sabe como tirar o máximo de valor da união das equipes de vendas e atendimento ao cliente?

Apesar de serem áreas independentes, ambas estão diretamente interligadas, e dizem respeito ao sucesso na retenção e na experiência do consumidor.

Mas, o que isso significa na prática?

De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente, divulgado em 2021, 50% dos consumidores relatam que mudarão para um concorrente após um atendimento ruim. Diante de uma segunda experiência negativa, este percentual aumenta para 80%.

Este dado nos dá uma boa dimensão da importância que a qualidade do atendimento tem para o consumidor, representando um fator decisivo para sua satisfação.

Daí a importância de vendas e atendimento ao cliente estarem sempre trocando informações e experiências. Só assim terão uma abordagem alinhada aos valores da organização, proporcionando um atendimento unificado e de qualidade.

Dada a relevância do tema para o crescimento de um negócio, preparamos este post para te dar aquela forcinha.

Nele, mostramos como fazer uma gestão integrada entre vendas e atendimento ao cliente, explicamos a importância do alinhamento entre esses setores e compartilhamos técnicas para tornar seus processos muito mais eficientes.

Qual a importância do atendimento ao cliente?

Vamos supor que você tenha um supermercado. A maioria dos produtos que comercializa são exatamente os mesmos que seus concorrentes, certo? Sendo assim, uma forma óbvia de se diferenciar é praticando preços mais baixos.

Porém, há um limite para essa estratégia, afinal, mais do que se manter competitivo, seu negócio precisa lucrar, correto?

Com isso em mente, qual seria a melhor estratégia para se destacar? Se você pensou em aprimorar o atendimento ao cliente, acertou!

Para além da qualidade do produto ou serviço, o atendimento oferecido ao consumidor desempenha um importante papel em sua satisfação e fidelização.

Devemos lembrar ainda que esse pensamento deve se estender a todos os pontos de contato. Logo, o processo de atendimento ao cliente precisa estar integrado com as vendas e demais setores, de modo a criar uma experiência única e consistente.

Guia Completo para atingir a Satisfação e Encantamento do cliente

Como fazer uma gestão de vendas e atendimento ao cliente integrada e bem-sucedida?

A melhor maneira de fazer uma gestão das equipes de vendas e atendimento ao cliente que seja bem-sucedida, é melhorando a comunicação e o intercâmbio de informações entre essas duas áreas.

Elas são essenciais para o sucesso do seu negócio, pois são diretamente responsáveis por:

Por isso, é fundamental que estejam alinhadas, trabalhando juntas e compartilhando as informações mais relevantes.

Para que uma estratégia de relacionamento seja capaz de conquistar e fidelizar novos clientes, deve integrar tanto vendas quanto atendimento. Logo, é preciso que ambas entendam os consumidores, sejam ágeis e tenham um atendimento personalizado e prestativo.

Além disso, uma área deve estar constantemente abastecendo a outra com informações sólidas.

“Mas, como promover essa integração na prática?”

Para atingir este objetivo, podemos lançar mão de algumas técnicas de vendas e atendimento ao cliente que explicamos a seguir.

5 técnicas de vendas e atendimento ao cliente

A comunicação integrada e a criação de um fluxo de troca de informações entre vendas e atendimento ao cliente é fundamental para o alinhamento entre esses dois setores. Para isso, é possível pensar em cinco técnicas e ferramentas.

1. Saiba quem são seus clientes

O primeiro passo é compreender exatamente quem são os clientes da sua empresa.

As áreas de vendas e atendimento ao cliente possuem informações e detalhes valiosos sobre o perfil dos seus consumidores e, por isso, é importante fazer essa informação circular entre os setores.

Também é importante que as equipes tenham bem delineado quem é a buyer persona do seu negócio. Por meio dela, será possível identificar as dores, desejos e necessidades dos clientes, além de saber como o seu negócio pode ajudá-los.

Somente quando você conhecer e entender seus clientes a fundo, será capaz de prestar o melhor atendimento e aumentar as vendas.

Por isso, além de levantar este perfil, é importante incentivar a troca de novos dados relevantes sobre os consumidores entre as equipes.

2. Estabeleça uma comunicação integrada

Para colocar essa troca de informações em prática, é preciso investir em técnicas de comunicação integrada. É possível usar aplicativos e softwares que agilizem e melhorem a comunicação interna, como Slack, Google Drive, Evernote e outras ferramentas de produtividade.

Mas para que isso funciona de forma efetiva, é fundamental que as informações:

  • sejam claras;

  • estejam disponíveis de maneira acessível a todos os integrantes das equipes;

  • sejam atualizadas constantemente a cada novo dado coletado.

Essa é a melhor maneira de garantir que as vendas e o atendimento ao cliente estejam compartilhando as informações mais relevantes para o sucesso de ambas áreas.

3. Promova a capacitação das equipes

Outra técnica utilizada para alinhar as equipes de vendas e atendimento ao cliente é treiná-las para que exercitem a empatia, educação e simpatia ao lidarem diretamente com os consumidores.

Os clientes desejam um ótimo atendimento. Dados do Relatório de Tendências da Experiência do Cliente em 2021 da Zendesk mostram que 49% dos entrevistados querem que agentes tenham empatia. Para isso, é importante que todas as equipes que lidam diretamente com o público possuam a mesma abordagem.

É preciso valorizar e respeitar as necessidades do cliente, mostrar que está atento ao que ele demonstra e proporcionar um tratamento adequado.

Também é interessante entender quais são suas principais demandas, com o intuito de antecipar possíveis reclamações futuras. Dessa maneira, o seu negócio estará agindo proativamente e economizando recursos, além de melhorar a experiência dos clientes.

Além disso, é importante incluir nessas capacitações todas as atualizações sobre o seu produto ou serviço. Dessa forma, as equipes estarão munidas de informações sobre as mudanças que precisam informar aos clientes.

4. Entenda a jornada do comprador

jornada do comprador abrange todas as etapas do processo de compra que um potencial consumidor tem com a sua marca. Ou seja, ela envolve diretamente as equipes de vendas e atendimento ao cliente, além do marketing.

O uso dessa ferramenta é importante para que a sua empresa conheça profundamente o seu tipo de consumidor e, em conjunto com a buyer persona, providenciar um atendimento à altura das expectativas dos clientes.

O objetivo é aumentar a satisfação do consumidor e melhorar a relação cliente-empresa. Por isso, é fundamental que as equipes estejam cientes do fluxograma dessa jornada, utilizando-a no seu dia a dia para tomar decisões e pensar estrategicamente a gestão de vendas e atendimento ao cliente.

5. Tenha o sucesso do cliente como meta

Já que estamos falando em aumentar a satisfação dos consumidores, nada mais intuitivo do que adotar o customer success como meta na sua empresa.

E o que isso significa?

De acordo com Lincoln Murphy, uma das maiores referências no assunto, “Sucesso do cliente é quando os clientes atingem o resultado desejado por meio de suas interações com sua empresa.”

Isso significa que a satisfação do consumidor para com uma companhia vai muito além da aquisição do produto que ela comercializa.

Na verdade, essa relação é construída em cada interação com a marca. Daí a importância de um atendimento integrado, consistente e com foco no cliente.

5 benefícios de integrar as equipes de vendas e o atendimento ao cliente

Um trabalho, que seja de fato integrado entre as equipes de vendas e atendimento ao cliente, faz parte de uma estratégia bem-sucedida de aquisição, retenção e fidelização de clientes.

Ao unir e alinhar as informações dessas equipes, sua companhia irá:

  1. fortalecer e unificar o relacionamento da empresa com o cliente;

  2. se comunicar de maneira mais efetiva;

  3. aumentar a produtividade das equipes;

  4. ter informações mais completas e integradas sobre os clientes;

  5. desenvolver estratégias mais assertivas de cross selling e up selling;

Tudo isso será possível, pois os dados mais relevantes sobre as equipes estarão disponíveis de maneira clara e acessível para todos os interessados. Incrível, não?

Que tal integrar seus processos de vendas e atendimento ao cliente?

Como vimos, o atendimento ao cliente é um elemento de destaque no processo de vendas. Isso porque, ele contribui ativamente para a satisfação e fidelização dos consumidores. Logo, pode ser considerado um grande diferencial competitivo.

Contudo, para manter a autonomia de cada setor nesse processo de união estratégica das equipes de vendas e atendimento ao cliente, a tecnologia é essencial.

Diante disso, surge uma pergunta decisiva: a sua empresa já utiliza um software que possibilite a integração das equipes?

Se a resposta for negativa, nós temos a solução ideal para alavancar o seu negócio!

Conheça o CRM de vendas da Zendesk. Nele, as equipes de vendas e suporte podem acessar ferramentas integradas, capazes de fornecer todo o contexto de uma conta de cliente. Dessa forma, seus times se mantém informados, tendo tudo o que precisam para oferecer um atendimento excepcional aos consumidores.

Conhecer seus clientes e ter dados agregados sobre eles é fundamental, tanto para o sucesso do seu negócio, quanto para uma integração bem-sucedida entre vendas e atendimento ao cliente.

Quer integrar ainda mais seus times? Faça um teste gratuito do CRM de vendas da Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.